Presence Speakers
Já estou a tratar de encomendar umas Wharfedale 9.0
No meu caso não fica mal ter mais estas duas colunas porque elas são pequenas, e na prateleira ao lado de "biblots" com praticamente o mesmo tamanho. nem se notam muito
Olha que os DSP's da Yamaha são muito porreiros pah
E para tirar partido das Presence Speakers e do Dialog Lift, não é preciso usar os DSP's mais "efeituosos" tipo Movie Theatre xpto, basta usar o DD ou DTS Enhaced, que pelo que ando a ver apenas acrescentam o processamento/desdobramento em 7.1 canais (bom, o termo técnico correcto nem é esse, porque 7.1 é com colunas traseiras, mas a ideia é a mesma), e o Dialog Lift, além de permitir afinar tempos de reverb etc, mas se não lhes mexer devem ficar praticamente iguais ao DD/DTS original.
No meu caso não fica mal ter mais estas duas colunas porque elas são pequenas, e na prateleira ao lado de "biblots" com praticamente o mesmo tamanho. nem se notam muito

Olha que os DSP's da Yamaha são muito porreiros pah

Estes aqui no AVForums dizem que o problema dos diálogos parece estar mais relacionado com as características do AV Receiver do que com o tipo de colunas ou outros factores...
http://www.avforums.com/forums/showthre ... e+Speakers
E também mencionam o Dialog Lift do Yamaha...
De qualquer forma, faz algum sentido (ou não...) que alguns Receivers sejam melhores do que outros nesse campo, pelo menos parece que assim é na prática.
Se calhar por isso é que nem toda a gente tem esse problema.
http://www.avforums.com/forums/showthre ... e+Speakers
E também mencionam o Dialog Lift do Yamaha...
De qualquer forma, faz algum sentido (ou não...) que alguns Receivers sejam melhores do que outros nesse campo, pelo menos parece que assim é na prática.
Se calhar por isso é que nem toda a gente tem esse problema.
Bem mais interessante assim e se o resultado é melhor, eu acho q fazes bem em utilizar/aproveitar essa funcionalidadeDD ou DTS Enhaced

Por acaso tanto com o Onkyo como com o Arcam n notei essa falta de presença da coluna central, a única diferença entre eles, foi q no Onkyo tinha q aumentar o ganho em 2dbs na coluna central, tendo as frontais a 0dbs e no Arcam tenho a central e as frontais todas a 0dbs e está tudo perfeitoalguns Receivers sejam melhores do que outros nesse campo

cumps.

Ou se calhar é por isso que uns compram receivers de um modelo x e outros de um modelo y. De qualquer forma há uma regra da qual não abdico: antes de comprar investigo tudo o que encontre sobre o(s) modelo(s) que tenho na minha lista para evitar problemas futuros. O avforums é uma das fontes obrigatórias para sabermos no que nos estamos a meter!
SergioRZ
Tenho uma configuração semelhante à tua com um RX V 1500.
Utilizei a autocalibração no modo "Flat" e tenho o sub como "Both".
Curiosamente os diálogos nos filmes são perfeitamente audíveis, até me parece que o são demais sobrepondo-se a coluna central à duas frontais.
Por essa razão achei que não tinha necessidade das "presence speakers".
Já agora, pessoalmente a melhor forma de ouvir musica com dois canais é no modo "pure direct" que by-passa o tratamento digital do som. Não sei se o 650 tem esse modo, mas deve ter pelo menos o modo "straight".

Tenho uma configuração semelhante à tua com um RX V 1500.
Utilizei a autocalibração no modo "Flat" e tenho o sub como "Both".
Curiosamente os diálogos nos filmes são perfeitamente audíveis, até me parece que o são demais sobrepondo-se a coluna central à duas frontais.
Por essa razão achei que não tinha necessidade das "presence speakers".
Já agora, pessoalmente a melhor forma de ouvir musica com dois canais é no modo "pure direct" que by-passa o tratamento digital do som. Não sei se o 650 tem esse modo, mas deve ter pelo menos o modo "straight".

Marantz DV6500 + Yamaha RX V1500 + Wharfdale Diamond 9.5+9.1+9CS+SW150
Boas
O RX-V1500 deve ter muito melhor amplificação, visto ser de uma gama superior. Isso deve notar-se no som da coluna central
No RX-V650 existe auto-calibração mas esta não tem modos à escolha, nem mexe na equalização. Apenas trata a parte das distâncias, tamanhos e volumes de som (e também o crossover acho eu).
Também tem o Straight e o Pure Direct. Nunca uso o Pure Direct porque este não permite ter som no Subwoofer, e por muito boas que sejam as colunas, noto a falta do sub. Seja como for, desde que tenho este sistema só oiço praticamente DTS Audio CD's ehehehhehe é muito fixe

O RX-V1500 deve ter muito melhor amplificação, visto ser de uma gama superior. Isso deve notar-se no som da coluna central

No RX-V650 existe auto-calibração mas esta não tem modos à escolha, nem mexe na equalização. Apenas trata a parte das distâncias, tamanhos e volumes de som (e também o crossover acho eu).
Também tem o Straight e o Pure Direct. Nunca uso o Pure Direct porque este não permite ter som no Subwoofer, e por muito boas que sejam as colunas, noto a falta do sub. Seja como for, desde que tenho este sistema só oiço praticamente DTS Audio CD's ehehehhehe é muito fixe

Ainda não percebi se o modo Straight tem alguma diferença em relação aos modos DD/DTS Standard...■ STRAIGHT (EFFECT)
Switches the sound fields off or on. When STRAIGHT is
selected, input signals (2-channel or multi-channel) are
output directly from their respective speakers without
effect processing.
■ Listening to high fidelity stereo sound
(PURE DIRECT)
PURE DIRECT allows you to bypass this unit’s decoders
and DSP processors, and turn off the video circuitry and
front panel display to enjoy pure high fidelity sound from
analog and PCM sources.

Pois, mas o problema é que um sinal DD ou DTS tem sempre de ser processado, porque não é um sinal analógico.
O modo DD / DTS Standard do receiver é suposto não ter qualquer processamento digital de "sound field", portanto não percebo qual é a diferença para o Straight.
Pelo que estou a ver o botão Straight no commando é apenas uma forma mais rápida de garantir que os Sound Fields estão todos desligados,... e mesmo assim, não sei se é mais rápido
Num percebo...
Só se estou enganado, e o modo DD / DTS Standard tem algum processamento além do que seria normal...
O modo DD / DTS Standard do receiver é suposto não ter qualquer processamento digital de "sound field", portanto não percebo qual é a diferença para o Straight.
Pelo que estou a ver o botão Straight no commando é apenas uma forma mais rápida de garantir que os Sound Fields estão todos desligados,... e mesmo assim, não sei se é mais rápido

Num percebo...