1ª crise em PT do DVD em 2005
Moderator: Pedro Pereira de Carvalho
-
- Entusiasta
Tojal City, se eu te matar e ninguém descobrir que fui eu, também dirias (se não estivesses morto
) que não tinha sido crime? O bodyboard copia sem ninguém saber e por isso não é crime? Tá bem tá, vocês sairam-me uns gandas malucos
Quanto ao artigo, como eu o li, dizem que há crise em PT porque em 2005, CÁ DENTRO as vendas BAIXARAM e LÁ FORA as vendas SUBIRAM. Mais um indicador de crescimento em que estamos a divergir do resto da Europa

Quanto ao artigo, como eu o li, dizem que há crise em PT porque em 2005, CÁ DENTRO as vendas BAIXARAM e LÁ FORA as vendas SUBIRAM. Mais um indicador de crescimento em que estamos a divergir do resto da Europa

Creio que há vários factores que ajudam a esta quebra, que vão desde o preço exorbitante de certos dvds, à sua edição tão pobre, e claro, a pirataria.
Eu falo por mim, 80% da minha colecção vem toda do estrangeiro, gastar 66€ por uma série do Smallville quando se pode ir buscar uma igual por 24€ à amazon.de é revelador da triste realidade.
Como é óbvio preferia comprar cá, mas com discrepâncias destas, geralmente apenas compro títulos em promoções.
Em relação à pirataria, com preços mais baixos iria haver menos é verdade, mas não creio que apenas isso ajudasse. Passa também por um esforço das editoras para apresentarem melhores edições, mais atractivas, com extras legendados e preços de acordo com a realidade económica.
Eu falo por mim, 80% da minha colecção vem toda do estrangeiro, gastar 66€ por uma série do Smallville quando se pode ir buscar uma igual por 24€ à amazon.de é revelador da triste realidade.
Como é óbvio preferia comprar cá, mas com discrepâncias destas, geralmente apenas compro títulos em promoções.
Em relação à pirataria, com preços mais baixos iria haver menos é verdade, mas não creio que apenas isso ajudasse. Passa também por um esforço das editoras para apresentarem melhores edições, mais atractivas, com extras legendados e preços de acordo com a realidade económica.
-
- Entusiasta
Há muitos motivos para isto desde as dificuldades económicas q PT está a atravessar, passando pela pirataria até consumidores mais esclarecidos.
Por exe., eu e os meus amigos só compramos DVD's qdo estes apresentam preços atractivos. Longe vai o tempo em q dava 25 ou 30 euros por um filme. Agora com um pouco de paciência compro edições especiais por muito menos. Tb temos o famoso exemplo da trilogia star wars. Qdo saiu custava os olhos da cara, agora quem dispense o disco de extra compra os 3 filmes por trinta e poucos euros.
Assim é claro q se analisarmos as coisas pelo estricto prisma das receitas poderá notar-se uma possível descida ou estagnação.
Sobre o cinema, bem é mais q natural q haja uma quebra sustentada por 2 motivos no meu entender.
1.- Serviço pouco atractivo. O que é q me pode fazer ir ao cinema pagar €5 para ver um filme se dentro de alguns meses posso aluga-lo por menos e vê-lo no conforto da casa?. Qdo estávamos atados ao vhs o factor tecnológico, chamemos-lhe assim, jogava a favor do cinema pois era qse impossível recriar um ambiente interessante em casa. A qualidade do vídeo e áudio do vhs não permitiam gdes coisas.
2.- Muita gente não sabe ver filmes no cinema e isso torna-se um factor de dissuasão para muitas pessoas. Coisas como as irritantes trituradoras de pipocas q trabalham non-stop durante todo o filme, telemóveis e os grupitos de chicos espertos são factores mais do q suficientes para impedir q muitas pesoas frequentem os cinemas, e eu sou uma delas.
Por exe., eu e os meus amigos só compramos DVD's qdo estes apresentam preços atractivos. Longe vai o tempo em q dava 25 ou 30 euros por um filme. Agora com um pouco de paciência compro edições especiais por muito menos. Tb temos o famoso exemplo da trilogia star wars. Qdo saiu custava os olhos da cara, agora quem dispense o disco de extra compra os 3 filmes por trinta e poucos euros.
Assim é claro q se analisarmos as coisas pelo estricto prisma das receitas poderá notar-se uma possível descida ou estagnação.
Sobre o cinema, bem é mais q natural q haja uma quebra sustentada por 2 motivos no meu entender.
1.- Serviço pouco atractivo. O que é q me pode fazer ir ao cinema pagar €5 para ver um filme se dentro de alguns meses posso aluga-lo por menos e vê-lo no conforto da casa?. Qdo estávamos atados ao vhs o factor tecnológico, chamemos-lhe assim, jogava a favor do cinema pois era qse impossível recriar um ambiente interessante em casa. A qualidade do vídeo e áudio do vhs não permitiam gdes coisas.
2.- Muita gente não sabe ver filmes no cinema e isso torna-se um factor de dissuasão para muitas pessoas. Coisas como as irritantes trituradoras de pipocas q trabalham non-stop durante todo o filme, telemóveis e os grupitos de chicos espertos são factores mais do q suficientes para impedir q muitas pesoas frequentem os cinemas, e eu sou uma delas.
Permite-me discordar. Então tu achas que quem compra um filme gravado com uma câmera em pleno cinema a €5 e fica satisfeito algumas vez vai gastar dinheiro a comprar um filme original, mesmo que ele baixe de preço para os €12-15?
Ou estaras a pensar que o "preço justo" por uma novidade poderá baixar desse preço, mesmo supondo que as editoras estivessem cá para fazer caridade e apenas quizessem cobrir os gastos?
Quem compra esse tipo de filmes só está interessado em "dizer que viu", fazer os outros verem que "está muito à frente", não tem qualquer gosto pelo cinema como forma de arte. Qualquer edição que tenha imagens em movimento lhes serve. Estão-se completamente borrifando para os extras.
Relativamente ao tema concreto deste tópico, há uma coisa que me deixa com uma certa urticária. É o facto das empresas, pelo menos muitas das portuguesas, quererem sempre obter mais lucro que no ano transacto, caso contrário fizeram um mau resultado. Isso é completamente errado meus caros empresários!!! Isso chama-se chular o consumidor até ao tutano.
Desde que uma empresa obtenha lucros (ou seja, receitas superiores às despesas) é uma empresa de sucesso. Se num ano teve 20% de lucro não é obrigatório que no ano seguinte tenha de ter 21% ou mais, pode muito bem ter apenas 5% que já foi um bom resultado.
Esta visão do lucro crescente está a tornar este país num Brasil, onde há umas poucas centenas de pessoas podres de ricas e o resto da população no limiar da pobresa, não havendo quase ninguém no meio termo, que é precisamente onde se deveria situar o grosso da população. E esta situação é que gera a verdadeira crise.
João Casimiro
Eis a lista...
Eis a lista...
-
- DVD Maníaco
EI.. até prova do contrário, ninguém é criminoso.letstalkaboutsexbaby wrote:Tojal City, se eu te matar e ninguém descobrir que fui eu, também dirias (se não estivesses morto) que não tinha sido crime? O bodyboard copia sem ninguém saber e por isso não é crime? Tá bem tá, vocês sairam-me uns gandas malucos
![]()
![]()

Para o bodyboard fazer cópias e Divx não é ilegal, para nós é, até ele ter dito isto, para nós ele estava completamente inocente...
Ok, eu reformulo para "com a possível excepção do letstalkaboutsexbaby, todos os digníssimos foristas têm personalidade jurídica".siroco escreveu:
a personalidade jurídica adquire-se à nascença, todos os digníssimos foristas a têm.
Como é que sabes que todos os foristas são pessoas? Cães não têm personalidade jurídica

Não estreites os parametros senão ainda chegas à perigosa conclusão que és o único cinéfilo ao cimo da Terra.Qualquer edição que tenha imagens em movimento lhes serve. Estão-se completamente borrifando para os extras.
Não tenho uma única cópia pirata na minha colecção de mais de 400 dvd's e gosto de ver os filmes com alguma qualidade, como se pode ver pela minha assinatura, não tenho um ht topo de gama mas considero-o no mínimo como "razoável", no entanto também me estou completamente borrifando para os extras, o que pela tua definição me exclui automaticamente do grupo restrito dos "verdadeiros cinéfilos", lamento mas não concordo.

-
- Entusiasta
Au, ausiroco wrote:Ok, eu reformulo para "com a possível excepção do letstalkaboutsexbaby, todos os digníssimos foristas têm personalidade jurídica".

O que estás a dizer é "vou matar e enquanto ninguém me apanhar estou inocente. Lei é lei!". Se queres seguir o lema "lei é lei!", então primeiro vem a lei que diz "é proibido matar". Para o bodyboard é a lei que diz "é proibido copiar".Tojal City wrote:EI.. até prova do contrário, ninguém é criminoso.É o que diz a lei.
Ontem o Público trazia uma citação do Pina Moura: "a minha ética é a ética da lei" e por causa disso foi desancado de alto a baixo no editorial do director porque a lei não previa a situação de falta de ética que ele está a ter. Que raio de país que se desresponsabiliza acenando sempre com as leis, mas depois ninguém as cumpre!
Concordo contigo Casimiro, mas isso também me leva a crer que não podemos explicar a crise só com a pirataria. As pessoas que compram as cópias pirateadas, não são as mesmas que levaram ao boom do negócio do DVD. São pessoas que nunca compraram DVDs originais, independentemente dos extras, da qualidade, da edição, etc. A quebra no mercado do DVD em Portugal deve-se a pessoas que compravam DVDs originais por cá, e deixaram de comprar (ou pelo menos, deixaram de comprar tanto). Pelo menos é a minha opinião.casimiro wrote:Em relação à pirataria, com preços mais baixos iria haver menos é verdade, mas não creio que apenas isso ajudasse. Passa também por um esforço das editoras para apresentarem melhores edições, mais atractivas, com extras legendados e preços de acordo com a realidade económica.
Permite-me discordar. Então tu achas que quem compra um filme gravado com uma câmera em pleno cinema a €5 e fica satisfeito algumas vez vai gastar dinheiro a comprar um filme original, mesmo que ele baixe de preço para os €12-15?

também me estou completamente borrifando para os extras, o que pela tua definição me exclui automaticamente do grupo restrito dos "verdadeiros cinéfilos"
siroco, não era isso que estava a querer dizer. Há muita gente que gosta de cinema e depois não liga aos extras e não será por isso que deixam de ser "verdadeiros cinéfilos".
A minha ideia era mais esta: se os indivíduos não se importam de comprar um filme de qualidade ranhosa em vez de um de boa qualidade, não me parece que seja por o DVD original vir carregado de extras que vão mudar de atitude.
A única coisa que os faria pensar duas vezes a meu ver seria os preços serem parecidos (o que obviamente não é viável) ou então que os DVDs originais fossem lançados ao mesmo tempo que a pirataria (o que mais uma vez não me parece que vá acontecer)
João Casimiro
Eis a lista...
Eis a lista...
CasimiroA minha ideia era mais esta: se os indivíduos não se importam de comprar um filme de qualidade ranhosa em vez de um de boa qualidade, não me parece que seja por o DVD original vir carregado de extras que vão mudar de atitude.
A única coisa que os faria pensar duas vezes a meu ver seria os preços serem parecidos (o que obviamente não é viável) ou então que os DVDs originais fossem lançados ao mesmo tempo que a pirataria (o que mais uma vez não me parece que vá acontecer)

Eu acho muito bem feito a quebra de vendas...que é para ver se em Portugal se deixam de edições manhosas e sem extras legendados...colocam péssimas edições e depois querem continuar a vender bem
como os consumidores estão mais espertos por edições "roscoff" ou se compra barato ou se copia porque não se perde grande coisa!Se apostassem em edições cuidadas com boas capas,extras e bom tratamento de imagem acho que um qualquer um prefere a compra

-
- DVD Maníaco
Pelos motivos já aqui descritos por colegas do forum, a pirataria afecta mto mais o negócio dos cinemas e dos clubes de vídeo do que a venda directa.
Quem de facto compra dvd's dificilmente comprará um filme pirata, já quem vai ao cinema e aluga está mais susceptível de se deixar "seduzir" pela cópia pirata.
Quem de facto compra dvd's dificilmente comprará um filme pirata, já quem vai ao cinema e aluga está mais susceptível de se deixar "seduzir" pela cópia pirata.
-
- DVD Maníaco
smart, a esmagadora maioria do pessoal compra o "filme" e n os extras as edições de capas bonitas os 5.1 e os DTS. A franja de consumidores q dão relevância a esses "pormenores" são uma gota de água dos compradores de dvds no país.
A única causa da diminuição de vendas, até tendo em conta q cada vez as novidades são mais baratas e as promoções abundam é mesmo a crise económica em que o país está mergulhado.
A única causa da diminuição de vendas, até tendo em conta q cada vez as novidades são mais baratas e as promoções abundam é mesmo a crise económica em que o país está mergulhado.