Blu_Ray com melhor leitura de cd audio

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
joaomorais
Novato
Blu_Ray com melhor leitura de cd audio

Post by joaomorais »

Bom dia a todos...
Gostaria de obter uma opinião sobre o Blu-ray com melhor qualidade na leitura de cd... Quero eu dizer com isto, que tenho umas colunas B&W, com amplificador da Denon e só tenho espaço lá no movel para um aparelho... (se não compraria um leitor de cd e ponto...). Queria tirar o máximo de partido do conjunto e que um blu-ray me oferece uma boa leitura de cd... Será que me fiz entender?! Alguém me pode dizer qual é o melhor blu-ray com leitura de cd?
Um abraço e obrigado!
João Morais
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Blu_Ray com melhor leitura de cd audio

Post by Tojal City »

Estás pronto a desembolsar quanto?

Os Pioneer são bons, o mais barato BDP-51FD, custa entre 400 a 500 euros.

Mas se quiseres excelência tens os BDP-LX08 ou então os aparelhos da Denon, Marantz que já vão para a casa dos 1000 euros.
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

Tojal City wrote:Os Pioneer são bons, o mais barato BDP-51FD, custa entre 400 a 500 euros.
Na Supersonido está a 420€.
Cobola
Iniciado
Iniciado

Post by Cobola »

Também procuro a mesma coisa.

Com qualidade, pelo menos a julgar pelas reviews (há que dar sempre desconto, como se sabe), o mais acessível é o da Pioneer, sobretudo o BDP LX71, dedicou-lhe 4 conversores áudio de grande qualidade Wolfson WM8740 192 kHz/24-bit D/A, e isolamento da fonte de alimentação. Andará pelos 700€, ainda não foi lançado na Europa (as unidades existentes são residuais), mas estará para muito breve.
Quanto ao BDP-51FD, é uma versão mais económica do lx-71, mas ainda se desconhece em que medida a performance vídeo e áudio foi afectada com a redução do preço (pessoalmente, acho estranho haver dois modelos com performances idênticas, mas com grande diferença de preço). Apenas se sabe o que se vê do exterior: deixa de ter botões sensores e terminais dourados nas saídas analógicas.
O Pioneer BDP-LX08 é a versão estilizada do LX-71, para combinar esteticamente com o conjunto de home cinema da marca, e tem um perfil bem mais baixo. Também pouco se sabe sobre o seu interior.

Acima destes estará o Denon DVD-2500BT, mas é um 'transporter', necessita de um AVR que descodifique tudo, não tem saídas analógicas, apenas hdmi. Anda à volta dos 1000 €.

Uma alternativa mais em conta é o Panasonic BD-55. A marca refere que melhorou os condensadores e o isolamento dos componentes analógicos de áudio. Ainda não há comparativos entre este e o lx-71.

Mais caros, há o Marantz BD-7003 e BD-8002.
Também, está previsto para Dezembro o modelo de topo da Pioneer, o LX-91.
sealight
Iniciado
Iniciado

Post by sealight »

Desculpem-me se o que disser for um completo disparate mas sempre tive esta dúvida:
-Se a ligação entre o leitor de CD ao amplificador for digital qual é a relevância da qualidade do leitor de CD?
Não bastará que o leitor passe ao amplificador exactamente os bits que leu? Depois o amplificador é que terá de fazer o resto e transformar essa informação digital em frequências analógicas para as colunas.
VitorSimao
Fanático
Fanático

Post by VitorSimao »

sealight wrote:Desculpem-me se o que disser for um completo disparate mas sempre tive esta dúvida:
-Se a ligação entre o leitor de CD ao amplificador for digital qual é a relevância da qualidade do leitor de CD?
Não bastará que o leitor passe ao amplificador exactamente os bits que leu? Depois o amplificador é que terá de fazer o resto e transformar essa informação digital em frequências analógicas para as colunas.
É uma pergunta pertinente :biggrin:
As diferenças (digam o que disserem) estão sobretudo ao nível da sensibilidade das cabeças de leitura e capacidade de correcção de erros (CRC).
Se pegares num cd riscado e o puseres em dois leitores de qualidade diferente, um irá ler o cd aos saltos, ou nem sequer ler, e o outro irá ler o cd sem problemas.
É tão só e apenas isto. O resto é conversa.
A qualidade do som em si depende, essa sim, da qualidade do Amp e das colunas usadas.
sealight
Iniciado
Iniciado

Post by sealight »

Muito obrigado pela resposta. De facto esta era a única que me fazia algum sentido.
Em condições normalíssimas de utilização qualquer leitor de CD mediano servirá deste que tenha saída digital.

É uma situação muito semelhante à dos Cabos HDMI, por exemplo. O que é importante é que consiga transmitir sem erros os bits da fonte ao destino. E a não ser que nos encontremos num local com muitas interferências electromagnéticas ou que o cabo seja extremamente longo qualquer um serve, mesmo dos mais baratos.
Cobola
Iniciado
Iniciado

Post by Cobola »

sealight wrote:Desculpem-me se o que disser for um completo disparate mas sempre tive esta dúvida:
(...)
sealight wrote:Muito obrigado pela resposta. De facto esta era a única que me fazia algum sentido.
Em condições normalíssimas de utilização qualquer leitor de CD mediano servirá deste que tenha saída digital.(...)
Não sei explicar o porquê, por certo alguém mais habilitado o fará, mas que há diferenças entre os leitores de CD, lá isso é que há!
Ou seja, é mais do que o mero streaming de bits.

Sei-o porque, precisamente, fiz um teste de "sentidos": num sistema de som stereo completo (pré e power de válvulas, colunas Proac), pude escutar alguns cd's num leitor Denon, e de seguida testar os mesmos cd's num outro leitor que se sabia ser de preço muito mais inferior (Jocel). Ambos os leitores se conectaram pelos mesmos cabos (coaxial digital) ao sistema, e a diferença na qualidade do som era perceptível.

Portanto, se fosse como diz o VitorSimao:
VitorSimao wrote:É tão só e apenas isto. O resto é conversa.
A qualidade do som em si depende, essa sim, da qualidade do Amp e das colunas usadas.
o facto de ter trocado um leitor por outro não deveria ter causado alteração da qualidade sonora, uma vez que se manteve "a qualidade do Amp e as colunas usadas" e ambos os leitores enviaram os bits pelo mesmo cabo coaxial digital.

O que deduzi, na altura, bem como todos os que comigo estavam, era que a diferença de preço entre um e outro leitor não se revelava na diferença de qualidade - 700 euros os separavam, mas não havia 700x melhor som... - mas essa diferença sim que existia: os graves mais impactantes e os agudos melhor definidos e controlados, amplitude sonora maior, tudo no leitor mais caro.

Por isso, existe relevância na qualidade do leitor de CD.
No entanto, parece-me que a questão é outra: não é o leitor de CD ser "mediano" que interfere na equação, mas antes, o sistema de som ser "mediano" e não conseguir tirar proveito da potencialidade do leitor de CD.

Concordo contigo: se alguém tiver um sistema Hi-Fi 'banal' - e deve ser a isto que te referes com "condições normalíssimas de utilização" -, nada adianta ter um leitor topo de gama (tal como na informática, um computador é tanto mais rápido quanto o seu componente mais lento). Mas a limitação está no lado do sistema de som, e não no leitor de CD, como afirmam. (Na prática vai dar ao mesmo, mas a responsabilidade é diferente).
VitorSimao
Fanático
Fanático

Post by VitorSimao »

Estamos a falar do mundo puramente digital.

Podem ser introduzidos elementos de "melhoria" à fonte (filtros, enhancers, etc), tal como é feito nas TV's com a imagem, mas isso não deixa de ser uma detorpação do sinal original. E tal como no video, nem sempre esses filtros fazem o efeito pretendido. Tipicamente os leitores de CD's nem sequer possuem esse tipo de opções, cabendo ao amp e pre-amp efectuar este tipo de alterações/optimizações.

No fundo não é mais do que já fazes com os softwares de media (winamp, wmp, ect) nos PCs ao aplicares filtros audio.

Tens de ter em conta que quando falamos do mundo digital falamos apenas em impulsos electricos e em apenas dois estados (deixando a fisica quantica de fora), ligado ou desligado, 1 ou 0. O leitor puramente digital apenas pode fazer uma de duas coisas: ou consegue ler, ou não consegue. Isto depende da qualidade das cabeças de leitura (tal como eu referi) e da sua capacidade de corrigir informação que não consegue ler.

A partir do momento que esse leitor introduz elementos analógicos pelo meio, ou que implementa por software (mesmo gravado na firmware não deixa de ser software) alterações ao sinal original, então aí sim, podem existir diferenças, de acordo com os componentes electronicos usados (no caso das conversões analógicas) ou com algoritmo implementado (no caso dos filtros por exemplo).

É algo tão simples como isto.

A diferença dos "agudos melhor definidos e controlados e amplitude sonora maior" só existe se for implementado um algoritmo no leitor que altere o som original.

o bit 1 é sempre 1, e não tem variante de amplitude
o bit 0 é sempre 0, e não tem variante de amplitude
10 em binário será sempre 10, em qualquer sistema digital e em qualquer lugar do mundo

E não nos podemos esquecer que bem lá no fundinho um cd audio não deixa de ser apenas uma tonelada de 1's e 0's.
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

VitorSimao wrote: É algo tão simples como isto.

A diferença dos "agudos melhor definidos e controlados e amplitude sonora maior" só existe se for implementado um algoritmo no leitor que altere o som original.

o bit 1 é sempre 1, e não tem variante de amplitude
o bit 0 é sempre 0, e não tem variante de amplitude
10 em binário será sempre 10, em qualquer sistema digital e em qualquer lugar do mundo

E não nos podemos esquecer que bem lá no fundinho um cd audio não deixa de ser apenas uma tonelada de 1's e 0's.
Não negues à partida uma ciência que desconheces...
ou
Se as evidências contrariam a teoria, questiona também a teoria, não apenas as evidências.

O audio e video, pelo interesse e dinheiro que envolvem, estão sujeitos a muita teoria de banha da cobra, de alegados upgrades sem nenhuma base científica. Dada a proliferação de produtos que prometem mais do que entregam, é fácil para quem tem uma formação coentífica básica colocar tudo no mesmo saco e ficar-se pelo "não me venham com tretas que bits são bits" ou "um cabo é um cabo".

Sou, confessamente um dos maiores cépticos quanto ao efeito prático dos produtos, mesmo os que os grandes fabricantes nos pretendem impingir. Senão vejam o meu posto sobre as novas maravilhas do x.v. colour e deep colour, som HD e do hdmi 1.3.

No entanto tento não colocar tudo no mesmo saco e quando alguém consegue superar a que eu considero a prova rainha - o teste comparativo sem conhecimento dos equipamentos, vulgo teste cego - penso estar em presença de algo genuino.

Se se consegue efectivamente distinguir entre os bits que saem de dois leitores de CDs é porque existe diferença. Ora se os bits são os mesmos, onde está a diferença?

Talvez esteja na 4ª dimensão! Pois é: os bits são os mesmos e até são entregues na mesma ordem mas não ao mesmo ritmo. Um dos leitores consegue ser mais "certinho" enquanto o outro ors dá bits mais de pressa ora os dá mais devagar. Em média a velocidade de entrega de bits é a mesma mas um mantém a velocidade enquanto o outro acelera e trava. O fenómeno chama-se jitter e está bem estudado, mas nem todos o conhecem.
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Ora cá vai a minha opinião.

Se tens hipótese de usar um processador externo para o som (ligado via cabo óptico p.ex.), a minha resposta à tua pergunta, em termos de qualidade/preço é.... Sony PlayStation3.

Para além da maioria dos Blu-Ray trazer (felizmente) som em PCM o que evita qualquer necessidade de descodificação, a PS é um excelente transporte para CD, tendo batido leitores de CD com preços bem superiores a ela (e não dão para ver filmes, jogar jogos e fazer de media center).

Quem passou pelo Hi-Fi Show Lisboa no passado fim de semana pela sala onde eu estive sabe exactamente do que eu estou a falar. :wink:
sealight
Iniciado
Iniciado

Post by sealight »

lumila wrote: Talvez esteja na 4ª dimensão! Pois é: os bits são os mesmos e até são entregues na mesma ordem mas não ao mesmo ritmo. Um dos leitores consegue ser mais "certinho" enquanto o outro ors dá bits mais de pressa ora os dá mais devagar. Em média a velocidade de entrega de bits é a mesma mas um mantém a velocidade enquanto o outro acelera e trava. O fenómeno chama-se jitter e está bem estudado, mas nem todos o conhecem.
"In theory, however, jitter is never allowed to reach the DAC: jitter-laden data are input to a buffer and clocked out with quartz-crystal accuracy to the DAC. Many engineers, including those at JVC who designed the K-2 Interface and digital designers at Madrigal Audio Laboratories, maintain that jitter can still reach the DAC, despite the buffering. "

Definitivamente o assunto não é consensual.
Cobola
Iniciado
Iniciado

Post by Cobola »

lumila wrote:No entanto tento não colocar tudo no mesmo saco e quando alguém consegue superar a que eu considero a prova rainha - o teste comparativo sem conhecimento dos equipamentos, vulgo teste cego - penso estar em presença de algo genuino.
Se se consegue efectivamente distinguir entre os bits que saem de dois leitores de CDs é porque existe diferença.
Isto foi o que precisamente pude comprovar: um teste onde apenas se mudou o leitor de CD's e se verificou haver diferença de som, e para melhor! E não foi efeito placebo, as diferenças eram mesmo notórias, embora não se pudesse dizer que o som do leitor mais barato fosse mau (aliás, este tinha uma relação preço/qualidade imbatível, por isso acho o mesmo em relação à consola PS3).

Às tantas, a cadeia de bits enviada pelo melhor leitor contém mais "informação", e que esta apenas é aproveitada em sistemas que conseguem lidar com ela.
Um leitor baratucho envia 0's e 1's, mas a sequência não será a mesma que aquela enviada por um leitor melhor. E isto tem a ver, obviamente, com os algoritmos e respectivos codecs.

Se é puro ou não, talvez seja pouco relevante - é um pouco como a água: todos sabemos ser H20, mas pura não sabe a nada.
Hitman
Novato

Post by Hitman »

O Sony S550 está a 400 euros na FNAC, tem saída 7.1 analógica e é BD Live 2.0
Cobola
Iniciado
Iniciado
Pioneer bdp-LX71 vs. bdp-51FD

Post by Cobola »

A propósito das diferenças entre os leitores Pioneer bdp-LX71 e o "inferior" bdp-51FD, li este comentário algo elucidativo quanto às reais mais-valias do modelo mais caro.

E, precisamente, conclui-se que o modelo LX-71 apenas é benéfico em relação ao mais económico 51FD em dois aspectos:
- na ligação por vídeo componentes;
- na correcção de 'jitter' durante a reprodução de CD's, mas apenas quando conectado a um AVR da Pioneer compatível com a tecnologia PQLS.

Quanto ao resto, as diferenças físicas não alteram em nada o desempenho. Ambos repartem o mesmo processamento áudio e vídeo, tanto é que a mesma revisão de 'firmware' serve para os dois modelos.

Aqui, parece-me que a Pioneer errou na estratégia de posicionamento do LX-71, pois não contou com a acérrima concorrência dos modelos da Sony (350 e 550) e, especialmente, da Panasonic (bd-35 e bd-55): modelos bastante equilibrados, praticamente sem falhas de maior (o bd-55 é tido como tendo um desempenho idêntico ao do Pioneer, mas 250€ mais barato!), e ainda mais versáteis (leitor de cartões/usb; ligação à rede).

Para "remendar a mão", a Pioneer viu-se forçada a lançar um modelo mais aproximado da concorrência, daí o 51FD.

Post Reply