Knowing (2009) - Alex Proyas
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Knowing (2009) - Alex Proyas
DyingSun wrote:Corajoso, só se for na perspectiva de se ter tido coragem para se ser tão mau.Samwise wrote:De resto, gostei do Cage, do CGI e do final. É um final que ousa não recuar com a escolha feita nem meter-se em sentimentalismos exagerados. Dá não sei quantos pulos, mas é corajoso nas escolhas.
Sam
Hehehe...
Não, nada disso. Corajoso no sentido em que...
Sam
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Não só isso Sam, como a própria
No fundo estive sempre com medo que o filme se "acobardasse" que houvesse um cop out, uma solução mágica para aquilo tudo e felizmente isso nunca chegou a acontecer.
Quanto ao final gostei ainda da
Na minha opinião fica largos pontos acima do execrável, na minha opinião claro, remake do The Day the Earth Stood Still
Quanto ao final gostei ainda da
Wickedbug wrote:Não só isso Sam, como a própria
Pois, facto curioso, o mesmo aconteceu comigo. Fui apanhado desprevenido mesmo já sabendo que ia acontecer. O Proyas fez uma boa gestão da sequência de acontecimentos.
Precisamente. Era isto que queria dizer.No fundo estive sempre com medo que o filme se "acobardasse" que houvesse um cop out, uma solução mágica para aquilo tudo e felizmente isso nunca chegou a acontecer.
Andou meio mundo a dizer que o final era um Deus-Ex-Machina descarado e eu achei exactamente o oposto. Seria, se o filme se tivesse "acobardado".
Sim, verdade. Ainda estive uns tempos a meditar sobre o assunto.Quanto ao final gostei ainda da
Ahh... não vi. Nem esse nem o original, embora o tenha previsto para ver a curto prazo. O origina, digo.Na minha opinião fica largos pontos acima do execrável, na minha opinião claro, remake do The Day the Earth Stood Still
Sam
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Isso levarnos-ia a um debate mais complexo. Não diria queSamwise wrote:Sim, verdade. Ainda estive uns tempos a meditar sobre o assunto.Quanto ao final gostei ainda daSam
Cool! Um debate sobre isto...
Sam
Wickedbug wrote:Samwise wrote: Isso levarnos-ia a um debate mais complexo. Não diria que
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Em primeiro lugar, não queram acabar com as Spoiler Tags? O filme já tem algum tempo, pelo que penso que não se justifica.
Por outro lado, tudo o que referem é muito curioso e seria muito interessante se tivesse sido abordado devidamente. Não passa de uma revisitação superficial e inconsequente dos temas dos antigos astronautas e das teorias de Zecharia Sitchin (vide post megalómano e mítico do Alquimista sobre os artefactos de Marte na secção de arquivo).
Por outro lado, tudo o que referem é muito curioso e seria muito interessante se tivesse sido abordado devidamente. Não passa de uma revisitação superficial e inconsequente dos temas dos antigos astronautas e das teorias de Zecharia Sitchin (vide post megalómano e mítico do Alquimista sobre os artefactos de Marte na secção de arquivo).

Por mim pode ser. É mesmo mais por respeito a outras pessoas que os uso. (ver novo caso de raiva colectiva contra a crítica no site do Público, a respeito de novo Harry Potter)DyingSun wrote:Em primeiro lugar, não queram acabar com as Spoiler Tags? O filme já tem algum tempo, pelo que penso que não se justifica.
LOL.Por outro lado, tudo o que referem é muito curioso e seria muito interessante se tivesse sido abordado devidamente. Não passa de uma revisitação superficial e inconsequente dos temas dos antigos astronautas e das teorias de Zecharia Sitchin (vide post megalómano e mítico do Alquimista sobre os artefactos de Marte na secção de arquivo).
Bom, eu sou perfeitamente ignorante dessas teorias e não sei que post é esse do Alquimista.
Lamento estar a tratar o assunto de forma superficial, mas penso que o final filme não provoca nada assim de muito mais profundo no meu pensamento. Não estou a ser irónico, não me compreendam mal. Quanto ao inconsequente, acho que qualquer discussão destas (religião vs ciência) é inconsequente. Não há dados para computar...

Sam
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
A propósito do debate, o Prince of Darkness, do Carpenter, já tinha uma teoria deste género. Por acaso era uma teoria que achei algo ridícula, boa para ser enfiada a martelo num série B, que acaba por ser o caso.
Sam
Sam
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Hmm... fiquei sem perceber se o tema te interessa ou não. Se a resposta é sim, sugiro-te vivamente que te dirijas à secção de arquivo aqui do fórum e te prepares para dedicar umas boas horas à leitura de um esboço de livro-resumo sobre o assunto (muito mais vasto do que o que é referido aqui) e depois dês os parabéns ao Alquimista pela paciência e lhe perguntes, como todos nós, quando é que o livro afinal é publicado!Samwise wrote:Bom, eu sou perfeitamente ignorante dessas teorias e não sei que post é esse do Alquimista.
Lamento estar a tratar o assunto de forma superficial, mas penso que o final filme não provoca nada assim de muito mais profundo no meu pensamento. Não estou a ser irónico, não me compreendam mal. Quanto ao inconsequente, acho que qualquer discussão destas (religião vs ciência) é inconsequente. Não há dados para computar...![]()

Não tem nada de ridículo, o Prince of Darkness é o meu Carpenter preferido de sempre - um dos meus filmes de culto!Samwise wrote:A propósito do debate, o Prince of Darkness, do Carpenter, já tinha uma teoria deste género. Por acaso era uma teoria que achei algo ridícula, boa para ser enfiada a martelo num série B, que acaba por ser o caso.
Não é um tema que me interesse muito. Mas estou capaz de dar uma olhada nesse tópico, já que parece ser importante para de alguma forma contribuir para este debate.DyingSun wrote:Hmm... fiquei sem perceber se o tema te interessa ou não. Se a resposta é sim, sugiro-te vivamente que te dirijas à secção de arquivo aqui do fórum e te prepares para dedicar umas boas horas à leitura de um esboço de livro-resumo sobre o assunto (muito mais vasto do que o que é referido aqui) e depois dês os parabéns ao Alquimista pela paciência e lhe perguntes, como todos nós, quando é que o livro afinal é publicado!Samwise wrote:Bom, eu sou perfeitamente ignorante dessas teorias e não sei que post é esse do Alquimista.
Lamento estar a tratar o assunto de forma superficial, mas penso que o final filme não provoca nada assim de muito mais profundo no meu pensamento. Não estou a ser irónico, não me compreendam mal. Quanto ao inconsequente, acho que qualquer discussão destas (religião vs ciência) é inconsequente. Não há dados para computar...![]()
Repara que a discussão aqui se centra em torno do final de um filme. Não estamos a discutir grandes teorias sobre a problemática religião VS ciência.
Sam
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Esse foi o meu filme favorito do Carpenter quando era mais novo, mas não resistiu a uma revisão mais recente. No último visionamento que fiz - e que foi no ano passado -, achei a explicação do segredo muito mal amanhada.DyingSun wrote:Não tem nada de ridículo, o Prince of Darkness é o meu Carpenter preferido de sempre - um dos meus filmes de culto!Samwise wrote:A propósito do debate, o Prince of Darkness, do Carpenter, já tinha uma teoria deste género. Por acaso era uma teoria que achei algo ridícula, boa para ser enfiada a martelo num série B, que acaba por ser o caso.
Continuo a gostar do filme, mas desceu uns degraus na minha consideração.
Sam
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Nem é isso que está em causa... ou melhor, é, mas posto dessa maneira é extremamente redutor perante a vastidão do que há a dizer sobre este tema. Enfim, lê os posts do Alquimista e depois tira as tuas próprias conclusões (como é óbvio, está longe de ser consensualSamwise wrote:Repara que a discussão aqui se centra em torno do final de um filme. Não estamos a discutir grandes teorias sobre a problemática religião VS ciência.

Já estou em "cima do assunto".DyingSun wrote:Nem é isso que está em causa... ou melhor, é, mas posto dessa maneira é extremamente redutor perante a vastidão do que há a dizer sobre este tema. Enfim, lê os posts do Alquimista e depois tira as tuas próprias conclusões (como é óbvio, está longe de ser consensualSamwise wrote:Repara que a discussão aqui se centra em torno do final de um filme. Não estamos a discutir grandes teorias sobre a problemática religião VS ciência.).

Sam
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Não o (re)vi assim há tanto tempo quanto isso e continua a arrepiar-me. Não me chateou o que apelidas de explicação (apesar de para mim ser uma questão deixada muito em aberto - e é assim que deve ser, certo?), pois já tinha visto o filme mais de uma dezena de vezes e sabia com o que contar. Agora, também nunca esperaria algo de muito elaborado num filme que terá tido um orçamento compreensivelmente reduzido. O mesmo não se poderá dizer deste Knowing, em que acho que se poderia ter ido muito mais longe na exploração do final. Ou então pura e simplesmente não o fazer e deixar a questão em aberto, piscando apenas o olho ao tema e fazendo com que a curiosidade das pessoas as levasse a ir pesquisar por elas próprias. Assim foi como que: toma lá antigos astronautas e uma explicação para as crenças religiosas e tudo o mais, embrulhado num festival de CGI semi-abstracto e já está... e o tema merece muito mais e melhor!Samwise wrote:Esse foi o meu filme favorito do Carpenter quando era mais novo, mas não resistiu a uma revisão mais recente. No último visionamento que fiz - e que foi no ano passado -, achei a explicação do segredo muito mal amanhada.
Continuo a gostar do filme, mas desceu uns degraus na minha consideração.