Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
As Docas de Nova Iorque, do von Sternberg.
Vi a box set toda esta semana, mas por muito bom que Underworld e Last Command, Docks of NY é claramente o destaque.
Nem sei por onde começar, mas este filme, é juntamente com o Sunrise, o mais belo filme americano feito até hoje. Tal como o Aurora, a história faz pouco sentido, mas toda a mestria artística mostrada no filme não deve deixar ninguém indeferente.
Aqui não temos duas almas ingénuas corrompidas pelo poder da cidade, e que voltam a reencontrar, mas sim, cada personagem à sua maneira, almas emperdenidas que vêem algo um no outro que os pode redimir da vida que levame torná-la melhor, algo de universal a todos nós.
O homem carrega carvão no porão de um navio, conhecem-se quando ela se tenta suicidar e, num acto precipitado, decidem casar-se nessa mesma noite. No dia seguinte, lidam com as consequências.
O filme visualmente diria que é quase inigualável, apenas Murnau filmava assim. O filme passa-se numa perpétua Noite e Nevoeiro, que a fotografia capta de forma sublime. O restauro está fora de série, noutra economia tinha saído em BD, que o filme merece e muito ganhava com a alta definição.
Um filme a rever urgentemente, mas que entra directamente para a minha lista de favoritos e que alicerça definitivamente a minha crença que o Pináculo do Cinema foi a transição do mudo para o sonoro, e que a mestria visual que os filmes de 27/28 nunca mais foi igualada.
Vi a box set toda esta semana, mas por muito bom que Underworld e Last Command, Docks of NY é claramente o destaque.
Nem sei por onde começar, mas este filme, é juntamente com o Sunrise, o mais belo filme americano feito até hoje. Tal como o Aurora, a história faz pouco sentido, mas toda a mestria artística mostrada no filme não deve deixar ninguém indeferente.
Aqui não temos duas almas ingénuas corrompidas pelo poder da cidade, e que voltam a reencontrar, mas sim, cada personagem à sua maneira, almas emperdenidas que vêem algo um no outro que os pode redimir da vida que levame torná-la melhor, algo de universal a todos nós.
O homem carrega carvão no porão de um navio, conhecem-se quando ela se tenta suicidar e, num acto precipitado, decidem casar-se nessa mesma noite. No dia seguinte, lidam com as consequências.
O filme visualmente diria que é quase inigualável, apenas Murnau filmava assim. O filme passa-se numa perpétua Noite e Nevoeiro, que a fotografia capta de forma sublime. O restauro está fora de série, noutra economia tinha saído em BD, que o filme merece e muito ganhava com a alta definição.
Um filme a rever urgentemente, mas que entra directamente para a minha lista de favoritos e que alicerça definitivamente a minha crença que o Pináculo do Cinema foi a transição do mudo para o sonoro, e que a mestria visual que os filmes de 27/28 nunca mais foi igualada.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Essa lista vale o mesmo que outra qualquer claro, basta ver as posições do Black Narcissus, Colonel Blimp e Oliver Twist nos 40 e tais, mas mesmo com essa posição do Trainspotting, compará-lo com o Third Man ou Red Shoes...Isto por um gajo que já viu o Trainspotting pelo menos uma dúzia de vezes, mas tendo visto os filmes por mim referidos, o Train é apenas mediano, tem algo que se compare com a timeline do Blimp, o bailado de 20 mins do Red Shoes ou a cena de abertura do Oliver Twist? Para mim é comparares Balas e Bolinhos com O Pátio das Cantigas ou algo do género.
Os dois últimos filmes da box Guitry:
Desiré
Um mordomo, Desiré, "professional" em seduzir as suas patroas. Mais uma vez resulta em cheio, mas Desiré não vai também escapar aos charmes desta. Um Upstairs, Downstairs com muito humor à mistura. Bastante bom.
Quadrille
Um rectângulo amoroso nos meandros do funcionamento de um jornal. Um bocado abaixo dos outros três, mas vê-se bem ainda assim.
Fallen Angels, do Wong Kar Wai
Como gosto deste autor! Este filme seria uma terceira história do Chungking Express que foi ganhando protagonismo até assumir-se como um outro filme, e isso nota-se na energia que transmite, muito semelhante a essa obra também ela magnífica. Aqui centramo-nos numa Agente que prepara e simultaneamente limpa o que resta dos contratos de um assassino professional.
Destaco o papel louco do Takeshi Kaneshiro, a transbordar de vitalidade e energia , como raramente se vê, e para as sequências de acção muito bem realizadas, saídas de um filme do Woo quase. De resto o costume, corpos lânguidos a arrastar-se em câmara lenta com extrema sensualidade, ost bem espetada nas alturas certas, a fotografia excelente do Doyle e uma montagem sempre a abrir.
Desiré
Um mordomo, Desiré, "professional" em seduzir as suas patroas. Mais uma vez resulta em cheio, mas Desiré não vai também escapar aos charmes desta. Um Upstairs, Downstairs com muito humor à mistura. Bastante bom.
Quadrille
Um rectângulo amoroso nos meandros do funcionamento de um jornal. Um bocado abaixo dos outros três, mas vê-se bem ainda assim.
Fallen Angels, do Wong Kar Wai
Como gosto deste autor! Este filme seria uma terceira história do Chungking Express que foi ganhando protagonismo até assumir-se como um outro filme, e isso nota-se na energia que transmite, muito semelhante a essa obra também ela magnífica. Aqui centramo-nos numa Agente que prepara e simultaneamente limpa o que resta dos contratos de um assassino professional.
Destaco o papel louco do Takeshi Kaneshiro, a transbordar de vitalidade e energia , como raramente se vê, e para as sequências de acção muito bem realizadas, saídas de um filme do Woo quase. De resto o costume, corpos lânguidos a arrastar-se em câmara lenta com extrema sensualidade, ost bem espetada nas alturas certas, a fotografia excelente do Doyle e uma montagem sempre a abrir.
Concordo com o que o p_alucinado disse excepto em relação ao filme "Um Profeta" que achei muito bom. Em relação ao Rutger Hauer não esquecer os filmes com Verhoeven na década de 70 em que se destaca o "Soldier of Orange" que pessoalmente o melhor filme do Rutger Hauer.p_alucinado wrote: em relação ao The Mexican discordo totalmente contigo mas entendo a tua opinião. É um filme que ou se adora ou se detesta, duvido que haja um meio termo. Eu adorei e tudo o que disseste que era mau nele, eu achei não apenas bom, mas muito bom mesmo. E o James Gandolfini tem o grande papel da sua carreira em cinema neste filme. Sublime.
Ah! Numa coisa não concordo mesmo à seria: o Gore Verbinsky é mesmo um grande realizador. Infelizmente, há-de ser sempre subvalorizado por fazer géneros muito diferentes e por não virar as costas ao cinema mais comercial. Não vejo mal nenhum nisso.
Eu sou um dos fãs acérrimos do Open Range e do Costner realizador (apesar de péssimo, o Postman tem bons momentos). Dizer que a sua sublime realização feita de espaços e de silêncios em Open Range é banal não é uma questão de gosto, é um atestado de ignorância. Não é á toa que é considerado um dos melhores westerns dos últimos 20 anos, talvez apenas superado por Unforgiven e Silverado. E Costner pode não ser um grande actor mas no Open Range safa-se muito bem. Definitivamente, um daqueles filmes que não fica em nadinha atrás dos clássicos do género.
Relativamente a Um Profeta, tenho de reconhecer que esperava um pouco mais do filme. Gostei, achei interessante mas provavelmente ia com as expectativas demasiado elevadas. Ainda assim, reconheço que é um filme que quero rever porque tenho a certeza de que vou apreciá-lo melhor da próxima vez.
Ah! E o Rutger Hauer tem excelentes filmes na carreira, principalmente na década de 80 (A Mulher Falcão, Amor e Sangue, Blade Runner e por aí vai...). Depois é que preferiu dedicar-se aos direct to video. Foi mais culpa dele do que de quem lhe ofereceu os papéis. Mas concordo que é um actor muito bom.
Hoje, vi este numa aula de história:
Gladiador
7/10
Embora muita coisa lá seja interessante e tal, achei nada de especial a este filme, aliás, porque eu não costumo ficar atraído por épicos que retratam o império romano, e afins... Nunca gostei. Aliás, reza a lenda que este filme está cheio de erros históricos... e é verdade!
Gladiador
7/10
Embora muita coisa lá seja interessante e tal, achei nada de especial a este filme, aliás, porque eu não costumo ficar atraído por épicos que retratam o império romano, e afins... Nunca gostei. Aliás, reza a lenda que este filme está cheio de erros históricos... e é verdade!
-
- Entusiasta
e mesmo assim deste uma boa nota!
Pois... porque, retirando o facto da história, e tal, e however, ainda é um filme bem feito, e etc. e tal. Levo isso em conta. É raro eu dar menos de 5/10 a um filme... :S
No meu tempo estudava-se nas aulas de História... 

Ora aí está uma boa frase!!! É bem verdade :D
O ultimo que eu vi foi :

Halloween do John Carpenter
Exemplo claro da genialidade do Carpenter , que em 1978 se assumiu claramente como um mestre da técnica cinematografica. Um génio a criar ambientes , e neste caso suspense que dura 90 minutos. Desde a pov shot inicial que o filme assume o seu tom e a partir dai passa praticamente 1 hora a assustar apenas com a presença da figura do michael myers. Um grande exemplo que mesmo que o argumento nao seja a coisa mais brilhante (e nestes slashers raramente o é) , sem grande coisa para os actores fazerem , sem gore , a partir de uma certa simplicidade ele cria um filme verdadeiramente assustador.
O mundo chama pelo regresso do Mestre

Halloween do John Carpenter
Exemplo claro da genialidade do Carpenter , que em 1978 se assumiu claramente como um mestre da técnica cinematografica. Um génio a criar ambientes , e neste caso suspense que dura 90 minutos. Desde a pov shot inicial que o filme assume o seu tom e a partir dai passa praticamente 1 hora a assustar apenas com a presença da figura do michael myers. Um grande exemplo que mesmo que o argumento nao seja a coisa mais brilhante (e nestes slashers raramente o é) , sem grande coisa para os actores fazerem , sem gore , a partir de uma certa simplicidade ele cria um filme verdadeiramente assustador.
O mundo chama pelo regresso do Mestre

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Por acaso nunca vi esse Halloween, mas tenho curiosidade em vê, mas fico sempre de pé atrás pois há uns 4 anos vi o primeiro sexta-feira 13. O qual era imensamente badalado... foi uma desilusão total para mim. (ok consegue ser melhor que o House of the Dead de 2003...)
Até posso compreender que para os moldes da altura fosse alguma coisa de razoável mas...
E isso não é desculpa pois por exemplo, O Exorcista que é um clássico bastante antigo, eu gosto bastante. Assim como do The Evil Dead.
Até posso compreender que para os moldes da altura fosse alguma coisa de razoável mas...
E isso não é desculpa pois por exemplo, O Exorcista que é um clássico bastante antigo, eu gosto bastante. Assim como do The Evil Dead.
-
- DVD Maníaco
Atenção que o Friday the 13th original nunca foi considerado obra por aí além. Andou quase sempre a reboque de produções muito melhores, caso deste Halloween ou do Nightmare on Elm Street original. O que aconteceu com o Friday the 13th foi o culto gerado à sua volta, mais devido à época em que estreou (pré-slaher) do que aos seus méritos reais. E depois houve todo um culto gerado pelas "sessões da meia-noite" que o pessoal fazia com os amigos nos anos 80 com estes filmes, na altura proibidos a idades menores. Ter uma cassete com isso era serão de sucesso na certa. Mas basta estares um pouco atento e constatarás que nunca ninguém considerou Friday the 13th um grande filme. Longe disso.Net_Holer wrote:Por acaso nunca vi esse Halloween, mas tenho curiosidade em vê, mas fico sempre de pé atrás pois há uns 4 anos vi o primeiro sexta-feira 13. O qual era imensamente badalado... foi uma desilusão total para mim. (ok consegue ser melhor que o House of the Dead de 2003...)
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
O Friday the 13th só se pode comparar com as sequelas do Halloween. O original está num outro patamar .
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver

Clássico, dos melhores filmes do Kubrick
9/10
- waltsouza
- Moderador

O filme até nem é mau, vê-se bem e Patrick Fabian e Ashley Bell estão muito bem nos seus papéis mas a partir dos 80 minutos ( o filme tem 87) o filme vai por um caminho que eu considero como um dos finais mais estúpidos que eu já vi em filme (e isto não é SPOILER porque eu não conto o final). Mas para quem quer ver um final patético, faça favor. Daria nota mais alta mas assim, só dou...
Nota: 4 (0-10)