Que andam a ler?
Re: Que andam a ler?
O Child of God é um romance relativamente pequeno, mas ainda assim acho que vais aproveitar os momentos de leitura do Jacq para descansar do Cormac, e não o contrário.Luis.Manuel wrote: June 24th, 2023, 5:41 pm Obrigado Samwise pela tua informação. Como o Meridiano de Sangue foi o primeiro livro que li dele e gostei imenso vou avançar para este, até porque a escrita Cormac McCarthy "contrasta" bastante com a do Christian Jacq. E depois a obra de Cormac também não é assim tão vasta (romances) e metade dela já a li.

Eu tenho um exemplar em paperback, versão inglesa - posso enviar-to se pretenderes (ficará melhor empregue mas tuas mãos do que a ganhar pó na prateleira), e pode até servir para comparares com a tradução para português, que algo que EU gosto de fazer sempre que tenho oportunidade (neste caso estou seguro que a tradução deve ser muito boa devido a quem a fez, mas por vezes apanha-se com cada surpresa...
 ).
 ).«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
- 
				Luis.Manuel
- Entusiasta 
A agradeço a tua simpática oferta Samwise mas tenho que admitir que não domino o inglês o suficiente para "decifrar" a escrita de C. McCarthy, cheia de descrições pormenorizadas e utilizando bastantes palavras que para mim só com o auxílio de um dicionário, e isso é um pouco penoso. O meu inglês chega apenas para a chamada "literatura de aeroporto" e para os filmesSamwise wrote: June 25th, 2023, 2:35 pmO Child of God é um romance relativamente pequeno, mas ainda assim acho que vais aproveitar os momentos de leitura do Jacq para descansar do Cormac, e não o contrário.Luis.Manuel wrote: June 24th, 2023, 5:41 pm Obrigado Samwise pela tua informação. Como o Meridiano de Sangue foi o primeiro livro que li dele e gostei imenso vou avançar para este, até porque a escrita Cormac McCarthy "contrasta" bastante com a do Christian Jacq. E depois a obra de Cormac também não é assim tão vasta (romances) e metade dela já a li.

Eu tenho um exemplar em paperback, versão inglesa - posso enviar-to se pretenderes (ficará melhor empregue mas tuas mãos do que a ganhar pó na prateleira), e pode até servir para comparares com a tradução para português, que algo que EU gosto de fazer sempre que tenho oportunidade (neste caso estou seguro que a tradução deve ser muito boa devido a quem a fez, mas por vezes apanha-se com cada surpresa...).

Mas sim, deve ser mais interessante ler diretamente do inglês. Mais uma vez obrigado.
 Mas sim, deve ser mais interessante ler diretamente do inglês. Mais uma vez obrigado. 
Para acrescentar ao conjunto já demasiado alargado de livros que ando a ler "ao mesmo tempo" (e que inclui coisas da Toni Morrison, Isaac Asimov, Cormac McCarthy, Donna Tartt e Don DeLillo...   ), comecei a ler o American Prometheus, uma biografia do "pai da bomba atómica", Robert Oppenheimer, que foi premiada com um Pulitzer, e que terá servido de referência para o filme do Nolan.
 ), comecei a ler o American Prometheus, uma biografia do "pai da bomba atómica", Robert Oppenheimer, que foi premiada com um Pulitzer, e que terá servido de referência para o filme do Nolan.

), comecei a ler o American Prometheus, uma biografia do "pai da bomba atómica", Robert Oppenheimer, que foi premiada com um Pulitzer, e que terá servido de referência para o filme do Nolan.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
O próprio Nolan admitu que o American Prometheus foi uma peça fundamental para o inspirar a atirar-se para a feitura do filme. Também tenho muito interesse em lê-lo.Samwise wrote: July 23rd, 2023, 11:33 am Para acrescentar ao conjunto já demasiado alargado de livros que ando a ler "ao mesmo tempo" (e que inclui coisas da Toni Morrison, Isaac Asimov, Cormac McCarthy, Donna Tartt e Don DeLillo...), comecei a ler o American Prometheus, uma biografia do "pai da bomba atómica", Robert Oppenheimer, que foi premiada com um Pulitzer, e que terá servido de referência para o filme do Nolan.

Quanto ao Don DeLillo, o Cosmopolis foi das leituras mais desafiantes que tive na vida. Não foi nada fácil, li na altura do lançamento do filme de David Cronenberg, mas retirei um imenso e inesperado prazer dele. E o filme, a meu ver, é um objecto igualmente prodigioso.
Da Donna Tartt não li nada, mas vi a adaptação cinematográfica do seu O Pintassilgo e gostei muito, muito. Cheguei a escrever sobre esse filme "maldito" aqui no fórum.
Não li e não vi (é dos poucos filmes do Cronenberg que me faltam - uns 2 ou 3). Li outras coisas do De Lillo, mas cada livro, parece-me, tem um estilo diverso dos outros - ainda não lhe consegui apanhar a "voz".José wrote: July 23rd, 2023, 12:42 pm Quanto ao Don DeLillo, o Cosmopolis foi das leituras mais desafiantes que tive na vida. Não foi nada fácil, li na altura do lançamento do filme de David Cronenberg, mas retirei um imenso e inesperado prazer dele. E o filme, a meu ver, é um objecto igualmente prodigioso.
Estou a ler o The Secret Story, mas vi O Pintassilgo lá na livraria - é um tijolo de dupla camada - coisa para, em tamanho, envergonhar o Guerra e Paz do Tolstoi.Da Donna Tartt não li nada, mas vi a adaptação cinematográfica do seu O Pintassilgo e gostei muito, muito. Cheguei a escrever sobre esse filme "maldito" aqui no fórum.
 ... mas vem um Pulitzer "agrilhoado", pelo que não deve ser coisa de deitar fora.
  ... mas vem um Pulitzer "agrilhoado", pelo que não deve ser coisa de deitar fora.«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva

Câmara Subjectiva
DeLillo deve ser sempre assim, ultra peculiar e de estilo insondável.Samwise wrote: July 24th, 2023, 1:15 pmNão li e não vi (é dos poucos filmes do Cronenberg que me faltam - uns 2 ou 3). Li outras coisas do De Lillo, mas cada livro, parece-me, tem um estilo diverso dos outros - ainda não lhe consegui apanhar a "voz".José wrote: July 23rd, 2023, 12:42 pm Quanto ao Don DeLillo, o Cosmopolis foi das leituras mais desafiantes que tive na vida. Não foi nada fácil, li na altura do lançamento do filme de David Cronenberg, mas retirei um imenso e inesperado prazer dele. E o filme, a meu ver, é um objecto igualmente prodigioso.
Estou a ler o The Secret Story, mas vi O Pintassilgo lá na livraria - é um tijolo de dupla camada - coisa para, em tamanho, envergonhar o Guerra e Paz do Tolstoi.Da Donna Tartt não li nada, mas vi a adaptação cinematográfica do seu O Pintassilgo e gostei muito, muito. Cheguei a escrever sobre esse filme "maldito" aqui no fórum.... mas vem um Pulitzer "agrilhoado", pelo que não deve ser coisa de deitar fora.
Quanto à Donna Tartt, diz-se que o livro é um calhamaço daqueles mas que é uma proeza literária - se não me engano, o João Lopes adorou-o, tal como ao filme.
Achei extraordinário
Ofuscante
https://e-primatur.com/projectos/ofusca ... a-crtrescu
https://www.goodreads.com/book/show/60036819/

Ofuscante
https://e-primatur.com/projectos/ofusca ... a-crtrescu
https://www.goodreads.com/book/show/60036819/
Cabeças