Grandes Argumentos, Grandes Filmes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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Francesco Zappa
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Post by Francesco Zappa »

Alan,

Mas um bom argumento não tem só a ver com o facto de ser uma história muito complexa cheia de reviravoltas, ou totalmente inovadora, tem também a ver com o ritmo, com os diálogos, com a caracterização das personagens, etc.
Quando dizes que:
"No primeiro, pai e filho procuram uma bicicleta roubada, no segundo, um homem de 73 anos vai visitar o irmão, num cortador de relva, e no terceiro, dois americanos encontram-se num hotel, em Tóquio."
não estás a descrever o argumento mas sim a referir os elementos que servem de arranque à história.
Além do mais, dos três que escolheste, dois contam com os respectivos realizadores na autoria do argumento, e desses dois um (O Ladrão…) foi nomeado para o Óscar de melhor Argumento e o outro (Lost…) venceu mesmo o Óscar para melhor Argumento Original.
Como vês a simplicidade não é sinónimo de falta de qualidade.

Hugo[;)]
alan_smithee
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Post by alan_smithee »

Mantenho a minha opinião. [;)]
Para mim, em relação aos argumentos, o mais importante, é o que os realizadores conseguem fazer com o “material” que têm entre mãos. Tal como em relação aos actores, os bons realizadores conseguem extrair dos argumentos, o melhor que estes têm para dar.
Questões como o ritmo ou caracterização das personagens, têm, para mim, muito mais a vêr com o trabalho do realizador, do que com o argumento em si.

Por ex. Lost in Translation, que como bem dizes, ganhou o oscar de melhor argumento original. Mas será que ganharia esse prémio se o filme não fosse realizado pela Sofia ?
O que importa realçar é o que a Sofia conseguiu fazer com aquele argumento e não o contrário. Porque senão, estamos a desvalorizar quase totalmente o trabalho do realizador. Estamos a dizer que os realizadores estão “limitados” a sorte ou ao azar de um bom ou mau argumento lhes cair no colo.

Tenho quase a certeza que os argumentos que mencionei (Ladrões de Bicicletas, Uma História Simples, Lost in Translation), noutras mãos, teriam dado origem a filmes mediano e os próprios argumentos teriam passado despercebidos.


um abraço
Frances
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Post by Frances »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by alan_smithee</i>
<br />Plagiando uma frase de um colega de fórum (que não me lembro qual[:I]) “Não existem maus argumentos, existem sim, bons e maus realizadores”.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">


O François Truffaut dizia isso... eu concordo [:)]

Frances Farmer

<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
alan_smithee
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Post by alan_smithee »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">
O François Truffaut dizia isso... eu concordo [:)]
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
De repente, acho que me lembrei de qual colega plagiei a frase (neste caso uma colega) [;)][:I]

um abraço
saponetes
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Post by saponetes »

Bom dia,

Iniciei a leitura deste tópico, e fiquei um bocado baralhado.
Para perceber se um bom argumento (script) deu lugar a um bom filme, terá de se ler o argumento e ver o filme, penso eu de que...[8D]
Como nunca li argumentos nenhuns dos filmes que vi, apenas posso especular se os tão apregoados argumentos deram lugar a bons filmes ou não.
Sei de argumentos que andaram por Hollywood aos trambolhões e ninguém queria pegar neles, por não acreditarem nos mesmos, até que alguém decidiu arriscar e conseguiu grandes sucessos.
Também deverá haver exemplos do contrário, de um grande argumento sair um nojo de filme.
Agora supor de antemão, que o argumento era muito bom e daí apareceu logo um grande filme, acho errado.
Um bom argumento poderá dar um grande filme ou não, dependendo do que o realizador fizer com ele.
Assim como um argumento mediano ou menos conseguido, posto nas mãos de um realizador creativo poderá chegar a fazer um grande filme.
É claro que esta minha análise é bastante simplista e redutora, mas julgo que contém os traços gerais para efectivamente se analisar um argumento em relacção ao filme que daí resulta.


Penso eu de que...

cumps






Este tópico foi feito com electrões 100% recicláveis.
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Francesco Zappa
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Post by Francesco Zappa »

alan,

Mas eu nunca disse que não concordava contigo quando dizes que um realizador tem o/um papel principal no que diz respeito ao que faz com o argumento.
O que eu não concordei foi com a tua visão de argumento e o que consideras ser simplista (que não é o mesmo que simples) e banal, foi só isso. Como é óbvio, independentemente do argumento ser bom ou mau, simples ou complexo, etc, o realizador é que o vai moldar a seu bel-prazer.

Hugo
alan_smithee
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Post by alan_smithee »

Concordo contigo, Francesco Zappa, há uma grande diferença entre argumentos simplistas e simples.
Quando falo em argumentos “simplistas quase banais” estou a referir-me a argumentos que na sua essência não têm aparentemente grandes potencialidades cinematográficas. Mas isto são todo conjunturas, porque tal como disse o Saponetes, a única hipótese de discutirmos a suposta qualidade ou não de um argumento, passa pela leitura do mesmo (e de preferência antes de assistirmos ao filme), e como tal não é possível...

E no fundo esta “discussão” acaba até por ser um pouco redutora, porque em última análise, o que é que interessa se um argumento é bom ou mau? desde que o filme seja bom. [^]



um abraço
Anjo
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Post by Anjo »

Concordo com muitos dos filmes que já referiram aqui, mas quando li o tópico o 1º filme que me veio à cabeça foi "Os Suspeitos do Costume". Grande argumento e grande filme, sem dúvida.
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wollpidia
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Post by wollpidia »

"The Crow"
"Braveheart"
"Vanilla Sky"
"Platoon"
"Philadelfia"
"The Name of the Rose"
" Sixth Sense"
"Seven"

Argumentos verdadeiramente maravilhosos e interpretações extraordinarias.[^]




"O Bem e o Mal têm a mesma face. Tudo depende da época em k cruzam o caminho de cada ser humano".
Eumenides
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Post by Eumenides »

Estes são apenas alguns dos argumentos que eu penso são os melhores alguma vez escritos:

Relíquia Macabra
Casablanca
O Crepúsculo Dos Deuses
O Padrinho
O Exorcista
Chinatown
Rocky
Taxi Driver
A Testemunha
O Silêncio Dos Inocentes
Jogo de Lágrimas
Pulp Fiction
L.A. Confidential
Cidade De Deus

Forget it, Jake; it's Chinatown!
katrinapop
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Post by katrinapop »

Oi JES e um oi para o pessoal do fórum[8D]

Hoje fala-se de grande argumentos que se tornam em grandes filmes. Desculpa dizer-te isto JES, mas o Top Gun não é um grande filme e também não tem um grande argumento. Tem boas sequências de acção e uma boa banda sonora, mas não passa daí. O filme ter sido o sucesso que foi é um mistério, mas deve ter sido por esses factores que eu abordei e... claro, Tom Cruise. Queres mais um motivo forte que não esse?
Agora falando em bons filmes, vindos de bons argumentos. Os meus favoritos são:
Seven
Os Suspeitos do Costume
Escape from New York
Ligações Perigosas
Shrek
Inadaptado
Jerry Maguire
Almost Famous
K-Pax
Os filmes de Woody Allen
Pulp Fiction
Filadélfia
Etudo o vento levou
O caçador
As pontes de Madison County
Reacção em Cadeia
os filmes do Indiana Jones
Blade Runner
Notting Hill
Catch me if you can
e poderia dizer mais alguns, mas não me lembro. Acho que já é o suficiente.

um bem haja a todos

katrinapop
Ribeiro
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Post by Ribeiro »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Anjo</i>

Concordo com muitos dos filmes que já referiram aqui, mas quando li o tópico o 1º filme que me veio à cabeça foi "Os Suspeitos do Costume". Grande argumento e grande filme, sem dúvida.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

[^]
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">A minha escolha...

- "Se7en" [^]
- "The Usual Suspects" [^]
...<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Lembro-me da noite em que o vi pela primeira vez em VHS, pois revi o filme logo a seguir só para unir as ideias, tal foi o impacto e a surpresa que o final do filme originou.[;)] E o filme deu ontem á noite na tv, salvo erro na tvi.

<font color="black"> <font face="Comic Sans MS">Dário Ribeiro</font id="Comic Sans MS"> </font id="black"> [:)] <font color="black"><font face="Comic Sans MS">Coimbra</font id="Comic Sans MS"></font id="black">
lemor
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Post by lemor »

Rocky como grande argumento ?
Discordo completamente...
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Francesco Zappa
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Post by Francesco Zappa »

De facto, "Os Suspeitos do Costume" é, para mim, um dos filmes que mais marcou dos últimos anos, e para isso muito contribui o seu fabuloso argumento.
Rui Santana
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Post by Rui Santana »

Realmente "Os suspeitos do costume" é um óptimo filme.
Ontem (hoje) por volta da uma da madrugada foi exibido na TVI. É pena darem tão tarde os filmes que merecem mesmo a pena.Já a SIC por seu turno actuou na mesma medida e passou o Ninguem é Santo com o De Niro e o Sean Penn por volta da mesma hora.
Aproveito para perguntar se este filme tem alguma edição com legendagem em portugues?
Thanx

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