Bom cinema no feminino
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Re: Bom cinema no feminino

"Night Witches" (German: Nachthexen; Russian: Ночные ведьмы, Nochnye Vedmy) was a World War II German nickname for the female military aviators of the 588th Night Bomber Regiment, known later as the 46th "Taman" Guards Night Bomber Aviation Regiment, of the Soviet Air Forces. Though women were initially barred from combat, Soviet Premier Joseph Stalin issued an order on October 8, 1941 to deploy three women's air force units, including the 588th regiment. The regiment, formed by Major Marina Raskova and led by Major Yevdokia Bershanskaya, was made up primarily of female volunteers in their late teens and early twenties
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Night_Witches

A realizadora soviética Larisa Shepitko, fez um filme sobre uma destas aviadoras condecoradas, que vivia descriminação sexista e profissional, após a vitória russa sobre Berlim em 1945, e foi impedida de voar por ser mulher. Wings (крылья, 1966).
Nos EUA as mulheres realizadoras são lésbicas na sua maioria, a fazerem filmes independentes sobre os direitos LGBT, e depois existem as meninas mimadas com cunhas coma a Sophia Coppola, que faz filmes fúteis de menina mimada (a brincar com assuntos históricos sérios), impróprios para a idade dela, como aquela coisa da Rainha Maria Antonieta ir a uma discoteca de ténis.
Ao menos a realizadora Larisa Shepitko fazia filmes sérios.

Re: Bom cinema no feminino
Eu acredito no talento e sensibilidade dos artistas independente do género. O que eu acho é que cada individuo tem determinadas experiências na vida, e essas experiências influenciam o seu trabalho. Ora, o género é apenas uma variante dessa experiência humana, existem imensas variantes (como a classe social, a infância, relacionamentos, etc), e na verdade cada pessoa é única. Então não dá para generalizar metade do ser humano "os homens são assim, as mulheres são assim", eu não isso credível pelo menos.nimzabo wrote: September 11th, 2018, 8:30 am![]()
Se alguém quiser fazer a junção...
A questão é se o ser mulher poderá acrescentar algo ao que os homens fazem.Sinceramente, eu quando vejo um filme não me interessa se o realizador é homem ou mulher, nem acho que essa distinção faça grande sentido...
Se uma sensibilidade diferente se poderá reflectir no trabalho de uns e outros.
Tendo em conta que há grandes diferenças mesmo dentro de cada género, isso depois é capaz de esbater diferenças que pudesse haver entre os dois géneros.
Para dar um exemplo (e poderá haver melhores) não sei se um filme como 'A Quietude da Água' poderia ter sido feito por um homem... mas se calhar sim...
Eu acho que pode haver uma diferença no filme feito por uma mulher, assim como há diferenças nos filmes feito por homens, pela simples razão que cada pessoa é única, então os filmes produzidos por essa pessoa x vão ser diferentes dos produzidos por pessoa y. Eu não divido isso pelo género...
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Re: Bom cinema no feminino
A esmagadora maioria dos filmes que gosto são realizados por homens mas, em termos de filmes realizados por mulheres, estes são alguns dos meus preferidos:
- The Virgin Suicides e Lost in Translation (Sofia Coppola)
- The Piano (Jane Campion)
- Orlando (Sally Potter, adaptação do romance de Virginia Woolf com o mesmo nome)
- The Tempest (Julie Taymor, adaptação da Peça de Shakespeare com o mesmo nome, com a diferença de que a personagem principal, nesta adaptação, é feminina, em vez de masculina)
De facto, ainda há muito pouco cinema feito por mulheres. No cinema europeu tem havido um número razoável de mulheres realizadoras, falecidas ou em actividade, mas nos Estados Unidos há muito poucas. Talvez não haja muito interesse da parte delas na realização. Claro que esta situação pode sempre mudar mas estes cento e poucos anos de história do cinema têm demonstrado um padrão no qual as áreas onde as mulheres mais se têm destacado têm sido na representação e na criação do guarda-roupa dos filmes. Tanto assim que é nas categorias de Melhor Actriz e de Melhor Guarda-Roupa que elas ganham Óscares.
Depois há uma coisa que me irrita no caso das realizadoras. Tenho reparado que, na esmagadora maioria dos casos, elas fazem um filme e depois passam 5, 6 ou mais anos sem fazerem mais nenhum e só passado esse tempo é que lançam outro filme, filme esse que muitas vezes nem sequer é grande coisa ou não vale nada mesmo. Há casos de realizadoras com 20 ou 30 anos de carreira mas que, em todo esse tempo, só fizeram 6 ou 7 filmes. É claro que isto por si só não quer dizer nada. O Kubrick teve quase 50 anos de carreira e só fez 13 filmes e o Stroheim dizia que, mesmo que um realizador só tenha feito um filme em toda a sua vida, se esse filme for excelente, deveria ser celebrado e recordado pelas pessoas para sempre por esse filme. O problema é que as realizadoras na sua maioria não só fazem muito poucos filmes como a maior parte deles não valem nada ou então são muito fracos. Penso até que a única realizadora que tem uma filmografia grande e frequente é a Agnès Varda.
No caso das mulheres, elas podem fazer um filme bom e depois a seguir fazem três que não valem nada. Ou então em seis filmes que fazem, dois ou três são bons e o resto não vale nada. Nos homens não há essas oscilações de qualidade tão súbitas. Às vezes descobres um filme muito bem feito por uma mulher e tens vontade de seguir o trabalho dela só que chegam a passar 5, 6 anos até que ela lance outro filme e depois já mal te lembras que ela existe.
- The Virgin Suicides e Lost in Translation (Sofia Coppola)
- The Piano (Jane Campion)
- Orlando (Sally Potter, adaptação do romance de Virginia Woolf com o mesmo nome)
- The Tempest (Julie Taymor, adaptação da Peça de Shakespeare com o mesmo nome, com a diferença de que a personagem principal, nesta adaptação, é feminina, em vez de masculina)
De facto, ainda há muito pouco cinema feito por mulheres. No cinema europeu tem havido um número razoável de mulheres realizadoras, falecidas ou em actividade, mas nos Estados Unidos há muito poucas. Talvez não haja muito interesse da parte delas na realização. Claro que esta situação pode sempre mudar mas estes cento e poucos anos de história do cinema têm demonstrado um padrão no qual as áreas onde as mulheres mais se têm destacado têm sido na representação e na criação do guarda-roupa dos filmes. Tanto assim que é nas categorias de Melhor Actriz e de Melhor Guarda-Roupa que elas ganham Óscares.
Depois há uma coisa que me irrita no caso das realizadoras. Tenho reparado que, na esmagadora maioria dos casos, elas fazem um filme e depois passam 5, 6 ou mais anos sem fazerem mais nenhum e só passado esse tempo é que lançam outro filme, filme esse que muitas vezes nem sequer é grande coisa ou não vale nada mesmo. Há casos de realizadoras com 20 ou 30 anos de carreira mas que, em todo esse tempo, só fizeram 6 ou 7 filmes. É claro que isto por si só não quer dizer nada. O Kubrick teve quase 50 anos de carreira e só fez 13 filmes e o Stroheim dizia que, mesmo que um realizador só tenha feito um filme em toda a sua vida, se esse filme for excelente, deveria ser celebrado e recordado pelas pessoas para sempre por esse filme. O problema é que as realizadoras na sua maioria não só fazem muito poucos filmes como a maior parte deles não valem nada ou então são muito fracos. Penso até que a única realizadora que tem uma filmografia grande e frequente é a Agnès Varda.
No caso das mulheres, elas podem fazer um filme bom e depois a seguir fazem três que não valem nada. Ou então em seis filmes que fazem, dois ou três são bons e o resto não vale nada. Nos homens não há essas oscilações de qualidade tão súbitas. Às vezes descobres um filme muito bem feito por uma mulher e tens vontade de seguir o trabalho dela só que chegam a passar 5, 6 anos até que ela lance outro filme e depois já mal te lembras que ela existe.
Last edited by Helder Fialho on September 12th, 2018, 8:29 pm, edited 1 time in total.
Re: Bom cinema no feminino
Pelo menos a Naomi Kawase tem alguns.Penso até que a única realizadora que tem uma filmografia grande e frequente é a Agnès Varda.
https://www.imdb.com/name/nm0442905/?ref_=nv_sr_4
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Re: Bom cinema no feminino
nimzabo wrote: September 12th, 2018, 8:28 pm Pelo menos a Naomi Kawase tem alguns.
https://www.imdb.com/name/nm0442905/?ref_=nv_sr_4
Pois é! Esqueci-me completamente dela. A Naomi Kawase é outro caso raro e tem muito trabalho feito também em curtas-metragens!
Re: Bom cinema no feminino
Uma realizadora que passa um bocado fora dos radares mas que tem uma filmografia bastante consistente é a Kelly Reichardt (Meek's Cutoff, Night Moves, Certain Women, Wendy and Lucy,...)
Re: Bom cinema no feminino
Vou continuar a "publicitar" a Lina Wertmüller na esperança de conseguir convencer alguém
Tem uma obra extensa e excelente!

Tem uma obra extensa e excelente!
Re: Bom cinema no feminino
Não creio que tais diferenças (admitindo que existem) possam ser relevantes em termos práticos de um modo a que possamos claramente dizer que há um "cinema feminino" e um "cinema masculino". Considero que as diferenças de sensibilidade se registam a nível particular (de pessoa para pessoa), e não a nível de género.nimzabo wrote: September 11th, 2018, 8:30 am Se uma sensibilidade diferente se poderá reflectir no trabalho de uns e outros.
Tendo em conta que há grandes diferenças mesmo dentro de cada género, isso depois é capaz de esbater diferenças que pudesse haver entre os dois géneros.
Para dar um exemplo (e poderá haver melhores) não sei se um filme como 'A Quietude da Água' poderia ter sido feito por um homem... mas se calhar sim...
As duas realizadoras que conheço melhor, no sentido em que vi mais filmes, são americanas: a Kathryn Bigelow e a Sofia Coppola. Gosto bastante de alguns filmes da Bigelow, e de um filme em particular da Coppola.
A Kathryn Bigelow, por exemplo, faz filmes "musculados", que se não soubéssemos de quem eram, aposto que a maioria identificaria com "cinema masculino" sem pensar duaes vezes. A Mary Harron realizou o American Psycho. Alguém diz que é um filme com "sensibilidade feminina"?
Já a Sofia Coppola me parece denunciar bastante o género...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Bom cinema no feminino
Bom, se pensarmos na psicologia das personagens, uma realizadora estará à partida mais "apta" para entender e dar a entender um papel feminino e um realizador um papel masculino. Nestes termos concretos, se houver identificação entre realizador/a e personagem, haverá uma vantagem de sensibilidade concreta entre masculino e feminino. Se. Depende do filme e depende das personagens - mas é senso comum.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
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Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Bom cinema no feminino
Vi dois filmes muito bons realizados pela Elaine May, The Heartbreak Kid e A New Leaf
E já tenho o Ishtar e o Mikey and Nicky na lista de espera!

E já tenho o Ishtar e o Mikey and Nicky na lista de espera!
Re: Bom cinema no feminino
Já agora, alguém recomenda o Ishtar? Tem uma crítica bem fraquinha...mansildv wrote: October 22nd, 2018, 5:16 pm E já tenho o Ishtar e o Mikey and Nicky na lista de espera!
Re: Bom cinema no feminino
Feliz Como LázaroAlice Rohrwacher - http://www.imdb.com/name/nm3114621/?ref_=nv_sr_1
Gostei muito do País das Maravilhas e também do Corpo Celeste.
https://www.imdb.com/title/tt6752992/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/happy_as_lazzaro
Sou oficialmente fã desta realizadora e argumentista.
Mais um filme especial.

Re: Bom cinema no feminino
Junto a este tópico o muito, muito bom Mikey and Nicky!mansildv wrote: October 22nd, 2018, 5:16 pm Vi dois filmes muito bons realizados pela Elaine May, The Heartbreak Kid e A New Leaf![]()
E já tenho o Ishtar e o Mikey and Nicky na lista de espera!


Re: Bom cinema no feminino
Depois de me considerar fã da realizadora Alice Rohrwacher também me tornei fã da irmã que é actriz, a Alba.
Gostei de todos os filmes que vi delas e desta vez gostei de um filme mal cotado, para variar.
Vi porque tinha a Alba e não me enganei.
https://www.imdb.com/title/tt7133528/?ref_=rvi_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/lucias_grace

Gostei de todos os filmes que vi delas e desta vez gostei de um filme mal cotado, para variar.
Vi porque tinha a Alba e não me enganei.
https://www.imdb.com/title/tt7133528/?ref_=rvi_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/lucias_grace

Re: Bom cinema no feminino
José
Vi o Night Moves e achei interessante.
Não conheço outro filme com um argumento no género. Documentários sim já vi qualquer coisa.
O filme arrasta-se um pouco na 2ª metade, talvez pudesse ser abreviado.
https://www.imdb.com/title/tt2043933/?r ... f_=nv_sr_1
https://www.rottentomatoes.com/m/night_moves_2013
Uma realizadora que passa um bocado fora dos radares mas que tem uma filmografia bastante consistente é a Kelly Reichardt (Meek's Cutoff, Night Moves, Certain Women, Wendy and Lucy,...)
Vi o Night Moves e achei interessante.
Não conheço outro filme com um argumento no género. Documentários sim já vi qualquer coisa.
O filme arrasta-se um pouco na 2ª metade, talvez pudesse ser abreviado.
https://www.imdb.com/title/tt2043933/?r ... f_=nv_sr_1
https://www.rottentomatoes.com/m/night_moves_2013