Tróia (2004) - Wolfgang Petersen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
thirtysomething
Iniciado
Iniciado

Post by thirtysomething »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Ricardo Ribeiro</i>

Thirtysomething, discordo intensamente com esta tua tirada: "Eu acho o "Gladiator" um optimo filme, e especialmente porque o Crowe o leva aos ombros". Quer dizer, então um filme depender de um actor faz dele um bom filme? Não compreendo.

<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Quando um filme se centra numa personagem e tudo gravita `a sua volta, a escolha errada do/a protagonista pode ser fatal, por muito bom que seja tudo o resto. Quando o actor/actriz tem estofo/carisma/talento para carregar o peso desse protagonismo (como penso que acontece aqui com o Russell Crowe), isso pode ser o suficiente para que o filme funcione ainda melhor. Obviamente, nao serao muitos os casos em que tal sucede, cada vez mais a tendencia esta em duplas de protagonistas ou <i>ensemble pictures </i>...
Ja percebi que aqui ninguem gosta deste filme como eu... Tenho pena, mas paciencia... [8)][:)]

Guida, Lisboa
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Eu gosto do Gladiador. Está bem feito e apesar de puxar todos os cordelinhos das emoções, emerge-nos na época e nas pessoas. Permite-nos empatizar com os personagens, a galeria de secundários é excelente bem como a imagem e a banda sonora. Há por aí muito, mas muito pior. E,
***SPOILER*******
claro, tenho sempre um fraquinho por uma história com um fim trágico em que o herói morre.

Pedro Pereira de Carvalho - 39 anos - Lisboa
Paulo Sousa Dias
Fanático
Fanático

Post by Paulo Sousa Dias »

Olá,

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by thirtysomething</i>
Ja percebi que aqui ninguem gosta deste filme como eu... Tenho pena, mas paciencia... [8)][:)]
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Olha que não... Eu também acho que o Gladiador é um filme excelente, tanto pela representação da antiga Roma como pelas interpretações do Crowe, do Joaquin Phoenix, do Richard Harris e tantos outros(as).
Para mim foi o regresso à velha forma do Ridley Scott, cujos filmes, depois do Alien e Blade Runner, tinham perdido a capacidade de me fascinar como no início da sua carreira.

Um abraço,

Paulo Dias

A minha colecção: http://www.dvdprofiler.com/mycollection.asp?alias=PD
thirtysomething
Iniciado
Iniciado

Post by thirtysomething »

Obrigada aos dois! [:)]
Ja nao me sinto um ET, ate porque gostamos do filme pelas mesmas razoes! [;)]

Guida, Lisboa
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Eu não odeio o "Gladiator", mas também acho que é o pior dos filmes do Ridley Scott e um dos mais básicos do Russel Crowe.
O homem, capaz noutros filmes de se revelar um excelente actor, limita-se neste apenas a grunhir e a berrar todo o filme, sempre com aquela cara de mau. Pois para isso, poderiam ter chamado o Steven Seagal...
E a reconstituição histórica da cidade de Roma e cultura Romanas deixa muito a desejar, tudo soa a falso, roçando em alguns casos o ridículo ( o imperador, uma lástima ).
Pontos positivos : Ridley Scott não sabe filmar mal. A banda sonora tem os seus momentos.

E pensar que foi isto que ganhou um Oscar de melhor filme é de bradar aos céus, especialmente o Ridley Scott que tem tantos, mas tantos filmes melhores na carreira, alguns completamente ignorados.

Luis.
"I am fire and life incarnate"
mrdurst
Entusiasta
Entusiasta

Post by mrdurst »

Já vi[8D]

Ainda estou a digerir as 2horas e meia de filme, que a certa altura parecia um jogo de futebol, ora atacam uns ora contra-atacam outros.[:D] Mas uma coisa posso já adiantar, neste filme fica provado aquilo que já desconfiava o Orlando "legolas" Bloom não sabe representar.[xx(]

_<b>MrDurst</b>_
<i>i fear that i am ordinary, just like everyone
to lie here and die among the sorrows
adrift among the days
for everything i ever said
and everything i've ever done is gone and dead</i>(...)Smashing Pumpkins
o site . as fotos
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">A banda sonora tem os seus momentos<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

OK esta é que não concordo..
blackberry_way
Iniciado
Iniciado

Post by blackberry_way »

Vi ontem o filme e, no geral, gostei. 7/10 [:)]

Pontos negativos:
- A banda sonora, achei-a um pouco "enjoativa"... talvez por ter sido feita à pressa.
- O Orlando Bloom é mesmo do pior (e eu que estava à espera que pelo menos umas vez ele desse expressão àquela cara).

Pontos positivos:
- Boas cenas de batalha (embora "O Senhor Dos Anéis" ainda esteja muito fresco na minha memória, e o Troy fica um pouco aquém).
- Boas interpretações (excepto o Bloom)
- A história flui como deve ser, e está bem contada.

Como não conhecia bem a história, o filme surpreendeu-me na positiva... vejam lá que antes de ver o filme, eu pensava que o Cavalo de madeira era dos Troianos, e eles é que iam invadir a Grécia [:D][:D][:D] ai ai a ignorância [:I]

"The Specials moved imperceptibly, shifting, snugging, rubbing up against each other like sleeping cats, purring."

<i>in</i> "Blackberry Wine" - (c) Joanne Harris
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Tb vi ontem o filme e gostei bastante, talvez pq não estava á espera que fosse tão "bom".

Não acho é o o BP seja o actor indicado para fazer o papel que fez, não tem a ver com ser bom ou mau actor mas simplesmente pq acho que a personagem não "combina" com o actor escolhido, de resto acho o filme um misto de "braveheart" com "gladiador" embora sem a "grandiosidade" do primeiro e mais equipado em qualidade com o segundo.
tri
Fanático
Fanático

Post by tri »

Só vou ver quando aparecer em DVD, pelo que li

http://arts.telegraph.co.uk/arts/main.j ... ixtop.html

não me parece que valha a pena. E em relação à história parece que foram bastante criativos.

A minha colecção de DVDs: http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... is%20Gomes
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

"Criativos" em relação à história COMO?

-------------------------------------------------------------
<b><i>Otium sine litteris mors est et hominis vivi sepultura. </b></i>
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Criativos ao mudarem partes fulcrais da mesma, ao ignorar o papel dos Deuses e ao transformarem um épico grandioso e intemporal num filme de maus contra bons, ao bom / péssimo estilo Hollywoodesco ( assim como o "Braveheart", dependerá dos gostos de cada um ).
E parece que o final deste "Tróia" é SÓ o contrário do da "Ilíada" original e mais não digo...

No entanto :
Não, ainda não o vi nem penso ir vê-lo, pois as reacções de desagrado e de desilusão quase generalizada tem sido demasiado evidentes no tocante a este filme.
Pensa-se que Homero estará a dar voltas no túmulo. Isso para mim, chega.

Volta Peter Jackson, estás completamente perdoado...

<b>
My Pictures</b>

Luis.
"I am fire and life incarnate"
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Quem já viu e conhece a obra original (a Ilíada), agradeço que aponte as diferenças...

-------------------------------------------------------------
<b><i>Otium sine litteris mors est et hominis vivi sepultura. </b></i>
Sunkid
Entusiasta
Entusiasta

Post by Sunkid »

Bem, vi ontem e foram umas 2h45 mins bem passadas. A historia flui bem, os actores vao bem ( para mim, e' o eric bana e nao o brad pitt quem mais sobressai ) e eu sempre gostei deste tipo de filmes. E alias, acho este bem superior ao Gladiador. Mas...e é pena haver este mas...porque raio é que continuam a dar ao Orlando Bloom bons papeis em bons filmes quando ele é tao pessimo actor? Chega a ser angustiante o repetir de expressoes faciais que ja havia usado no LOTR e no Pirates. É realmente o pior actor possivel num papel que ate dava pano para mangas. E entao aquela de lhe por o arco , a la Legolas..enfim
Mas pior ainda, é a horrivel banda sonora deste filme. Acreditem, so vendo o filme é que vao perceber o quao mal adequada é.Parece que foi feito em cima da joelho.Enfim, sao estes e outros pormenores que fazem com que aquilo que podia ser um grande filme, seja apenas um bom entretenimento. É pena, porque dava para muito mais. Ah..e a Helena de Troia...eu tambem entrava em guerra por causa dela!![:D]

Troy 7/10
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Pensa-se que Homero estará a dar voltas no túmulo.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Se alguma vez terá existido ou se realmente se tratava de um só individúo.

Em relação à banda-sonora, dirijam-se a este site (procurem em News):

http://www.gabrielyared.com/

E maravilhem-se com o que poderia ter sido a banda-sonora de Tróia.

Post Reply