Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Arrival (2016) - Denis Villeneuve
Rui Santos wrote:Samwise wrote:Uma coisa que não percebi de todo:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Finalmente, a minha outra grande dúvida:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Ainda a propósito dos nomes, há aqui uma piada que transcendeu o contexto do filme...
É também por isso que é engraçado debater estas coisas.

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
João, a questão da cura...
Cabeças wrote:
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Não era necessário pedir desculpa.Fizes-te bemRui Santos wrote:@Ludovico desculpa ter editado o teu post, mas a questão da comparação que levanto coloco-a sempre em spoiler :) para não deixar influenciar ninguém. Foi mesmo só isso que fiz, colocar a tag spoiler no teu post e no post seguinte do Samwise que cita o teu.

"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Ludovico wrote:Para mim,este filme é uma enorme DECEPÇÃO e eu não esperava isso.
Denis Villeneuve é,para mim, o melhor realizador a trabalhar em Hollywood. Fez,para mim,só filmes ASSOMBROSOS OU MUITO BONS até agora.Com Arrival,porém, borrou a pintura toda de uma forma infeliz.
Para mim, este filme DÁ TUDO AO ESPETADOR,isto é, está tudo bem explicadinho em termos narrativos.
Eh,eh,ehRui Santos wrote: Ludovico, aqui eu confesso-me bem mais "burro" do que tu, pois como disse muito do que vi... tive de deixar passar um tempo para perceber.
Aliás não fosse o link aqui colocado, e alguns posts vossos e posso dizer que teria de rever o filme mais vezes para perceber os "twists" (é só um) da história
Percebo a tua opinião, e nem discutirei cinema contigo pois a tua cultura cinematográfica é muito maior do que a minha, mas se calhar neste caso: 1) Ou viste um filme muito mais direto do que eu 2) Ou então pura e simplesmente o viste num mau dia (coisa que me acontece a mim variadas vezes e dou por mim volta e meia a ver um filme que detestei segunda vez e a perceber melhor o porquê de outros gostarem do mesmo)
Mas não concordo nada em que digas que dá tudo ao espectador...

Fui à sala cheio de empolgamento antes de o ver.Afinal é o realizador do "Raptadas-Prisioners",quer é somente um dos meus favoritos filmes desta década de cinema tendo também a impressão que o Cabeças e tu devem adorar.
É o realizador de "Incendies-A Mulher que Canta" que é quanto a mim dos mais extraordinários filmes que se fizeram sobre o que se passa no Médio Oriente.É o realizador da melhor adaptação de sempre de um livro de José Saramago a cinema que é "O Homem Dúplicado-Enemy".
Bem,em suma, estava empolgado por ser ficção cientifica do melhor.
Decididamente,deverás ter visto mais filmes de que eu e eu estou a léguas do conhecimento de colegas de fórum também.
Ainda bem que eu vi um filme diferente de vocês porque senão isto não tinha graça nenhuma.
Eu não vi o filme num mau dia quem me dera que assim fosse.O mal é que Hollywood trabalha as histórias de ficção cientifica com a papinha toda feita e eu não gosto disso.Gostei pouco de Interstellar,de Perdido em Marte e agora deste Arrival pela mesma razão:Dão tudo ao espetador com outra nuance:
Prometem revolucionar e fazem o contrário. o que contam é tão INCONSISTENTE E TÃO FORA DO RAZOÁVEL que o liquidam de vez.Pouco neste Arrival se aproveita,para mim,claro.Valem os desempehos e tecnicamente.
Porque a história nada acrescenta de novo,e mais ainda,o filme não tem nada de CREDIVEL NO QUE CONTA.
É pena.Uma invasão extraterrestre da forma como é mostrada e contada não tem um mínimo de cabimento.
Falam no TEMPO.Eu pergunto:Não é levar longe demais e além do razoável como mostra o filme?.Para mim, é.
Depois o final do filme é claramente forçado,apressado.Enfim,não um mau filme mas é somente um filme assim assim.Nem aquece nem arrefece.Mas ainda bem que as pessoas adoram o filme porque haverá outros filmes que acontece o contrário.O último grande filme de ficção cientifica que vi recente foi "Gravidade" porque as coisas estão muito equilibradas em termos narrativas além de ser um grande espectáculo de ver.
Enfim,este Arrival tem tantas inconsistências, tantos buracos na história e da maneira como a conta que fiquei agastado com o final fazendo um balanço final é DESAPONTANTE.
Mesmo assim,conto ver o Blade Runner e o facto de ser Villneveuve o realizador deixa-me em pulgas,mesmo tendo feito o pior filme até ao momento da carreira ainda curta.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Ludovico, mas tu só vais saber que estavas num "dia mau" quando vires o filme num "dia bom" - e decorrente do novo processo de visualização, seres dominado por dois sentimentos: o de exultação, pelo facto do filme ser mesmo tão bom e de te ter preenchido tanto intelectualmente, e o de (in)compreensão, por teres agora consciência de que realmente estavas num dia mau da primeira vez...
(também pode suceder que estivesses num dia normalíssimo, e nós todos, os outros que gostaram da fita, estarmos em dias de positivismo e "aceitação exacerbada". Mesmo que nos calhasse uma fita do Uwe Boll, sairíamos da sala a dizer que tínhamos vislumbrado as planícies paradisíacas da 7ª arte...
)

(também pode suceder que estivesses num dia normalíssimo, e nós todos, os outros que gostaram da fita, estarmos em dias de positivismo e "aceitação exacerbada". Mesmo que nos calhasse uma fita do Uwe Boll, sairíamos da sala a dizer que tínhamos vislumbrado as planícies paradisíacas da 7ª arte...

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Gostei. Mas deixa-me triste, ou neste caso irritado, porque era o típico filme que podia gostar ainda mais. Está lá toda a essência, os preciosismos, o contexto, a filosofia, mas por vezes a narrativa parece que é demasiada in your face. Isto é, parece que nos obriga a ler as entrelinhas para tirar a mensagem à força. Não é fluida no sentido que não nos deixa absorver à nossa medida, como também parece que se sente ali um pouco a falta de profundidade. Algo muito soft que não mete o filme noutro patamar.
Outra coisa que também não me caiu muito bem foram as cenas com a filha. Ok, elas depois fizeram todo o sentido, mas até lá éramos bombardeados com aquilo, e a momentos até já inervava porque dava a sensação que estava a querer servir de pretexto para certas atitudes e caracterização da personagem. Deviam ter dado a volta de outra maneira para não tornar este arco tão massudo.
Contudo, não deixa de levantar perguntas bastante pertinentes como a percepção do tempo, e a minha preferida o livre-arbitrio. E quando o filme nos deixa pensar logo após a visualização e no dias depois, fez bem o seu trabalho apesar de tudo. Algo que também merece destaque para além da belíssima fotografia, foi a banda sonora a fazer lembrar as composições poderosas do Philip Glass no Qatsi trilogy.
7.5/10
@Rui Santos, o botão de spoiler está a clicar em falso. Para ver o que está lá escrito tive que citar cada um dos posts.
Outra coisa que também não me caiu muito bem foram as cenas com a filha. Ok, elas depois fizeram todo o sentido, mas até lá éramos bombardeados com aquilo, e a momentos até já inervava porque dava a sensação que estava a querer servir de pretexto para certas atitudes e caracterização da personagem. Deviam ter dado a volta de outra maneira para não tornar este arco tão massudo.
Contudo, não deixa de levantar perguntas bastante pertinentes como a percepção do tempo, e a minha preferida o livre-arbitrio. E quando o filme nos deixa pensar logo após a visualização e no dias depois, fez bem o seu trabalho apesar de tudo. Algo que também merece destaque para além da belíssima fotografia, foi a banda sonora a fazer lembrar as composições poderosas do Philip Glass no Qatsi trilogy.
7.5/10
@Rui Santos, o botão de spoiler está a clicar em falso. Para ver o que está lá escrito tive que citar cada um dos posts.
Vi o filme apenas este fim de semana. Gostei do filme...mas...e há sempre um mas...também fiquei com aquela sensação agridoce de que o filme poderia ter sido muito melhor.
Sim, houve alguns aspectos nas linhas de tempo que me deixaram um pouco confuso, pelos factos já enunciados. também concordo com a teoria de que a Amy apenas era espectadora da sua linha temporal, não podendo intervir directamente.
O filme em si, em diversas partes fez-me lembrar outro filme, do qual na altura também gostei bastante, o Contacto.
Também como já foi referido, o filme tinha todos os componentes para ser algo muito maior, e é isso que também me deixa irritado...o universo cinematográfico, aqui em concreto a ficção científica, tem desiludido imenso nos últimos tempos (não meto aqui o universo Star Wars ao barulho, já que, além de fã incondicional - o que iria deturpar a minha avaliação analítica - , não o coloco no mesmo ramo de ficção científica...sendo mais uma mistura de fantasia com a ficção científica), e aqui estava uma boa oportunidade para o mesmo se redimir...entendo que ficou pelo meio caminho. Caramba, ficção científica é um mundo sem fim de possibilidades, cujos limites são apenas a criatividade dos "escritores", realizadores, e mesmo assim, têm sido só tiros ao lado. Até mesmo aqueles que aproveitam obras já escritas (vejam o que fizeram ao "Ender's Game", é de desesperar, já para não falar no "Battlefield Earth", pior adaptação de um bom livro de ficção científica de sempre, ou mesmo o mais recente "Jupiter Ascending"), onde pouco havia para errar, foram desilusões. Um dia destes ainda gostaria de ver uma adpatação decente do Slaughterhouse 5 do Vonnegut, mas acho que isso é sonhar muito.
Concluindo, não foi, de todo, um filme mau...mas poderia ter sido muito melhor, o potencial era enorme. Esperemos que o Villeneuve esteja à altura do Blade Runner...e já agora, se corresponder mesmo à verdade, do Dune (os livros do Frank Herbert já mereciam algo em grande...se bem que, por diversas razões, não desgostei de todo da adapatção do Lynch, mas isso também pode ser o facto de ele ser um dos meus realizadores fétiche).
Nota: 7.5/10
Sim, houve alguns aspectos nas linhas de tempo que me deixaram um pouco confuso, pelos factos já enunciados. também concordo com a teoria de que a Amy apenas era espectadora da sua linha temporal, não podendo intervir directamente.
O filme em si, em diversas partes fez-me lembrar outro filme, do qual na altura também gostei bastante, o Contacto.
Também como já foi referido, o filme tinha todos os componentes para ser algo muito maior, e é isso que também me deixa irritado...o universo cinematográfico, aqui em concreto a ficção científica, tem desiludido imenso nos últimos tempos (não meto aqui o universo Star Wars ao barulho, já que, além de fã incondicional - o que iria deturpar a minha avaliação analítica - , não o coloco no mesmo ramo de ficção científica...sendo mais uma mistura de fantasia com a ficção científica), e aqui estava uma boa oportunidade para o mesmo se redimir...entendo que ficou pelo meio caminho. Caramba, ficção científica é um mundo sem fim de possibilidades, cujos limites são apenas a criatividade dos "escritores", realizadores, e mesmo assim, têm sido só tiros ao lado. Até mesmo aqueles que aproveitam obras já escritas (vejam o que fizeram ao "Ender's Game", é de desesperar, já para não falar no "Battlefield Earth", pior adaptação de um bom livro de ficção científica de sempre, ou mesmo o mais recente "Jupiter Ascending"), onde pouco havia para errar, foram desilusões. Um dia destes ainda gostaria de ver uma adpatação decente do Slaughterhouse 5 do Vonnegut, mas acho que isso é sonhar muito.
Concluindo, não foi, de todo, um filme mau...mas poderia ter sido muito melhor, o potencial era enorme. Esperemos que o Villeneuve esteja à altura do Blade Runner...e já agora, se corresponder mesmo à verdade, do Dune (os livros do Frank Herbert já mereciam algo em grande...se bem que, por diversas razões, não desgostei de todo da adapatção do Lynch, mas isso também pode ser o facto de ele ser um dos meus realizadores fétiche).
Nota: 7.5/10
- Rui Santos
- Site Admin
Faço o Quote para receberes uma notificação :)hsintra wrote: February 14th, 2017, 10:47 am Vi o filme apenas este fim de semana. Gostei do filme...mas...e há sempre um mas...também fiquei com aquela sensação agridoce de que o filme poderia ter sido muito melhor.
...
Coloquei um pequeno spoiler na tua review. Não é que seja um grande spoiler... mas acho melhor colocar a tag.
Há sempre a hipótese de alguém passar por aqui... e ler o tópico sem ver o filme.

Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Mansildv, leste o livro?
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Sim, vi o filme há cerca de 7 anos e já tinha lido o livro uns anos antes!
Samwise, não gostaste da adaptação?
Não vi ainda. Mais um para a lista. Não sei se fico contente ou preocupado - ou as duas.

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
- Rui Santos
- Site Admin
Uma parte da discussão deste tópico foi passada para: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51691
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania