The Hobbit: An Unexpected Journey (2012) - Peter Jackson
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: The Hobbit (2012) - Peter Jackson
Bah, infilmável?!JRibeiro wrote:É pena o Silmarillion ser infilmável, porque adorava vê-lo no grande écran.

O "Life of Pi" também era infilmável! O Tolkien também! Entre muitos outros!
Depois do que fez o Peter Jackson na primeira trilogia e agora no Hobbit, o que me espanta é sugerires que ele não conseguia filmar o Silmarillion!

Lembro-me sempre do que dizia o imortal Prof. Emmet Brown:
Cabeças

O Silmarillion é infilmável porque são várias histórias que acontecem nas diferentes Eras da Terra Média. O mais próximo seria fazer tipo série como Game of Thrones tipo cada temporada focava cada história que são muitas delas brilhantes.
Mas isso será impossivel nos próximos tempos porque o livro e os seus direitos estão nas mãos da Tolkien Estate (familia do Tolkien) e é bem conhecida a desaprovação que o filho do escritor tem de adaptações dos livros do seu pai para cinema. Por isso, não será tão cedo que haverá algo.
Mas isso será impossivel nos próximos tempos porque o livro e os seus direitos estão nas mãos da Tolkien Estate (familia do Tolkien) e é bem conhecida a desaprovação que o filho do escritor tem de adaptações dos livros do seu pai para cinema. Por isso, não será tão cedo que haverá algo.
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
Em relação à questão da previsibilidade desta adaptação e do seguimento do mesmo exacto estilo cinematográfico do LOTR pelo Peter Jackson, não estou em desacordo que seja "mais do mesmo" - inclusivamente com as mesmas dosagens e proporções (embora com ligeiros ajuste ao tom aqui e ali). Concordo que não haja grandes novidades, fugas ou tentativas de inovar no modelo narrativo de um fórmula que deu o resultado que se conhece no passado - um esmagador sucesso público e crítico. O que não vejo é isso necessariamente como um problema ou um defeito - mormente quando a experiência passada serviu para limar as arestas e para melhorar o conjunto no seu todo de uma forma que faça a diferença (ou seja, que compense uma eventual falta de novidade ou esgotamento no modelo). Paralelamente a isto, penso que a proximidade entre o Hobbit e o LOTR enquanto linhas narrativas semelhantes e sequenciais, no material literário que está na base das adaptações, justificaria por si só a manutenção dessa proximidade no tom cinematográfico.
Dito isto, para mim ter o PJ em topo de forma, a fazer aquilo que é a sua especialidade, é um factor mais para esta adaptação. Em todo o caso, isto não significa que não tenha também uma certa vontade e curiosidade de ver uma adaptação feita pelos olhos de outro realizador, com um cunho pessoal que significasse mais afastamento em relação aos livros.
As adaptações são sempre paus de dois bicos: se são fiéis aos livros o pessoal queixa-se de que são insonsas e não trazem nada de novo, se por outro lado decidem trilhar caminhos diferentes o pessoal queixa-se de que assassinam o material original. Tenho uma certa ideia de que o PJ deve ter encaixado muitas críticas pelas partes que cortou do LOTR (assim de repente, lembro-me do Tom Bombadil) e a lição deve ter-lhe servido para não repetir a ideia no Hobbit - portanto, em cima do rigor temático, houve uma minúcia maníaca na reconstituição de eventos, a ponto de ter sido feito o contrário, a incorporação de material contextual que não fazia parte da narrativa principal.
Dito isto, para mim ter o PJ em topo de forma, a fazer aquilo que é a sua especialidade, é um factor mais para esta adaptação. Em todo o caso, isto não significa que não tenha também uma certa vontade e curiosidade de ver uma adaptação feita pelos olhos de outro realizador, com um cunho pessoal que significasse mais afastamento em relação aos livros.
As adaptações são sempre paus de dois bicos: se são fiéis aos livros o pessoal queixa-se de que são insonsas e não trazem nada de novo, se por outro lado decidem trilhar caminhos diferentes o pessoal queixa-se de que assassinam o material original. Tenho uma certa ideia de que o PJ deve ter encaixado muitas críticas pelas partes que cortou do LOTR (assim de repente, lembro-me do Tom Bombadil) e a lição deve ter-lhe servido para não repetir a ideia no Hobbit - portanto, em cima do rigor temático, houve uma minúcia maníaca na reconstituição de eventos, a ponto de ter sido feito o contrário, a incorporação de material contextual que não fazia parte da narrativa principal.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Essa do Tom Bombadil...Samwise wrote:...Tenho uma certa ideia de que o PJ deve ter encaixado muitas críticas pelas partes que cortou do LOTR (assim de repente, lembro-me do Tom Bombadil)...

O Tom Bombadil!

Cabeças

Acredito que vamos sair recompensados já no próximo capítulo pelo Beorn. 

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Alguém sabe quais os cinemas que estão a passar o filme em 48fps HFR?
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Pelo menos nos cinemas ZON Lusomundo, tens aqui a lista de salas: http://www.zonlusomundo.pt/Filme.aspx?id=12305
Para cinemas sem ser Lusomundo, poderás consultar os sites correspondentes.
Eu vi o filme na 5ª feira em 2D e ontem à noite em 3D 48fps (Alvaláxia) e continuo a preferir o 2D. Eu já sei que não sou apreciador de cinema 3D, mas este queria experimentar para ver os 48 fps com os meus próprios olhos e ter a minha própria opinião. Não vale a pena. Sejam 24, sejam 48, sejam 1001 fps, que se lixe o 3D, para mim cinema é 2D.
O filme, esse continua excelente.
Para cinemas sem ser Lusomundo, poderás consultar os sites correspondentes.
Eu vi o filme na 5ª feira em 2D e ontem à noite em 3D 48fps (Alvaláxia) e continuo a preferir o 2D. Eu já sei que não sou apreciador de cinema 3D, mas este queria experimentar para ver os 48 fps com os meus próprios olhos e ter a minha própria opinião. Não vale a pena. Sejam 24, sejam 48, sejam 1001 fps, que se lixe o 3D, para mim cinema é 2D.
O filme, esse continua excelente.

Porra, só em Lisboa e Porto, mais uma vez o resto do país é paisagem. Não vou fazer 100 km só para ir ver um filme em 48 FPS.
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Isso tem a ver com equipamento. As salas têm de ter projectores que projectem a 48 fps. Mas verificaste sem ser Lusomundo? Pode ser que haja.
Castello Lopes e Cinemax não têm.
Sam e os 48fps o que achaste ? Ou não viste no formato ?
Penso que o problema do Silmarillion é mais de direitos do que outra coisa. E os Tolkien parece-me que não são grandes adeptos do trabalho do Pj (apesar de me parecer existir uns laivos de hipocrisia).
Penso que o problema do Silmarillion é mais de direitos do que outra coisa. E os Tolkien parece-me que não são grandes adeptos do trabalho do Pj (apesar de me parecer existir uns laivos de hipocrisia).
http://www.lemonde.fr/culture/article/2 ... _3246.htmlThey gutted the book, making an action movie for 15-25 year olds. And it seems that The Hobbit will be of the same ilk. Tolkien became…devoured by his popularity and absorbed by the absurdity of the time. The gap widened between the beauty, the seriousness of the work, and what it has become is beyond me. This level of marketing reduces to nothing the aesthetic and philosophical significance of this work.”
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Ainda não vi. Fui com uns amigos e a decisão conjunta foi pela versão 2D.jimmy wrote:Sam e os 48fps o que achaste ? Ou não viste no formato ?
Vontade não me falta. Estou imensamente curioso. A curto prazo tratarei do assunto.

Pelas críticas que têm surgido, há uma certa uninimidade em considerar que os 48fps são prejudiciais ao filme. Está aqui artigo com um apanhado dessas vozes: http://www.vulture.com/2012/12/critics- ... -rate.html
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
E 10 horas para contar uma história que se lê em 5, não é prejudicial?Samwise wrote:Pelas críticas que têm surgido, há uma certa uninimidade em considerar que os 48fps são prejudiciais ao filme.
Esse é que é o meu grande receio.

O 48fps e 3d não me preocupam nada, vou dispensá-los. Não faço questão de ver as lentes de contacto do Gandalf.

Btw, e como já acusaram quem criticou a duração de não ser fã do Tolkien nem do PJ, quero esclarecer que sou grande (enorme) fã do Tolkien e apreciei o que o PJ fez com o LOTR, agora isso não é motivo para querer vê-lo a "fazer render o peixe".
Siroco, pegando no meu caso pessoal, e reforçando a ideia que deixei mais atrás, as parte de que não gostei do LOTR foram essas para "fazer render o peixe", e muito em concreto os diálogos intermináveis e algo piegas entre Frodo, Samwise e mais tarde Gollum.siroco wrote:E 10 horas para contar uma história que se lê em 5, não é prejudicial?
Esse é que é o meu grande receio.Estou mais habituado ao contrário, e julgo que resulta melhor.
Btw, e como já acusaram quem criticou a duração de não ser fã do Tolkien nem do PJ, quero esclarecer que sou grande (enorme) fã do Tolkien e apreciei o que o PJ fez com o LOTR, agora isso não é motivo para querer vê-lo a "fazer render o peixe".
Um dos meus receios era ver essa situação multiplicada por um qualquer coeficiente elevado neste Hobbit (sabendo-se que de um livro 10 vezes menor retiraram um filme com a mesma duração do LOTR). Felizmente estes receios revelaram-se infundados, e os "tempos mortos" na narrativa não são nada aborrecidos nem estão lá para fazer render o peixe. Acredito que o PJ decidiu passar de 2 para 3 partes porque de outra forma estaria a cortar zonas de interesse e importância ao filme, ou a condensá-las para lá de um mínimo "saudável".
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
5 horas? Quando for grande quero ser como tu.siroco wrote:E 10 horas para contar uma história que se lê em 5, não é prejudicial?Samwise wrote:Pelas críticas que têm surgido, há uma certa uninimidade em considerar que os 48fps são prejudiciais ao filme.
Esse é que é o meu grande receio.Estou mais habituado ao contrário, e julgo que resulta melhor.
O 48fps e 3d não me preocupam nada, vou dispensá-los. Não faço questão de ver as lentes de contacto do Gandalf.