Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
O último filme que vi foi o "2001: A Space Odissey" no cinema.
Não me vou pôr aqui a escrever muito sobre um filme que já leva milhões de adjectivos em cima, nem sequer vou deambular uma prosa acerca dos magníficos aspectos técnicos do mesmo, vou sim, e apenas, tentar explicar por palavras o que eu senti ao ver um filme deste calibre, numa sala de cinema com uma imagem e som deslumbrantes.
Para começar digo que quem foi ver este belo pedaço de cultura numa destas sessões de clássicos que a UCI anda a promover, foi um felizardo(a), e para quem ainda não o fez apenas digo isto - Não hesitem!!
Fui ver o filme após ter jantado muito bem, e até abri uma boa reserva, propositadamente, para celebrar o momento. O ambiente na sala estava calmo, com 4 ou 5 casais, e apreciei imenso o facto de mesmo á minha frente observar um pai com o seu filho, onde este parecia estar a dar umas pistas do filme ao jovem rapaz. Pensei de imediato que provavelmente o 2001 marcou imenso esse pai na altura em que o viu, e pensei também que gostaria de estar naquela situação um dia com o meu filho. Levá-lo a assistir numa sala de cinema um dos filmes mais inteligentes e discutidos de sempre.
Após a publicidade (que parece ser obrigatória hoje em dia antes de qualquer sessão) e o trailer de "Casablanca" as luzes fizeram fade-out...e a magia começou.
Tal como os minutos que antecipavam a abertura das pistas de dança das discotecas nos anos 80 (coisa que eu adorava mas que infelizmente se perdeu com o tempo) ficamos ás escuras apenas ouvindo a música do filme.
Quando começo a ouvir as primeiras notas do main-theme de 2001 em alto e bom som, arrepiei-me todo e fiquei repentinamente invadido por uma sensação de felicidade, apenas e só por estar ali naquele momento, apenas por estar ali a apreciar aquele magnífico prelúdio auditivo, como quando tomamos um delicioso aperitivo antes do nosso prato predilecto.
Do inicio ao fim da visualização deste marco cinematográfico eu parecia um garoto que tinha ido pela primeira vez a um parque de diversões, pensando sempre como era possível eu estar a ver um filme com 45 anos que ainda hoje seja tão admirado, discutido e badalado como na altura da sua estreia.
E acreditem que mesmo com um intervalo de 7 minutos o filme para mim pareceu que teve a duração de 1h00 quando na realidade teve 143 minutos.
E mais uma vez digo que uma boa OST pode contribuir imenso para o sucesso de um filme, e no caso de 2001 essa OST vale bem à vontade 50% da obra, e afirmo isto apenas porque eu não estou a ver outro tipo de música que se enquadre num filme assim.
Para mim só existe uma palavra para definir 2001 - Harmonia.
Não me vou pôr aqui a escrever muito sobre um filme que já leva milhões de adjectivos em cima, nem sequer vou deambular uma prosa acerca dos magníficos aspectos técnicos do mesmo, vou sim, e apenas, tentar explicar por palavras o que eu senti ao ver um filme deste calibre, numa sala de cinema com uma imagem e som deslumbrantes.
Para começar digo que quem foi ver este belo pedaço de cultura numa destas sessões de clássicos que a UCI anda a promover, foi um felizardo(a), e para quem ainda não o fez apenas digo isto - Não hesitem!!
Fui ver o filme após ter jantado muito bem, e até abri uma boa reserva, propositadamente, para celebrar o momento. O ambiente na sala estava calmo, com 4 ou 5 casais, e apreciei imenso o facto de mesmo á minha frente observar um pai com o seu filho, onde este parecia estar a dar umas pistas do filme ao jovem rapaz. Pensei de imediato que provavelmente o 2001 marcou imenso esse pai na altura em que o viu, e pensei também que gostaria de estar naquela situação um dia com o meu filho. Levá-lo a assistir numa sala de cinema um dos filmes mais inteligentes e discutidos de sempre.
Após a publicidade (que parece ser obrigatória hoje em dia antes de qualquer sessão) e o trailer de "Casablanca" as luzes fizeram fade-out...e a magia começou.
Tal como os minutos que antecipavam a abertura das pistas de dança das discotecas nos anos 80 (coisa que eu adorava mas que infelizmente se perdeu com o tempo) ficamos ás escuras apenas ouvindo a música do filme.
Quando começo a ouvir as primeiras notas do main-theme de 2001 em alto e bom som, arrepiei-me todo e fiquei repentinamente invadido por uma sensação de felicidade, apenas e só por estar ali naquele momento, apenas por estar ali a apreciar aquele magnífico prelúdio auditivo, como quando tomamos um delicioso aperitivo antes do nosso prato predilecto.
Do inicio ao fim da visualização deste marco cinematográfico eu parecia um garoto que tinha ido pela primeira vez a um parque de diversões, pensando sempre como era possível eu estar a ver um filme com 45 anos que ainda hoje seja tão admirado, discutido e badalado como na altura da sua estreia.
E acreditem que mesmo com um intervalo de 7 minutos o filme para mim pareceu que teve a duração de 1h00 quando na realidade teve 143 minutos.
E mais uma vez digo que uma boa OST pode contribuir imenso para o sucesso de um filme, e no caso de 2001 essa OST vale bem à vontade 50% da obra, e afirmo isto apenas porque eu não estou a ver outro tipo de música que se enquadre num filme assim.
Para mim só existe uma palavra para definir 2001 - Harmonia.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
-
- DVD Maníaco
Pantera: Fiquei intrigado com o Walkabout, parece ser interessante. Adicionado à watchlist.
Rui Sousa: Vi o Dead Zone por volta de 1986 em cassete do clube de video, mas não sabia o nome do filme. De vez em quando lembrava-me de uma cena que me marcou, quando o Presidente dos EUA corta o polegar a um general (ou será um vice-presidente?), para activar "O BOTÃO" que desencadeia o first strike nuclear à URSS, mas não sabia o nome do filme.
Agora já sei!
27 anos a lembrar-me duma cena que vi em miúdo, sem saber de que filme era... Obrigado Rui.
THX: Bom texto, gostei.

Rui Sousa: Vi o Dead Zone por volta de 1986 em cassete do clube de video, mas não sabia o nome do filme. De vez em quando lembrava-me de uma cena que me marcou, quando o Presidente dos EUA corta o polegar a um general (ou será um vice-presidente?), para activar "O BOTÃO" que desencadeia o first strike nuclear à URSS, mas não sabia o nome do filme.

27 anos a lembrar-me duma cena que vi em miúdo, sem saber de que filme era... Obrigado Rui.
THX: Bom texto, gostei.

José,
Bem me parecia que já tinhas visto este filme! 

-
- DVD Maníaco
Estive para fazer uma crítica ao filme (Dead Zone) aqui há uns tempos, mas foi na altura em que o meu DVD avariou e deixei de lado. A ver se retomo qualquer dia, porque acho que o filme vale a pena.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
O 2001 só não é o melhor filme de FC de todos os tempos, porque existe o Blade Runner...THX wrote: E mais uma vez digo que uma boa OST pode contribuir imenso para o sucesso de um filme, e no caso de 2001 essa OST vale bem à vontade 50% da obra, e afirmo isto apenas porque eu não estou a ver outro tipo de música que se enquadre num filme assim.

E sim também o acho um filme perfeito e a banda sonora adequada. Mas nesse ponto, ainda podia ter sido melhor, se é que se pode melhorar a perfeição.
É que os Pink Floyd foram uma hipótese para criar a OST para o 2001.... Na criação artística são raros os momentos em que todas as estrelas se encontram alinhadas, em que tudo se conjuga para a criação de algo divino... Basta uma hesitação do criador, uma pressão para se fazer algo de forma diferente, a felicidade de uma ideia que não estava prevista, para tudo ser diferente. Se pensarmos que só enquanto era filmado o Casablanca é que foi decidido que o Rick não entraria no avião com a Ilsa...
Poderiamos ter na OST do 2001 composta pelos Pink Floyd um outro Dark Side of the Moon... E como a música deles se adequa na perfeição a este filme. Dúvidas? É só ver uma emblemática cena do 2001 com o "One of the Days" ou com a "Echoes"
Vejam aqui e deliciem-se. Parece inacreditável, mas é como se a música explicasse as imagens e estas revelassem o sentido oculto que estas melodias encerraram durante anos...

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Encaixa bem sem duvida, mas o nao chega aos pes do poder da ost original. Basta ver o teaser do godzilla com o ligeti no inicio para notar que a envolvencia e logo outra.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Tantos elogios ao 2001! Ainda nao revi o filme, por isso a minha opiniao ainda se mantem - é um bom filme, mas nao e de longe o melhor filme sci-fi, e muito longe de ser dos melhores filmes de sempre, nem sequer e o melhor filme do Kubrick. Para mim filmes como Alien, Blade Runner ou E.T. sao muito melhores, mas isto sou eu.
È um bom filme. Por acaso na altura que o vi pensei que saísse mais satisfeito, mas mesmo assim, vale bem a pena a experiência. Quase que se pode dizer que é diferente do mainstream, mas para melhor.JoséMiguel wrote:Pantera: Fiquei intrigado com o Walkabout, parece ser interessante. Adicionado à watchlist.![]()
Vi o Looper-Reflexo Assassino e foi uma boa surpresa. Pensei que fosse mais um filme menor de ficção científica mas afinal é um bom filme sobre viagens no tempo, com grandes efeitos visuais e um enredo bem original. Recomendado!
Helldr,
Já tive para alugar esse filme várias vezes mas tal como tu dizes também eu fiquei com a impressão que iria ser mais do mesmo, e como eu não ando muito satisfeito com o Bruce tenho-o colocado em 2º plano.
Agora que o recomendas vou mesmo alugar.
Já tive para alugar esse filme várias vezes mas tal como tu dizes também eu fiquei com a impressão que iria ser mais do mesmo, e como eu não ando muito satisfeito com o Bruce tenho-o colocado em 2º plano.
Agora que o recomendas vou mesmo alugar.
THX,
Vai em frente e aluga-o que não te deves arrepender, está muito acima da média. Por vezes e não sei explicar bem porquê, fez-me lembrar o Matrix, talvez pelo argumento engenhoso.
Alugar?! Ainda resistiram clubes de video aí por cima?
Vai em frente e aluga-o que não te deves arrepender, está muito acima da média. Por vezes e não sei explicar bem porquê, fez-me lembrar o Matrix, talvez pelo argumento engenhoso.
Mais um aqui que gostou muito do Looper. Muito mesmo!
Combina coisas que gosto imenso: viagens no tempo, e um certo ar da velha-guarda. E um Bruce em boa forma, juntamente com um Joseph Gordon-Levitt a fazer de Bruce Willis jovem num trabalho muito interessante.
Combina coisas que gosto imenso: viagens no tempo, e um certo ar da velha-guarda. E um Bruce em boa forma, juntamente com um Joseph Gordon-Levitt a fazer de Bruce Willis jovem num trabalho muito interessante.
Cabeças

Gostos não se discutem mas gostei bem mais do rabbit-proof fence, por exemplo.Pantera: Fiquei intrigado com o Walkabout, parece ser interessante. Adicionado à watchlist.
Penso que do ponto de vista humano o walkabout é fraco.
Sim Helldr, ainda existe aqui um a 300 metros de minha casa, e eu faço questão de lá ir todos os fins de semana. Não precisava de fazer isso, até porque tenho internet e "video on demand" mas quero manter esta tradição, esta rotina, pelo menos enquanto o clube existir. Quero contribuir, de alguma forma, para que ele permaneça ali e não seja extinto como tantos outros. E depois existe sempre aquele atendimento pessoal que não se encontra nos outros sítios e eu valorizo muito isso.THX,
Já vi que o Cabeças também gostou bastante do "Looper" por isso vou já alugá-lo hoje para ver ainda esta noite.
Depois deixo aqui o meu comentário.
-
- DVD Maníaco
Uma dúvida em relação ao Looper...
O enredo será aquele muito complexo, com coisas aparentemente estranhas que não se percebem ao início, e só no fim quando se encaixam as últimas peças do puzzle, é que se percebe a causa e explicação dos motivos inicialmente imcompreensíveis? Se for assim, quero ver mais tarde, mas este conceito é muito raro no cinema, só me ocorrem 3 casos:
1) Filme espanhol Cronocrimenes (Time Crimes)
2) Memento
3) Episódio "Breaking Point" (2000) da minha série de antologia preferida: Outer Limits
Se tiverem alguma outra sugestão dentro deste conceito raro, também será benvinda...
O enredo será aquele muito complexo, com coisas aparentemente estranhas que não se percebem ao início, e só no fim quando se encaixam as últimas peças do puzzle, é que se percebe a causa e explicação dos motivos inicialmente imcompreensíveis? Se for assim, quero ver mais tarde, mas este conceito é muito raro no cinema, só me ocorrem 3 casos:
1) Filme espanhol Cronocrimenes (Time Crimes)
2) Memento
3) Episódio "Breaking Point" (2000) da minha série de antologia preferida: Outer Limits
Se tiverem alguma outra sugestão dentro deste conceito raro, também será benvinda...