Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by rui sousa »

Image

Intenso e realista drama prisional (os minutos iniciais assemelham-se totalmente a um documentário), «Riot in Cell Block 11» é uma pequena curiosidade cinematográfica realizada por Don Siegel (que voltaria a falar da vida atrás das grades no clássico muito mais famoso, «Os Fugitivos de Alcatraz»), sobre os meandros e negociatas do sistema judicial, a partir da história de um motim gerado por um grupo de condenados, que apenas pretendem ver as suas exigências concretizadas, além de quererem chamar a atenção dos meios de comunicação social. Bem filmado e dirigido, com uma precisão minuciosa na construção da tensão, o filme consegue ser um retrato intimista de uma realidade questionável, sobressaindo essas intenções, apesar de algumas cenas serem mais frágeis do que outras. Não marcou a sua época e hoje é um título praticamente desconhecido, mas consegue ser desconcertante na forma como capta a vida de uma prisão sem pozinhos de perlimpimpim.

* * * *
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

waltsouza wrote: A Academia de Hollywood mais do que promover filmes e carreiras usa os Óscares especialmente para promover a indústria e a si própria, independentemente de quem vença (ou perca). Vencedores ou vencidos, filmes que podiam ter sido nomeados e não são, é tudo muito relativo. O principal objetivo da Academia de Hollywood é dar espetáculo e que isso sirva como "marketing" e promoção do (seu) negócio.
Este teu comentário foi do mais redutor que já li relativamente a todos os óscares atribuídos pela academia de Hollywood durante estes anos todos, que não foram tão poucos como isso.

Faz com que todos os filmes, actores, actrizes, realizadores e equipas técnicas que venceram um oscar pelo seu trabalho não signifiquem nada, ou grande coisa que o valha.

Faz com que todas a lágrimas, sorrisos de felicidade, discursos, agradecimentos e momentos de contentamento vividos por todos aqueles que conseguiram ser premiados por essa estatueta dourada TÃO COBIÇADA...sejam reduzidos a uma banalidade gratuitamente oferecida.

Sei ver, e dizer, que nestes últimos anos a esta parte existem uns ateliers de alta costura que se tem aproveitado da passadeira vermelha para fazer de passerelle aos seus vestidos e demais "criações", como jóias e acessórios, vestidos e usados pelas estrelas femininas dessa grande capital do cinema mundial.

No entanto, todo esse festival de glamour não pode nunca descartar e/ou minimizar o real e mais importante facto dessa noite mágica.

Antes demais temos de perceber que uma gala dos óscares é primeiro que tudo uma comemoração de algo que finaliza um ano de trabalho. 365 dias em que milhares de pessoas se encontram para verem o seu trabalho ser recompensado e premiado com, e pelo, reconhecimento de outras tantas centenas de pessoas que, aparentemente, devem perceber minimamente de cinema.

Apesar de já ter lido algures que certas estrelas de Hollywood usaram o seu óscar para calçar uma porta de sua casa continuo a achar que isso não invalida o facto de, numa noite especial, alguém ser premiado com um simbolo do seu profissionalismo.

Por último as pessoas tem de perceber que quando se fala numa "corrida" aos óscares é porque se está a falar de uma competição, e tal como na F1 alguns chegam ao topo e outros ficam para trás.
Se queremos falar de injustiça então temos de avaliar, antes demais, este mundo onde vivemos.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

THX wrote:
waltsouza wrote: A Academia de Hollywood mais do que promover filmes e carreiras usa os Óscares especialmente para promover a indústria e a si própria, independentemente de quem vença (ou perca). Vencedores ou vencidos, filmes que podiam ter sido nomeados e não são, é tudo muito relativo. O principal objetivo da Academia de Hollywood é dar espetáculo e que isso sirva como "marketing" e promoção do (seu) negócio.
Este teu comentário foi do mais redutor que já li relativamente a todos os óscares atribuídos pela academia de Hollywood durante estes anos todos, que não foram tão poucos como isso.

Faz com que todos os filmes, actores, actrizes, realizadores e equipas técnicas que venceram um oscar pelo seu trabalho não signifiquem nada, ou grande coisa que o valha.

Faz com que todas a lágrimas, sorrisos de felicidade, discursos, agradecimentos e momentos de contentamento vividos por todos aqueles que conseguiram ser premiados por essa estatueta dourada TÃO COBIÇADA...sejam reduzidos a uma banalidade gratuitamente oferecida.

Sei ver, e dizer, que nestes últimos anos a esta parte existem uns ateliers de alta costura que se tem aproveitado da passadeira vermelha para fazer de passerelle aos seus vestidos e demais "criações", como jóias e acessórios, vestidos e usados pelas estrelas femininas dessa grande capital do cinema mundial.

No entanto, todo esse festival de glamour não pode nunca descartar e/ou minimizar o real e mais importante facto dessa noite mágica.

Antes demais temos de perceber que uma gala dos óscares é primeiro que tudo uma comemoração de algo que finaliza um ano de trabalho. 365 dias em que milhares de pessoas se encontram para verem o seu trabalho ser recompensado e premiado com, e pelo, reconhecimento de outras tantas centenas de pessoas que, aparentemente, devem perceber minimamente de cinema.

Apesar de já ter lido algures que certas estrelas de Hollywood usaram o seu óscar para calçar uma porta de sua casa continuo a achar que isso não invalida o facto de, numa noite especial, alguém ser premiado com um simbolo do seu profissionalismo.

Por último as pessoas tem de perceber que quando se fala numa "corrida" aos óscares é porque se está a falar de uma competição, e tal como na F1 alguns chegam ao topo e outros ficam para trás.
Se queremos falar de injustiça então temos de avaliar, antes demais, este mundo onde vivemos.
Mas eu disse alguma mentira?

Para que se serve a Academia de Hollywood dos Óscares senão para promover a sua indústria? E a importância é o que cada um lhe quiser dar, uns dão-lhe muita importância, outros nem por isso, e já tiveste várias pessoas do meio ao longo dos destes anos, atores ou realizadores, que relativizaram ou chegaram mesmo a inferiorizar a cerimónia dos Óscares.

Para mim acima de tudo existe um espetáculo que vive muito de uma fogueira de vaidades, não tenho este pensamento de agora e sei da subjetividade imensa que é ter que se escolher o filme do ano, entre centenas.

E não vale a pena sequer tentares, num estilo muito teu, fazer-me ver que o preto é azul, porque eu não mudo de opinião. Tenho esta ideia sobre a cerimónia dos Óscares há muito, muito tempo. E tu lá terás a tua. ;)
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Para que se serve a Academia de Hollywood dos Óscares senão para promover a sua indústria?
Não só, por isso achei redutor o teu comentário.

Essas cerimónias servem, acima de tudo, para se celebrar o CINEMA.
Serve também para premiar, congratular e RECORDAR variadas figuras, do passado e do presente.
Serve para coroar certas carreiras de pessoas que dedicaram as suas vidas à sétima arte.
Serve para manter viva esta arte.

Tudo o resto é show pois está claro, mas é um dos maiores do planeta. Os estúdios também lucram muito com isso, pois está claro. Afinal num campeonato europeu, ou mundial do futebol, também não é isso que se passa? Não existe uma promoção desse desporto?
Não existe gente a vencer e outros a perder medalhas e taças?
Não existe, uma outra gente, a ganhar milhões com isso?

Agora se queres apontar dedos à vaidade-vaidade (de imitação rasca) aponta-os para uma cerimónia anual aqui em Portugal, ao estilo Hollywood. Refiro-me à grande noite dos "Globos de Ouro" da SIC e outra gala parecida da TVI.

Aí sim, até mete dó olhar para os "VIP's" deste país, cuja maior parte nem tem onde cair mortos.
Uma tristeza ver o que certas pessoas fazem só para aparecerem nesses circos televisivos.

Mas fica com o teu "preto" que eu continuo no meu "azul" :wink: .
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Eu cá é mais Neil Young (Out of the Blue... Into the Black) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acho que ambos têm razão - e tendo-a, nenhuma dessas razões exclui a outra. Ultimamente, tenho abordado o assunto "Oscares" como o Woody Allen - não quero saber deles para nada.

Não vejo é essa diferença toda para a cerimónias portuguesas. Para mim os princípios que regem ambas são os mesmos, mas cá são interpretados à nossa escala tipicamente provinciana.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

THX wrote: Serve para manter viva esta arte.
Serve para manter vivo o cinema? Tu dizes cada coisa THX. Eu sou o redutor, e tu és o quê? O exagerado? :-)))

Queres ver que sem os americanos e sem os Óscares não havia cinema, ou ele "morria". Até foram os americanos que inventaram o cinema. :badgrin:

Nada contra a importância que a indústria de cinema de Hollywood representa no mundo mas felizmente existe cinema (e do bom) muito para lá de Hollywood (ou dos E.U.A). Eu até podia ir buscar o argumento da aculturação cinematográfica agressiva que os E.U.A têm e na forma como a usam, quase aglutinando e não deixando respirar certas filmografias (de certos países) mas nem vale a pena ir por aí, até porque acho que a coisa atualmente, e de um modo geral, já esteve bem pior do que está. Mas os E.U.A continuam a ter o monopólio do seu negócio do cinema espalhado pelo mundo, tal e qual um polvo com os seus tentáculos. Será isso bom? Sempre ouvi dizer que tudo o que é demais, enjoa. Excluíndo o sexo, talvez. Se for bem feito. :wink:

É assim, tu tens a tua forma muito própria e apaixonada de ver cinema, e em certos aspetos vai um pouco contra a minha forma de ver as coisas, chegando-se à conclusão (redutora) que sobre certas matérias temos pontos de vista diferentes. Fiquemos por esses pontos de vista distintos sem cair numa troca surda de comentários que acaba por poder cansar as pessoas que nos lêem.

Até porque neste tópico deverá sobretudo falar-se de filmes (já vistos). E eventualmente haver algum debate sobre os mesmos. :-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Hoje vi o Election
http://www.imdb.com/title/tt0126886/?ref_=nv_sr_1
http://www.rottentomatoes.com/m/election/
É um filme liceal com o Matthew Broderick (professor) e a Reese Witherspoon (aluna) realizado pelo Alexander Payne, o mesmo que no ano passado fez o muito bom Nebraska e que já tinha feito Os Descendentes, o Sideways ou As Confissões de Schmidt.
Gostei bastante e surpreende-me que seja pouco nomeado por aqui quando se fala de filmes de adolescentes.
A maneira como está filmado está engraçada pois a narração na primeira pessoa vai saltando de personagem para personagem e a história tem graça.
Não é uma história de adolescentes pura como outras pois há a perspetiva do professor.
É acima de tudo uma hora e meia bem passada.
yes-)
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

Ontem à noite

O Homem das Estrelas(Itália, 1995)
http://www.imdb.com/title/tt0114808/?ref_=nv_sr_1

9/10

P.S.: Atenção que eu sou conhecido por gostar de filmes-seca, por isso desconfiem da minha pontuação como?-)

Não confundir com Starman - O Homem das Estrelas de J.Carpenter do qual também gosto mas de maneira diferente
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

É o típico filme mediterrânico com algum humor à mistura se bem que o final achei um bocado para o infeliz, na verdade não gostei muito do fim.

Por aqui pus-me ontem a ver (finalmente) o Shoah: documentário de 9h30 com entrevistas relacionadas com os campos de concentração nazis.
http://www.imdb.com/title/tt0090015/?ref_=nv_sr_1
http://www.rottentomatoes.com/m/shoah
Para já vou nas 3 horas de visualização.

Vi também já este mês a primeira parte da trilogia 'A condição humana' (~ 3h30m)
http://www.imdb.com/title/tt0053114/?ref_=fn_al_tt_2
http://www.rottentomatoes.com/m/ningen_no_joken_i/
Faltam-me ainda as duas partes restantes com 3 horas cada (no total dá 9h30 tal como no Shoah)

Ando numa de pesos pesados portanto.
Alemanha e Japão na 2ª Grande Guerra.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

Toca a insistir na Condicao Humana, evolucao quer na realizacao quer no arco que a personagem percorre sao de estarrecer. Um dos maiores epicos anti guerra ja feitos. O titulo nao e tao presuncoso como pode parecer a primeira vista.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Para a multidão recém chegada de comboio:
- Estamos mesmo a precisar de pessoas para trabalhar.
- Então os srs. o que sabem fazer?
- O sr. aí qual era a sua profissão?
- Alfaiate.
- De homens ou mulheres?
- Dos dois.
- Muito bem, precisamos de pessoas para arranjar as roupas. E a sra.?
- Eu sou enfermeira.
- Ah muito bem, então vai-nos dar jeito para curar os soldados feridos na frente. Precisamos de enfermeiras.
- Bem.. agora vão todos ter que tirar a roupa.
- Deixem as roupas no chão e entrem ali para dentro para serem desinfetados...

Grandes anormais.
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

nimzabo wrote:É o típico filme mediterrânico com algum humor à mistura se bem que o final achei um bocado para o infeliz, na verdade não gostei muito do fim.

Como assim? ou será que o meu sentido de humor falhou pois não me ri um bocadinho durante o filme :shock:

Quanto ao final sim poderia ser muito mais "feliz" se eles tivessem ficado juntos e tivessem muitos meninos mas o realizador preferiu um fim mais real e triste.
Eu gostei muito mas sou suspeito pois desde jovem que gosto do cinema europeu em especial o italiano.
(Sinto falta dos filmes do Ettore Scola).
Se um dia destes quiseres ver uma boa comédia italiana e dar umas boas risadas e com um final genial sugiro-te este:
La più bella serata della mia vita http://www.imdb.com/title/tt0069094/?ref_=nm_flmg_wr_28
pois suponho que já terás visto o Feios, Porcos e Maus
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

nimzabo wrote:É o típico filme mediterrânico com algum humor à mistura se bem que o final achei um bocado para o infeliz, na verdade não gostei muito do fim.

Por aqui pus-me ontem a ver (finalmente) o Shoah: documentário de 9h30 com entrevistas relacionadas com os campos de concentração nazis.
http://www.imdb.com/title/tt0090015/?ref_=nv_sr_1
http://www.rottentomatoes.com/m/shoah
Para já vou nas 3 horas de visualização.
Tendo em conta o estatuto e patamar que o filme (doc) está envolvido, esperava um pouco mais dele. Ainda assim, há lá situações contadas na 1º pessoa, por quem lá esteve a sofrer aquilo na pele, que dá a um gajo pele de galinha. Mas literalmente.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Como assim? ou será que o meu sentido de humor falhou pois não me ri um bocadinho durante o filme :shock:
Não quer dizer que me tenha rido à gargalhada mas achei graça a algumas coisas: às caras de alguns camponeses, à sua ingenuidade ou à malandrice do 'cineasta', por exemplo.

Tendo em conta o estatuto e patamar que o filme (doc) está envolvido, esperava um pouco mais dele. Ainda assim, há lá situações contadas na 1º pessoa, por quem lá esteve a sofrer aquilo na pele, que dá a um gajo pele de galinha. Mas literalmente.
Já li alguns testemunhos (livros) também na 1ª pessoa por pessoas que passaram por aquilo e portanto já sei mais ou menos como foi. Porém há sempre alguns pormenores* que variam e que são específicos de cada história.
Não estava era a gostar muito nos primeiros minutos ao esquema do interprete mas depois já me habituei um pouco mais até porque alguns depoimentos não precisam de intermediário.
É um pouco fastidioso ouvir perguntas 1º em francês que aparecem legendadas, depois colocadas pela interprete, por exemplo em polaco, a seguir ouvir a resposta dada pelo entrevistado nessa lingua e depois a tradução da resposta em francês finalmente com legendas. Perde-se um bocado de tempo a ouvir as pessoas a falar uma algarviada sem se perceber nada.

* Por exemplo, ontem ouvi um entrevistado dizer que em Auschwitz as pessoas eram mortas com um gás chamado Ziklon B, mas que em Treblinka utilizavam os gases de escape do motor de um Panzer.
----» Se bem percebi isto quer dizer que em Treblinka as pessoas não morriam devido a um gás venenoso próprio para morrerem mas devido à 'fumarada' criada por um motor de combustão (que suponho também deveria fazer uma boa barulheira).
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Wish I Was Here
8/10

Image

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt2870708/
Last edited by mansildv on December 9th, 2014, 4:36 pm, edited 1 time in total.

Post Reply