Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by mansildv »

We're No Angels (Neil Jordan, 1989) - 7/10
http://www.imdb.com/title/tt0098625/?ref_=nv_sr_4
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:Hoje vi o "Kanał", filme polaco de 1957 que empatou com o filme sueco "O Sétimo Selo" no festival de Cannes (prémio do júri).
O Kanal é o segundo tomo de uma trilogia temática que o Wajda fez sobre a guerra. Ainda não vi, mas vi o primeiro, o Pokolenie - Uma Geração e gostei bastante. Pelas mesmas razões que te fizeram gostar do Kanal, penso que apreciarás também o seu antecessor.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Samwise, acho que este Kanal é o segundo filme que vi do Andrzej Wajda. O outro foi o Kalyn feito 50 anos depois em 2007, que foi uma grande desilusão para mim.

O homem tem um currículo impressionante no wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Andrzej_Wajda

Parece que ele variou muito as correntes e estilos de cinema usadas nos seus filmes.

Já tinha lido que este Kanal era o segundo filme de entre três consecutivos dedicados à guerra, mas eu por acaso comecei a ver o Kanal, porque estava a investigar que filmes legendados haviam no canal oficial do estúdio no You Tube, e achei graça a este ser passado dentro de um esgoto. :-)

Se o filme que referes estiver lá no You Tube, com legendas (inglesas), irei dar uma espreitadela. :-)
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

Por muito bons que sejam o generation e o kanal- que sao- o verdadeiro assombro surge com o terceiro, o Cinzas e Diamantes. Sera um dos melhores filmes de Leste alguma vez feito.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Thanks for Sharing (Stuart Blumberg, 2012) - 6.5/10
http://www.imdb.com/title/tt1932718/?ref_=rvi_tt
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

El corazón del guerrero (1999) de Daniel Monzón
http://www.imdb.com/title/tt0205843/?ref_=fn_al_tt_1

Tive uma excelente surpresa com este filme espanhol. Quando o comecei a ver, pareceu-me que estaria perante um "Conan the Barbarian wannabe". Uma versão série B deste famoso personagem, mas como me enganei... Beldar, um guerreiro bárbaro, acompanhado de uma guerreira ruiva chamada Sonja, numa senda para encontrar uma pedra preciosa mágica, tendo que defrontar um malvado feiticeiro... as semelhanças são evidentes... só que rapidamente a história dá um fenomenal twist e somos confrontados com uma realidade bem mais profunda, com várias linhas de enredo que se entrecruzam com mestria. Aliás, as transições entre elas estão muito bem conseguidas.

Uma pérola do cinema espanhol e, mais do que isso, do cinema de aventuras e do subgênero do Sword and Sorcery.
Envergonha a maioria das investidas de Hollywood neste tema e é pena que não seja mais conhecido.
Sem querer fazer spoiler, a sensação que, por vezes, tive foi a de que estava a ver um filme do Terry Gilliam... Espero que esta referência aguce a curiosidade de muitos! :wink:

9/10

P.S: Existe edição nacional em dvd que é igual, fora a capa, à edição espanhola, a qual também tem leg. ptpt
Last edited by Lorde X on December 30th, 2014, 10:20 am, edited 2 times in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Paupau e Samwise, quando estúdio KADR colocar versões legendadas (gratuitas) no seu canal (oficial) do You Tube, irei ver ambos os filmes, mas por agora ainda não estão disponíveis.

Entretanto vi um filme que andava há muito tempo a querer ver, mas não existiam legendas...

Image

"Columna" (1968, Roménia e R.D.A.)

Adorei este filme, que julgo ser o único que se foca na romanização de uma nação derrotada (Dácia, actual Roménia) no período pós-guerra de paz imediatamente após o cessar-fogo. É um filme bonito que mostra a primeira geração de soldados romanos a casar-se e a ter filhos com mulheres da Dácia (os romanos exterminaram quase todos os homens dácios capazes de pegar numa arma, por ordem do imperador).

É o filme da época romana com mais maturidade e profundidade da natureza humana que conheço, aqui as pessoas são normais, com defeitos e qualidades, não existem bons nem maus da fita. Existe apenas o drama de soldados romanos estacionados durante anos longe de casa, em condições muito duras, e do povo dácio derrotado a querer sobreviver no dia-a-dia, na sua terra ocupada.

Por acaso enquanto via o filme, parava para pensar e imaginar Portugal à cerca de 2000 anos atrás, pois o processo de romanização foi quase simultâneo, e algumas das mesmas legiões com os mesmos homens, lutarem em solo português e em solo romeno.

Carreguei dois excertos no you tube (não existem trailers oficiais para este filme pouco conhecido no ocidente), o primeiro mostra um bebé a nascer filho do comandante romano e de uma mulher dácia, o segundo mostra uma das poucas batalhas do filme (o Columna não se foca no aspecto militar).

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Column_%28film%29
http://www.imdb.com/title/tt0062814/

Observação:
Existe uma versão com legendas inglesas no You Tube. Ao carregar os meus excertos, constatei que os direitos de autor pertencem actualmente à empresa e-Multimedia Distribution, que não se opõe (por enquanto) à existência dessa versão completa. Presumo que eles até recebam algum dinheiro da Google. É que de resto será muito difícil ver este género de filmes em Portugal, pois os filmes romenos da era soviética não estão propriamente à venda nas prateleiras do Jumbo, nem tão pouco passam na RTP (acho eu...).
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

The Rocket - 8.5/10
Genuíno, visualmente extraordinário, e uma história de entrega, luta e paixão. Aquele tipo de melodrama sem exagero que sempre gostei, especialmente quando realizado fora do contexto americano/europeu (já nem tanto) ganha uma nova vida. Pelo menos deste género, todos aqueles que mais gostei, foram todas produzidos fora daí.

The Target
- 7.5/10
Thriller sul-coreano sem muito para dizer. Bem pensado como executado, com uns plot twists a condizer e a juntar a isso uma boa carga de acção bem coreografada.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

The Sentinel - A Sentinela (1977) de Michael Winner
http://www.imdb.com/title/tt0076683/?ref_=fn_al_tt_1

Sinopse:
Uma modelo muda-se para o apartamento de um prédio habitado no último piso por um padre cego. Ela começa a ter dificuldade em adormecer à noite e têm alguns flashbacks da tentativa de suicídio que levou a cabo uns anos antes.
Os vizinhos revelam comportamentos estranhos e, por vezes, chocantes.
Acaba por descobrir que se encontra naquela casa por uma razão.

Um filme de terror à antiga, feito poucos anos depois do Exorcista e com algumas similaridades no tom.
Conta com vários actores conhecidos (Eli Wallach, José Ferrer, Ava Gardner, Burgess Meredith), alguns dos quais com pequenos papeis por estarem no início da sua carreira (Christopher Walken, Jeff Goldblum).

Algum gore algo explícito e um par de cenas mesmo assustadoras, que poderiam estar num filme de terror japonês da actualidade.
Recomendado para fãs do The Exorcist, The Omen, etc.

8/10!
Image

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Rushmore (Wes Anderson, 1998) - 8.5/10
http://www.imdb.com/title/tt0128445/?ref_=rvi_tt

Revi o Rushmore, o segundo filme do Wes Anderson (já na altura dava para se perceber que tinha um estilo muito próprio) e ainda o apreciei mais neste segundo visionamento.
Bom desempenho do protagonista (Jason Schwartzman) e Bill Murray com mais um papelaço yes-)
O argumento é muito bom, ao nível dos melhores do Wes Anderson e companhia yes-)

Four Lions (Christopher Morris, 2010) - 7/10
http://www.imdb.com/title/tt1341167/?ref_=nv_sr_5

Comédia interessante sobre os piores terroristas à face da Terra, que peca apenas por algumas situações improváveis.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

nimzabo wrote:The Hot Spot
[youtube]RTvLmW6ecno[/yotube]
http://www.imdb.com/title/tt0099797/
Vale alguma coisa? Dizem que a única coisa de jeito nele é mesmo o óbvio, de resto não passa muito disso.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

PanterA wrote:
nimzabo wrote:The Hot Spot
[youtube]RTvLmW6ecno[/yotube]
http://www.imdb.com/title/tt0099797/
Vale alguma coisa? Dizem que a única coisa de jeito nele é mesmo o óbvio, de resto não passa muito disso.
Eu gostei. Para mim vale a pena ver, mesmo esquecendo, se tal for possível, que a Jennifer Connelly entra nele...
É um neo noir, em que uma mulher fatal, a Virginia Madsen numa interpretação marcante, ardilosamente tece uma estratégia para conseguir os seus intentos.
Para mim vale 8/10!
Image

mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Dressed to Kill (Brian De Palma, 1980) - 8/10
http://www.imdb.com/title/tt0080661/?ref_=nv_sr_2

Image

Bom thriller do mestre De Palma. Muito bom tecnicamente, com um argumento que me deixou colado ao ecrã yes-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Lorde X wrote:Eu gostei. Para mim vale a pena ver, mesmo esquecendo, se tal for possível, que a Jennifer Connelly entra nele...
É um neo noir, em que uma mulher fatal, a Virginia Madsen numa interpretação marcante, ardilosamente tece uma estratégia para conseguir os seus intentos.
Para mim vale 8/10!
Sendo assim talvez lhe dê uma oportunidade. Depois dou novidades.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

PanterA wrote:
Lorde X wrote:Eu gostei. Para mim vale a pena ver, mesmo esquecendo, se tal for possível, que a Jennifer Connelly entra nele...
Para mim vale 8/10!
Sendo assim talvez lhe dê uma oportunidade. Depois dou novidades.
Na mesma onda, considerem também o The Last Seduction, de John Dahl.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva

Post Reply