redcoon

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Falp
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Falp »

Seja como for, é legal deduzir o IVA???
mete em nome da empresa...
FALP

-Arcam Solo Movie 2.1, Acoustic Reality eAR202Ref, B&W CM1, BK Gemini, Panasonic 37PX80, Western Digital TV, PlayStation2 Slim
-Denon D-100, Celestion 3MkII
-iPod Shuffle 2, Sennheiser CX300
Golfe11
Entusiasta
Entusiasta

Post by Golfe11 »

AC DC,
Depende do caso, existem Empresas ou por conta própria que terão direito a deduzir o IVA dependendo da actividade exercida, caso tenhas uma Empresa ou trabalhes por conta própria o melhor é consultar o teu contabilista para saber se o podes fazer, se assim for, antes de comprar algo na EU terás que preencher um impresso e entregar nas finanças a declarar que realizas transações intracomunitárias para
evitar uma multa.

Se fores um trabalhador por conta de outrém como eu, não podes deduzir o IVA. Fazemos as compras pagamos o IVA na origem e já está, não temos que pagar nada mais.

No caso da Empresa que possa deduzir, compra or exemplo na Alemanha sem IVA, mas ao declarar a importação para Portugal irá liquida-lo a 19% e depois deduz automáticamente. Caso faça a importação
mas não tenha direito à dedução irá pagar o IVA a 19 %, ou seja perderá 4%, tenho conhecimento de pessoal que pensava que podiam deduzir e depois de importarem material tiveram depois que o pagar cá porque não podiam deduzir esse tipo de bens.

Depende da profissão e ramo de cada um.
Melhores cumprimentos

Golfe11

P.S. Olhem os clicks
TV: Loewe Aconda + Loewe Sound Systems
RuDDi
Novato

Post by RuDDi »

Golfe11: Os particulares beneficiam se pagarem o IVA doutro Estado Membro desde que mais barato (Espanha, Alemanha, e outros a 16% ). Quanto à questão de liquidar o IVA, antes ou depois do pedido de reembolso? Tanto faz, desde que contabilizes como despesa a factura pelo valor sem IVA ( embora exista muito boa gente que liquide IVA sobre IVA pago no estrangeiro, enfim... )

AC DC: Não é legal deduzir o IVA da forma como descreveste. Não existe nenhum mecanismo entre os países da UE, para esse efeito. O que é legal de se fazer é como eu escrevi. Vou-te dar um exemplo simples: supõe que vais a Badajoz e compras um leitor de DVD no El Corte Inglés, para o qual pedes uma factura. O valor pago incluí IVA, eles não te vão retirar esse valor. O que depois tens de fazer é pedir às Finanças espanholas para te devolverem o IVA.
Rui Cardoso
Panasonic TX-32PD30 + Denon DVD-2200 + Pioneer DV-575A + Pioneer VSX-1014 + Kef Q55 + KEF KHT 2005.2 + Cabos Profigold, IXOS, Supra e QED
Saxo
Fanático
Fanático

Post by Saxo »

Mas é um processo mais moroso.

O ideal é pedir na origem que retirem o IVA. Depois declaras na declaração de iva normal e já está. Como não chegas a pagar o IVA nem lá nem cá, acabas por não ter de esperar por um reembolso.

Existe um site onde qualquer pessoa pode consultar se um NIF é válido como IVA dedútivel. É assim que eles confirmam se te podem tirar o IVA.
Ganhe 5 £ em compras. Clique em R-Points.

Queres um Gmail? Manda PM
AC DC
Fanático
Fanático

Post by AC DC »

Ok... Lembrei-me do documento...
Leiam o RITI... :wink:

http://trilogus.pt/tri-iva-intra.htm
TV Sony KV-36FS70; Sony PS2; Sony SLV-E850(VHS); Denon AVR-2105; Acoustic Energy Aegis EVO 1 + EVO Central + Compact; REL Quake
Hi-fi dude
Fanático
Fanático

Post by Hi-fi dude »

Malta só uma pergunta.

Temos tantas defesas numa loja on-line (sem instalaçõs físicas que se limitam ao fim ao cabo a distribuir produtos), do que numa loja normal?

Por exemplo, o produto avariou, mas até está dentro da garantia. Exponho o caso a uma loja destas ou ao importador oficial por exemplo?

E se entratanto uma loja destas on-line onde tinha comprado vai ao charco? Fico agarrado?

Enfim é dúvida de quem nunca comprou nada on-line...
Nuno Amaro.

Phillips MatchLine Classic 29" - Harman/Kardon AVI 200II - H/K HD 7525 - H/K TD 450 - H/K TU 950 - Sony Ps-A790 - KEF Q50 - 2x 8m Supra Classic 4.0 - Monitor Audio Baby Boomer - 2x 22m Supra Classic 4.0 - BOSE 151 - JBL Media 3.
Golfe11
Entusiasta
Entusiasta

Post by Golfe11 »

Olha neste caso da minha compra o fulano diz que garante os 14 dias para devoluçao, nós é que temos
que pagar o reenvio.
Em caso de avaria contactas a assistencia da marca.
Pelo menos tenho uma factura de compra.

Não quero afirmar que em certos casos as coisas não possam correr mal. Mas tambem correm mal nas lojas normais.
Melhores cumprimentos

Golfe11

P.S. Olhem os clicks
AC DC
Fanático
Fanático

Post by AC DC »

É mais ou menos como dizes, Golfe11...
Os 14 dias é de Lei e sem teres que dar explicações (compra à distância)...
O pagamento do reenvio só é feito por ti se não solicitares que seja feito por eles... :wink:
Quanto à assistência/garantía, sem ter lido nenhum Diploma mas pelo que tenho lido por aqui, também parece que é obrigatório para a marca prestá-la através do seu representante nacional caso a compra tenha sido efectuada num outro país da CE...

EDIT:
Isto não quer dizer que para fazermos valer os nossos direitos não possam surgir problemas... :wink:
Last edited by AC DC on January 28th, 2005, 5:15 pm, edited 1 time in total.
TV Sony KV-36FS70; Sony PS2; Sony SLV-E850(VHS); Denon AVR-2105; Acoustic Energy Aegis EVO 1 + EVO Central + Compact; REL Quake
Golfe11
Entusiasta
Entusiasta

Post by Golfe11 »

Acho que é isso mesmo.
Posso acrescentar que tive um problema com umas colunas que mandei vir, uma chegou partida, acho que pelo transportador. O alemão demorou uns dois meses a receber o $$ do seguro, mas depois mandou mais duas colunas, para substituir as originais. Portanto nesse caso tive sorte que ele foi honesto.
Melhores cumprimentos

Golfe11

P.S. Olhem os clicks
Hi-fi dude
Fanático
Fanático

Post by Hi-fi dude »

E no caso da redcoon.pt ou outros nacionais, em que a compra é feita cá. Se tiver chatice posso acenar a garantia ao importador nacional, caso a loja feche ou assim? Imaginem por exemplo que tenho o produto há um ano e por qq razão pifou...
Nuno Amaro.

Phillips MatchLine Classic 29" - Harman/Kardon AVI 200II - H/K HD 7525 - H/K TD 450 - H/K TU 950 - Sony Ps-A790 - KEF Q50 - 2x 8m Supra Classic 4.0 - Monitor Audio Baby Boomer - 2x 22m Supra Classic 4.0 - BOSE 151 - JBL Media 3.
AC DC
Fanático
Fanático

Post by AC DC »

Achjo que sim desde que a garantía é uma obrigação das marcas e não das lojas... :wink:
_PedroS_
Iniciado
Iniciado

Post by _PedroS_ »

A garantia é internacional, isto teoricamente funciona como nos carros se tu fores a Espanha tiveres o carro na garantia e ele avariar eles arranjam o carro lá sem problemas.

Os gajos da assistencia é que se podem armar em parvos, mas nada como reclamar com o representate da marca nessas situações.

Post Reply