Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial (1939-1945)
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Filmes 2ª guerra mundial
True. Admito que não foi uma frase simpática, mas se olharmos para trás, podemos ver que uma WWIII teve muito perto de acontecer começada pela própria URSS - potência absoluta em expansão, com o agregar de vários países para o "seu" Bloco Leste. O que leva a questão que levantei em cima. Se os Aliados sabiam aquilo que era a URSS, foram-se a aliar tão enigmaticamente que uns anos mais tarde podiam ser a sua derrota? Daí que sustente o argumento inicial, que os Aliados não sabiam muito bem com aquilo que estavam a meter debaixo do seu braço.
-
- DVD Maníaco
Bem, já que nós "tramámos" o opening poster grande guru, e fizemos disto um tópico acerca da 2ª guerra mundial, aqui fica um trailer bom para o tópico, com imagens reais montadas por um you tuber alemão, sem qualquer tomada de partido ou posição política. O trailer é muito bonito e em particular gostei da discussão da mulher-soldado sinaleira soviética em Berlim, que lá fazem nos comentários.

-
- DVD Maníaco
O meu gosto pela 2ª Guerra Mundial surgiu com os jogos de computador da SSI (Strategic Simulations Incorporated) Panzer General e Allied General, que jogava no meu primeiro PC no ano 1995, um 486 DX4 a 100 MHz, que já tinha placa de som Soundblaster 16 e leitor de CD-ROM a 4x (4 velocidades= 600 Kb/s), e por isso podia ver as filmagens históricas no CD do jogo, estilo esta:
O video é interessante 20 anos depois, porque mostra artilharia pesada de comboio, que ainda não vi em nenhum filme. Ele é diferente da versão do PC que eu tinha, mas foi o melhor video do jogo que encontrei no You Tube.
Por volta do ano 2000 um amigo cinéfilo do meu pai emprestou todos os filmes da 2ª guerra que tinha (esse fanático tinha uns 5 mil filmes, a maioria em VHS e já alguns em DVD).
Mas só matei a fome quando a Mosfilm mostrou gratuitamente ao mundo os 5 filmes da saga Liberation, o que foi um sonho tornado realidade para mim, poder finalmente ver a captura de Berlim.
Depois disso fiquei enjoado com tanto filme de guerra que o cinema de leste fazia, e deixei de ver filmes desse tema.
O video é interessante 20 anos depois, porque mostra artilharia pesada de comboio, que ainda não vi em nenhum filme. Ele é diferente da versão do PC que eu tinha, mas foi o melhor video do jogo que encontrei no You Tube.
Por volta do ano 2000 um amigo cinéfilo do meu pai emprestou todos os filmes da 2ª guerra que tinha (esse fanático tinha uns 5 mil filmes, a maioria em VHS e já alguns em DVD).
Mas só matei a fome quando a Mosfilm mostrou gratuitamente ao mundo os 5 filmes da saga Liberation, o que foi um sonho tornado realidade para mim, poder finalmente ver a captura de Berlim.

Depois disso fiquei enjoado com tanto filme de guerra que o cinema de leste fazia, e deixei de ver filmes desse tema.

O meu também veio dos jogos. Depois de passar milhões de vezes o COD e MOHAA, a partir daí foi sempre a ver séries, filmes, documentários, livros (já nem tanto) com tudo o que tivesse relacionado com a WWII. Gosto esse que ainda hoje se mantém, e é uma das partes da história que mais gosto de discutir.
-
- DVD Maníaco
Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial
O objectivo deste tópico é a discussão de filmes acerca da 2ª Guerra Mundial, de TODOS os géneros. Aqui podem falar de filmes românticos, de comédia, de ficção científica (História alternativa) e claro também podem falar de filmes de guerra, cujo conceito varia de geração em geração e de pessoa para pessoa.
Por exemplo o conceito de filme de guerra, tem esta definição (ou indefinição) no wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/War_film
Mas este tópico não é acerca do género "guerra". Eu próprio até prefiro como entretenimento pessoal, um filme de pura ficção, do género aventura/"survival film" passado na guerra, estilo uma evasão de campo de prisioneiros, do que um filme formal, com rigor histórico.
Lista de filmes, mantida pelo Nimzabo
versão de testes:
Por exemplo o conceito de filme de guerra, tem esta definição (ou indefinição) no wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/War_film
Mas este tópico não é acerca do género "guerra". Eu próprio até prefiro como entretenimento pessoal, um filme de pura ficção, do género aventura/"survival film" passado na guerra, estilo uma evasão de campo de prisioneiros, do que um filme formal, com rigor histórico.
Lista de filmes, mantida pelo Nimzabo
versão de testes:
Last edited by JoséMiguel on July 10th, 2016, 7:21 pm, edited 2 times in total.
-
- DVD Maníaco
Re: Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial
História Alternativa - Parte I
Vou aproveitar este tópico, para fazer um à parte acerca de realidades alternativas em que o Eixo (Alemanha-Itália e Japão) venceram a segunda guerra mundial. Into tanto pode ser abordado numa vertente da ficção científica, através de viagens no tempo, como de uma forma natural em que o rumo da História apenas se desviou ligeiramente num momento decisivo.
Embora este tema seja recorrente nas séries de ficção científica (Star Trek, The Outer Limits, Darkroom, etc.), apenas conheço quatro abordagens sérias no cinema ou séries televisivas:
Começo pelos dois exemplo mais óbvios:
I

https://en.wikipedia.org/wiki/Philadelp ... eriment_II
II

https://en.wikipedia.org/w/index.php?ti ... t=no#Anime
Antes de citar o exemplo IV do Fatherland, conforme escrevi no tópico dos telefilmes da HBO, relembro que o Samwise me colocou uma questão muito inteligente e pertinente, em que me pediu para explicar o motivo pelo qual eu acuso o argumentista de ser ignorante, atrasado mental, imbecil, [introduzir insulto N aqui], etc. Eu tenciono responder a essa boa pergunta, mais tarde neste tópico e entre muitas outras coisas (não-militares) irá envolver os planos alemães da invasão de Portugal e Gibraltar nas operações de nome de código Felix e Isabella, mas para começar chamo a atenção para o seguinte filme, que se baseia na invasão da Inglaterra em 1940, sem meter ao barulho a armada italiana, a contornar livremente a península ibérica sob ocupação Nazi, a caminho de costas inglesas.
III

https://en.wikipedia.org/wiki/It_Happened_Here
IV
Vou aproveitar este tópico, para fazer um à parte acerca de realidades alternativas em que o Eixo (Alemanha-Itália e Japão) venceram a segunda guerra mundial. Into tanto pode ser abordado numa vertente da ficção científica, através de viagens no tempo, como de uma forma natural em que o rumo da História apenas se desviou ligeiramente num momento decisivo.
Embora este tema seja recorrente nas séries de ficção científica (Star Trek, The Outer Limits, Darkroom, etc.), apenas conheço quatro abordagens sérias no cinema ou séries televisivas:
Começo pelos dois exemplo mais óbvios:
I

https://en.wikipedia.org/wiki/Philadelp ... eriment_II
II

https://en.wikipedia.org/w/index.php?ti ... t=no#Anime
Antes de citar o exemplo IV do Fatherland, conforme escrevi no tópico dos telefilmes da HBO, relembro que o Samwise me colocou uma questão muito inteligente e pertinente, em que me pediu para explicar o motivo pelo qual eu acuso o argumentista de ser ignorante, atrasado mental, imbecil, [introduzir insulto N aqui], etc. Eu tenciono responder a essa boa pergunta, mais tarde neste tópico e entre muitas outras coisas (não-militares) irá envolver os planos alemães da invasão de Portugal e Gibraltar nas operações de nome de código Felix e Isabella, mas para começar chamo a atenção para o seguinte filme, que se baseia na invasão da Inglaterra em 1940, sem meter ao barulho a armada italiana, a contornar livremente a península ibérica sob ocupação Nazi, a caminho de costas inglesas.
III

https://en.wikipedia.org/wiki/It_Happened_Here
IV
Observação: Farei um seguimento a este tema, com comentários meus, mais tarde.
Wikipédia / IMDB
Mapas de autoria russa, na versão russa do Wikipédia, da realidade alternativa de 1964 do filme norte-americano:
Legenda:
Briangotts из английской Википедии
The world in 1964, according to the en:alternate history of en:Robert Harris's novel Fatherland. Keys: Red=Nazi Germany; Dark Red=German sphere of influence (European Community); Light Blue=USA and territories; Dark Blue=US allies and partners; Yellow=Republic of China; Grey=Not discussed. NB: The exact status of the European empires is unclear; the empires may have broken apart, may still exist, or may exist in a smaller/larger form than in our timeline.
A minha opinião:
O filme é muito bom a nivel de entretenimento e visual filmado na Alemanha, com mercedes dos anos 60, com pirilampo azul no tejadilho e insígnia das SS pintada nas portas do mercedes.
Eu gostei muito do filme, mas o escritor do livro* é um anormal ignorante e toda a premissa ofende a lógica do meu intelecto. É um bom filme que recomendo, a par com o Regresso ao Futuro, Indiana Jones e afins, mas tal como nesses dois, a lógica não funciona.
*Errata: onde se lê livro, dever-se-á ler argumento.
A abordagem é do estilo de filme complicado de espionagem da guerra fria, para adultos.
O argumento não tem lógica e é mais imbecil do que estava à espera, mas o factor de entretenimento foi muito elevado para mim, pois adoro estas premissas de realidades alternativas. Recomendo bastante o filme, mesmo com a idiotice da falta de lógica da premissa.
Observação: O meu agradecimento ao sujeito russo, que compôs a página do wikipédia, porque sem ele eu nem sequer teria um póster para mostrar aqui, quanto mais os mapas...
-
- DVD Maníaco
The Bridge at Remagen (1969)

Para dar o pontapé de saída neste tópico, venho falar de um dos meus filmes de guerra preferidos.
A Ponte de Remagen é uma cassete VHS que eu tenho (com selo original da D.G.E. e tudo) e que gosto muito de ver e rever de tempos a tempos. Já não vejo o filme há uns 7 anos, mas do que gosto mais é do personagem do Major Paul Krüger, interpretado pelo actor Robert Vaughn:

Trata-se de um filme de Hollywood, mas em 1969 ainda não tinha ocorrido o colapso do cinema norte-americano que deu origem à actual idade das trevas do cinema, e estamos perante um filme do "estúdio" United Artists, numa época em que ainda haviam muitos estúdios americanos, com concorrência entre si, e não havia a mania idiota actual de impingir fórmulas repetitivas nos filmes.
Os americanos foram filmar este filme na Checolováquia, mas tiveram azar pois durante as filmagens ocorreu a "Primavera de Praga", com invasão militar simultânea da União Soviética, Alemanha de Leste, Bulgária, Hungria e Polónia, pelo que os cineastas e actores fugiram aterrorizados em táxis, em direcção à fronteira com a NATO.
Mas o que filmaram já valeu este excelente filme.
No wikipédia existe este bonito gif animado com as tropas americanas a entrarem na Alemanha Nazi, sobre a ponte de Remagen:

Este filme está tecnicamente muito bem feito, com grandes meios e recursos militares, que envolvem tanques americanos em alta velocidade, em perseguição de comboios, e cenas espectaculares à escala real, sem recurso a desenhos animados CGI, flagelo do século XXI. Estamos perante um filme a sério.
Eu não irei descrever a sinopse, e acho melhor dar apenas a minha forte recomendação pessoal, e se gostarem do filme, então espreitem o wikipédia acerca do filme e dos factos históricos em que o filme se baseia muito livremente.
Por exemplo quando eu via esta cassete, nem havia sequer wikipédia e só hoje fui espreitar...
Introdução do filme, com os tais tanques verdadeiros em alta velocidade, lamento mas eu irei sempre elogiar tanques, barcos e aviões, em detrimentos dos desenhos animados CGI do cinema do séc. XXI, ao longo deste tópico, por isso habituem-se
:

Para dar o pontapé de saída neste tópico, venho falar de um dos meus filmes de guerra preferidos.
A Ponte de Remagen é uma cassete VHS que eu tenho (com selo original da D.G.E. e tudo) e que gosto muito de ver e rever de tempos a tempos. Já não vejo o filme há uns 7 anos, mas do que gosto mais é do personagem do Major Paul Krüger, interpretado pelo actor Robert Vaughn:
Trata-se de um filme de Hollywood, mas em 1969 ainda não tinha ocorrido o colapso do cinema norte-americano que deu origem à actual idade das trevas do cinema, e estamos perante um filme do "estúdio" United Artists, numa época em que ainda haviam muitos estúdios americanos, com concorrência entre si, e não havia a mania idiota actual de impingir fórmulas repetitivas nos filmes.
Os americanos foram filmar este filme na Checolováquia, mas tiveram azar pois durante as filmagens ocorreu a "Primavera de Praga", com invasão militar simultânea da União Soviética, Alemanha de Leste, Bulgária, Hungria e Polónia, pelo que os cineastas e actores fugiram aterrorizados em táxis, em direcção à fronteira com a NATO.
Mas o que filmaram já valeu este excelente filme.

No wikipédia existe este bonito gif animado com as tropas americanas a entrarem na Alemanha Nazi, sobre a ponte de Remagen:

Este filme está tecnicamente muito bem feito, com grandes meios e recursos militares, que envolvem tanques americanos em alta velocidade, em perseguição de comboios, e cenas espectaculares à escala real, sem recurso a desenhos animados CGI, flagelo do século XXI. Estamos perante um filme a sério.
Eu não irei descrever a sinopse, e acho melhor dar apenas a minha forte recomendação pessoal, e se gostarem do filme, então espreitem o wikipédia acerca do filme e dos factos históricos em que o filme se baseia muito livremente.
Por exemplo quando eu via esta cassete, nem havia sequer wikipédia e só hoje fui espreitar...

Introdução do filme, com os tais tanques verdadeiros em alta velocidade, lamento mas eu irei sempre elogiar tanques, barcos e aviões, em detrimentos dos desenhos animados CGI do cinema do séc. XXI, ao longo deste tópico, por isso habituem-se

Last edited by nimzabo on June 10th, 2018, 5:26 pm, edited 78 times in total.
E com tanto filme algumas das imagens que me surgem mais na mente não são de nenhum filme mas de jogos de vídeo.
Os jogos da série Medal of Honor, por exemplo, eram bem divertidos.
Andava-se de tanque, lutava-se com pastores alemães e desembarcava-se na Normandia mas o melhor de tudo era mesmo brincar aos snipers com uma espingarda com mira telescópica.
Os jogos da série Medal of Honor, por exemplo, eram bem divertidos.
Andava-se de tanque, lutava-se com pastores alemães e desembarcava-se na Normandia mas o melhor de tudo era mesmo brincar aos snipers com uma espingarda com mira telescópica.
-
- DVD Maníaco
Estou só de passagem para dizer que ontem vi um filme que adorei.

"The Eternal Zero (永遠の0 Eien no Zero?) is a 2013 Japanese war drama film directed by Takashi Yamazaki and based on a novel by Naoki Hyakuta."
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Eternal_Zero
O "The Eternal Zero" é um filme dramático, que eu achei bastante triste e comovente, acerca de um "fighter ace" acusado de cobardia, porque fugia dos combates (quando os outros não o estavam a ver).
A personagem do piloto é bastante complexa e o tom do filme muito sério. É um filme anti-guerra muito bem feito, acerca de um tema delicado.
Recomendo este filme.

"The Eternal Zero (永遠の0 Eien no Zero?) is a 2013 Japanese war drama film directed by Takashi Yamazaki and based on a novel by Naoki Hyakuta."
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Eternal_Zero
O "The Eternal Zero" é um filme dramático, que eu achei bastante triste e comovente, acerca de um "fighter ace" acusado de cobardia, porque fugia dos combates (quando os outros não o estavam a ver).
A personagem do piloto é bastante complexa e o tom do filme muito sério. É um filme anti-guerra muito bem feito, acerca de um tema delicado.
Recomendo este filme.

O melhor que já foi feito sobre a WWII é isto:
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
-
- DVD Maníaco
http://news.usni.org/2014/04/14/japanes ... ese-cinema
O artigo acima (do instituto de marinha norte-americano) é muito jeitoso, por exemplo fala de um filme japonês que mostra a invasão japonesa da colónia holandesa da Indonésia (embora eu não sei se apareça por lá lá timor ocidental).
Eu ainda só vi 3 dos vários filmes japoneses lá referidos (o do Yamato, o túmulo dos pirilampos, e este dos kamikazes que falei no meu post anterior), mas gostava de ver o outros todos, a começar pelo dos mini-submarinos suicidas e o da Indonésia.
O artigo acima (do instituto de marinha norte-americano) é muito jeitoso, por exemplo fala de um filme japonês que mostra a invasão japonesa da colónia holandesa da Indonésia (embora eu não sei se apareça por lá lá timor ocidental).
Eu ainda só vi 3 dos vários filmes japoneses lá referidos (o do Yamato, o túmulo dos pirilampos, e este dos kamikazes que falei no meu post anterior), mas gostava de ver o outros todos, a começar pelo dos mini-submarinos suicidas e o da Indonésia.

Fires on the Plain deve ir para o topo da lista. De qualquer lista se falamos de filmes de guerra. E mesmo muio bom.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Uma boa lista sobre os melhores filmes da WWII :
http://www.ranker.com/crowdranked-list/ ... f-all-time
http://www.ranker.com/crowdranked-list/ ... f-all-time
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Muitos títulos acrescentados aos que já tinha listado.
A maior parte dos acrescentados são da lista do THX, outros são os sugeridos por outros membros e mais alguns de que me lembrei eu.
Só do Rossellini meti 3 ou 4.
A maior parte dos acrescentados são da lista do THX, outros são os sugeridos por outros membros e mais alguns de que me lembrei eu.
Só do Rossellini meti 3 ou 4.