Film Noir - o Tópico

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PanterA
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by PanterA »

Samwise wrote:Eu devo ter visto o Kane umas 5 ou 6 vezes ao longo de quase 30 anos. Na primeira devia ter uns 12 anos («...mas que aborrecimento!, isto é que é "O melhor filme de sempre?"» - por essa altura ainda só tinham decorrido duas votações para o AFI com o filme a sair em primeiro, a de 1972 e a de 1982). Depois disso, e com visualizações intervaladas por vários anos de diferença, foi subindo lentamente na minha consideração subconsciente... até me ter entrado com a força toda há três dias. Mas ressalvo, a minha (ainda breve) experiência no mundo da fotografia e o aprofundamento do interesse pela história e contexto da época (no cinema) marcaram os últimos 4 ou 5 anos da minha vida, alteraram a minha percepção das coisas (é um processo natural, inevitável e inegável) e penso que contribuiram com a parcela que faltava para a aceitação do Kane.

Ver o filme desta vez foi como assistir pela primeira vez a uma experiência de cinema. De certa forma, "vi a luz"! É muito raro isto suceder-me hoje em dia ver um filme, e é ao mesmo tempo irónico, desconcertante e recompensador pensar que sucedeu foi com o Citizen Kane. Logo este!
E provavelmente ainda vou ter uma escala de apreciação como a tua. Eu vi este filme a 1º vez devia ter uns 17 anos, e ainda estava a entrar no verdadeiro cinema. Quero dizer com isto que até à altura o filme mais antigo que devia ter visto foi o Star Wars IV, e alguns filmes do Chaplin em contexto escolar.

Agora tenho 24, já vi muita coisa e já explorei um pouco de tudo. Provavelmente quando rever este Citizen Kane, tenho quase a certeza que vou gostar mais. Um pouco como o Apocalypse Now. A 1º vez que o vi na RTP da velha guarda achei o filme... meh; 2º vez já me disse mais alguma coisa, a 3º que foi há 2 anitos atrás, entrou logo para o top dos meus filmes preferidos da minha sig.
Asgaard
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Asgaard »

Black Coal Thin Ice

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Para quem gosta dos filmes Noir aconselho que este filme chinês que ganhou o urso de ouro no ultimo festival de Berlim, acho que todos os estereótipos do filme Noir estão lá, eu achei o filme muito interessante.
Samwise
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

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Vi o Panic n the Streets, o outro noir que o Elia Kazan dirigiu depois do Boomerang! (de que falei mais atrás). À semelhança desse, o filme tem um argumento muito bom como suporte, e isso, em conjunto com um realizador como o Kazan, é logo meio caminho andado para obter resultados acima da media - neste caso é um filme que podia bem ser um precursor remoto do Outbreak do Peterson, ou do Contagion do Soderbergh, e tem a ver com o esquema montado pela polícia numa cidade costeira para encontrar a fonte de um surto de peste altamente contagiosa, e dessa forma prevenir uma epidemia de proporções nacionais. Na base desse surto, um crime... um homem desconhecido é encontrado com duas balas no corpo, bem como com uma infecção que o teria morto em 12 horas. É um "social-consciencious" movie disfarçado de noir (ou também pode ser ao contrário) e o suspense e a tensão instalam-se com força a partir dos 15 minutos para a frente, para não mais nos largaram. Very Nice!!!

EDIT - Esqueci-me de referir: tal como no Boomerang! há uma vertente de exploração do papel da comunicação social no Panic in the Streets, mas neste caso não está tão desenvolvida - ainda assim, Gaspar Garção, é mais um filme para considerares para o teu estudo.
A determinada altura no filme à uma mini discussão entre um repórter e o chefe da polícia local. De um lado está o direito do público em saber a verdade, do outro a necessidade de não gerar o pânico e evitar que o surto se progague para outras regiões. É "engraçado" o modo como o polícia resolve a situação... :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

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Gaspar Garção
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Gaspar Garção »

Samwise wrote:Image

Vi o Panic n the Streets, o outro noir que o Elia Kazan dirigiu depois do Boomerang! (de que falei mais atrás). À semelhança desse, o filme tem um argumento muito bom como suporte, e isso, em conjunto com um realizador como o Kazan, é logo meio caminho andado para obter resultados acima da media - neste caso é um filme que podia bem ser um precursor remoto do Outbreak do Peterson, ou do Contagion do Soderbergh, e tem a ver com o esquema montado pela polícia numa cidade costeira para encontrar a fonte de um surto de peste altamente contagiosa, e dessa forma prevenir uma epidemia de proporções nacionais. Na base desse surto, um crime... um homem desconhecido é encontrado com duas balas no corpo, bem como com uma infecção que o teria morto em 12 horas. É um "social-consciencious" movie disfarçado de noir (ou também pode ser ao contrário) e o suspense e a tensão instalam-se com força a partir dos 15 minutos para a frente, para não mais nos largaram. Very Nice!!!

EDIT - Esqueci-me de referir: tal como no Boomerang! há uma vertente de exploração do papel da comunicação social no Panic in the Streets, mas neste caso não está tão desenvolvida - ainda assim, Gaspar Garção, é mais um filme para considerares para o teu estudo.
A determinada altura no filme à uma mini discussão entre um repórter e o chefe da polícia local. De um lado está o direito do público em saber a verdade, do outro a necessidade de não gerar o pânico e evitar que o surto se progague para outras regiões. É "engraçado" o modo como o polícia resolve a situação... :mrgreen:
Ai que já me estou a passar com tanto filme, eh, eh! :)

Obrigado pelas tuas sugestões, são muito bem vindas!!

Eu este do Kazan conheço, dos tempos da saudosa RTP2, e mesmo que não fosse útil para a tese, seri-o para meu desfrute pesoal, porque é um excelente filme. O Boomerang não conheço, mas vou vê-lo de certeza.
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Gaspar Garção wrote: Ai que já me estou a passar com tanto filme, eh, eh! :)
És tu e eu... nails-)

Quando iniciei este projecto, era para ser tarefa para 1 ou 2 meses e cerca de 50 a 60 filmes em perspectiva. Mas depois... com as leituras paralelas (4 livros sobre o género, e mais as indicações do Thomson noutros dois livros) e com o entusiasmo todo, a coisa descambou. Já deve ir em cerca de 250 escolhas (que quero ver todas!!!) e um tempo indeterminado para concluir. eh-) Mas está a saber muito bem. Estou a dar com muitos filmes e nomes que me eram desconhecidos, bem como a olhar para as fundações de muito daquilo que é cinema moderno de Hollywood, e a perceber toda a herança associada. Já tinha sucedido algo do género quando fiz o mesmo com o género Western, e como até são dois mundos que partilham o mesmo espaço temporal quanto à Golden Age, há muitos nomes que fazem parte dos dois conjuntos (entre realizadores e actores).

É inacreditável como estes filmes me cativam muito mais do que o grosso das produções de hoje em dia.
Obrigado pelas tuas sugestões, são muito bem vindas!!
Não tenho tempo para escrever sobre todos os filmes que vou vendo, mas já decidi organizar a informação numa folha de Excel para poder controlar o que vejo (já me perdi várias vezes :-))) ).

Outro que vi há pouco tempo e que tem uma vertente de "Press" é o The Blue Gardenia, do Lang, embora não seja explorada quanto à importância social (de divulgar a verdade sobre determinado assunto e do direito do público a obter os factos) como nos do Kazan. É antes sobre um colonista famoso que decide intervir num caso em que a polícia não está a conseguir encontrar uma assassina, e para o efeito faz publicar um artigo onde oferece "asilo" à mulher caso ela se entregue e lhe conte a verdade - para ele publicar exclusivamente, como é óbvio. É um filme interessante, com três bons actores (a Anne Baxter, o Richard Conte e o Raymond Burr), mas está longe dos melhores do Lang.

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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Gaspar Garção »

Mais uma excelente sugestão, Sam!!
Esse é um dos poucos do Lang que não conheço, da fase americana, quando tiver um tempinho, vão todos de rajada!!!!!

Eu como sou obcecado por dvd e extras, vejo muitos filmes gravados em formato dvd, não em HD ou dvdrip, a partir de uns sites russos que têm quase tudo o que há em dvd, e mesmo sem legendas em inglês, para mim chega... (e a pilha de dvds no quarto vai crescendo!!).

Mas com isto tenho tapado uns buracos dos meus realizadores favoritos, filmes raros do Cronenberg, do Billy Wilder, do Sam Peckinpah, do Clint, etc, tenho apanhado tudo o que me falta, filmes que de outra maneira nunca veria na minha vida...

(grande justificação para a pirataria, mas é totalmente verdadeira!). :)
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Gaspar Garção, tenho outro conjunto aleatório de palavras que, colocadas todas juntas, resultam em "bingo" para o teu interesse/projecto... :mrgreen:

Call Northside 777 - A Verdade Triunfou - Henry Hathaway, 1948

Baseado num acontecimento verídico, o filme conta a história de um repórter que investiga, muito por acaso, um crime ocorrido 11 anos antes, e que condenou a 99 anos de prisão dois suspeitos de terem assassinado um polícia. Ao contrário do que sucede nos outros casos que tenho estado a mencionar, este semi-noir segue a par e passo as actividades desse jornalista (interpertado pelo James Stewart) à medida que vai tentando chegar à verdade - a imprensa está no centro narrativo -, sendo que para isso tem de lidar com as várias vertentes "interessadas" no desfecho: os dois suspeitos presos e mais a família que está cá fora, o interesse da opinião pública, a integridade do corpo policial e dos tribunais, e mais a pressão dos poderes que querem manter a sua "folha limpa", etc. Embora metendo pelo meio alguma patacoadas à la Hollywood, a abordagem é semi-documental e tenta sempre que possível misturar técnicas e procedimentos reais com a ficção narrativa, como por exemplo a utilização de um detector de mentiras numa das sequências, dando ao espectador uma breve explicação de como funciona, através de um "caso prático". É um bom filme, e um óptimo "case-study" de várias perspectivas.

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Last edited by Samwise on January 12th, 2015, 1:03 pm, edited 1 time in total.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Gaspar Garção »

Samwise wrote:Gaspar Garção, tenho outro conjunto aleatório de palavras que, colocadas todas juntas, resultam em "bingo" para o teu interesse/projecto... :mrgreen:

Call Northside 777 - A Verdade Triunfou - Henry Hathaway, 1948

Baseado num acontecimento verídico, o filme conta a história de um repórter que investiga, muito por acaso, um crime ocorrido 11 anos antes, e que condenou a 99 anos de prisão dois suspeitos de terem assassinado um polícia. Ao contrário do que sucede nos outros casos que tenho estado a mencionar, este semi-noir segue a par e passo as actividades desse jornalista (interpertado pelo James Stewart) à medida que vai tentando chegar à verdade - a imprensa está no centro narrativo -, sendo que para isso tem de lidar com as várias vertentes "interessadas" no desfecho: os dois suspeitos presos e mais a família que está cá fora, o interesse da opinião pública, a integridade do corpo policial e dos tribunais, e mais a pressão dos poderes que querem manter a sua "folha limpa", etc. Embora metendo pelo meio alguma pacoadas à la Hollywood, a abordagem é semi-documental e tenta sempre que possível misturar técnicas e procedimentos reais com a ficção, como por exemplo a utilização de um detector de mentiras numa das sequências, dando ao espectador uma breve explicação de como funciona, através de um "caso prático". É um bom filme, e um óptimo "case-study" de várias perspectivas.

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Obrigado, Sam, mais uma vez!

Este já está agora na lista, lembro-me de o ver há muitos anos, a partir de um VHS gravado da TV2, tenho mesmo de o rever!!!
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Com as adições que tenho estado a fazer aos títulos, faltam-me ver cerca de 100 filmes (assim por alto, não estive a contar à unidade). Dos que já vi, a lista provisória dos "10 mais", e não prevendo grande espaço para novas entradas, é neste momento a seguinte:

1941 - The Maltese Falcon - A Relíquia Macabra - John Huston
1944 - Murder My Sweet - Enigma - Edward Dmytryk
1944 - Double Indemnity - Pagos a Dobrar - Billy Wilder
1944 - Laura - Otto Preminger
1946 - The Killers - Assassinos - Robert Siodmak
1947 - Out of the Past - O Arrependido - Jacques Tourneur
1949 - The Third Man - O Terceiro Homem - Carol Reed
1951 - Strangers on a Train - O Desconhecido do Norte Expresso - Alfred Hitchcock
1955 - The Night of the Hunter - A Sombra do Caçador - Charles Laughton
1958 - Touch of Evil - A Sede do Mal - Orson Welles

Para quem estiver mais por dentro da coisa, a lista não traz grandes surpresas em relação àquilo que serão os títulos mais frequentemente aplaudidos a propósito do género, mas a minha intenção é dar continuidade às escolhas para além desta primeira selecção mais óbvia (e que ainda assim tem muitas omissões de peso), para chegar até 50/60 sugestões finais.

Destes primeiros 10 filmes, os três melhores "vôos artísticos" são o The Third Man, o Touch of Evil e o The Night of the Hunter, mas os que espelham mais significativamente os códigos do género são o Out of the Past, o Double Indemnity, o The Maltese Falcon e o Murder My Sweet.

A ter de escolher um filme símbolo das convenções e características noir, esse filme seria o Out of the Past. Não é um filme perfeito, mas é um noir perfeito. A visualização deste filme substitui uma explicação detalhada sobre o significado de cinema noir - está tudo lá.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Gaspar Garção »

Falta-me o The Killers, para ter o teu top ten em dvd!!!!

Para a próxima, tem de ser um top...50. :)
Last edited by Gaspar Garção on January 13th, 2015, 1:05 am, edited 1 time in total.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Nao conheco o Murder my Sweet, mas na minha lista nao punha o strangers on the train.
Lembrei-me agora do Thief do Michael Mann. Alguem considera-o um neo noir? Tem alguns pontos interessantes para o genero. Alem de ser um grande filme por merito proprio (fas do Driver tem que ver este e o Driver do Walter Hill!) tem um protagonista solitario, guiaso pelo seu codigo de honra, apesar de um passado criminoso do qual tenta escapar. Tenta regenerar-se ao longo do filme mas acaba por se entregar a um destino inexoravel de uma forma absolutamente explosiva e comprometida. E poderia facilmente escapar-lhe, bastava fugir. Ao inves disso, o seu codigo pessoal obrigava-o a abrir mao de tudo o que conseguiu na vida. Alem do visual, etc etc.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

Gaspar Garção wrote:Falta-me o The Killers, para ter o teu topo ten em dvd!!!!
Há uns meses dei com uma edição na feira-da-ladra. Já não me recordo é se era nacional ou tinha legendas em português - mas julgo que não, nem uma coisa nem outra. Não comprei.
paupau wrote:Nao conheco o Murder my Sweet, mas na minha lista nao punha o strangers on the train.
Estive bastante indeciso entre o Murder My Sweet e o The Big Sleep, mas o primeiro, embora menos popular, é mais fiel ao espírito dos livros do Chandler (cheguei a ler três romances com o Philip Marlowe), enquanto que o segundo é mais fiel ao apetite sexual do Hawks, feito na ideia de enfatizar os jogos de sedução on-screen entre Bogart e Bacall (à semelhança do que havia sucedido no To Have and Have Not).

Quanto ao Strangers in a Train, após uma segunda visualização, acabou por levar a melhor sobre o Shadow of a Doubt. Para mim são os dois geniais...

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Lembrei-me agora do Thief do Michael Mann. Alguem considera-o um neo noir? Tem alguns pontos interessantes para o genero. Alem de ser um grande filme por merito proprio (fas do Driver tem que ver este e o Driver do Walter Hill!) tem um protagonista solitario, guiaso pelo seu codigo de honra, apesar de um passado criminoso do qual tenta escapar. Tenta regenerar-se ao longo do filme mas acaba por se entregar a um destino inexoravel de uma forma absolutamente explosiva e comprometida. E poderia facilmente escapar-lhe, bastava fugir. Ao inves disso, o seu codigo pessoal obrigava-o a abrir mao de tudo o que conseguiu na vida. Alem do visual, etc etc.
Conheço o Thief (que adoro), mas ainda não vi o Driver.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Esta a passar neste momento no fox movies. Vale a pena ver so pela cena como o Driver mostra a sua pericia ao volante. Uma delicia.
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by Samwise »

A minha fornada de escolhas seguinte: do 11 ao 35, sem ordem de importância. É como quem diz: "Já viste os outros dez e gostaste? Então agora vê estes." :-)))

1942 - The Glass Key - Sou Eu o Criminoso - Stuart Heisler
1943 - Shadow of a Doubt - Mentira! - Alfred Hitchcock
1945 - Scarlet Street - Almas Perversas - Fritz Lang
1946 - The Big Sleep - À Beira do Abismo - Howard Hawks
1947 - Odd Man Out - A Casa Cercada - Carol Reed
1947 - Boomerang! - Crime sem Castigo - Elia Kazan
1947 - The Lady from Shanghai - A Dama de Shangai - Orson Welles
1947 - Nightmare Alley - O Beco das Almas Perdidas - Edmund Goulding
1949 - The Reckless Moment - Momento de Perdição - Max Ophüls
1949 - Champion - O Grande Ídolo - Mark Robson
1949 - Nora Inu - Stray Dog - Cão de palha - Akira Kurosawa
1950 - Night and the City - Foragidos da Noite - Jules Dassin
1950 - In a Lonely Place - Matar ou Não Matar - Nicholas Ray
1950 - Sunset Boulevard - O Crepúsculo dos Deuses - Billy Wilder
1950 - The Asphalt Jungle - Quando a Cidade Dorme - John Huston
1951 - Ace in the Hole - O Grande Carnaval - Billy Wilder
1953 - The Big Heat - Corrupção - Fritz Lang
1953 - Pickup on South Street - Mãos Perigosas - Samuel Fuller
1955 - The Big Combo - Rajada de Morte - Joseph H. Lewis
1955 - Du Rififi Chez les Hommes - Rififi - Jules Dassin
1955 - Kiss Me Deadly - O Beijo Fatal - Robert Aldrich
1954 - Les Diaboliques - As Diabólicas - Henri‑Georges Clouzot
1956 - The Killing - Roubo no Hipódromo - Stanley Kubrick
1957 - Sweet Smell of Success - Mentira Maldita - Alexander Mackendrick
1963 - Tengoku to Jigoku - High and Low - Akira Kurosawa
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Re: Film Noir - o Tópico

Post by paupau »

Gostei de ver o Nightmare Alley la para cima. Fiquei foi surpreendido com o Sweet Smell. Contava com uma posicao mais cimeira.
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