Oscars 2015- Nomeados
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- Especialista
- Posts: 1234
- Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
- Location: Portalegre
Re: Oscars 2015- Nomeados
Conheço os quatro filmes, e concordo contigo, são "cabras" irrepreensíveis. :)Samwise wrote:É um assunto certamente debatível.Gaspar Garção wrote:Tanto no livro como no filme (mas para mim, é mais explícito no filme), fica-se com a sensação que mais tarde ou mais cedo ele se vai passar dos carretos e lhe vai limpar o sebo, o que sinceramente para mim teria sido o final perfeito, a gaja (linda e boa atriz) é a cabra mais cabra de sempre da história do cinema (à frente das femme fattales mais emblemáticas do noir).![]()
Eu gostei da história e da forma como o filme a "narra", mas gostei sobretudo da personagem Amy, por aquilo que representa em termos conceptuais - sem dúvida que descende de uma longa linhagem de mulheres-fatais cunhadas na época noir, mas a Amy pertence ao mesmo tempo ao conceito de "dona de casa que ama (e odeia) o marido". É uma mistrura de dois mundos ao mesmo tempo (três, se considerarmos que era psicótica). É a mulher fatal que tem por alvo o próprio marido - e para tornar o jogo ainda mais interessante, ela volta a sentir-se atraída por ele no momento em que ele perde a vergonha, revela o seu lado negro mais duro, e começa a jogar o jogo utilizando as mesmas armas dela - o fingimento e a dissimulação - abertanente, frente aos orgãos de comunicação social.
Quanto a grandes "cabras" do cinema noir, há quatro exemplares que até agora me ficaram retidos na retina.O supra-sumo ultra-XPTO é sem dúvida a Barbara Stanwick no Double Indemnity. Mas há também a Gene Tierney no Leave her to Heaven (um noir a cores), que leva a maldade para outras dimensões (literalmente) *, sendo que o alvo dela por acaso também é o marido, a Jean Simmons no Angel Face, e finalmente a Jane Greer no Out of the Past.
A Amy ganha a estas todas numa coisa: blood-thirst! (mas há que ter em conta as diferenças de época, o código Hays, e a forma como hoje em dia a violência mostrada é tanta que se tornou banal)
* Agora pensando bem... a Amy é muitíssimo parecida com essa personagem, só que bastante mais produtiva em termos de "planeamento e execução"...
Quando disse há pouco que a Amy as suplanta, é mais em maldade e falsidade, porque uma personagem como a da Stanwyck no Pagos a Dobrar não parece ter vergonha de quem é, da sua natureza, está em paz consigo mesmo e com a sua maldade, a Amy é uma frustrada e uma dissimulada, uma falsa, o "nosso" Humphrey Bogart nunca se deixaria levar, dava-lhe logo um par de estaladões e partia-lhe o Falcão de Malta naquela linda cabeça, que era o que eu queria que o Nick fizesse no fim do filme!
edit: não queria de forma nenhuma apelar à violência, mas tanto no livro, como no filme, passei-me com a Amy...
Nesse sentido, é um livro noir-pós-moderno, pois embora a possamos admirar, em parte, ela não tem aquela aura cativa de femme fattale, que nos deixa enfeitiçados, enquanto elas nos cortam a garganta... :)
Todas as femme fattales, por muito "víuvas negras" que sejam, têm sempre aquela aura de sedução, de cheiro a perigo e ao proibido, mas a Amy é apenas...bitch.
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Re: Oscars 2015- Nomeados
Vencedores na categoria de melhor filme ao longo dos anos:
http://oscares.sapo.pt/historia/artigo/ ... os172.html
http://oscares.sapo.pt/historia/artigo/ ... os172.html
Re: Oscars 2015- Nomeados
Nem tinha reparado até os começar a ver, mas este deve ser o ano em que mais de 60/70% dos nomeados é basicamente tudo "baseado em...". Pelo menos não tenho memória de um ano com tamanha percentagem (não fui googlar). Quase que dá a entender que foram buscar uma certa formula para ir buscar um certo prémio. Oh wait...
Não tenho nada contra, e os filmes adaptados são bons à mesma, mas tantos numa só cerimónia faz um bocadito de impressão. Falta-me ainda uma boa meia dúzia deles para os ver todos (sem contar com os de animação), e essa mesma metade é tudo o tal "baseado em..". Chega a um ponto que uma pessoa enche-se um bocado.
Não tenho nada contra, e os filmes adaptados são bons à mesma, mas tantos numa só cerimónia faz um bocadito de impressão. Falta-me ainda uma boa meia dúzia deles para os ver todos (sem contar com os de animação), e essa mesma metade é tudo o tal "baseado em..". Chega a um ponto que uma pessoa enche-se um bocado.
Re: Oscars 2015- Nomeados
Concordo.
Aliás, já tenho dito aqui, por diversas vezes, que os estúdios em Hollywood parece que andam todos a jogar pelo seguro aceitando e adaptando prioritariamente todas as histórias oriundas de "best sellers".
Tem medo de arriscar, já não alinham em protótipos, tem muito receio sobre a aceitação do público. Preferem mil vezes mais pegar em algo como "As 50 Sombras de Grey" do que um novo "Pulp Fiction".
Parece que o cinema comercial made in USA está condenado a isto, ou a remakes, ou reboots.
Aproveitam a imaginação dos escritores e matam a criatividade dos verdadeiros cineastas.
Aliás, já tenho dito aqui, por diversas vezes, que os estúdios em Hollywood parece que andam todos a jogar pelo seguro aceitando e adaptando prioritariamente todas as histórias oriundas de "best sellers".
Tem medo de arriscar, já não alinham em protótipos, tem muito receio sobre a aceitação do público. Preferem mil vezes mais pegar em algo como "As 50 Sombras de Grey" do que um novo "Pulp Fiction".
Parece que o cinema comercial made in USA está condenado a isto, ou a remakes, ou reboots.
Aproveitam a imaginação dos escritores e matam a criatividade dos verdadeiros cineastas.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Re: Oscars 2015- Nomeados
A relaçao literatura-cinema e quase simbiótica, mas isso nao e nada de novo, desde quase o inicio do cinema que se adapta continuamente obras da literatura ao cinema, principalmente desde a invenção do cinema com som.
Re: Oscars 2015- Nomeados
Pois, eu sei disso, mas onde anda aquele saudoso "tcham" de algo puro, de algo novo.
Aquilo que nos pode surpreender, fruto apenas da imaginação de alguém...
Estará isso a acabar?
Aquilo que nos pode surpreender, fruto apenas da imaginação de alguém...
Estará isso a acabar?
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Re: Oscars 2015- Nomeados
Com certeza que não estará a acabar, mas nao deves encontrar isso nos blockbusters de Hollywood, isso e quase certo. E ate e normal: filmes com um orçamento tao grande nao podem arriscar muito porque têm que agradar a muita gente para ter lucro. Onde podes ver coisas diferentes? No cinema europeu/asiático e no cinema indie americano...THX wrote:Pois, eu sei disso, mas onde anda aquele saudoso "tcham" de algo puro, de algo novo.
Aquilo que nos pode surpreender, fruto apenas da imaginação de alguém...
Estará isso a acabar?
Re: Oscars 2015- Nomeados
Eu nem disse o contrário, tal como realcei que os filmes adaptados podem ser tudo e mais alguma coisa, mas quando numa cerimónia mais de 60/70% deles é tudo baseado em qualquer coisa, enjoa um bocado. Mas lá está. Se essa fórmula actualmente rende e dá prémios, para quê mudar do ponto de vista de quem faz e ganha ($$$) com os filmes?No Angel wrote:A relaçao literatura-cinema e quase simbiótica, mas isso nao e nada de novo, desde quase o inicio do cinema que se adapta continuamente obras da literatura ao cinema, principalmente desde a invenção do cinema com som.
Provavelmente se estes filmes não tivessem nos óscares, muito dificilmente lhes metia as mãos, por exemplo.
Re: Oscars 2015- Nomeados
Este link é melhor do que o ultimo que tinha deixado pois engloba outras categorias.
http://oscares.sapo.pt/historia
http://oscares.sapo.pt/historia
Re: Oscars 2015- Nomeados
Bem... Depois de já ter visto todos os nomeados, e a cerimónia ser já domingo, aqui ficam as minhas escolhas. Não para quem vai vencer, mas sim quem devia.
-
- Iniciado
- Posts: 128
- Joined: January 28th, 2015, 5:35 pm
Re: Oscars 2015- Nomeados
As minhas apostas (não o que eu quero que aconteça mas o que eu acho que vai acontecer)
Best Motion Picture of the Year
Boyhood: Momentos de Uma Vida: Richard Linklater, Cathleen Sutherland
Best Performance by an Actor in a Leading Role
A Teoria de Tudo: Eddie Redmayne
Best Performance by an Actress in a Leading Role
O Meu Nome é Alice: Julianne Moore
Best Performance by an Actor in a Supporting Role
Whiplash - Nos Limites: J.K. Simmons
Best Performance by an Actress in a Supporting Role
O Jogo da Imitação: Keira Knightley
Best Achievement in Directing
Boyhood: Momentos de Uma Vida: Richard Linklater
Best Writing, Original Screenplay
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância): Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo
Best Writing, Adapted Screenplay
A Teoria de Tudo: Anthony McCarten
Best Achievement in Cinematography
Grand Budapest Hotel: Robert D. Yeoman
Best Achievement in Costume Design
Grand Budapest Hotel: Milena Canonero
Best Achievement in Sound Mixing
Whiplash - Nos Limites: Craig Mann, Ben Wilkins, Thomas Curley
Best Achievement in Film Editing
Grand Budapest Hotel: Barney Pilling
Best Achievement in Sound Editing
Interstellar: Richard King
Best Achievement in Visual Effects
Planeta dos Macacos: A Revolta: Joe Letteri, Dan Lemmon, Daniel Barrett, Erik Winquist
Best Achievement in Makeup and Hairstyling
Grand Budapest Hotel: Frances Hannon, Mark Coulier
Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Song
O Filme Lego: Shawn Patterson
Song: "Everything is Awesome"
Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Score
Interstellar: Hans Zimmer
Best Short Film, Animated
The Bigger Picture: Daisy Jacobs, Chris Hees
Best Short Film, Live Action
The Phone Call: Mat Kirkby, James Lucas
Best Documentary, Short Subject
Crisis Hotline: Veterans Press 1: Ellen Goosenberg Kent, Dana Perry
Best Documentary, Feature
Last Days in Vietnam: Rory Kennedy, Keven McAlester
Best Foreign Language Film of the Year
Leviafan: Andrey Zvyagintsev
Russia
Best Animated Feature Film of the Year
Como Treinares o Teu Dragão 2: Dean DeBlois, Bonnie Arnold
Best Achievement in Production Design
Grand Budapest Hotel: Adam Stockhausen, Anna Pinnock
Façam as vossas apostas :D
Best Motion Picture of the Year
Boyhood: Momentos de Uma Vida: Richard Linklater, Cathleen Sutherland
Best Performance by an Actor in a Leading Role
A Teoria de Tudo: Eddie Redmayne
Best Performance by an Actress in a Leading Role
O Meu Nome é Alice: Julianne Moore
Best Performance by an Actor in a Supporting Role
Whiplash - Nos Limites: J.K. Simmons
Best Performance by an Actress in a Supporting Role
O Jogo da Imitação: Keira Knightley
Best Achievement in Directing
Boyhood: Momentos de Uma Vida: Richard Linklater
Best Writing, Original Screenplay
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância): Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo
Best Writing, Adapted Screenplay
A Teoria de Tudo: Anthony McCarten
Best Achievement in Cinematography
Grand Budapest Hotel: Robert D. Yeoman
Best Achievement in Costume Design
Grand Budapest Hotel: Milena Canonero
Best Achievement in Sound Mixing
Whiplash - Nos Limites: Craig Mann, Ben Wilkins, Thomas Curley
Best Achievement in Film Editing
Grand Budapest Hotel: Barney Pilling
Best Achievement in Sound Editing
Interstellar: Richard King
Best Achievement in Visual Effects
Planeta dos Macacos: A Revolta: Joe Letteri, Dan Lemmon, Daniel Barrett, Erik Winquist
Best Achievement in Makeup and Hairstyling
Grand Budapest Hotel: Frances Hannon, Mark Coulier
Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Song
O Filme Lego: Shawn Patterson
Song: "Everything is Awesome"
Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Score
Interstellar: Hans Zimmer
Best Short Film, Animated
The Bigger Picture: Daisy Jacobs, Chris Hees
Best Short Film, Live Action
The Phone Call: Mat Kirkby, James Lucas
Best Documentary, Short Subject
Crisis Hotline: Veterans Press 1: Ellen Goosenberg Kent, Dana Perry
Best Documentary, Feature
Last Days in Vietnam: Rory Kennedy, Keven McAlester
Best Foreign Language Film of the Year
Leviafan: Andrey Zvyagintsev
Russia
Best Animated Feature Film of the Year
Como Treinares o Teu Dragão 2: Dean DeBlois, Bonnie Arnold
Best Achievement in Production Design
Grand Budapest Hotel: Adam Stockhausen, Anna Pinnock
Façam as vossas apostas :D
Re: Oscars 2015- Nomeados
Não sei quem vai ganhar (ainda não vi todos), mas sei quem vai perder. Vão sair de mãos a abanar o Foxcatcher (é um registo demasiado deprimente e demasiado "apagado" face a outros concorrentes) e o American Sniper, que polarizou as opiniões e não tem aquele "brilhozinho lustroso" que combina com o dourado das estatuetas...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Oscars 2015- Nomeados
A mim apenas me interessa o Oscar para o melhor filme estrangeiro e a minha preferência vai para...
enfim...coisas de velho louco
enfim...coisas de velho louco

Re: Oscars 2015- Nomeados
Ainda bem. Se ganhassem alguma coisa é que era mau.Samwise wrote:Não sei quem vai ganhar (ainda não vi todos), mas sei quem vai perder. Vão sair de mãos a abanar o Foxcatcher (é um registo demasiado deprimente e demasiado "apagado" face a outros concorrentes) e o American Sniper, que polarizou as opiniões e não tem aquele "brilhozinho lustroso" que combina com o dourado das estatuetas...

Re: Oscars 2015- Nomeados
Se ganhassem seria desprestigiante para a Academia - era o descrédito público generalizado...PanterA wrote:Ainda bem. Se ganhassem alguma coisa é que era mau.Samwise wrote:Não sei quem vai ganhar (ainda não vi todos), mas sei quem vai perder. Vão sair de mãos a abanar o Foxcatcher (é um registo demasiado deprimente e demasiado "apagado" face a outros concorrentes) e o American Sniper, que polarizou as opiniões e não tem aquele "brilhozinho lustroso" que combina com o dourado das estatuetas...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva