Leviatã (2014) - Andrey Zvyagintsev

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

waltsouza
Moderador
Leviatã (2014) - Andrey Zvyagintsev

Post by waltsouza »

Image

http://www.imdb.com/title/tt2802154/?ref_=nv_sr_1
In a Russian coastal town, Nikolai is forced to fight the corrupt mayor when he is told that his house will be demolished. He recruits his old Army friend to help, but the man's arrival brings further misfortune for Kolya and his family.
Nominated for 1 Oscar. Another 10 wins & 17 nominations.

TRAILER

nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Leviatã (2014) - Andrey Zvyagintsev

Post by nimzabo »

THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Já estou a ver o José Miguel a esfregar as mãos... :-D
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Mas que brutal chapada que este filme dá na Rússia actual. Não me admira que esteja em volta de uma brutal polémica, onde a sua exibição para o público em geral parece estar complicada. Apenas teve uma para receber a sua nomeação aos óscares.

O filme vai desde a diferença abismal e preocupante entre classes, o constante abuso das mais altas perante as mais fracas, a corrupção pura no sistema político e judicial, a maneira como esse mesmo sistema é tão facilmente manipulável para proveito próprio, como as classes mais baixas perante esse sufoco não conseguem fazer nada numa cadeia alimentar onde o seu nível hierárquico é praticamente nulo, passando pela própria Igreja que consegue estar ao mesmo nível dos piores corruptos onde o seu principal pensamento é ter mais e mais sem olhar a meios para isso. E podia estar aqui a citar mais exemplos de iniquidade que se vive naquela sociedade supostamente democrática.

Agora, podemos passar a mensagem desse filme para inúmeros Países onde acontece isto ou pior, mas relatar algo tão preocupante numa potência a todos os níveis como é a Rússia, tem sempre outro tipo de choque.

Só me falta ver 2 dos nomeados, mas é o meu preferido.

8.5/10
Salgueiro
Fanático
Fanático

Post by Salgueiro »

Estou muito curioso para ver este filme. Já vi todos os 3 filmes do realizador e adorei. Fica aqui a classificação que dei:
- The Return - 10/10
- The Banishment - 8/10
- Elena - 10/10

Estive a pensar em comprar a edição inglesa em Blu-ray que sai no dia 9 de Março mas como o filme tem estreia prevista para o dia 5 de Março e eu dou sempre preferência ao visionamento em sala então vou vê-lo no cinema.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Vi quer o Elena quer o Return e nem de um nem do outro gostei grande coisa.
Achei muito mais interessante o Leviathan.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Vi ontem a entrevista ao Bill Browder no Daily Show e era isso que queria postar só que não encontrei.
Encontrei outra entrevista que deixo aqui.
A propósito da corrupção na Russia
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Estreou hoje
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Então estão à espera de quê??

O outro não foi morto depois de sair de um restaurante e o Putin não veio logo dar uma entrevista a prometer à mãe do falecido que não ia descansar enquanto não descobrissem o assassino eh-) -pino-.
Isto já passou à muito da simples e banal corrupção.

Admira-me o José Miguel ainda não ter tido vontade de ver este filme tão bom e tão realista de um país de leste...
Asgaard
Iniciado
Iniciado

Post by Asgaard »

Uns dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, já conhecia os filmes anteriores do realizador russo e tinha gostado muito por essa razão estava com grandes expectativas para este filme que correspondeu plenamente ao que eu esperava dele.
Andrey Zvyagintsev manipula com uma mestria notável a maneira como nos serve as suas historia, calmamente e aos poucos, sempre apoiado numa fotografia fabulosa, vai nós servindo um enredo que sofre variados desvios e que aborda variados temas, mas acima de tudo é um retrato de uma sociedade russa dominada pela corrupção e fome de poder.

P.S. - Já agora que se fala deste realizador e porque um dos filme que mais Hype teve ultimamente foi o Gone Girl, se querem ver um filme acerca de um crime passional perfeito feito com pés e cabeça não percam o Elena.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Tive sorte e assisti no cinema no começo do ano o filme, para mim é o primeiro do diretor (preciso assistir Elena), eu fui por causa do tema.

A fotografia como já dita é maravilhosa, a história bem contada, bons atores, o filme me pareceu bem real tanto que recaiu o ato em uma pessoa considerada "classe média" dentro dos padrões russos, achei um pouco lento, e até normalmente as pessoas no cargo do prefeito são mais cínicas ainda e acham que outro deve algo para sociedade (e ele claro é beneficiário da sociedade), o direito a propriedade é muito precário, crédito subsidiado estatal etc, mas com carga tributária encima de seguimentos considerados de renda média.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Um filme que começa com um fósforo a acender um rastilho e que acaba com o inevitável estrondo do TNT a despedaçar a pedra. É a melhor analogia que me surge neste momento relativamente a este "Leviafan".

Uma visão sobre a inversão dos valores morais actuais e do fosso existente entre o bem e o mal, entre as pessoas honestas e as corruptas, entre o ateísmo e a religião, entre a esperança e a derrota...a desistência de viver.

Uma escalada de acontecimentos cruzados que vão ditar e traçar destinos humanos. Uma esponja com fel...

Um filme escuro e deprimente, tal como as vidas de certas pessoas que apenas procuram uma luz, uma rèstea de fé num credo desacreditado.

Recomendo.

8/10
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Por que será eu achei o tema universal, ou melhor, possibilidade altíssima de ocorrer em mais de 100 países situação idêntica.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Basta leres a minha review e digo principalmente isso. É uma critica à Rússia em particular e o conceito inicial é mesmo para atacar, mas aquilo pode-se levar para uma boa parte dos Países, porque a carapuça assenta e cada um deles.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

PanterA wrote:Basta leres a minha review e digo principalmente isso. É uma critica à Rússia em particular e o conceito inicial é mesmo para atacar, mas aquilo pode-se levar para uma boa parte dos Países, porque a carapuça assenta e cada um deles.
Sim, seu review é muito bom sobre o tema, sorry por não ter citado, PanterA, eu ia fazer um texto maior, mas acabo sempre cortando, afinal o pior não é o ato do prefeito da cidadezinha da Sibéria, mas o que apoiam a medida em nome do "Progresso" - não a morte claro.

Post Reply