A Paixão de Cristo (2004) - Mel Gibson

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Ps2: Mas continuo a achar que o filme vai ser excelente.

Luis Peres (33 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
Sunkid
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 223
Joined: January 9th, 2003, 9:29 pm
Location: Portugal

Post by Sunkid »

Este filme nao me despertava grande curiosidade, mas depois de ver o trailer e as primeiras reviews que ja apareceram no AICN, parece que temos filme. E um grande filme.
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

tirado hoje do imdb:

<i>The Pope Sees 'The Passion of the Christ'

Pope John Paul II has been given a personal screening of Mel Gibson controversial new movie The Passion Of The Christ . Last week it was revealed Catholic heads had approved the epic - which tells the tale of Jesus's last 12 hours - but now Vatican sources are claiming the Pontiff himself was shown a rough cut. A church insider tells American newspaper The New York Daily News, "The Pope definitely saw the film." The Passion Of The Christ had attracted criticism from Jewish groups who feared it blamed Jews for the death of Christ, and the Catholic church, who feared it may damage relations between the two faiths - but an audience from three different Vatican congregations gave the film their blessing. Reverend Augustine Di Noia, one of the officials who saw it last week, said, "There is absolutely nothing anti-Semitic or anti-Jewish about Mel Gibson's film."
</i>

<hr noshade size="1">My Top Ten

ShiVerS
28:06:42:12

<i>''You handle us?! You know your predecessors had much more respect'' - Merovingian </i>
mercury_boy
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 179
Joined: June 7th, 2003, 8:51 pm

Post by mercury_boy »

Tanto o trailer como o teaser, estão fenomenais.

Estas foram as palavras do papa, depois de o ver: "<b><i>IT IS AS IT WAS</i></b>". [:)]

A banda sonora, se for a do trailer, está espectacular. [:)]

Bem, quero mesmo ver este filme, se bem, ou estou enganado, ou ainda nao tem data de estreia para o país [:(]

Ainda perguntaram a um dos acompanhantes que viu o filme com o papa (talvez um bispo) se o filme era violento. E ele respondeu: "<b>Violento? Não. É brutal!!</b>".

E agora só me resta esperar [:)].


Ahh... e já agora, vi ontem na VC - Coimbra o filme "The Last Temptation Of Christ" de Martin Scorcese por 12€... O que acharam do filme?? É que o Jesus Cristo da capa, está bem longe da caracterização do James Caviezel no filme deste tópico...



"I'm taking my right in destiny, willing to play my part
Living with painful memories, loving with all my heart..."

Freddie Mercury
tialice
Fanático
Fanático
Posts: 548
Joined: April 2nd, 2003, 10:34 pm

Post by tialice »

"A Última Tentação de Cristo" de Martin Scorcese é um filme fantástico, mas não esperes encontrar lá as referências habituais na história de Cristo, nem nada da veracidade e fidelidade ao que REALMENTE aconteceu ( AH AH AH AH ) que o fervoroso católico Mel Gibson vai apresentar no seu ( à partida ) mais que previsível novo filme.

A obra prima de Scorcese é, antes de mais, uma divagação filosófica e existencialista sobre um Cristo alternativo ao que a história dos Evangelhos documenta. Como objecto cinematográfico é grande a todos os níveis.

Claro que a Igreja amaldiçoou o filme, etc... Também, uma reacção tão primária e básica é sempre de esperar quando alguém OUSA teorizar sobre as verdades absolutas ( dogmas ) da religião. Uma pena que assim seja...

How sweet, fresh meat !
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by tialice</i>
<br />Penso que o título está errado pelo uso do artigo "The" em relação a "Christ". O título em Inglês corrente seria "The Passion of Christ" e não "The Passion of <u>The</u> Christ".
Do mesmo modo em Português, seria mais normal vermos um "A Paixão de Cristo" do que um "A Paixão <u>Do</u> Cristo".
É apenas uma questão gramatical... [:D]
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Estás errado, tialice. Eu também tinha essa opinião da primeira vez que li o título novo. Mas desde lá, descobri que Cristo é muitas vezes referido como The Christ. Basta veres, por exemplo, o filme The Greatest Story Ever Told, com Max Von Sydow. http://www.imdb.com/title/tt0059245/ (péssimo filme, diga-se...)




<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by tialice</i>
<br />A obra prima de Scorcese ...<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Consideras esse filme o melhor de Scorsese?


<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by tialice</i>
<br />Claro que a Igreja amaldiçoou o filme, etc... Também, uma reacção tão primária e básica é sempre de esperar quando alguém OUSA teorizar sobre as verdades absolutas ( dogmas ) da religião. Uma pena que assim seja...
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

A igreja amaldiçoou o livro em que o filme se baseia, sendo o filme arrastado...



Epá, tenham calma com fanatismos cegos... Eu também não morro de amores pela igreja, nem por qualquer religião, mas com atitudes destas, o pessoal que critica o fanatismo religioso está a praticar o fanatismo anti-religioso e, por conseguinte, perdem a razão.


Eu, mesmo não sendo religioso, nem gostar particularmente dos ideais da igreja, espero o filme de Gibson com grande expectativa, não como objecto religioso (que é disso que parece o povo ter tanto medo...) mas como objecto cinematográfico. É uma boa história e será certamente bem contada, pois Gibson é um excelente realizador.

Ludovic Mestre
"Este país não me merece." - José Castel Branco
tialice
Fanático
Fanático
Posts: 548
Joined: April 2nd, 2003, 10:34 pm

Post by tialice »

Lud, eu sou um Cristão convicto. Orgulho-me profundamente disso ( embora o orgulho em excesso também seja um pecado grave... [;)] )

Só não me posso considerar católico, embora seja a corrente a que mais me associo, porque ouso ter ideias próprias e não me limitar a crer cegamente em alguns dogmas da Igreja de Roma.
E para quem não souber, fica a saber que para se ser verdadeiramente parte da Igreja Católica Romana há que aceitar os dogmas, verdades inquestionáveis.
Não existe meio termo, não há aquelas tretas que ouvimos por aí, cenas do tipo : "Ah, eu sou católico mas não acredito que Jesus tenha sido concebido imaculadamente em Maria..." ( Imaculada Conceição de Maria ), ou "Ok, mas não acho que Nossa Senhora tenha sido elevada ao céu..." ( Assunção de Maria ao céu )

O que eu disse e repito foi que, embora tenhamos a nossa religião, não acho certo que impeçamos toda e qualquer análise mais liberal.
Afinal, ser Cristão não é ( para mim ) sinónimo de ser intolerante a discussões abertas e correctas sobre temas-chave. Aí é que eu seria fanático, como o Mel Gibson.
Logo, não posso concordar que a Igreja sistematicamente corte qualquer espécie de debate acerca de certos assuntos, considerados pelas suas altas instâncias como intocáveis.

Lembremos que Cristo foi também Ele um revolucionário, talvez o maior de todos os tempos... Nasceu Judeu, filho de pais Judeus ( da Galileia ) e pôs em causa a religião que o criou, não com o intuito de a destruir, mas sim de a enriquecer e de lhe dar uma nova vida.
lembremos que, segundo os líderes do Judaísmo, Ele também não passou de um herético e de um falso profeta.
Não estará a nossa Igreja a cometer os mesmos erros quando nega, em certa medida, a discussão teológica aos crentes ?

Na altura, Jesus teria sido apelidado de terrorista, criminoso, fanático e ( caso já existe tal termo para tal ideologia ) comunista.

Por mim, continuo a dizer que um filme que tencione provocar instabilidade ecuménica ( entre as religiões ) sem com isso querer alcançar querer bem ou marcar uma posição enriquecedora, não está em nada de acordo com o ideal Cristão. Jesus teria dado a outra face.
Mas também digo que, desconheço se as acusações dos Semitas têm algum fundamento. E toda a gente sabe que o lobby Judaico é bastante influente nos EUA.
Só quando vir o filme, poderei pronunciar-me mais sobre o assunto...

P.S. - Não considero o "Last Temptation of Christ" o melhor do Scorcese, nem nos 5 primeiros fica.
Há realizadores que produzem várias obras primas, este é um deles. Para mim, o melhor continua a ser, e dificilmente será destronado, o "Taxi Driver".

Um abraço.


How sweet, fresh meat !
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">A obra prima de Scorcese é, antes de mais, uma divagação filosófica e existencialista sobre um Cristo alternativo ao que a história dos Evangelhos documenta. Como objecto cinematográfico é grande a todos os níveis.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

O filme é baseado no livro homónimo de Nikos Kazantzaki. E o curioso é que o próprio Scorcese é católico (com muitas dúvidas).

Em relação ao filme de Mel Gibson, era óbvio que seria o mais ortodoxo possivel, visto ser quase na integra uma adaptação fiel de um dos evangelhos, mas acho que este pode bem ser o filme sobre Cristo definitivo, talvez mesmo melhor que o de Scorcese. Desde já digo que sou anti-católico (e não anti-cristão), odeio simplesmente a igreja enquanto instituição. O filme de Scorcese é genial (para mim é o melhor dele), mas não deixa de assentar nos mesmos estereótipos da iconografia tradicional católica e de muitos outros filmes mais ortodoxos (o Cristo louro, de olhos azuis, milagreiro). O filme foi uma espécie de expiação para Scorcese num momento de dúvida e a obra de Kazantzaki era o objecto perfeito (uma espécie de "What if..." onde se punha a hipótese da renúncia de Jesus à paixão). Todavia, penso que o filme perde um pouco nesse aspecto, uma vez que toda a renúncia é imaginária (Cristo imagina o que aconteceria se tivesse renunciado, isto enquanto está crucificado - mas isso já vem do livro). As críticas que recebeu, tais quais como filmes como A Vida de Brian e Dogma, para além das perseguições, são episódios bastante infelizes e um testemunho à estupidez humana. Pelo que tenho lido deste filme, muitos afirmam como sendo o retrato mais humano de Jesus. É claro que não deixa de ser outra visão ortodoxa, não fosse Mel Gibson um ferveroso católico (conservador), mas todo aquele espectáculo do milagreiro é relegado para trás. A relação com a mãe Maria, dizem, é um dos pontos marcantes do filme: para ela o filho não é únicamente um messias que tem que se sacrificar, mas sim o seu filho, que ela ama. Digamos que toda a transcendência caracteristica do mito é praticamente abandonada, é muito mais humano. E também é curioso que tanto as figuras de Pilatos como a de Heródes abandonam o papel de vilões totais, para aparecerem como personagens com os seus próprios dilemas e conflitos internos, claramente abandonando a visão estereotipada que se costuma seguir (isto é tudo baseado em criticas que li, maioritariamente no Aint-it-Cool-News). Já para não falar de que Jim Caviezel é possivelmente o Jesus mais bem caracterizado de sempre (o cabelo e a pele escurecida, olhos castanhos e uma prótese no nariz - segundo um judeu que viu o filme, Caviezel parecia um judeu autêntico). Ah e não esqueçamos o cuidado com as línguas faladas: latim, hebraico e aramaico, historicamente as três linguas da altura.
Agora, este vai ser outro filme envolto em polémica, aderindo à que já cerca o filme desde que foi divulgado. Serão desta vez as acusações de anti-semitismo, devido ao facto de que os culpados da morte de Jesus serão os judeus. Para mim esta polémica vale tanto quanto esterco: é certo, os judeus não foram os únicos, mas o facto é que as autoridades religiosas judaicas vigentes na altura, o Sinédrio, tiveram culpa no cartório, tanta quanto os romanos. Cristo apresentava uma nova visão de religiosidade distinta à praticada e em toda a História é recorrente a perseguição à diferença. O Sinédrio achava-o uma ameaça à ordem, assim como os romanos, que o viam como um agitador que poderia originar uma sublevação popular. E a união faz a força. É claro que a muitos episódios da Biblia lhes foi intensificado o sentido e significado para criar divergências (o facto de se atribuir a morte de Jesus aos judeus foi pretexto para muitas das perseguições que sofreram), daí o meu desdém pela igreja e pelo catolicismo (que são obra do Império Romano do Ocidente), mas isso não iliba a culpa aos responsáveis. Mas deve ser divertido ver quais vão ser as reacções (acusar o filme de anti-semita onde o "herói" é um judeu - only in America).

Para já, conta como um dos filmes a ver sem perder de 2004.

P.S. - Ainda sobre a polémica do The Christ: não se esqueçam que Cristo não é só um nome mas tb um adjectivo, significando "ungido", daí que não seja de todo despropositado. É uma designação para afirmar o Messias, mas tb pode designar o rei, neste sentido, um descendente do rei (e Jesus é da linha de David, tb ele ungido aquando rei). Mas enfim, promenorzecos...[:D]
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Tem graça que a parte do teu post sobre a qual eu comentei não apareceu como quote... [:D]

Era esta parte:

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by tialice</i>
<br />"A Última Tentação de Cristo" de Martin Scorcese é um filme fantástico, mas não esperes encontrar lá as referências habituais na história de Cristo, nem nada da veracidade e fidelidade ao que REALMENTE aconteceu ( AH AH AH AH ) que o fervoroso católico Mel Gibson vai apresentar no seu ( à partida ) mais que previsível novo filme.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Não critiques o filme do Gibson do ponto de vista religioso, critica-o do ponto de vista cinematográfico. Mesmo que aches que a história tenha coisas que consideras que são a versão da igreja, isso não fará do filme um objecto menor (caso seja bom)... Não é por um filme ter inverosimillhanças que se torna mau...

My point is o filme do Gibson está a ser PRÉ-julgado por toda a gente, mas do ponto de vista religioso e não do ponto de vista se é um bom filme ou não.

Ludovic Mestre
"Este país não me merece." - José Castel Branco
tialice
Fanático
Fanático
Posts: 548
Joined: April 2nd, 2003, 10:34 pm

Post by tialice »

Lud, percebo onde queres chegar, mas para mim, um filme altamente presunçoso ( "contar os últimos momentos de Cristo como REALMENTE aconteceu, doa a quem doer..." ) e que, à partida ( saliente-se... ) emana ideias pré-concebidas e bidimensionais dos intervenientes na história, verá o seu valor diminuido como objecto cinematográfico.
Eu gosto de filmes que me obriguem a pensar e julgar, e não que me apresentem personagens de cartão.

Logo, não estou a criticar o filme do ponto de vista religioso, mas sim cinematográfico.

E depois do "Braveheart", tudo é possivel... [xx(]

How sweet, fresh meat !
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

É desta que mato a minha ignorância.

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">e que, à partida ( saliente-se... ) emana ideias pré-concebidas e bidimensionais dos intervenientes na história<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

tialice, por favor, explica-me essa história da bidimensionalidade (eh pá, que palavra grande) dos personagens. É que à muito tempo ando a matar o juizo para perceber essa noção, mas nunca chego a um raciocinio satisfatório (ou então manda aí uma recomendação literária sobre teoria cinematográfica).

Obrigado
tialice
Fanático
Fanático
Posts: 548
Joined: April 2nd, 2003, 10:34 pm

Post by tialice »

Bidimensionalidade das personagens é um termo utilizado quando a caracterização das mesmas é simplista, primária e desprovida da expessura ( considerada a medida "tridimensional" ) natural no ser humano.
Quando os maus são mesmo maus e os bons são mesmo bons, personagens de cartão em que, o interesse de quem as caracteriza dessa forma é evitar que o público possa julgar por si ( usar o cérebro ) e dar o seu próprio veredicto.

Exemplo no Braveheart : os Ingleses são todos maus, os Escoceses são todos bons. E não há razões nem discussão possiveis, é assim porque é.

How sweet, fresh meat !
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Eu adoro o Braveheart... [:)] Só não tenho o DVD por causa da censura... Acho que o Gibson encena muito bem.

Ludovic Mestre
"Este país não me merece." - José Castel Branco
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Resposta de Algibeira... nem todos os escoceses eram bons.. vê o filme outra vez... e por essa lógica, todos os franceses do filme eram bons... só apareceu uma... A caracterização dos Senhores Feudais da altura é acertada.. materialistas e presunçosos...


Qt ao filme do Gibson, continua-me mto a discutir a religião, em vez do exercicio cinematografico, lembra-me a polémica em volta do Evangelho do José Saramago, tanto burburinho pela visão do homem, ateu assumido, mas q no entanto, é capaza de ter feito mais pela Igreja com aquele livro, do que mtos padres.

Continua-se a querer discutir sobre mitos... que a pessoa chamada "Jesus Cristo" tenha existido, tudo bem, agora o q pintam sb o q se passou na altura será sempre inconclusivo, por isso cada um é livre de ter a sua "visão", pq ele nem pode ser acusado de deturpar factos... pois eles n existem... apenas "relatos".

Venha o filme...

Mas qual Cristo Perfeito...a Madalena perfeita.... Monicaaaaaaaaa

Btw, por falar em Madalenas, vejam "As Irmãs Maria Madalena" p ver o q fé cega pode fazer..

_________________________
"I Exist, I can!"
http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... s=Insanopt
MasterOP
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 291
Joined: January 22nd, 2002, 1:04 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by MasterOP »

Já se estava à espera...[:(!] O "politicamente correcto" a atacar!!
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Mel Gibson's decision to remove a controversial scene from his movie The Passion of the Christ did little Wednesday to temper debate over whether his film will fuel anti-Semitism.
The deleted scene in which the Jewish high priest Caiaphas declares a curse on the Jewish people for the Crucifixion by stating "His blood be on us and on our children" had been a focal point of protests by several organizations, including the Anti-Defamation League. The scene is based on a passage from the Bible, Matthew 27:25.

ADL president Abraham Foxman says he was relieved that the scene had been cut, "but it changes the tone of the movie only by a few degrees. It's still unambiguous in blaming the Jews for the death of Christ."<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
http://www.usatoday.com/life/movies/new ... -cut_x.htm





_________________________________________________________________________________________________________________
"Sobre a terra cai comprida a sombra, Que para ocidente estende asas de trevas. A Torre treme; do túmulo dos reis acerca-se, O momento final. Os Mortos acordam, Pois é chegada a hora dos perjuros: Na Pedra de Erech se erguerão de novo, E ouvirão uma trompa ecoar nos montes. De quem será a trompa? Quem chamará, Do crepúsculo cinzento as pessoas esquecidas? O herdeiro daquele a quem o juramento prestaram. Do Norte virá, impelido pela necessidade: Transporá a Porta dos Caminhos dos Mortos."
LOTR- O Regresso do Rei
A minha colecção
<b>Master Of Puppets</b>

Post Reply