Progressive Scan

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
jaures_oliveira
Novato
Progressive Scan

Post by jaures_oliveira »

Tenho uma televisão Philips 32PW9528 e ontem à noite estive a ver pela primeira vez um filme região 1 NTSC, (o DVD é um pioneer dv 454) e reparei que no menu de escolha das opções digitais, apareceu a escolha de Progressive Scan. Quer isto dizer que apesar do DVD não ser progressive scan, estou a ver as imagens sem ser interlaçadas sendo a televisão a "desinterlaçar"? Já agora tenho o dvd ligado à televisão por um cabo scart S-Video, obteria melhor imagem se ligasse na entrada lateral S-Video (sem ser scart)? É muito notória a diferença de qualidade entre o RGB e o S-Video? em que aspectos, definição? côr?. Para terminar só mais uma duvida, notei algumas diferenças na imagem, NTSC e PAL, qual dos dois sistemas produz melhor qualidade de imagem, dado o NTSC ser a 60hz e o PAL 50hz?
Obrigado desde já.
jaures_oliveira
Novato

Post by jaures_oliveira »

Ninguem me pode ajudar em nenhuma das questões?
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Em relação ao progressive scan, não posso ajudar... Em relação ao cabo, SCART/RGB produz melhor resultados. Se puderes (i.e. a TV e o DVD suportarem), tenta por componentes, pois podem eliminar algumas (possíveis) interferências do SCART.

PAL é melhor, pois tem uma maior definição (número de linhas) e é mais fiel na reprodução de cores.

Oderint dum metuant
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

Para obteres uma visualização "progressive scan" o display (TV, plasma, projector) deve suportar esse "formato". Como o sinal gravado nos DVDs é entrelaçado ou o leitor ou o display, ou um aparelho dedicado entre os dois tem que efectuar o "desentrelaçamento".

Nunca comparei as diferenças pessoalmente, mas as críticas geralmente favorecem o desentrelaçamento efectuado pelos leitores de DVD ou pelos aparelhos dedicados em deterimento do efectuado nos displays.

Quanto ao PAL vs. NTSC é mais uma das intermináveis discussões que, com algumas pausas, (re)aparecem nos foruns. A quantidade de informação é idêntica, tendo o PAL mais linhas de informação por imagem e o NTSC mais imagens por segundo. Se o PAL for obtido a partir do NTSC é óbvio que será sempre inferior a ele (e vice-versa).
Se forem ambos obtidos a partir de filme os mais puristas dirão que o PAL obriga a uma compressão do filme que resulta em menos alguns segundos num filme de hora e meia... enfim qual é mesmo o propósito da pergunta? Escolher para um determinado filme qual o formato a comprar? Então há que ver ambos ou pedir opinião a quem já viu pois depende das edições: nalguns filmes é preferével a PAL noutros a NTSC. Não há resposta definitiva.
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

lumila, permite-me discordar. O PAL é melhor, seja aonde for! Primeiro, tem maior resolução, como dizes. Depois, tem melhor fidelidade de cores (daí o famoso NTSC - "Never The Same Colours") e apesar de ter compressão temporal (4%) não tem efeitos de arrastamento como o NTSC tem. Vê aqui para uma boa explicação:

http://www.michaeldvd.com.au/Articles/P ... vsNTSC.asp

Oderint dum metuant
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Fidel</i>
<br />(daí o famoso NTSC - "Never The Same Colours")
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Never Twice the Same Colour

Isso de ser superior é tudo verdade e tudo na teoria, numa imagem de mais de 80" não distingo superioridade a nenhum dos formatos.

no caso DTS vs DD é muito mais fácil mostrar a superioridade do DTS (dependendo do disco e desde que não seja em Stereo [:D] )

P.S. - O Pal Progressive tem trazido muito problemas, daí que em progressive mode se perceba que o NTSC pode parecer melhor.

George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

Já (re)começou...

O ponto que queria fazer é que há opiniões divergentes (se não acreditas experimenta publicar essa tua opinião num forum inernacional...) e que para mim a questão PAL vs. NTSC nos DVDs deve ser decidida edição a edição.

Pessoalmente nas transmissões televisivas prefiro PAL, mas pode ser por estar mais habituado.
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Eu concordo contigo que conversões geralmente não é famoso (i.e. NTSC deve ser visto com NTSC e PAL como PAL), mas a partir daí o PAL não dá qualquer hipótese!

Oderint dum metuant
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

O simples facto do PAL ter sido inventado depois do NTSC, e com a intençao de corrigir os "defeitos" do primeiro, deixaria muito mal vistos os senhores do PAL, se, a tentarem fazer isso, criassem um sistema pior.
O PAL é bastante superior, quer em resolução (maior número de linhas), quer na codificação das cores, e principalmente, na sua estabilidade a nivel de crominância. O NTSC tem vindo a ser melhorado, mas a questao da retrocompatibilidade nunca permitiu corrigirem muitos dos problemas originais.

Um ponto diferente, será a conversão NTSC -> PAL, onde surgem problemas como a afamada "aceleração", em que em PAL as coisas ficam mais rapidas 4%, devido à diferença de frames por segundo entre os sistemas. Mas, se virem a coisa ao contrário, um filme PAL também vai ser "lentificado" em NTSC, se fôr convertido.
Uma coisa são as especificações técnicas de cada sistema em si, outra é o comportamento de um objecto que foi idealizado para o outro sistema, a ser exibido, convertido, num sistema que não é o seu original. É óbvio que um filme NTSC será mais fiel em NTSC que após conversão para PAL ou o que fôr (se existissem mais).

Só tive 13 na cadeira de Comunicações Rádio e TV, mas para saber que PAL é melhor que NTSC ainda chega [:D]

Um abraço,

http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher

http://www.pmr446mania.com
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

Dois comentários:

A "aceleração" em PAL não resulta apenas da conversão do formato de origem NTSC mas também da conversão de película de cinema. Ou seja: na conversão de filmes para PAL (SEM passar por NTSC) essa "aceleração" também ocorre. Na conversão de filme para NTSC não há lugar a "aceleração".

Procurei centrar a discussão na vertente prática i.e. com consequências para o nosso dia-a-dia. É sem dúvida estimulante a discussão sobre a supremacia técnica teórica dos dois formatos, mas duvido que, mesmo que fosse consensual, os utilizadores do outro mudassem. Há outros factores em causa, nomeadamente económicos, que o impedem (veja-se o paralelo com o Beta vs. 2000 vs. VHS). Na prática, o que interessa é aumentar a informação disponível que seja útil para que se possa tomar uma decisão informada na hora de adquirir um DVD (o media, não o hardware). Assumindo que o sistema que possuimos tem a capacidade de reprodução de ambos os formatos, como decidir nos casos em que há disponível uma versão NTSC e outra PAL? E a minha resposta é: depende das edições. Independentemente da supremacia teórica de um dos formatos (admitamos PAL) há casos em que a edição NTSC é de facto melhor.
rc2003
Novato

Post by rc2003 »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Isso de ser superior é tudo verdade e tudo na teoria, numa imagem de mais de 80" não distingo superioridade a nenhum dos formatos.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

estranho, numa diagonal semelhante eu vejo perfeitamente as diferenças?

O NTSC tem maior resolução temporal (mais frames) o PAL maior resolução estática (mais linhas).

Os DVDs NTSC-->PAL são uma abominação que nunca deveria ter existido. Por vezes os DVDs NTSC parecem ter um transfer mais cuidado, a masterização parece melhor. Por fim, os negros nos DVDs NTSC parecem sempre conter mais informação, provavelmente porque o "negro minimo" em PAL está acima do "negro minimo" em NTSC (7,5 IRE-->0 IRE). Mesmo recalibrando o monitor para PAL os negros NTSC são mais detalhados.

Obrigado, RC
jmascarenhas
Entusiasta
Entusiasta

Post by jmascarenhas »

Olá.
Para se ter pal progressivo é preciso uma TV com PP e um leitor de DVD com PP. A saida do DVD para a TV TEM que ser por componentes separados, portanto 3 fichas, que entram no TV directamente.
Sem isto é impossivel.

Um modelo com PP barato que anda aí no mercado e que muito me admira ninguém falar, é o DVP-NS730 da Sony, que pode ser visto no www.sony.pt

Post Reply