Grandes Argumentos, Grandes Filmes
Moderators: waltsouza, mansildv
Grandes Argumentos, Grandes Filmes
Bom Dia pessoal,
Gostaria de saber as opiniões/gostos do pessoal sobre grandes argumentos, que resultaram na vossa opinião em grandes filmes. Não descurando que há filmes que de argumento têm pouco, mas que o director/produtor/actores o tornam grandes obras, gostaria de saber quais o filmes que partiram de um bom/óptimo argumento.
Como ponto de partida, e tendo em conta a minha pequena colecção pessoal de DVDs, destaco desde já (sem nenhuma ordem preferencial):
- Pulp Fiction
- Scarface
- Apocalipse Now (Redux)
- Top Gun (mais grande produção que grande argumento, mas mesmo assim...)
Quais são os vosso preferidos? Ou recomendados? Daqueles filmes que se vêm 2, 5, 10, 20 vezes e se encontram sempre maneiras diferentes de ver a história desenvolver-se.
|-|-| e []
JES
_________________________
JES
Gostaria de saber as opiniões/gostos do pessoal sobre grandes argumentos, que resultaram na vossa opinião em grandes filmes. Não descurando que há filmes que de argumento têm pouco, mas que o director/produtor/actores o tornam grandes obras, gostaria de saber quais o filmes que partiram de um bom/óptimo argumento.
Como ponto de partida, e tendo em conta a minha pequena colecção pessoal de DVDs, destaco desde já (sem nenhuma ordem preferencial):
- Pulp Fiction
- Scarface
- Apocalipse Now (Redux)
- Top Gun (mais grande produção que grande argumento, mas mesmo assim...)
Quais são os vosso preferidos? Ou recomendados? Daqueles filmes que se vêm 2, 5, 10, 20 vezes e se encontram sempre maneiras diferentes de ver a história desenvolver-se.
|-|-| e []
JES
_________________________
JES
-
- Iniciado
- Posts: 136
- Joined: December 29th, 2003, 1:48 pm
Olá!
Jes, o Top Gun tem argumento? Não dei por ele quando vi o filme...[:D][:D]
De qualquer forma, olhando para a minha colecção, posso salientar argumentos e filmes de que gosto particularmente:
- Seven
- Akira
- Ghost in the Shell
- O senhor dos aneís - Trilogia
- Trilogia Matrix
- L.A. Confidencial
- Os Sem Nome
- Robocop
- Intacto
- Os Intocáveis
- Scarface
- Carlito´s Way
E outros haveria, que serão objectos de outros posts.
Basicamente, encontro nos argumentos dos filmes que acima refiro boas caracterizações dos personagens, histórias envolventes, umas profundas na temática, outras tocantes na representação de sentimentos e atitudes, ou então o simples prazer de um conto bem urdido...
Tchau e Boa Páscoa!
-
Jes, o Top Gun tem argumento? Não dei por ele quando vi o filme...[:D][:D]
De qualquer forma, olhando para a minha colecção, posso salientar argumentos e filmes de que gosto particularmente:
- Seven
- Akira
- Ghost in the Shell
- O senhor dos aneís - Trilogia
- Trilogia Matrix
- L.A. Confidencial
- Os Sem Nome
- Robocop
- Intacto
- Os Intocáveis
- Scarface
- Carlito´s Way
E outros haveria, que serão objectos de outros posts.
Basicamente, encontro nos argumentos dos filmes que acima refiro boas caracterizações dos personagens, histórias envolventes, umas profundas na temática, outras tocantes na representação de sentimentos e atitudes, ou então o simples prazer de um conto bem urdido...
Tchau e Boa Páscoa!
-
-
- Entusiasta
- Posts: 193
- Joined: October 10th, 2003, 11:46 am
Grandes argumentos, hmm....para mim um dos melhores argumentos é o do Apocalypse Now(não o redux), o fantástico Memento, Se7en, Scream(sim, tem grande argumento...especialmente a cena inicial), American Psycho(como eu adoro o filme) e só para terminar Donnie Darko.
Grandes filmes com argumento não mau, mas nada de especial, a obra-prima que é One Flew Over The Cuckoo's Nest, e qualquer filme de Kubrick.
PS:Indiana Jones, STAR WARS(3 "primeiros" últimos episódios), etc, etc, etc...
"Saigon, shit, I'm still only in Saigon. Every time I think I'm gonna wake up back in the jungle." - Willard
Grandes filmes com argumento não mau, mas nada de especial, a obra-prima que é One Flew Over The Cuckoo's Nest, e qualquer filme de Kubrick.
PS:Indiana Jones, STAR WARS(3 "primeiros" últimos episódios), etc, etc, etc...
"Saigon, shit, I'm still only in Saigon. Every time I think I'm gonna wake up back in the jungle." - Willard
-
- Entusiasta
- Posts: 154
- Joined: March 25th, 2004, 3:22 pm
- alquimista
- Especialista
- Posts: 1978
- Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
- Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
- Contact:
Sixth Sense
Signs
Unbreakable
Magnolia
Blade Runner
Lady Hawke
Dogma
Mullhand Drive
Simple Story
Blue Velvet
Twelve Monkeys
Fight Club
Lotr
Laputa - Castle in the Sky (Myiazaki)
Dune (em todas as versões)
La Confidential
Pulp Fiction
Stranded
Dances with wolves
Goonies
Amélie
La citée des Enfants Perdus
2001
A canção de Lisboa
Os Imortais
The first men on the Moon
The Time Machine (o original)
Things to come (1932)
X-Files (tv e não só)
Babylon 5 (tv)
Braveheart
Etc, etc, etc... ;)
Luis Peres (34 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
Signs
Unbreakable
Magnolia
Blade Runner
Lady Hawke
Dogma
Mullhand Drive
Simple Story
Blue Velvet
Twelve Monkeys
Fight Club
Lotr
Laputa - Castle in the Sky (Myiazaki)
Dune (em todas as versões)
La Confidential
Pulp Fiction
Stranded
Dances with wolves
Goonies
Amélie
La citée des Enfants Perdus
2001
A canção de Lisboa
Os Imortais
The first men on the Moon
The Time Machine (o original)
Things to come (1932)
X-Files (tv e não só)
Babylon 5 (tv)
Braveheart
Etc, etc, etc... ;)
Luis Peres (34 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
Felizmente ainda existem grandes argumentos. Como já foram referidos muitos, deixo aqui apenas alguns dos meus preferidos ...
- To Have and Have Not
- The Others
- Magnolia
- Fight Club
- Pulp Fiction
- Minority Report
- Underground
- AI
- Clockwork Orange
- Mystic River
- Some Like it Hot
- Adaptation
- Being John Malkovitch... Charlie Kaufman rules! [^]
e muitos, muitos outros [:)]
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
- To Have and Have Not
- The Others
- Magnolia
- Fight Club
- Pulp Fiction
- Minority Report
- Underground
- AI
- Clockwork Orange
- Mystic River
- Some Like it Hot
- Adaptation
- Being John Malkovitch... Charlie Kaufman rules! [^]
e muitos, muitos outros [:)]
Frances Farmer
<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
-
- DVD Maníaco
- Posts: 4047
- Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
- Location: Portugal
- Contact:
A maioria dos que me lembrei já apareciam acima, para não me repetir completo apenas com o Chasing Amy.
Um abraço,
http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher
http://www.pmr446mania.com
Um abraço,
http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher
http://www.pmr446mania.com
Badlands
Donnie Darko
Dead Poets Society
A Perfect World
dois praticamente desconhecidos:
The Runner
Blood in, Blood out
_______________________
A bargain is something you don't need at a price you can't resist
George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
Donnie Darko
Dead Poets Society
A Perfect World
dois praticamente desconhecidos:
The Runner
Blood in, Blood out
_______________________
A bargain is something you don't need at a price you can't resist
George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
- Francesco Zappa
- Fanático
- Posts: 595
- Joined: April 1st, 2004, 4:48 pm
- Location: por aí
Eu ainda juntava alguns:
A BEIRA DO ABISMO de Howard Hawks
A CONDESSA DESCALÇA de Joseph L Mankiewicz (bem.. quase todos do Mankiewicz)
LAURA de Otto Preminger
MÃOS PERIGOSAS de Samuel Fuller
O CREPUSCULO DOS DEUSES de Billy Wilder
SUPREMA DECISÃO de Fritz Lang
TEMPOS MODERNOS de Charles Chaplin
ZONA DE PERIGO de David Cronenberg
RELÍQUIA MACABRA de Johm Huston
Alguns do Alfred Hitchcock
pela ideia:
A PANTERA DE Jacques Tourneur
SHOCK CORRIDOR de Samuel Fuller
ELES VIVEM de John Carpenter
O EXTERMINADOR IMPLACÁVEL de James Cameron
O PREDADOR de John McTiernan
etc..
A BEIRA DO ABISMO de Howard Hawks
A CONDESSA DESCALÇA de Joseph L Mankiewicz (bem.. quase todos do Mankiewicz)
LAURA de Otto Preminger
MÃOS PERIGOSAS de Samuel Fuller
O CREPUSCULO DOS DEUSES de Billy Wilder
SUPREMA DECISÃO de Fritz Lang
TEMPOS MODERNOS de Charles Chaplin
ZONA DE PERIGO de David Cronenberg
RELÍQUIA MACABRA de Johm Huston
Alguns do Alfred Hitchcock
pela ideia:
A PANTERA DE Jacques Tourneur
SHOCK CORRIDOR de Samuel Fuller
ELES VIVEM de John Carpenter
O EXTERMINADOR IMPLACÁVEL de James Cameron
O PREDADOR de John McTiernan
etc..
-
- Especialista
- Posts: 1251
- Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
- Location: Lisboa/Sintra
Plagiando uma frase de um colega de fórum (que não me lembro qual[:I]) “Não existem maus argumentos, existem sim, bons e maus realizadores”.
Por ex., filmes como “Ladrões de Bicicletas” (Sica), “Uma História Simples” (Lynch) e “Lost In Translation” (Sofia C.) têm a priori argumentos simplistas, quase banais.
No primeiro, pai e filho procuram uma bicicleta roubada, no segundo, um homem de 73 anos vai visitar o irmão, num cortador de relva, e no terceiro, dois americanos encontram-se num hotel, em Tóquio.
Nas mãos de realizadores medianos, estes três filmes seriam... medianos, e provavelmente haveria quem disse-se que “dificilmente se poderia fazer melhor, face as limitações dos argumentos”.
Nas mãos de Sica, Lynch e Sofia estes argumentos simplistas transformaram-se em “obras de arte”. Quando existe talento para contar uma história através de imagens, todos os argumentos são bons.
Esta capacidade de partirem de “quase nada” e fazerem filmes extraordinários, é o que distingue os grandes realizadores dos demais.
Afinal o cinema, é a arte de contar histórias através de imagens e não através de textos.
um abraço
Por ex., filmes como “Ladrões de Bicicletas” (Sica), “Uma História Simples” (Lynch) e “Lost In Translation” (Sofia C.) têm a priori argumentos simplistas, quase banais.
No primeiro, pai e filho procuram uma bicicleta roubada, no segundo, um homem de 73 anos vai visitar o irmão, num cortador de relva, e no terceiro, dois americanos encontram-se num hotel, em Tóquio.
Nas mãos de realizadores medianos, estes três filmes seriam... medianos, e provavelmente haveria quem disse-se que “dificilmente se poderia fazer melhor, face as limitações dos argumentos”.
Nas mãos de Sica, Lynch e Sofia estes argumentos simplistas transformaram-se em “obras de arte”. Quando existe talento para contar uma história através de imagens, todos os argumentos são bons.
Esta capacidade de partirem de “quase nada” e fazerem filmes extraordinários, é o que distingue os grandes realizadores dos demais.
Afinal o cinema, é a arte de contar histórias através de imagens e não através de textos.
um abraço