Grandes Argumentos, Grandes Filmes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

JES
Novato
Posts: 46
Joined: September 29th, 2003, 4:53 pm
Location: Portugal
Grandes Argumentos, Grandes Filmes

Post by JES »

Bom Dia pessoal,

Gostaria de saber as opiniões/gostos do pessoal sobre grandes argumentos, que resultaram na vossa opinião em grandes filmes. Não descurando que há filmes que de argumento têm pouco, mas que o director/produtor/actores o tornam grandes obras, gostaria de saber quais o filmes que partiram de um bom/óptimo argumento.

Como ponto de partida, e tendo em conta a minha pequena colecção pessoal de DVDs, destaco desde já (sem nenhuma ordem preferencial):

- Pulp Fiction
- Scarface
- Apocalipse Now (Redux)
- Top Gun (mais grande produção que grande argumento, mas mesmo assim...)

Quais são os vosso preferidos? Ou recomendados? Daqueles filmes que se vêm 2, 5, 10, 20 vezes e se encontram sempre maneiras diferentes de ver a história desenvolver-se.

|-|-| e []

JES

_________________________
JES
Kyle Jaspers
Iniciado
Iniciado
Posts: 136
Joined: December 29th, 2003, 1:48 pm

Post by Kyle Jaspers »

Olá!

Jes, o Top Gun tem argumento? Não dei por ele quando vi o filme...[:D][:D]

De qualquer forma, olhando para a minha colecção, posso salientar argumentos e filmes de que gosto particularmente:

- Seven
- Akira
- Ghost in the Shell
- O senhor dos aneís - Trilogia
- Trilogia Matrix
- L.A. Confidencial
- Os Sem Nome
- Robocop
- Intacto
- Os Intocáveis
- Scarface
- Carlito´s Way

E outros haveria, que serão objectos de outros posts.

Basicamente, encontro nos argumentos dos filmes que acima refiro boas caracterizações dos personagens, histórias envolventes, umas profundas na temática, outras tocantes na representação de sentimentos e atitudes, ou então o simples prazer de um conto bem urdido...

Tchau e Boa Páscoa!
-
digito
Iniciado
Iniciado
Posts: 72
Joined: September 11th, 2003, 8:40 pm
Location: Faro, Portugal

Post by digito »

Sem nenhuma ordem, grandes argumentos que resultaram em grandes filmes para mim são:

- LOTR [:)]
- Se7en
- Os Condenados de Shawshank
- O 5º Elemento
- Dune

TopGun grande argumento?!?!? [:o]

Pedro Guerreiro
Rui Santana
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: October 10th, 2003, 11:46 am

Post by Rui Santana »

Todos os referidos são sem duvida bons filmes/argumentos.
Acrescento mais estes que me lembrei assim de repente:

Uma história simples
Magnolia
Moulin Rouge
E.T.


Quanto ao Top Gun e ao Robocop até os colocava numa lista mas não nesta.Brrr.
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Grandes argumentos, hmm....para mim um dos melhores argumentos é o do Apocalypse Now(não o redux), o fantástico Memento, Se7en, Scream(sim, tem grande argumento...especialmente a cena inicial), American Psycho(como eu adoro o filme) e só para terminar Donnie Darko.

Grandes filmes com argumento não mau, mas nada de especial, a obra-prima que é One Flew Over The Cuckoo's Nest, e qualquer filme de Kubrick.

PS:Indiana Jones, STAR WARS(3 "primeiros" últimos episódios), etc, etc, etc...

"Saigon, shit, I'm still only in Saigon. Every time I think I'm gonna wake up back in the jungle." - Willard
Ribeiro
Fanático
Fanático
Posts: 766
Joined: December 31st, 2003, 9:31 pm

Post by Ribeiro »

A minha escolha...

- "Se7en"
- "The Usual Suspects"
- "The Godfather"
- "The Godfather - Part II"
- Trilogia "Lord of the Rings"
- "Fight Club"
- The Silence of the Lambs"
- "Pulp Fiction"
Miguel Duarte
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 154
Joined: March 25th, 2004, 3:22 pm

Post by Miguel Duarte »

Para além de alguns que já foram aqui citados, referênciava ainda mais uns argumentos de que gosto bastante:
Being John Malckovitch
Cypher
Minority Report
Underground
Equilibrium
Citizen Kane
Delicatessen
Adaptation
Sixth Sense
Once Upon a Time in America
Dogma
The Game
ExistenZ
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Sixth Sense
Signs
Unbreakable
Magnolia
Blade Runner
Lady Hawke
Dogma
Mullhand Drive
Simple Story
Blue Velvet
Twelve Monkeys
Fight Club
Lotr
Laputa - Castle in the Sky (Myiazaki)
Dune (em todas as versões)
La Confidential
Pulp Fiction
Stranded
Dances with wolves
Goonies
Amélie
La citée des Enfants Perdus
2001
A canção de Lisboa
Os Imortais
The first men on the Moon
The Time Machine (o original)
Things to come (1932)
X-Files (tv e não só)
Babylon 5 (tv)
Braveheart

Etc, etc, etc... ;)

Luis Peres (34 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
bodhi
Iniciado
Iniciado
Posts: 108
Joined: April 1st, 2003, 8:51 pm
Location: Portugal

Post by bodhi »

De repente, lembro-me de: 1941, Wonder Boys, Stand By Me, The Big Lebowski, The Family Man, Field Of Dreams, Point Break, Dune...

É melhor ficar por aqui! [;)]

"To Be Continued..."
Bodhisattva (Coimbra)
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

Felizmente ainda existem grandes argumentos. Como já foram referidos muitos, deixo aqui apenas alguns dos meus preferidos ...

- To Have and Have Not
- The Others
- Magnolia
- Fight Club
- Pulp Fiction
- Minority Report
- Underground
- AI
- Clockwork Orange
- Mystic River
- Some Like it Hot
- Adaptation
- Being John Malkovitch... Charlie Kaufman rules! [^]

e muitos, muitos outros [:)]



Frances Farmer

<b>You know how to whistle, don't you, Steve? You just put your lips together and... blow. - <i>To Have and Have Not</b></i>
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

A maioria dos que me lembrei já apareciam acima, para não me repetir completo apenas com o Chasing Amy.

Um abraço,


http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher

http://www.pmr446mania.com
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2501
Joined: June 20th, 2002, 10:25 pm

Post by daffyduck »

Badlands
Donnie Darko
Dead Poets Society
A Perfect World

dois praticamente desconhecidos:
The Runner
Blood in, Blood out

_______________________
A bargain is something you don't need at a price you can't resist

George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
User avatar
Francesco Zappa
Fanático
Fanático
Posts: 595
Joined: April 1st, 2004, 4:48 pm
Location: por aí

Post by Francesco Zappa »

Além de muitos outros já aqui referidos lembro-me, assim de repente, de quase todos os do David Mamet que são extraordinários.

Hugo
Oluap
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 275
Joined: January 16th, 2004, 10:37 pm
Location: Lisboa - Portugal

Post by Oluap »

Eu ainda juntava alguns:

A BEIRA DO ABISMO de Howard Hawks
A CONDESSA DESCALÇA de Joseph L Mankiewicz (bem.. quase todos do Mankiewicz)
LAURA de Otto Preminger
MÃOS PERIGOSAS de Samuel Fuller
O CREPUSCULO DOS DEUSES de Billy Wilder
SUPREMA DECISÃO de Fritz Lang
TEMPOS MODERNOS de Charles Chaplin
ZONA DE PERIGO de David Cronenberg
RELÍQUIA MACABRA de Johm Huston
Alguns do Alfred Hitchcock
pela ideia:
A PANTERA DE Jacques Tourneur
SHOCK CORRIDOR de Samuel Fuller
ELES VIVEM de John Carpenter
O EXTERMINADOR IMPLACÁVEL de James Cameron
O PREDADOR de John McTiernan
etc..
alan_smithee
Especialista
Especialista
Posts: 1251
Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
Location: Lisboa/Sintra

Post by alan_smithee »

Plagiando uma frase de um colega de fórum (que não me lembro qual[:I]) “Não existem maus argumentos, existem sim, bons e maus realizadores”.

Por ex., filmes como “Ladrões de Bicicletas” (Sica), “Uma História Simples” (Lynch) e “Lost In Translation” (Sofia C.) têm a priori argumentos simplistas, quase banais.
No primeiro, pai e filho procuram uma bicicleta roubada, no segundo, um homem de 73 anos vai visitar o irmão, num cortador de relva, e no terceiro, dois americanos encontram-se num hotel, em Tóquio.

Nas mãos de realizadores medianos, estes três filmes seriam... medianos, e provavelmente haveria quem disse-se que “dificilmente se poderia fazer melhor, face as limitações dos argumentos”.
Nas mãos de Sica, Lynch e Sofia estes argumentos simplistas transformaram-se em “obras de arte”. Quando existe talento para contar uma história através de imagens, todos os argumentos são bons.

Esta capacidade de partirem de “quase nada” e fazerem filmes extraordinários, é o que distingue os grandes realizadores dos demais.
Afinal o cinema, é a arte de contar histórias através de imagens e não através de textos.


um abraço

Post Reply