A utilização dos projectores

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Ricardo Felisberto
Entusiasta
Entusiasta
A utilização dos projectores

Post by Ricardo Felisberto »

Há já bastante tempo que tenho em mente a aquisição de um projector. Na minha óptica isso implicará igualmente a aquisição de uma tela e de um novo leitor de DVD, em virtude de possuir um velhinho Sony 325.

E digo isto porque é para mim pouco compreensivel que se gaste, a titulo de exemplo, 2000€ num projector como o Z2, possuidor de umas caracteristicas que lhe permitem uma qualidade de imagem muito boa, para depois usar um leitor meio rasca para lhe fazer chegar as imagens, ou por último, projectar essas mesmas imagens na parede.

A titulo de exemplo, e ainda que usando a conexão DVI, um leitor de um PC não tem saída de video progressiva (penso eu), nem deverá ter um processador video de 12 bits funcionando a 108 Mhz, caracteristicas estas disponiveis em leitores de gama média.

Sem querer criticar ninguém, afinal de contas eles estão já a usufruir de belas imagens e eu não, ainda assim acho estranho estar a fazer tão grande investimento em qualidade para depois deixar o aparentemente mais simples por fazer.

Partilham desta ideia ?
beckzito
Entusiasta
Entusiasta

Post by beckzito »

Eu recentemente comprei o Optoma H30 e troquei o dvd... de um pioneer 360s para um yamanha 540s para usar a ligação de componentes(e progressive scan) num cabo black rhodium de 6m.
Não tem dvi nem hdmi mas quando isso se massificar, eu conto tb já ter um projector novo :)
Xavier
Entusiasta
Entusiasta

Post by Xavier »

Ricardo,

Todas as decisões em matéria de audio/video devem ser equilibradas, senão corremos o risco de não conseguir maximizar o investimento. Já vi pessoas a gastar verdadeiros balúrdios em cabos, quando os equipamentos não têm a qualidade que justifique.

Claro que sempre existem situações transitórias como a minha em que não tenho ainda um leitor de DVD à altura do meu processador, amplificador e colunas. No entanto, mais tarde ou mais cedo este será substítuido. É uma questão de "timming".

J Xavier

"Is it Real?"

My system:

http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... sp?ID=1894
spitfire
Iniciado
Iniciado

Post by spitfire »

Concordo com o Ricardo,

Quando se fala em comprar um projector, na verdade estamos a falar em projector, leitor e tela. E ainda muito importante fazer o investimento necessário para "masking" da parede a preto à volta da tela.

Especialmente no projector Sanyo Z2. Trata-se de uma máquina com resolução nativa de 720 linhas, esta resolução em DVD só pode ser utilizada se se tiver um leitor que faça upscale para esta resolução através da saída DVI. Não é uma imagem de alta definição, mas não deve andar longe.

Eu como não tenho $$ para este investimento, vou lendo umas coisas...

Abraço
Ricardo Felisberto
Entusiasta
Entusiasta

Ainda a propósito de projectores, e apesar de todos conhecermos o projectorcentral.com, não resisti a comprar a Audio deste mês.

Para além do Runco da capa, acessivel a muito poucos, apesar do subtitulo ('performance excepcional por um preço imbativel', ou algo muito parecido), temos no interior uma espécie de comparativo entre vários projectores de gama de entrada.

Qual o meu espanto quando ao ler as criticas sobre o Z2, vejo que até é dos modelos menos bem criticados ?!?! É claro que na análise não é usada a conexão digital de video, contudo fiquei um pouco supreso !!!

Já agora e voltando ao Runco, algum de vós conhece um projector de gama de entrada, ou pouco acima que dispunha do mesmo processador gráfico do Runco ? Penso que é o unico CPU projectado de raiz para funcionar com o sistema PAL em virtude da sua resolução de 1024*576 (mais ou menos uma ou outra linha [:D] , acho que se chama <i>Motherhorn </i>e é um DLP da <i>texas instruments</i>)
Dark Angel
Novato

Post by Dark Angel »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Ricardo Felisberto</i>
<br />
A titulo de exemplo, e ainda que usando a conexão DVI, um leitor de um PC não tem saída de video progressiva (penso eu), nem deverá ter um processador video de 12 bits funcionando a 108 Mhz, caracteristicas estas disponiveis em leitores de gama média.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

São mitos e ideias destas que metem na cabeça das pessoas que os PC não são bons leitores de DVD.

Video progressivo existe no PC desde que ele nasceu. Todos os monitores CRT que conheço são progressivos, ou então não temos a mesma idiea de video progressivo.

12bits isso depende do hardware que se usar, mas o grande trunfo está no resize. apartir do momento em que se usa um painel com um numero de pixeis diferente da fonte original, entra em acção o resizing, e aí o PC marca pontos a torto e a direito.

Cada macaco no seu galho, cada um tem as suas vantagens...e desvantagens, claro.
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Dark, só uma correcçãozita. O PC não tem "progressivo" desde que nasceu mas anda perto. Para quem tem alguma idade para se lembrar disso, de há uns (bons) anos para cá que as placas gráficas não fazem interlaçamento do vídeo, logo TODAS neste momento fazem "output" progressivo.

O PC tem ainda outra vantagem: metam o processador mais barato que existe no mercado nesta altura que aquilo bate aos pontos qualquer processador de DVD / projector.

-------------------------------------------------------------
<b><i>Otium sine litteris mors est et hominis vivi sepultura. </b></i>
Ricardo Felisberto
Entusiasta
Entusiasta

Gostaria de esclarecer um pouco a minha ideia, ou a minha duvida, como preferirem. Assim, quando temos sinal a partir de num PC, podemos ter de forma concensual (penso [:)]):

Desvantagens:

- Ruido
- Interferências electricas

Vantagens:

- Preço (partindo de certos pressupostos)
- multiutilização

Imagino que em termos de qualidade de imagem (nem me irei referir a som, pois aqui não tenho quaisquer duvidas), deverá depender do CPU gráfico do PC e do leitor de dvd de mesa em causa, embora tenha a ideia (que será dificil de tirar) que a partir de um certo ponto (leitor de mesa de gama média e/ou alta), teremos sempre melhor qualidade de imagem do que em qualquer PC, por mais artilhado que seja, radeon 9800 xxxxx, arrefecimento a agua, etc, etc....

Sustento esta ideia, recorrendo apenas a senso-comum, ou se quiserem à celebre máxima de que ninquem dá nada a ninguem, logo nunca se iriam vender leitores topo de gama (Tag McLaren, Lexicon, ...) se num PC se conseguissemos obter imagens que se aprossimassem em termos de qualidade.

Relativamente a terminologia técnica, num qualquer desses leitores de mesa de gama média e/ou alta, é vulgarissimo ouvir falar em video progressivo, DCDi da Faroudja, processamento push-pull, fontes de corrente especialmente concebidas para evitar interferências, etc, etc, ... , enfim, não me irei alongar muito com jargões técnicos que não domino na totalidade.

A minha pergunta final é: Será isto não valerá de nada e que estão a vender gato por lebre ? De outra forma, não vale a pena comprarmos leitores dedicados (com excepção dos anteriormente referidos de gama média/alta e alta) ?

Já agora os meus desejos de um óptimo final de semana.
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

Ricardo, isso das interferências é treta! As interferências são, por razões físicas, sentidas em sinais analógicos mas NÃO nos digitais (a não ser que seja uma valente de uma interferência), e mesmo nos analógicos estas são mínimas. Um output DVI de um PC, que tenham um placa com capacidades de descodificação boas (ou software bom) e um RAMDAC decente é comparável a soluções "high-end". Se me falares de qualidade de SOM, aí podemos discutir um bocado mais.

daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

Mas o pior do PC é a interação/utilização...

Queres ver um filme tens de ligar, esperar que o windows carregue, colocar o filme, abrir o programa, correr o filme, seleccionar as legendas... Já imaginam a Maria (Frances tapa os olhos porque é verdade) a tentar ver um filme sozinha?

Já para não falar em actualizações de software necessárias constantemente, desequílibrio com a sala, performance audio...

<b>Canil do Daffy</b>
Fidel
Fanático
Fanático

Post by Fidel »

daffy, HTPC

Ricardo Felisberto
Entusiasta
Entusiasta

E quanto ao processador do Runco (o Screenplay 5700 tb tem o mesmo), o tal que foi desenhado para PAL, alguém sabe de outros projectores que o tenham adoptado ?
Maverick
Entusiasta
Entusiasta

Post by Maverick »

Além do Screenplay 5700, o Sim2 Domino 20 também usa o Matterhorn.

Mav
tri
Fanático
Fanático

Post by tri »

Os testes das revistas têm muito que se lhe diga...A "What hi-fi" deu 3 estrelas ao Z2 e a "What video widesceen entertainment" deu-lhe "best buy". Como tenho um e sei que é bastante bom fiquei logo a pensar que a apreciação terá mais a ver com o investimento publicitário na revista que com as performances do aparelho.

A minha colecção de DVDs: http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... is%20Gomes
ClubeLord
Novato

Post by ClubeLord »

Olá: Sou novo por aqui e tamben ando a porcura de projector e em projectorcentral . com em 1º lugar esta um Benq 6100 que na worten é
vendido por 1200Euros, Bem mais barato que o Z2 "Ate agora a minha escolha".
MAS SERA BOM?????
VALE O INVESTIMENTO "BENQ"???
OU INVISTO MAIS 1000 EUROS E VOU PARA O Z2???

J.Parente

Post Reply