'The Village' de M. Night Shyamalan

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by alquimista</i>
<br />(...)Um tá morto e o outro vai estar no futuro.
(...)<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

[:p]Com estas é que tu me arrasas: Sabes lá tu se o Shyamalan vai morrer no futuro. Até pode ser, tanto quanto eu saiba, um E.T. a viver disfarçado no meio de nós. Não viste o <b>K-Pax</b>?

Mas na minha opinião uma comparação entre Kubrick e Shyamalan peca por defeito. Afinal a obra dum deles está aí para ser vista e até mesmo o menor dos filmes dele é um bom filme. Do outro temos até à data 3 filmes, bons sem dúvida, mas como dizem os ingleses, nothing to write home about, e um quarto a caminho que sinceramente me parece mais do mesmo. A ver vamos.

A compará-lo com alguém eu iria mais para uma comparação com Richard Kelly ou Darren Aronofsky ou até Vincenzo Natali e aí olha que ficava a perder.

Cumprimentos,
Thanatos
http://members.lycos.co.uk/hyperdrivezine --- um fanzine de ficção científica
"Ever let the fancy roam,
Pleasure never is at home"
-- John Keats
User avatar
Victor Melo
Fanático
Fanático
Posts: 570
Joined: December 23rd, 2001, 9:30 pm
Location: Portugal

Post by Victor Melo »

Acho lamentável a forma como é frequente desconcertarem o “The Sixth Sense” e limitarem o conteúdo e o propósito do filme ao seu Twist final …
Se reflectirem cuidadosamente, o twist final não seria nada de especial se o trabalho posterior não fosse meticulosamente cuidado, num invólucro indutivo e manipulador que, ao ser desembrulhado, permite ao espectador o estado de estupefacção final …
Ambas as partes do filme funcionam numa relação de complemento, não de anulação.

Em relação ao medo … isso é subjectivo, depende da sensibilidade de cada um …
No entanto, posso garantir que certos planos sequência (propositadamente) lentos utilizados neste filme (a cena do corredor por exemplo) foram angustiantes… não pelo susto em si, mas por estar consciente da sua inevitabilidade…

Outro aspecto relevante, é que se nota uma análise de fundo nos temas abordados, em todos os seus filmes. É notório o trabalho de casa de Shyamalan … a investigação e a pesquisa sobre as temáticas abordadas. Aliás, eu diria até de outra forma: é perceptível que o realizador é entusiasta, ou mesmo apaixonado, por certos temas sobrenaturais, e isso sente-se nos seus argumentos, na sua concepção de suspense, na atmosfera dos seus filmes, na sua forma de filmar …

A adopção da máxima “hitchcockiana” da tensão oculta ou sugestiva em detrimento do terror explícito é dos outros aspectos que me agradam no Shyamalan.

Compreendo que o facto de ser “fácil” gostar do trabalho dele o estigmatize inevitavelmente por muitos cinéfilos como “mainstream” … mas até que ponto é que esse rótulo é significativo? [}:)]
Passando ao lado das convenções qualitativas, porque não afirmar categoricamente que, para mim, o Senhor M. Night Shyamalan é simplesmente o realizador mais interessante da actualidade… [^]


«morrer, dormir, nada mais... mas neste sono da morte, que sonhos?»
Hamlet
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Victor Melo</i>
<br />Se reflectirem cuidadosamente, o twist final não seria nada de especial se o trabalho posterior não fosse meticulosamente cuidado, num invólucro indutivo e manipulador que, ao ser desembrulhado, permite ao espectador o estado de estupefacção final …
Ambas as partes do filme funcionam numa relação de complemento, não de anulação.<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Exactamente. [:)]

Quanto ao Shyamalan confesso-me admiradora dos seus filmes (<i>O Sexto Sentido</i>, <i>O Protegido</i>, <i>Sinais</i>) e para isso não preciso de recorrer a comparações com outros cineastas. Influências de Hitchcock sim, comparações com o Kubrick para quê?


Frances Farmer

<b>I Like New York in June
How about you...</b>
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

Kyle, eu considero o "Signs" como o melhor do Shyamalan. Mais maduro, menos exibicionista, mais íntimista, menos plástico.

Felizes daqueles que conseguem apreciar uma boa história, abstraindo-se das tretas técnicas e explicativas - como está tão em voga actualmente neste cinema pseudo-científico, tipo conferências da NASA em que tudo acredita piamente nos mirabolantes argumentos relatados só porque têm o carimbo dos "profissionais" do sector ! ( obrigado, Alquimista )

Baaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh ! [xx(]

O cinema é emoção acima de tudo.
Eu não quero lá saber se os ETs no Signs deviam ter morrido ao penetrar na atmosfera ou qualquer outra treta parecida. Para isso, vejo os documentários do Carl Sagan.

Eu sei é que ao ver este filme, senti um medo primitivo semelhante ao que sentiria caso me deparasse com um real encontro imediato.

O facto é que eles são estranhos, imprevisíveis e assustadores. Aliás, são a perfeita incarnação cinematográfica da noção Alien ( estranho ).
A simples visão de um deles é aterradora, ainda que incompreendido o seu comportamento e as suas intenções.


A potencial obra-prima "Unbreakable" <b>SÓ</b> peca pelos escandalosos últimos 5 minutos, com aquela reviravolta simplesmente ridícula, que consegue deitar por terra uma abordagem brilhante ( a melhor de sempre !! ) feita à relação existente entre os heróis dos comics e o mundo real.
Passamos todo o filme a construir uma maravilhosa verosimilhança para a excepcional vida do protagonista, para nos últimos minutos deitarmos tudo a perder em prol dum twist insólito e infeliz.

A necessidade do "choque Shyamalan" revela-se forçada e de mau gosto.


O "Sexto Sentido" é um filme jeitosinho.



Luis.
"I am fire and life incarnate"

<b>
My Pictures</b>
Kyle Jaspers
Iniciado
Iniciado
Posts: 136
Joined: December 29th, 2003, 1:48 pm

Post by Kyle Jaspers »

Olá!

Opiniões são opiniões, e todas são válidas. Acho muito interessante este "conflito", porque permite que todas as pessoas possam exprimir os seus sentimentos, enriquecendo a abordagem destes assuntos do cinema. Foi nesse sentido que expus a minha.

Dark, concordo que o cinema é emoção, aliás tem de sê-lo. E para mim, "Sinais" não me emociona. Não me repele, não me atrai. Deixa-me indiferente, e isso é o que me importa.Aqui expus as razões dessa indiferença.

A suspensão da descrença é algo em que acredito, mas é um exercicio de equilibrio muito dificil: se se puxar muito a corda, ela arrebenta. Não existem histórias boas que não respeitem uma certa lógica interna, e a de "Sinais" está tão repleta de incongruências que não acredito nela um segundo. E se não acredito, como posso sentir medo, tristeza, temor ou seja lá o que for? Não é necessário o carimbo da NASA ou exactidão científica para se escrever uma história, é sim necessário não querer fazer filmes com arremedos de história mal acabados, ou acabados á pressa, para se cumprir um contrato de três filmes, e fazê-los sair um por ano para se aproveitar a crista da onda.

Quanto a ser menos exibicionista e menos plástico, não concordo. Se assim fosse, porque é que não há uma única imagem clara do monstro? Este jogo do esconde-esconde é elevado a níveis ridiculos no final, onde a criatura é focada através de reflexos de quase todos os objectos que existem na casa, sem existir um único plano nitído do E.T. .Estes parecem-me artificios(com assento na artificialidade)visuais de realização, que demosntram uma certa arrogância na mise-en-scéne que me é particularmente desagradável.

Quanto ao final de "O protegido", parece-me absolutamente concordante com um dos objectivos da história: a criação de uma mitologia comics assente num mundo real.

Um filme dentro da veia do "Sexto Sentido"(ambiente sobrenatural,twist inesperado), mas realmente conseguido e muito melhor parece-me ser o "Angel Heart". Aconselho também o espectacular novo romance de Dennis Lehane "Shutter Island": profundamente tenebroso e arrepiante. Isto sim são histórias!

Tchau!
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Eu tambem achei o final do Unbreakable perfeito e acho que elevou a qualidade da historia pois em breves segundos resumiu toda a formula dos comics americanos e surpreendeu o espectador.
Continua a ser o melhor filme sobre super-herois que vi até hoje. E um dos poucos filmes do "género" que apesar da sua falta de pirotécnia consegue ser muito mais fiel ao estilo de uma banda desenhada do que por exemplo um Spiderman que ao ser passado para cinema perde toda a dinâmica das vinhetas e torna-se apenas num filme de efeitos especiais.
No Unbreakable até os enquadramentos parecem ter sido decalcados de uma pagina de Bd e apesar da ausencia das sequencias de acção, é muito mais Bd do que qualquer outro filme que supostamente adapta qualquer coisa. É quase como um bom Comic do Alan Moore e isso agradou-me bastante.

Quanto ao Sixth Sense para mim toda a construção invisivel que leva aquele final é o grande trunfo e mostra que todo o filme é um trabalho muito estudado e nao apenas uma sequencia de planos banais até chegar ao fim.

O Signs continua a ser uma obra prima. A sequencia da cave continua a ser brilhante. E tambem me estou lixando para a coerencia cientifica da coisa. Isto é um filme de invasão e como tal o que importa é a inquietação, não a ciencia.

Venha o proximo.

Alquimista - 34 anos neste mundo e até agora ainda não fui expulso.

<b>FOTOS - Praias "secretas" e não só.</b>
<b>MAPAS - Praias "secretas", (peçam-me o login).</b>
<b>DESENHOS, Ilustrações & Esboços - 1991-2002</b>
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Têm andado a par do que se diz deste "The Village" ? Criticas ao argumento têm sido tudo menos favoráveis, devido ao final que, ao que parece, arruina o filme. Ainda existe a possibilidade de toda esta onda negativa ser fundamentada em rumores (há quem dúvide da auntenticidade das criticas), mas parece que Shyamalan está a filmar novas cenas (ninguém sabe ao certo o quê, mas fala-se de um novo final). Agora, por mim o final tal como estava, a serem verdade os rumores, seria excelente. A mim, pelo menos, dar-me-ia um tremendo gozo...
Kyle Jaspers
Iniciado
Iniciado
Posts: 136
Joined: December 29th, 2003, 1:48 pm

Post by Kyle Jaspers »

Olá!

Bem, e ainda sobre o final do Signs, mais uma vez digo que o problema aqui não é a falta de coerência científica ou não do argumento, e sim a falta de coerência interna da história que quebra as suas próprias regras quando tem necessidade de obter determinados objectivos. Vou dar um exemplo muito concreto.

Os E.T.'s têm tecnologia que lhes permite:
a)viajar até ao nosso planeta;
b)cortar, provavelmente com lasers, nos campos de trigo sinais gigantescos que funcionam como marcas de coordenação da invasão ou seja lá o que fôr.
Tudo isto é estabelecido pelo argumento.

Progressão lógica: Os protagonistas fecham-se na quinta. Por isso, em vez de perder tanto tempo com uma família sem qualquer tipo de importância táctica num quadro de invasão global,os E.T. usam os lasers, ou seja lá que tipo de ARMAS que trouxeram para invadir o planeta, e em trinta segundos destroem a quinta e matam a família inteira.

Mas, como necessitamos que os protagonistas sobrevivam, que o irmão do Mel use o seu taco de baseball, e que o Mel recupere a fé, enfrentando os E.T´s que simbolizam os seus demónios interiores, ou seja lá que metáfora da treta querem impingir, os E.T.´s, no meio de uma invasão, que é uma operação de caracter militar, atacam a quinta sem ARMAS, nus e aos pontapés ás portas.

Desculpem lá, mas isto não faz sentido nenhum!!! "O dia da independência" faz mais sentido que isto. Não é possível temer uns E.T.´s tão cretinos e ineficazes, que atravessam galaxias e invadem sem serem capazes de matar sequer uns parolos DESARMADOS!!!

Como é possível praticar a suspensão da descrença, quando a própria história não respeita as suas regras, que criou para nos tentar vender o mundo que relata?

Mas enfim, as opiniões são como os umbigos: cada um tem a sua. O que é importante é que todos possam dar a sua.

Tchau!
User avatar
Victor Melo
Fanático
Fanático
Posts: 570
Joined: December 23rd, 2001, 9:30 pm
Location: Portugal

Post by Victor Melo »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Kyle Jaspers</i>
[Um filme dentro da veia do "Sexto Sentido"(ambiente sobrenatural,twist inesperado), mas realmente conseguido e muito melhor parece-me ser o "Angel Heart".
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Por acaso não conhecia este filme, estive a pesquisar no IMDB e fiquei curioso. Isso existe em DVD Reg2?

Edit: Já vi que sim ... [:)] e a edição Inglesa tem Leg Pt:
http://www12.cd-wow.com/detail_results_ ... _code=3213

«morrer, dormir, nada mais... mas neste sono da morte, que sonhos?»
Hamlet
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

Esse <i>Angel Heart</i> é aquele filme com o Robert de Niro e o Mickey Rourke ou é outro? Se for esse, deu há uns tempos no hollywood mas não o vi, em português chama-se <i>As Portas do Inferno</i> ou qualquer coisa parecida.

Quanto a dvd r2:

DVD Features:

- Directors Commentary
- Alan Parker Interview
- 3 Making Of Featurettes
- Personality Profiles
- Behind The Scenes Footage
- Photo Gallery

• Aspect Ratio: 1.85 Anamorphic Wide Screen
• Available Audio Tracks: Dolby Digital Stereo
• Main Language: English
• Dubbed Language(s): French, German, Spanish
• Sub Titles: Dutch, English, French, German, Portuguese, Spanish, Turkish


http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASI ... 38-7482027



Frances Farmer

<b>I Like New York in June
How about you...</b>
User avatar
Victor Melo
Fanático
Fanático
Posts: 570
Joined: December 23rd, 2001, 9:30 pm
Location: Portugal

Post by Victor Melo »

Deve ser mesmo esse Frances, pelo menos deduzo pela descrição que o Kyle Jaspers deu...[:)]
Já agora, há uma edição especial R1, já com 5.1. e com muitos extras:
http://www12.cd-wow.com/detail_results_ ... code=11163

«morrer, dormir, nada mais... mas neste sono da morte, que sonhos?»
Hamlet
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

"Angel Heart" de Alan Parker.
Eu gostei muito deste filme e considero-o um dos bons desse realizador, capaz do melhorzito e do atroz...

Passa-se no ambiente quente e erótico-voodoo do sudeste dos USA ( New Orleans ) e visualmente é arrebatador, apesar de ter 20 anos.

O Robert deNiro acrescenta mais uma faceta interessante à sua carreira, com a qualidade do costume.
O Mickey Rourke é o Mickey Rourke e não estraga nada.

Ainda esteve há pouco tempo em promo ( a 11 € ) e eu comprei, pois claro. No entanto, ainda não o vi em dvd.

Mas, compará-lo ao "Sexto Sentido", penso que não tem muito nexo, pois apesar de semelhanças no argumento ( NO SPOILERS please !!!! [}:)] ), o conteúdo e a abordagem são radicalmente diferentes.



Luis.
"I am fire and life incarnate"

<b>
My Pictures</b>
User avatar
Victor Melo
Fanático
Fanático
Posts: 570
Joined: December 23rd, 2001, 9:30 pm
Location: Portugal

Post by Victor Melo »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by DarkPhoenix</i>
( NO SPOILERS please !!!!)
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Sublinho esta parte!!! [:D]
Só o facto de saber que existirem eventuais semelhanças no argumento já vai, de certa forma, condicionar a forma como vou ver o filme ...

Já agora Darkphoenix, compraste o teu numa promo estrangeira ou nacional?

«morrer, dormir, nada mais... mas neste sono da morte, que sonhos?»
Hamlet
Malick
Especialista
Especialista
Posts: 1594
Joined: December 5th, 2003, 2:52 am

Post by Malick »

É no Angel Heart que o Mickey Rourke consegue espantar muita gente, com talvez a sua melhor participação num filme até hoje. Excelente, ainda mais vindo de quem vem...O Alan Parker, com o seu look habitual de clip anos 80 mais contido, consegue fazer um trabalho muito bom. Para mim é o seu melhor filme (também não é difícil ehehehe).
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2175
Joined: January 13th, 2002, 9:03 pm
Location: Sector 001
Contact:

Post by DeltaFox »

Angel Heart está na Loaded 247 a 6.99 £.
Eles tinham indicação de legendas só em Ingles, mas depois de lhes enviár um mail já corrigiram.

Edição PT: http://www.dvdpt.com/a/angel_heart_nas_ ... nferno.php

<b><i>David Ferreira</i></b><hr noshade size="1"><div align="right">Delta Fox Home Page - Meu sistema...zito !</div id="right">

Post Reply