Finding Neverland (2004) - Marc Forster

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa
Finding Neverland (2004) - Marc Forster

Post by Frances »

O filme vai estrear mundialmente a 22 de Outubro e admito que estou curiosa. O realizador é o Marc Forster que, além do Monster´s Ball não tem grande currículo.

http://www.imdb.com/title/tt0308644/

O outro dia no Público saíu esta notícia:

"O actor é J.M. Barrie em “Finding Neverland''

Johny Depp: um “Peter Pan” que gosta de envelhecer

Em Veneza para promover o seu novo filme - "Finding Neverland'', em que representa J.M. Barrie, o criador de "Peter Pan" -, Johny Depp confessou ter prazer em envelhecer e que para se ser jovem para sempre não é necessário recorrer às plásticas.

Aos 41 anos de idade, Johny Depp mantém o mesmo ar jovial dos tempos de "Eduardo Mãos de Tesoura". Provavelmente, foi uma das razões para ser escolhido para encarnar J.M.Barrie numa Londres de início do século passado quando o escritor tem, subitamente, a ideia de criar a história de "Peter Pan", o rapaz que nunca envelhece.

No Festival Internacional de Veneza, os jornalistas quiseram saber se Depp não desejava ter o mesmo poder, de manter a juventude para sempre. "Hoje em dia, isso não passa de uma questão de cirurgia plástica, não é?", respondeu o actor num tom irónico. "Claro que é uma ideia bonita, essa ideia de ficar um rapaz ou uma criança para sempre. Mas acho que é possível fazê-lo. Conheci imensa gente nos últimos anos que eram como crianças, tinham a energia das crianças, a sua curiosidade e fascínio", disse Depp, citado pela agência AP. "Acho que é divertido envelhecer. Acho que é fantástico", concluiu.

"Finding Neverland", que estreará mundialmente a 22 de Outubro, é dirigido por Marc Forster ("Monster's Ball - Depois do Ódio") e, além de Depp, conta com Kate Winslet, Julie Christie e Dustin Hoffman.

in www.publico.pt
Last edited by Frances on January 10th, 2005, 11:41 am, edited 2 times in total.
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

Ora cá está uma coisa que promete. Desconhecia até este projecto.
Eumenides
Iniciado
Iniciado
Posts: 98
Joined: April 11th, 2004, 9:35 pm
Location: Portugal

Post by Eumenides »

Não passas mais tempo no IMDB.com :wink: Este filme já anda a ser falado desde o ano passado como uma das melhores chances de Depp finalmente ganhar o seu Oscar... vamos esperar e ver.
Forget it, Jake; it's Chinatown!
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

Então, ainda ninguém foi ver?

Eu vi no dia de estreia, 5ª feira. Gostei muito e lamento apenas que o queiram tornar em "big thing" para os óscares, quando a capa de filme bom, mas low profile (no bom sentido) lhe assentava muito melhor.

A mim tocou-me. É um filme simples, bem feito, com boas interpretações sobre a história que deu origem ao livro mais famoso de J.M.Barrie - Peter Pan.

A história centra-se na relação que J.M.Barrie desenvolveu com uma viúva e os seus quatro filhos, um dos quais é Peter, que terá emprestado e inspirado o seu nome e personalidade a Peter Pan.
Johnny Depp faz um papel incrível, na figura deste escritor escocês com fama de criança grande, e sem recorrer a exageros ou excentricidades desnecessárias. Mas, apesar do cartaz recheado, o meu outro destaque na interpretação é um miudinho - Freddie Highmore. Highmore interpreta o Peter e acaba por ser o mais adulto dos 4 irmãos. É o único que não entra nas brincadeiras ou que apresenta sempre cepticismo perante o mundo da imaginação. Desde o início percebemos que esta criança é diferente e porque vai inspirar e fascinar o escritor.

Depois de inúmeras adaptações da história do menino que não queria crescer, finalmente aparece um filme sobre o seu autor. Aliás, depois da última adaptação ao cinema, que a mim não me fascinou pelo seu aparato visual excessivo, aparece este filme com laivos de fábula, entre o real e o imaginado, quase sempre em equilíbrio.

------------------------

Fonte: www.publico.pt
No mundo dos segredos de Peter Pan

O rebelde Johnny Depp parece cada vez mais perto de ser reconhecido pela Academia de Hollywood. Em "À Procura da Terra no Nunca/Finding Neverland" de Marc Forster, que se estreia hoje, o actor veste a pele do escritor que criou Peter Pan, um rapaz que teima em não crescer, apesar de já celebrar 100 anos. Com um elenco de luxo, do qual fazem ainda parte Kate Winslet, Dustin Hoffman e Julie Christie, o filme já recebeu cinco nomeações (entre elas, de melhor filme, realizador e actor) para os Globos de Ouro, considerados uma antevisão dos Óscares. Foi também eleito o melhor filme do ano pelo National Board of Review (Associação Nacional de Críticos dos Estados Unidos).

Há muito que o mundo mágico de James Matthew Barrie seduziu o cinema. O que talvez poucos saibam é que Peter Pan existiu mesmo e foi inspirado num menino de quem o escritor e dramaturgo escocês se tornou amigo. "À Procura da Terra do Nunca/Finding Neverland" é uma viagem pelos bastidores da peça de teatro, que se tornou um romance e, mais tarde, foi adaptado para o cinema. Em 1924, ainda no tempo do cinema mudo, o realizador Herbert Brenon dirigiu uma versão em que o herói era interpretado por uma actriz, Betty Bronson. Mais tarde, em 1991, Steven Spielberg deu um novo rumo para o conto, com Robin Williams como protagonista. No elenco de "Hook" estavam ainda Dustin Hoffman (Capitão Gancho) e Julia Roberts (Fada Sininho).

Nesta nova aproximação à história de Peter Pan, a interpretação de Depp como J.M. Barrie é considerada pelo jornal "The Observer" como de uma "grande densidade". "É uma interpretação brilhante de um actor que consegue transmitir o ideal da juventude eterna, estabelecendo o tom para o resto do elenco." Dustin Hoffman é o produtor das peças de teatro de Barrie e Kate Winslet é Sylvia Llewelyn Davies, a mãe das quatro "crianças perdidas" - George (Nick Roud), Jack (Joe Prospero), Michael (Luke Spill) e, claro, o pequeno Peter (Freddie Highmore). É, aliás, da amizade entre Barrie e Peter que, em 1904, nasce a peça "Peter Pan", mais tarde reescrita e transformada num dos maiores clássicos da literatura juvenil. Antes, em 1902, a personagem teve uma aparição fugaz no romance "O Pequeno Pássaro Branco/The Little White Bird".

Barrie, pedófilo ou impotente?

Vários biógrafos têm procurado reconstituir a vida de Barrie. Sabe-se que nasceu em 1860 em Kirriemuir, na Escócia, e trabalhou como jornalista até se mudar para Londres, onde se tornou um prestigiado novelista, apesar das suspeitas de pedofilia. O biógrafo Andrew Birkin disse à "Newsweek" que não encontrou provas: "Analisei toda a correspondência do escritor e não há nada de estranho ou suspeito. Além disso, entrevistei Nico, um dos irmãos de Peter, que me garantiu que nunca foi assediado por Barrie."

Após a morte da mãe, as quatro crianças foram entregues ao cuidado de Barrie, que entretanto se divorciou. A sua mulher, cansada de ser ignorada, fugiu com o escritor Gilbert Cannan. No filme, o pai de Peter, Arthur, morre antes da estreia da peça em 1904 e sugere-se um romance entre Sylvia e Barrie. Na realidade, Arthur morreu apenas em 1908 e Sylvia em 1910, ambos de cancro. As quatro crianças tiveram um destino trágico: um morreu na Primeira Grande Guerra, outro morreu afogado e Peter suicidou-se. Nico foi o único que chegou à velhice.

De acordo com diversos biógrafos, como Birkin e Janet Dunbar, Barrie era "impotente", "assexuado" e "inocente como uma criança". Já a crítica de teatro Lyn Gardner considera "Peter Pan" uma peça "perturbadora". "Há algo de muito disfuncional na história de um rapaz que não quer crescer, nem tem desejos sexuais. Barrie pode ter criado uma história à sua semelhança, mas hoje ninguém acharia normal um escritor que andasse pelos jardins a fazer amizade com crianças."

Barrie, que morreu em 1937, doou os direitos de autor de "Peter Pan" ao London's Great Ormond Street Hospital. Como o contrato expira em 2007, a instituição já anunciou que está à procura de um escritor com o mesmo estilo de Barrie para escrever uma sequela da história. Até agora ainda não foi revelado nenhum nome. Sara Gomes (PÚBLICO)
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
Saxo
Fanático
Fanático
Posts: 755
Joined: November 1st, 2003, 5:27 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Saxo »

Concordo com a Frances.

Gostei de ver a historia por detrás da história (peter pan). É um filme tocante, bonito.

Aconselho vivamente. Adorei o Johny Depp, mais uma vez.
Ganhe 5 £ em compras. Clique em R-Points.

Queres um Gmail? Manda PM
João Luís
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 203
Joined: July 29th, 2004, 8:43 pm

Post by João Luís »

Também já vi este maravilhoso filme....na minha opinião um dos melhores deste ano. O Johnny Depp está cada vez melhor como actor e a Kate Winslet depois do Despertar da Mente mostra que também está em grande forma. O filme é mesmo apaixonante e aconselho todos a irem ver porque vale mesmo a pena.
User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro

Post by casimiro »

Fui ver pois! E achei que o filme está uma pequena maravilha. O filme consegue não só contar a história de como nasceu o Peter Pan como ao mesmo tempo contar o próprio conto!
Preparem também os lencinhos porque eles poderão ser necessários em uma ou duas ocasiões. O final então é quanto a mim soberbo.
E concordo que o Johnny Depp faz mais um dos seus grandes papéis. Poderá vir a não ser um dos candidatos ganhadores ao Oscar mas que merece estar entre os nomeados é um facto.
João Casimiro
Eis a lista...
cgr
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 347
Joined: May 26th, 2004, 6:50 pm
Location: Portugal

Post by cgr »

Frances wrote:Depois de inúmeras adaptações da história do menino que não queria crescer, finalmente aparece um filme sobre o seu autor.
Tal como eu sempre pensei.

Bom, mais um prá lista "A ver".
Estreou um pouco tarde para o meu tempo livre...
Carlos Robalo
"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco."
Edmund Burke
alan_smithee
Especialista
Especialista
Posts: 1251
Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
Location: Lisboa/Sintra

Post by alan_smithee »

Fonte: www.publico.pt

Barrie pode ter criado uma história à sua semelhança, mas hoje ninguém acharia normal um escritor que andasse pelos jardins a fazer amizade com crianças."
Nos dias de hoje, muito antes de ter escrito a sua peça, era colocado atrás das grandes com acusações de assédio sexual, e ficaria proibido de se aproximar de uma criança.

Isto faz-me lembrar David Lynch, que na sua adolescência foi “obrigado” pelos pais a consultar um psiquiatra, porque não tinha um comportamento “normal”. A primeira coisa que Lynch perguntou ao psiquiatra foi “se fizer um tratamento intensivo ficarei “normal?” O psiquiatra disse que sim. Lynch nunca mais pôs lá os pés.
Isto só foi possível porque estávamos nos anos sessenta, porque hoje com uma sociedade politicamente correcta, Lynch não teria escapado a umas prolongadas sessões de psicoterapia e provavelmente nunca chegaria a criar, aquele fantástico universo cinematográfico.
Ou por ex. o jovem Kafka nos dias de hoje, mal fizesse as primeiras redacções na escola, e se estas já tivessem indícios da sua personalidade, a professora chamaria imediatamente os pais/familiares, porque os “escritos” aquele criança não eram normais. O psiquiatra da escola daria uns conselhos, e se o comportamento não mudasse, o jovem Kafka seria “entupido” com tanto Prozac e Xanax, que provavelmente nunca chegaria a escrever sobres os "fantasmas" que o atormentavam.

Acho que no futuro, a probalidade de aparecerem génios que “rompem” de uma forma tão marcante com os “cânones” literários, cinematográficos, teatrais, etc. será cada vez menor. Isto porque, existe nesta sociedade politicamente correcta, uma espécie de sistema “normalizador”, que desde a infância tenta impor uma espécie de padrão comportamental. E aqueles que pensam, que reagem, que têm uma maneira de ser, relativamente distante do padrão comportamental, são “normalizados”. E se pensarmos que, pelo menos 80% dos grandes génios da humanidade, tinham um tipo de comportamento relativamente diferente, do chamado “comportamento normal” (mesmo nas épocas em que viveram), a vida não esta fácil para os futuros génios.

Sorry pelo Off Topic
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

È que hoje gostamos de chamar de esquizofrénicos, recusam-se a ver a realidade da forma como os outros a vêem. E o que Alan Smithee escreve tem a sua verdade, a maior parte dos génios não se enquadram bem com o resto da sociedade.
Mas curiosamente os comportamentos bizarros destes génios vêm num futuro próximo a ser imitados e assimilados.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Fui ver o Finding Neverland hoje. Ia para ver o Ocean's 12 mas estava esgotado. Mas não pensem que foi, tipo, só por isso... eu já queria ver este filme desde que vi o trailer há uns meses. Mas simplesmente, os filmes pequenos são sempre os últimos que vou ver. Como é claro, o filme é lindo. Apenas achei que o puto que faz de Peter é um tanto inexpressivo... :-? Quer dizer, há cenas em que resulta, outras em que está mesmo mal! Tipo a cena em que parte o seu cenário, a cara dele estava completamente errada... :-? Mas noutras cenas, como a final, já estava muito bem.

Já agora, é impressão minha ou o Depp anda a falar à pirata desde que fez o Pirates of the Caribbean?? Em Once Upon a Time in Mexico ele a certa altura diz "savy?", certamente uma piscadela de olho de ambos (ele e Rodriguez) ao filme e neste é o que se vê. Sobretudo quando ele trata Peter por "bonny lad". Em Pirates ele refere-se a Elizabeth por "bony lass".
Bem, é certo que Barrie era escocês e "bonny" é calão escocês, mas a coincidência é demais. :wink:

Image






alan_smithee wrote: Acho que no futuro, a probalidade de aparecerem génios que “rompem” de uma forma tão marcante com os “cânones” literários, cinematográficos, teatrais, etc. será cada vez menor. Isto porque, existe nesta sociedade politicamente correcta, uma espécie de sistema “normalizador”, que desde a infância tenta impor uma espécie de padrão comportamental. E aqueles que pensam, que reagem, que têm uma maneira de ser, relativamente distante do padrão comportamental, são “normalizados”.
Então e Bret Easton Ellis (autor de American Psycho)? Está bem que também se pode dizer que é velho também, mas já não é dos 60's. É dos 80's. Dele só li mesmo o American Psycho, mas quero ler os outros também. O American Psycho é mesmo muito muito forte.... :mrgreen:
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Post by DarkPhoenix »

Bem, venho agora do cinema onde vi este filme e... adorei!

Fantástico ensaio acerca do maravilhoso subconsciente versus a dureza da realidade, efectuado com um pacing iconográfico, uma ligeireza, sensibilidade e clarividência exemplares, dotado de um argumento genial e muito bem temperado por uma banda sonora a condizer.

Sem querer tirar qualquer mérito a qualquer um dos actores, tenho mesmo que salientar a fabulosa interpretação do eterno menino Jonhy Depp ( escolha acertadíssima para o papel ), sempre dono daquela expressão de Peter Pan, a que aliando o talento nato e certamente algum trabalho, contribui para a concretização de mais um papel memorável, a acrescentar à sua invejável lista de complexas e lindas personagens Burtianas ( ou serão elas Deppianas?? ).

Definitivamente um grande filme, tão equilibrado na sua boa qualidade, que não lhe consigo apontar o mais pequeno defeito.

Muito bom.
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2501
Joined: June 20th, 2002, 10:25 pm

Post by daffyduck »

SPOILERS

isto foi exactamente o que eu achei:

J.M. Barrie: What did you think?
Peter Llewelyn Davies: It's about our summer together, isn't it?
J.M. Barrie: It is,
Peter Llewelyn Davies: About all of us.
J.M. Barrie: That's right. You like it?
Peter Llewelyn Davies: It's magical. Thank you.
J.M. Barrie: No, thank you. Thank you, Peter.


9/10
HTPC->PJ=WOW
User avatar
tok
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2196
Joined: December 30th, 2002, 2:10 am

Post by tok »

Fui ver hoje.
Tocou-me ...
Adorei !
Venha o DVD que este é daqueles que eu compro.
If I speak at one constant volume, at one constant pitch, at one constant rhythm, right into your ear, you still won't hear. - A Small Victory
dead_poet
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 227
Joined: November 12th, 2002, 6:29 pm

Post by dead_poet »

Acabei de chegar do cinema. Fui ver e não resisti a postar...
Que maravilha...
Uma simplicidade brutal, muito bem filmado, grande fotografia, o Johny Depp está fantástico ... este ano (embora ainda à pouco tenha começado) já me ofereceu um excelente espectáculo.
Não resisto a comparar um pouco com outro filme que adorei, o Big Fish. Achei muitas semelhanças nos dois, mas cada um à sua medida, fábulas tocantes. :-D :-D
'No roof but the sky. No walls but the wind. And some men call it home ...'
_________________________
Dead poet in DVDMania

Post Reply