DVDs emprestados em mau estado - o que fariam?

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Cunga
Fanático
Fanático
Posts: 537
Joined: October 23rd, 2004, 3:11 pm
Location: Guimarães-Braga Portugal

Post by Cunga »

O pior de tudo é quando não é possível comprar os DVDs ou os CDs, porque são edições raras ou limitadas que desaparecem e nunca mais se encontram.
(Sem querer fugir ao tema DVD, um dia emprestei o LP "Amigos em Portugal" da banda Durutti Column. Veio partido ao meio. Em resumo fiquei sem ele. Era um exemplar raríssimo, cotado em Londres acima dos 250 €. É um disco que não saíu em cd e que em LP foi editado pela extinta editora portuguesa Fundação Atlântica. Isto é de uma pessoa ficar Roxa verde e azul.
Mas como tudo na vida trata-se de um problema de educação, cultura e mentalidade.
Eu não peço emprestado nada e como tal não gosto de emprestar DVDs e CDs; no entanto porque tenho mais vergonha do que aqueles que pedem muitas vezes empresto.

Bons filmes!
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Post by DyingSun »

Tópico surpeendente...

Durante muito tempo tive a idéia que era a pessoa mais egoísta à face da Terra, apenas porque, ao contrário de toda a gente que conheço, me recuso a emprestar o que quer que seja (CDs, DVDs, Livros, whatever). Tive imensas discussões com amigos que nunca entenderam a minha posição e a minha própria esposa tem problemas em aceitar isso. Mas o que é que posso fazer?! E não é apenas pelo facto de ser contra a pirataria (que, regra geral, é o objectivo dos pedidos de empréstimo), é simplesmente porque ninguém vai ter por essas coisas a estima que eu tenho! Algumas más experiências ensinaram-me isso desde muito cedo.
Já cheguei ao ponto de fazer cópias propositadas de um CD, por exemplo, para não ter nunca que emprestar o original. Paranóia?! Não me parece... pela forma como a maioria das pessoas trata estes "objectos" e a maneira como ficam "ofendidas" se não lhos emprestamos, acho que é a atitude mais sensata.

Foi bom saber que não estou sozinho...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7428
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

Não empresto, não peço emprestado.

Ainda hoje como falo muito de filmes, me dizem que "deves ter muitos" e/ou que "tens que me emprestar"

Tenho um enorme gozo em dizer que não tenho quase nenhuns, que alugo sempre no clube de vídeo. :mrgreen: Mas isto faço a pessoal que é apenas conhecido. Aos amigos, que são poucos, dei-me ao trabalho de explicar porque não emprestava. E eles já nem pedem.

Em 2 ou 3 desses meus amigos tenho efectivamente confiança absoluta, mas acreditem que me faz nervos ter dvds fora, mesmo que por pouco tempo. Mas isso já não acontece há anos. :-D

PS: DyingSun, a tua lista de CDS está uma coisa extraordinária! Foste tu próprio que fizeste?
Cabeças
Image
LZ1
Iniciado
Iniciado
Posts: 107
Joined: April 10th, 2005, 3:26 pm

Post by LZ1 »

ola a todos

tambem ja me zanguei a serio com um amigo por causa disso.
eu a pedir-lhe para ter cuidado com o cd e ele mesmo a minha frente pega nele e deixa logo ali quatro dedos marcados. devia ter sido mais inteligente em relaçao a esta pessoa, porque nem com os dele ele tem cuidado... pensei que como nao fosse dele ele tivesse mais cuidado
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

A vantagem dos CDRWs e DVDRWs foi a minha salvação. Assim empresto, a pessoa vê/ouve e devolve o rw, com um risquito a mais, se calhar, não sei.
É, penso eu, a única altura em que faço cópias. E é a maneira de não me preocupar se anda "por lá" mais de 15 dias...

Eu e o DyingSun fizemos a meias, estão bonitas, não estão ( http://www.skywatcher.org/cd ) :-))) como?-)

Um abraço,
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Post by DyingSun »

Cabeças wrote:PS: DyingSun, a tua lista de CDS está uma coisa extraordinária! Foste tu próprio que fizeste?
Utilizei uma excelente aplicação que me foi sugerida nestes foruns, o OrangeCD Catalog. Depois só tive o trabalho (imenso) de inserir todos os CDs para reconhecimento, rectificar alguns dados provenientes da FreeDB, pesquisar capas em falta e pronto, o resultado foi esse. Ah, e utilizei a template de Export da CMI (também disponível no site).
By the way, o site é: www.firetongue.com

Cheers!
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Post by DyingSun »

Skywatcher wrote:Eu e o DyingSun fizemos a meias, estão bonitas, não estão ( http://www.skywatcher.org/cd )
Ora, nem de propósito... aí está a pessoa que me sugeriu o software! :-D
nmoc dvd
Fanático
Fanático
Posts: 826
Joined: November 27th, 2003, 10:16 pm
Location: Portugal

Post by nmoc dvd »

Pois, compreendo perfeitamente tudo isso, eu também em parte penso assim.

Mas custumo emprestar, por acaso nunca me aconteceram dissabores, mas com frequência custmam demorar bastante tempo a devolver-me as coisas, e isso é o que mais me chateia. De slientar um amigo meu que me pede DVDs para fins mais ilicitos :roll:

Mas pronto, como são amigos, eu pessoalmente, não tenho lata para recusar emprestar, pelo menos até que algo possa acontecer, e ai sim, paro de emprestar.

:-?
nmtavares
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 191
Joined: March 24th, 2004, 4:38 pm
Location: Portugal

Post by nmtavares »

Eu pessoalmente, só empresto a quem merece, ou seja a quem eu sei que vai cuidar dos CD's ou DVD's, como se fossem dele, e as pessoas que eu empresro, por norma são cuidadosas com as coisas delas e acima de tudo com as dos outros, não sou apologista do egoismo, mas tb não acho que se deve emprestar as coisas a quem quer que seja, só a pessoas que entendam o que é possuir uma peça inestimavel(mesmo que não tenha mt valor comercial).
E se eu emprestasse algo a alguem, e estragasse, se ele dissesse "Epá eu dou-te um novo", e oferecesse mesmo "no harm done", pq se fosse de outra maneira, nunca mais via nada que fosse meu nas mãos dele ou dela.
_________________________
Há pessoas que se acham cultas por comparar a sua ignorância com a dos outros.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7428
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

nmtavares wrote:... não sou apologista do egoismo...
O que vês com "egoísmo" eu vejo como defesa contra abuso... :-(

A experiência ensinou-me que defender as nossas coisas é fundamental. Tirando raríssimas excepções, as experiências relatadas mostram que a maioria esmagadora das pessoas que pedem emprestado é mal-formada e não tem consideração nem respeito pelas pessoas que emprestam. E dizem-se amigos?! Estragam, esquecem-se de devolver, devolvem tardíssimo. Não temos que andar preocupados com as nossas coisas! :evil:

Quer eu tenha 90 ou 4000 dvds, são meus, se os quero ter em casa, como me parece lógico, tenho todo o direito, fui eu que os comprei, acho que não é "egoísmo", trata-se de não ser "pato" (desculpa Pato, se leres isto! :-D) Egoísta seria se não deixasse ninguém vê-los, o que está longe de ser o caso, pois tenho todo o prazer em ver filmes com amigos.

Pessoalmente, acho uma falta de respeito a forma leviana como actualmente se pede emprestado, parece que as pessoas por terem as coisas têm alguma obrigação de as emprestar! E muitas vezes sem sequer ser amigo, ou ter alguma confiança! Se eu fosse nessa conversa, não tinha a colecção que tenho, estava toda espalhada por várias casas! Mas com aquela situação que vos relatei no meu post anterior é que me passo mesmo, quando dizem com um sorriso alarve... "Tens que emprestar!" (Ainda bem que não ando armado!) :twisted:


PS: Obrigado, DyingSun e Skywatcher! :-D
Last edited by Cabeças on April 11th, 2005, 8:35 am, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
User avatar
wollpidia
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 378
Joined: January 8th, 2004, 9:22 pm
Location: Matosinhos - Portugal

Post by wollpidia »

Eu empresto apenas a 2 pessoas: o meu namorado e a minha vizinha do R/c Dtº :mrgreen: Ela empresta-me imensos DVD's (sem que eu lhos peça, sequer) e fica com os meus em casa cerca de 1/2 dias, nunca deixo que ultrapasse os 2 dias. Até hoje não tive problemas absolutamente nenhuns, visto que ela é bastante cuidadosa, daí eu não ter problemas a emprestar-lhos. Contudo, já neguei a vários amigos/as emprestar-lhe Dvd's e livros, explicando-lhes que não quero que algum apareça estragado e ter de me zangar com eles em relação a isso. Como eles me conhecem bem (sou muito directa), nunca levam a mal :wink:
"Aqueles que me tocaram a alma não conseguiram despertar meu corpo, e aqueles que tocaram meu corpo não conseguiram atingir minha alma"
A minha modesta colecção em crescimento
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7428
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

Wollpidia... enviaste a petição para os x-files? :-) Pareceu-me que apoiarias, mas acho que não vi o teu nome... :cry:
Cabeças
Image
Costa
Iniciado
Iniciado
Posts: 84
Joined: September 12th, 2004, 10:29 pm

Post by Costa »

Eu também só empresto, CDs e DVDs, em casos excepcionais e cada vez menos.
Quando me devolvem estragados acabo encolher os ombros, a pessoa que estragou é que devia ter vergonha na cara e comprar um novo para devolver.
E isto é quando devolvem porque também já me aconteceu haver quem perdeu!!!! E que se limita a dizer que não sabe onde está e depois logo encontra e devolve... até hoje!
E a frase que mais detesto, em vez de um mínimo dos mínimos "desculpa" sai um "Eu não tive culpa foi o filho do não sei quantos que lá esteve em casa e riscou" :evil: :evil: :evil:

São mais ou menos assim as minhas más experiências.
tigusto
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 178
Joined: January 22nd, 2001, 11:18 am
Location: Lisboa - Portugal

Post by tigusto »

Boas!
O que me chateia mesmo é o ar de pesquisa que fazem à prateleira onde estão os dvd's. Com esta fuçanga das cópias algumas pessoas quase espumam quando olham para um conjunto de discos originais. Não olham à qualidade de imagem e som. É preciso é ter e depois é o que se vê (ou não vê, melhor dizendo)! Apesar de tudo a verdade é que não tenho tido más experiências com os emprétimos pois têm regressado depressa e de saúde. Excepção feita a um cd duplo com a banda sonora do "Le Grand Bleu" que nunca mais apareceu e não me lembro a quem emprestei...
Cumps!
José Augusto Lemos
46 anos
Nuno Antunes
Fanático
Fanático
Posts: 584
Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
Contact:

Post by Nuno Antunes »

A maior parte do que li até agora faz-me lembrar um diálogo do filme «África Minha», ainda perto do início.

Denys George Finch Hatton (a personagem do Robert Redford) é um ávido leitor e vemos Karen Blixen (Meryl Streep) e ver as suas estantes, quando é surpreendida por Berkeley Cole (Michael Kitchen), o melhor amigo de Denys. Parece que ela lhe pergunta se Denys lhe emprestaria um livro e o que me lembro é que Cole conta uma história de alguém que levou um livro emprestado e não o devolveu ou o devolveu estragado e Denys ficou furioso e um amigo lhe perguntou: "Mas perderias um amigo por causa de um livro?", ao que este lhe respondeu: "Não, mas ele perdeu".

Post Reply