World Trade Center (2006) Oliver Stone

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waltsouza
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wavey

O Expresso da Meia-Noite é como tu dizes um filme de Alan Parker sendo o argumento uma adaptação de um caso real (quem o escreveu é aqui irrelevante). E o drama humano que nele encontramos foi verdadeiro, nada existe ali de espalhafatoso. Se mesmo tu dizes que não conheces as leis da Turquia como podes afirmar que estão distorcidas? Cada país tem as suas próprias leis mas naquele caso houve um nitido abuso de poder por parte das autoridades turcas apenas pelo presidiário ter a nacionalidade norte-americana. Parece que não viste o filme, wavey :wink:
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waltsouza
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Post by waltsouza »

wavey

Vamos tratar as coisas pelos nomes. O filme O Expresso da meia-noite é baseado num livro de Billy Hayes que relata o tempo (1970-1975) em que esteve aprisionado na Turquia até á altura da sua fuga. Oliver Stone escreveu a adaptação para o cinema. Alan Paker dirigiu e Brad Davis fez de Billy Hayes. Não deixa de ser verdade que a imagem que fica após vermos o filme é de que o povo turco é (era) bárbaro, selvagem, com a justiça corrupta, racista e que não respeita (respeitava) as leis internacionais. Exagero ou não, a verdade é que não me parece que Alan Parker tenha deturpado o livro a torto e direito. Tenho a certeza que o próprio Billy Hayes não haveria de achar muita piada. E por outro lado também não percebo porque mencionas este filme quando Oliver Stone apenas fez a adaptação para o grande ecrã. A responsabilidade do «produto final» cabe a Alan Parker, ou não? :roll:
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wavey
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Post by wavey »

waltsouza wrote:wavey
Vamos tratar as coisas pelos nomes. O filme O Expresso da meia-noite é baseado num livro de Billy Hayes que relata o tempo (1970-1975) em que esteve aprisionado na Turquia até á altura da sua fuga. Oliver Stone escreveu a adaptação para o cinema. Alan Paker dirigiu e Brad Davis fez de Billy Hayes. Não deixa de ser verdade que a imagem que fica após vermos o filme é de que o povo turco é (era) bárbaro, selvagem, com a justiça corrupta, racista e que não respeita (respeitava) as leis internacionais. Exagero ou não, a verdade é que não me parece que Alan Parker tenha deturpado o livro a torto e direito. Tenho a certeza que o próprio Billy Hayes não haveria de achar muita piada. E por outro lado também não percebo porque mencionas este filme quando Oliver Stone apenas fez a adaptação para o grande ecrã. A responsabilidade do «produto final» cabe a Alan Parker, ou não? :roll:
Olá Walt 8)

Mas a história é puro Oliver Stone. Claro que ele baseou-se numa história real e até pode ser que os turcos tenham umas leis lixadas, mas nota-se no argumento o exagero que o Stone utiliza. E Alan Parker teve que seguir o argumento, certo? :wink:
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Post by Thanatos »

Sim e Oliver Stone também escreveu os argumentos para Conan e Apocalypse Now... onde anda por aí o «exagero»?
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Post by Malick »

E para o Scarface! :twisted:
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Post by Thanatos »

Malick wrote:E para o Scarface! :twisted:
Baseado num original dos anos 30... apenas mudou a época e meteu algum ketchup a mais... :lol:
Malick
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Post by Malick »

Claro que é um remake mas o que é um facto é que imortalizou o Tony "say hello to my little friend" Montana! :twisted:
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wavey
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Post by wavey »

Thanatos wrote:Sim e Oliver Stone também escreveu os argumentos para Conan e Apocalypse Now... onde anda por aí o «exagero»?
Oi Thanatos 8)

O Oliver Stone escreveu o argumento do Apocalypse Now? Pensei que tivesse sido o Francis Ford Coppola e o Jonh Milius. :-?
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DarkPhoenix
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Post by DarkPhoenix »

O cinema de Oliver Stone tem duas fases distintas: antes e depois de "Natural Born Killers".
Esse filme ( que eu odeio ) marca uma mudança no estilo e abordagem do realizador USA.

Não se pode dizer que "Talk Radio", "Salvador", "Platoon", "Wall Street", "JFK", "Entre o Céu e a Terra" e "Nascido a 4 de Julho" sejam espalhafatosos.
São bastante directos e incisivos na abordagem e não precisam de imagens berrantes e sarcasmo básico de mau-gosto para mostrar as suas intenções.

O contrário pode dizer-se, e com toda a justiça, de "Any Given Sunday", "U-Turn" e "NBK".
Se até gosto dos primeiros dois, detesto o NBK, acho-o um lixo.

Algures no meio, temos o "The Doors", filme que já possui a sua quota parte de espalhafato, mas é muito bem controlado, dado o material alucinado, lendário e iconográfico em que é baseado.

Não vi o "Alexander", mas cada vez mais acho que o filme não deve ser assim tão mau como o pintam.

Acerca deste projecto, só me apetece bocejar, e é para mim mais uma prova de que o outrora contestatário Oliver Stone está vergado ao pensamento do rebanho USA.
O realizador dos grandes "Salvador" e "Talk Radio", entre outros magníficos olhares críticos ao "sonho americano", à frente de uma exaltação do heroísmo?

Não que os actos dessa gente não mereçam ser louvados, mas numa altura em que os USA devem repensar a sua forma de agir e interagir com o resto do mundo, e em que cada vez criam mais ódios contra eles, fazia muito mais falta um Stone à moda antiga a meter o dedo na ferida e a levantar questões pertinentes, e não a fazer carinhos...
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Post by wavey »

DarkPhoenix wrote:Acerca deste projecto, só me apetece bocejar, e é para mim mais uma prova de que o outrora contestatário Oliver Stone está vergado ao pensamento do rebanho USA.
O realizador dos grandes "Salvador" e "Talk Radio", entre outros magníficos olhares críticos ao "sonho americano", à frente de uma exaltação do heroísmo?Não que os actos dessa gente não mereçam ser louvados, mas numa altura em que os USA devem repensar a sua forma de agir e interagir com o resto do mundo, e em que cada vez criam mais ódios contra eles, fazia muito mais falta um Stone à moda antiga a meter o dedo na ferida e a levantar questões pertinentes, e não a fazer carinhos...
Olá Darkphoenix 8)

Concordo contigo.
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Post by Thanatos »

wavey wrote: O Oliver Stone escreveu o argumento do Apocalypse Now? Pensei que tivesse sido o Francis Ford Coppola e o Jonh Milius. :-?
Gaffe monumental minha! Esse erro é derivado do facto do Millius ter sido o realizador do Conan. Às tantas confundo as coisas e troco os pés pelas mãos. O que não serve de desculpa claro.
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wavey
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Post by wavey »

wavey wrote:Gaffe monumental minha! Esse erro é derivado do facto do Millius ter sido o realizador do Conan. Às tantas confundo as coisas e troco os pés pelas mãos. O que não serve de desculpa claro.
Olá Thanatos 8)

Não faz mal nenhum cometer gaffes. Estava achar estranho a afirmação que tu fizeste, por isso a minha pergunta. Quanto ao Conan realmente não sabia que o Oliver Stone tinha sido o autor da história. Mas olha que para quem já nessa altura tinha um óscar de melhor argumentista, a história do Conan era muito pobrezinha, pelo que me lembro do filme.
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Post by Thanatos »

wavey wrote:Mas olha que para quem já nessa altura tinha um óscar de melhor argumentista, a história do Conan era muito pobrezinha, pelo que me lembro do filme.
Ah, mas isso explica-se porque a personagem é baseada numa do Robert Howard e não havia muita hipótese de fugir ao material original. Pelo menos no primeiro não houve essa intenção. Do segundo para a frente foi o que se sabe. :wink:

De qualquer forma para mim o Stone tem grandes momentos e digo que não é qualquer um que me faz ver um filme sobre futebol americano e conseguir gostar daquilo.

Recadinho pró darkphoenix: se és daqueles do contra que acha que quanto mais batem num filme melhor ele é vai já a correr ver o Alexandre... de facto espera-te uma obra-prima.
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wavey
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Post by wavey »

Thanatos wrote:Ah, mas isso explica-se porque a personagem é baseada numa do Robert Howard e não havia muita hipótese de fugir ao material original. Pelo menos no primeiro não houve essa intenção. Do segundo para a frente foi o que se sabe. :wink:
Ó Thanatos 8)

Acho que o Conan só originou uma sequela: Conan, o destruidor, em 1984. Certo? :roll:
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Post by Thanatos »

wavey wrote: Ó Thanatos 8)

Acho que o Conan só originou uma sequela: Conan, o destruidor, em 1984. Certo? :roll:
Há quem considere o Red Sonja um spin-off da fábrica Laurentiis.

Tu hoje tiraste senha para me perseguires? :roll:

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