RGB melhor que S-VHS, ponto final.
Pela minha experiência, RGB é bastante melhor que S-video na minha tv (Sony 4:3 72cm, 50Hz).
A imagem fica mais estável, com um brilho mais natural e perde aquele ar demasiado "brilhante" que diferencia o cinema da tv (desculpem mas é o melhor que consigo descrever). Também diminui o <i>flickering</i>. Para além disso, quando se olha bem perto do ecran, notam-se com S-Video umas pequenas sombras brancas em imagens com grande contraste (em letras, p.e.), que desaparecem com RGB. Também nesta tv, a diferença entre composite e S-video é bastante menos perceptível que a diferença entre S-video e RGB.
Resumindo, em termos de qualidade:
composite < s-video <<< RGB
No entanto, experimentei em casa dum amigo com uma Loewe (16:9, 100Hz) e fiquei surpreendido por quase se não notar diferença entre s-video e RGB, embora se notasse qualquer coisa olhando com muita atenção e bastante perto da tv.
Para tirar as dúvidas usámos o mesmo cabo e o mesmo leitor.
Se calhar nas TVs de 100Hz não se nota tanta diferença. Alguém mais fez esta comparação?
Aconselho usar para isso uma imagem fixa, estável e com algum contraste, como um menu dum DVD.
(m,1968) Odivelas & Coimbra
A imagem fica mais estável, com um brilho mais natural e perde aquele ar demasiado "brilhante" que diferencia o cinema da tv (desculpem mas é o melhor que consigo descrever). Também diminui o <i>flickering</i>. Para além disso, quando se olha bem perto do ecran, notam-se com S-Video umas pequenas sombras brancas em imagens com grande contraste (em letras, p.e.), que desaparecem com RGB. Também nesta tv, a diferença entre composite e S-video é bastante menos perceptível que a diferença entre S-video e RGB.
Resumindo, em termos de qualidade:
composite < s-video <<< RGB
No entanto, experimentei em casa dum amigo com uma Loewe (16:9, 100Hz) e fiquei surpreendido por quase se não notar diferença entre s-video e RGB, embora se notasse qualquer coisa olhando com muita atenção e bastante perto da tv.
Para tirar as dúvidas usámos o mesmo cabo e o mesmo leitor.
Se calhar nas TVs de 100Hz não se nota tanta diferença. Alguém mais fez esta comparação?
Aconselho usar para isso uma imagem fixa, estável e com algum contraste, como um menu dum DVD.
mack99, então se as saidas são YUV NÃO podes ligá-la à entrada RGB da tv, são
animais completamente diferentes...
Antes de gastares 16 mocas no cabo tens que ver se a tua tv tem entrada YUV,
são muito poucas as que têm, apenas algumas Loewe, Toshiba e Hitachi, pelo
menos na altura em que andei a ver isso nas lojas...
Normalmente chama-se entrada "por componentes" à entrada YUV. Já agora, por
curiosidade, qual é o teu leitor de dvd?
Polaco - colheita de 68, Setúbal/Lisboa
animais completamente diferentes...
Antes de gastares 16 mocas no cabo tens que ver se a tua tv tem entrada YUV,
são muito poucas as que têm, apenas algumas Loewe, Toshiba e Hitachi, pelo
menos na altura em que andei a ver isso nas lojas...
Normalmente chama-se entrada "por componentes" à entrada YUV. Já agora, por
curiosidade, qual é o teu leitor de dvd?
Polaco - colheita de 68, Setúbal/Lisboa
RGB S-Video...
Temos é de estar atentos se a TV suporta RGB.
Tenho duas TV's que apesar de ter Scart's não suporta RGB - melhor solucão: S-Video.
A minha nova Panasonic 28KDFX1 já suporta RGB: comprei um scart e voilá!
---------------------------------------
Pedro Augusto Marques
http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... asp?ID=619
Temos é de estar atentos se a TV suporta RGB.
Tenho duas TV's que apesar de ter Scart's não suporta RGB - melhor solucão: S-Video.
A minha nova Panasonic 28KDFX1 já suporta RGB: comprei um scart e voilá!
---------------------------------------
Pedro Augusto Marques
http://forum.dvdmania.org/Users/userdet ... asp?ID=619
Há aqui uma certa confusão, que vou tentar esclarecer:
Component video = RGB = YUV = YCrCb
A diferença entre YUV e RGB é a forma de o sinal ser separado nos componentes (o <i>color space</i>). Os cabos e ligações são iguais. No entanto, os sinais são imcompatíveis. Normalmente, na Europa só se usa RGB.
As ligações podem ser feitas através dum SCART ou de 3 RCA / BNC / Phono. Já vi inúmeras vezes pessoas a confundirem o cabo scart com um tipo específico de ligação, o que é errado: um cabo scart é apenas "um tubo onde se podem enfiar muitos cabos", com uma ficha comum. E atenção que nem todos os scart são iguais. A ficha suporta 21 ligações (pinos) mas muitas vezes só alguns estão ligados. Quando se usa o SCART, a TV costuma permitir seleccionar o sinal que vai receber dos vários que podem chegar pelo scart. Por isso, pode-se pensar que se está a usar o RGB via SCART e estar a ver o composite via SCART. O próprio leitor de DVD também deve permitir seleccionar o tipo de sinal video que emite.
Se ficar algo pouco claro ou mal explicado, digam qq coisa mas primeiro consultem, p.e. os seguintes links:
http://www.techtronics.com/uk/shop/510- ... layer.html
http://hometheaterinfo.com/dvd4.htm
Component video = RGB = YUV = YCrCb
A diferença entre YUV e RGB é a forma de o sinal ser separado nos componentes (o <i>color space</i>). Os cabos e ligações são iguais. No entanto, os sinais são imcompatíveis. Normalmente, na Europa só se usa RGB.
As ligações podem ser feitas através dum SCART ou de 3 RCA / BNC / Phono. Já vi inúmeras vezes pessoas a confundirem o cabo scart com um tipo específico de ligação, o que é errado: um cabo scart é apenas "um tubo onde se podem enfiar muitos cabos", com uma ficha comum. E atenção que nem todos os scart são iguais. A ficha suporta 21 ligações (pinos) mas muitas vezes só alguns estão ligados. Quando se usa o SCART, a TV costuma permitir seleccionar o sinal que vai receber dos vários que podem chegar pelo scart. Por isso, pode-se pensar que se está a usar o RGB via SCART e estar a ver o composite via SCART. O próprio leitor de DVD também deve permitir seleccionar o tipo de sinal video que emite.
Se ficar algo pouco claro ou mal explicado, digam qq coisa mas primeiro consultem, p.e. os seguintes links:
http://www.techtronics.com/uk/shop/510- ... layer.html
http://hometheaterinfo.com/dvd4.htm