Avalon (2004) - Mamoru Oshii
Moderators: waltsouza, mansildv
Isso deve ser dos comentários mais redutores e básicos que já li por aqui. E olha que por este forúm lêem-se muitas barbaridades.Cinebanco wrote:vi hoje, fiquei um pouco desiludido, é realmente monótono um matrix low-budget.
PS: Sim, eu sei que isto não vai acrescentar nada a este tópico, mas não pude deixar passar em claro

He who knows both knowledge and action, with action overcomes death and with knowledge reaches immortality.
- < Isa Upanishad 11 >
- < Isa Upanishad 11 >
Presumo que saibas que este senhor (realizador) e as suas obras foram uma das fontes de inspiração para Matrix. 

Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
-
- Fanático
- Posts: 508
- Joined: June 2nd, 2003, 1:02 pm
- Location: Laranjeiro - Feijo / Sta Marta do Pinhal
- Contact:
Por isso mesmo Insano estava a espera de muito mais, a fotografia é pior do que o "guerra dos mundos colorizado de 1953" que também revi a pouco tempo, a realização parece-me que aqui o realizador estava com pressa para dar vida ao filme ou as ideais que tinha na altura, ideais essas que com a sinopse até são atractivas mas o resultado é um filme de serie B pintado de castanho , na minha opinião claro.Insano wrote:Presumo que saibas que este senhor (realizador) e as suas obras foram uma das fontes de inspiração para Matrix.
Pusher já ta melhor não ?

Cuidado, contém SPOILERS:Cinebanco wrote: a fotografia é pior do que o "guerra dos mundos colorizado de 1953" que também revi a pouco tempo, a realização parece-me que aqui o realizador estava com pressa para dar vida ao filme ou as ideais que tinha na altura, ideais essas que com a sinopse até são atractivas mas o resultado é um filme de serie B pintado de castanho , na minha opinião claro.
A cor e a qualidade da imagem foi intencional.
Significam que aquele mundo não é real e que Ash está a viver no jogo.
Nunca durante todo o filme, nem mesmo no nível Class Real, vemos a realidade. A realidade é o que espera a Ash quando termina o nível Class Real. A última mensagem: "Welcome to Avalon" significa Benvindo à realidade

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Tenho uma teoria que tenho que confirmar num 2º visionamento (SPOILERS):Cinebanco wrote:Eu nao percebi isso assim, para mim no jogo a parte a cores é melhor que a miserável realidade, por isso querem todos chegar a esse Class real .
A Ash esteve imersa no jogo desde que o seu ex-companheiro (namorado)entrou em coma na realidade. Estas (lembranças?) seriam as únicas imagens que veriamos do mundo real.
Por isso é que a Ash para voltar ao mundo real precisa de matar (esquecer) o Murphy (penso que se chama assim) pois só assim consegue continuar a viver...

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Eu tenho uma regra, que me parece bastante óbvia e sensata.Lorde X wrote:Tenho uma teoria que tenho que confirmar num 2º visionamento (SPOILERS):Cinebanco wrote:Eu nao percebi isso assim, para mim no jogo a parte a cores é melhor que a miserável realidade, por isso querem todos chegar a esse Class real .
A Ash esteve imersa no jogo desde que o seu ex-companheiro (namorado)entrou em coma na realidade. Estas (lembranças?) seriam as únicas imagens que veriamos do mundo real.
Por isso é que a Ash para voltar ao mundo real precisa de matar (esquecer) o Murphy (penso que se chama assim) pois só assim consegue continuar a viver...
Nunca tentar arranjar um significado para uma coisa que não esteja minimamente indicado no filme.
Em lado algum no filme se fala em namorados, matar ou esquecer o que quer que seja para continuar a viver etc etc etc...
Mesmo a 1ª teoria não é apoiada em nada directamente indicado no filme.
Faz muito mais sentido o que o Cinebanco disse (uma vez que TODO o filme o indica) do que estar a inventar significados escondidos, metáforas (não digo que não as haja) e/ou twists.
Já tendo visto o filme há algum tempo, não me lembro de nada que indicasse que era tudo um sonho ou o que seja.
Sim o filme é sobre a natureza da realidade, sim é sobre mmo games (acho bastante indicado para o pessoal dos mmorpg).
Claro que posso estar completamente errado, mas talvez só o Oshii/Itô saibam.
Até falar com eles pessoalmente (:)), limito-me à informação que me é fornecida pelo filme.
He who knows both knowledge and action, with action overcomes death and with knowledge reaches immortality.
- < Isa Upanishad 11 >
- < Isa Upanishad 11 >
Por isso é que preciso de ver novamente o filme para encontrar as "provas" desta interpretação.Nunca tentar arranjar um significado para uma coisa que não esteja minimamente indicado no filme.
Talvez esteja também um pouco marcado pelos significados obscuros dos filmes do Lynch, mas nestes casos, encontram-se sempre peças do puzzle espalhadas pelo filme.
Por exemplo o Mulholland Drive, um dos meus filmes preferidos, é perfeitamente explicável do ínício ao fim com base num interpretação coerente fundada nas pistas que o Lynch fornece (prólogo do filme, caixa azul, mudança da roupa da das personagens na cena da cozinha, etc).
Vou tentar rever ainda esta semana o Avalon e prometo vir aqui enunciar as pistas que encontrar.

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Após um segundo visionamento, tomei nota de algumas pistas e de algumas ideias para tentar interpretar este filme:
Aqui vão:
SPOILERS:
Toda a existência da Ash que vemos no filme passa-se dentro do jogo.
São várias as pistas que apontam nesse sentido:
- Quando Ash sai do edifício onde acede ao jogo, sobe umas escadas onde passa por várias pessoas que estão congeladas no meio e no cimo da escada. Um cão que se encontra ao pé delas mantme.se imóvel até ao final, mexendo-se quando Ash passa por ele: Mais tarde Ash, quando sai da segunda viagem de eléctrico, vê 4 pessoas ao pé de uma parece também imóveis e acompanhados de um cão, (são personagens do jogo: O cão está programado para reagir quando Ash passa por ele)
- Ash faz duas viagens de eléctrico em dias diferentes em que os passageiros são os mesmos e, pasme-se, estão na mesma posição e imóveis (mais personagens do jogo)
- Em todo o lado vemos cartazes que dizem: "Avalon Stop" (parecem querer dizer que o jogo Avalon continua, apesar de a Ash ter retirado o seu capacete de realidade virtual)
- Durante toda a refeição que Ash tem com Stunner, vê-se que na mesa que está atrás está um indivíduo que durtante toda a refeição não se mexe nem muda de posição (outro personagem do jogo)
- Stunner diz a Ash que quem encontra a Class Real não retorna (Quem termina o jogo não volta a jogar e por isso parece um Não retornado aos quye ainda estão no meio do jogo quando, na realidade, os não retornados são aqueles que estão a jogar)
- Quando Ash vai ao Hospital visitar o Murphy vê uma criança com vestido de noite (trata-se da Ghost, o que mostra que estamos dentro do jogo)
- Quando Ash sai do Hospital, Bishop está a vigiá-la com os mesmo binóculos que usou para a vigiar no jogo (Estamos ainda dentro do jogo)
- Quando Ash entra em casa pela segunda vez, ouve-se o cão que vai ter com ela. Ela acena ao cão. Mostra a comida que trouxe para ele. Dirige-se para a mesa para a preparar. Quando se volta, o cão desapareceu (era impossível o cão ter desaparecido já que a porta estava fechada. Esta cena mostra que o cão é um dos personagens do jogo. Bishop reafirma isso quando lhe diz com ironia: O teu cão tem sorte pois dás-lhe comida real)
- Bishop quando visita Ash abre um livro e todas as páginas estão em branco (os livros são apenas adereços do jogo)
- Bishop diz a Ash que não se precisa de juntar à equipa já que não passam de um monte de dados (ou seja, os outros players reunidos pelo Bishop não são pessoas reais, mas sim personagens do jogo)
- Quando Ash mata a sombra e entra na classe especial A aparece uma mensagem que diz "Bem vindo à Classe Real"
- Bishop diz a Ash que ele só precisa de fazer uma coisa para terminar o Jogo: Eliminar o não regressado
- A funcionária do edifcío onde Ash acede ao jogo diz que Avalon parece real mas é apenas um jogo.
-O mestre do Jogo diz a Ash que preferia que ela não fosse para a Classe Especial A (porque Ash terminando o jogo deixa de o ver)
- Na Classe Real, o cão aparece nos cartazes a publicitar o concerto e também dentro de um carro que passa por Ash (tal mostra que o cão nuinca foi real mas sim um personagem do jogo)
- As cores do nível Class Real mostram que tudo o que vimos antes (com uma cor saturada) era parte do jogo. Jogo esse que não era de acção como podiamos pensar mas uma aventura gráfica em que o personagem é um jogador de jogos virtuais).
- Murphy pergunta no final: onde está a tua madeixa, aquela que te deu o nome de Ash? (Ash não é o nome real da jogadora, mas sim o nome e o perfil que a jogadora escolheu)
- O jogo termina com a frase "Welcome to Avalon" (Avalon é o paraíso onde os guerreiros podem descansar depois de uma vida de batalhas, será assim a realidade onde os jogadores podem descansar do jogo depois de o finalizar).
- Ash revela-nos a lenda de Odin em que Morgana deu-lhe a coroa do esquecimento, o qual fez com que se esquecesse da pátria e do mundo exterior Ao mesmo tempo e significativamente Ash coloca o capacete da realidade vitual (O Jogo leva a que o jogador esqueça que está a jogar)
- Ash retira o capacete ao entrar na Class Real (apesar disso e de passar pelas salas e interior do edifício onde costumava aceder ao jogo, continua a jogar, o que indicia que continuava a jogar em todos os momentos anteriores em que colocava e retirava o capacete).
Bishop diz a Ash que se ela terminar o jogo sã e salva pode se tornar um deles (dada a experiência que Ash tem do jogo, poderá na vida real tornar-se um dos que intervêm no jogo para repor o equilíbrio)
- Murphy pergunta-lhe se alguma vez entraram nela balas (Murphy e Ash não saíram do jogo porque nunca foram alvejados. Sempre fizeram o reset antes de serem mortos. Também não chegaram a terminar o jogo. Murphy descobriu o nível Class Real, nível continuo e interminável que está numa fase experimental e escondido. Decide ficar por lá. Ash ao matá-lo liberta-o para a realidade)
Penso que são muitas as pistas que aponta no sentido de tudo o que vemos ser o jogo.
Ash está presa no jogo, tal como outros jogadores e Murphy. que chegou à classe real mas decidiu ficar lá. Bishop terá sido um jogador que conseguiu acabar o jogo e que retornou para tentar ajudar jogadores a sair do jogo.
Terá sido Bishop que faz o cão desaparecer para tentar acordar Ash para o facto de aquele mundo não ser real.
Ash acaba o jogo, integra o grupo do Bishop e começa também a resgatar os não retornados do mundo real.
Contudo continuo a não ter explicação para muito do que sucede.
Quem tiver ideias, avance!
Aqui vão:
SPOILERS:
Toda a existência da Ash que vemos no filme passa-se dentro do jogo.
São várias as pistas que apontam nesse sentido:
- Quando Ash sai do edifício onde acede ao jogo, sobe umas escadas onde passa por várias pessoas que estão congeladas no meio e no cimo da escada. Um cão que se encontra ao pé delas mantme.se imóvel até ao final, mexendo-se quando Ash passa por ele: Mais tarde Ash, quando sai da segunda viagem de eléctrico, vê 4 pessoas ao pé de uma parece também imóveis e acompanhados de um cão, (são personagens do jogo: O cão está programado para reagir quando Ash passa por ele)
- Ash faz duas viagens de eléctrico em dias diferentes em que os passageiros são os mesmos e, pasme-se, estão na mesma posição e imóveis (mais personagens do jogo)
- Em todo o lado vemos cartazes que dizem: "Avalon Stop" (parecem querer dizer que o jogo Avalon continua, apesar de a Ash ter retirado o seu capacete de realidade virtual)
- Durante toda a refeição que Ash tem com Stunner, vê-se que na mesa que está atrás está um indivíduo que durtante toda a refeição não se mexe nem muda de posição (outro personagem do jogo)
- Stunner diz a Ash que quem encontra a Class Real não retorna (Quem termina o jogo não volta a jogar e por isso parece um Não retornado aos quye ainda estão no meio do jogo quando, na realidade, os não retornados são aqueles que estão a jogar)
- Quando Ash vai ao Hospital visitar o Murphy vê uma criança com vestido de noite (trata-se da Ghost, o que mostra que estamos dentro do jogo)
- Quando Ash sai do Hospital, Bishop está a vigiá-la com os mesmo binóculos que usou para a vigiar no jogo (Estamos ainda dentro do jogo)
- Quando Ash entra em casa pela segunda vez, ouve-se o cão que vai ter com ela. Ela acena ao cão. Mostra a comida que trouxe para ele. Dirige-se para a mesa para a preparar. Quando se volta, o cão desapareceu (era impossível o cão ter desaparecido já que a porta estava fechada. Esta cena mostra que o cão é um dos personagens do jogo. Bishop reafirma isso quando lhe diz com ironia: O teu cão tem sorte pois dás-lhe comida real)
- Bishop quando visita Ash abre um livro e todas as páginas estão em branco (os livros são apenas adereços do jogo)
- Bishop diz a Ash que não se precisa de juntar à equipa já que não passam de um monte de dados (ou seja, os outros players reunidos pelo Bishop não são pessoas reais, mas sim personagens do jogo)
- Quando Ash mata a sombra e entra na classe especial A aparece uma mensagem que diz "Bem vindo à Classe Real"
- Bishop diz a Ash que ele só precisa de fazer uma coisa para terminar o Jogo: Eliminar o não regressado
- A funcionária do edifcío onde Ash acede ao jogo diz que Avalon parece real mas é apenas um jogo.
-O mestre do Jogo diz a Ash que preferia que ela não fosse para a Classe Especial A (porque Ash terminando o jogo deixa de o ver)
- Na Classe Real, o cão aparece nos cartazes a publicitar o concerto e também dentro de um carro que passa por Ash (tal mostra que o cão nuinca foi real mas sim um personagem do jogo)
- As cores do nível Class Real mostram que tudo o que vimos antes (com uma cor saturada) era parte do jogo. Jogo esse que não era de acção como podiamos pensar mas uma aventura gráfica em que o personagem é um jogador de jogos virtuais).
- Murphy pergunta no final: onde está a tua madeixa, aquela que te deu o nome de Ash? (Ash não é o nome real da jogadora, mas sim o nome e o perfil que a jogadora escolheu)
- O jogo termina com a frase "Welcome to Avalon" (Avalon é o paraíso onde os guerreiros podem descansar depois de uma vida de batalhas, será assim a realidade onde os jogadores podem descansar do jogo depois de o finalizar).
- Ash revela-nos a lenda de Odin em que Morgana deu-lhe a coroa do esquecimento, o qual fez com que se esquecesse da pátria e do mundo exterior Ao mesmo tempo e significativamente Ash coloca o capacete da realidade vitual (O Jogo leva a que o jogador esqueça que está a jogar)
- Ash retira o capacete ao entrar na Class Real (apesar disso e de passar pelas salas e interior do edifício onde costumava aceder ao jogo, continua a jogar, o que indicia que continuava a jogar em todos os momentos anteriores em que colocava e retirava o capacete).
Bishop diz a Ash que se ela terminar o jogo sã e salva pode se tornar um deles (dada a experiência que Ash tem do jogo, poderá na vida real tornar-se um dos que intervêm no jogo para repor o equilíbrio)
- Murphy pergunta-lhe se alguma vez entraram nela balas (Murphy e Ash não saíram do jogo porque nunca foram alvejados. Sempre fizeram o reset antes de serem mortos. Também não chegaram a terminar o jogo. Murphy descobriu o nível Class Real, nível continuo e interminável que está numa fase experimental e escondido. Decide ficar por lá. Ash ao matá-lo liberta-o para a realidade)
Penso que são muitas as pistas que aponta no sentido de tudo o que vemos ser o jogo.
Ash está presa no jogo, tal como outros jogadores e Murphy. que chegou à classe real mas decidiu ficar lá. Bishop terá sido um jogador que conseguiu acabar o jogo e que retornou para tentar ajudar jogadores a sair do jogo.
Terá sido Bishop que faz o cão desaparecer para tentar acordar Ash para o facto de aquele mundo não ser real.
Ash acaba o jogo, integra o grupo do Bishop e começa também a resgatar os não retornados do mundo real.
Contudo continuo a não ter explicação para muito do que sucede.
Quem tiver ideias, avance!

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Insano wrote:Presumo que saibas que este senhor (realizador) e as suas obras foram uma das fontes de inspiração para Matrix.
E já agora as suas «obras» inspiraram-se também largamente no Neuromancer do William Gibson.
Ai esta mania de achar que só os americanos é que copiam os japoneses (ok, o Gibson é canadiano mas isso não vem ao caso) e que os filmes apenas copiam outros filmes. Aliás bem vistas as coisas toda a FC no cinema copia descaradamente a literatura mesmo que com um atraso de vinte anos em relação à mesma.

É mais a Mania de que Pre-Matrix não existia nada....
Ainda bem que surgiu a saga matrix, como todo o seu sucesso, para permitir o rejuvenascimento da fãs de FC (visto que a quantidade de filmes produzidos é parca).
"Neuromancer", a origem do conceito de ciberespaço, uma vez tentei ler o livro em inglês.... desisti.... system overide...
Ainda bem que surgiu a saga matrix, como todo o seu sucesso, para permitir o rejuvenascimento da fãs de FC (visto que a quantidade de filmes produzidos é parca).
"Neuromancer", a origem do conceito de ciberespaço, uma vez tentei ler o livro em inglês.... desisti.... system overide...
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org