1ª crise em PT do DVD em 2005
Moderator: Pedro Pereira de Carvalho
-
- Entusiasta
Penso que quem gosta de cinema tem necessariamente gostar de DVD's e consoante aprofundamos o gosto pela 7.ª arte temos invariavelmente a tendencia de comprar ou arranjar tudo.
No meu caso que cada vez se torna mais dificil encontrar filmes dos anos 40/50 em Portugal e a compra pela internet é uma solução, porém cara. Se rapidamente cheguei ao meio milhar cada vez tenho menos filmes que queira realmente comprar.
A delicada questão da pirataria, seja ela cópia pessoal ou cópia de feira vai, no meu entender, prejudicar o negocio da venda do DVD e não do cinema. Quem gosta de cinema sai de casa e vai ver uma sessão. Não se pode desfrutar do Kong, SW ou indiana jones do mesmo modo que se desfruta em casa.
Não sei se já repararam mas nos videoclubes os grandes filmes, aqueles que são de apetite fácil para os consumidores feirantes, ficam sempre na parteleira. Porquê?
Porque já o viram "acompanhados" de um asiatico constipado ou com uma imagem desfocada, com legendas em Brasi-castelhanês, ou em imagens pixalizadas.
Mas se calhar como somos um povo e um público pouco exigente isso basta-nos.
PS: Eu nunca vi ninguém a comprar o casablanca ou o cinema paraiso numa feira, e vocês?
No meu caso que cada vez se torna mais dificil encontrar filmes dos anos 40/50 em Portugal e a compra pela internet é uma solução, porém cara. Se rapidamente cheguei ao meio milhar cada vez tenho menos filmes que queira realmente comprar.
A delicada questão da pirataria, seja ela cópia pessoal ou cópia de feira vai, no meu entender, prejudicar o negocio da venda do DVD e não do cinema. Quem gosta de cinema sai de casa e vai ver uma sessão. Não se pode desfrutar do Kong, SW ou indiana jones do mesmo modo que se desfruta em casa.
Não sei se já repararam mas nos videoclubes os grandes filmes, aqueles que são de apetite fácil para os consumidores feirantes, ficam sempre na parteleira. Porquê?
Porque já o viram "acompanhados" de um asiatico constipado ou com uma imagem desfocada, com legendas em Brasi-castelhanês, ou em imagens pixalizadas.
Mas se calhar como somos um povo e um público pouco exigente isso basta-nos.
PS: Eu nunca vi ninguém a comprar o casablanca ou o cinema paraiso numa feira, e vocês?
O facto de eu gostar não significa q tenha q comprar tudo. É completamente insensato gastar €€€ em filmes q sei à partida q nunca verei. Não vejo qual a vantagem de vir a ter problemas de espaço derivado a DVD's q nunca me interessaram.tiagorocha wrote:Penso que quem gosta de cinema tem necessariamente gostar de DVD's e consoante aprofundamos o gosto pela 7.ª arte temos invariavelmente a tendencia de comprar ou arranjar tudo.
1.- Não considero q a pirataria seja o principal mal. Quem dá 3, 4 ou 5 euros por uma cópia, dificilmente daria €15 por um DVD.tiagorocha wrote:A delicada questão da pirataria, seja ela cópia pessoal ou cópia de feira vai, no meu entender, prejudicar o negocio da venda do DVD e não do cinema. Quem gosta de cinema sai de casa e vai ver uma sessão. Não se pode desfrutar do Kong, SW ou indiana jones do mesmo modo que se desfruta em casa.
2.- Quem obtem filmes sistematicamente pelo circuito alternativo dificilmente ira a cinema. Quem não se importa de ver um CAM não gosta da 7ª arte ao ponto de ir ao cinema para desfrutar de um filme.
3.- É um facto q a experiência co cinema é outra coisa, mas como já referi, há pessoal q não sabe ver filmes e estragem a experiência aos outros.
Estes sim q considero q sejam os maiores lesados da pirataria. Com tanta facilidade para obter filmes nos mais variados formatos e qualidade, ir ao videoclube alugar um filme deixa de fazer sentido, para mais qdo a própia industria disponibiliza leitores de divx de mesa.tiagorocha wrote:Não sei se já repararam mas nos videoclubes os grandes filmes, aqueles que são de apetite fácil para os consumidores feirantes, ficam sempre na parteleira. Porquê?
E isto leva-me a outro ponto. A pirataria é um negocio q faz circular mtos milhões na industria de hardware. A facilidade com q se pode ter albuns, jogos, filmes e programas sem custo para além de uma simples ligação à net, permite q o consumidor devore hardware. Q o digam os fabricantes de suportes digitais (cd-r, dvd-R, etc), das placas gráficas, dos leitores e gravadores ópticos, etc, etc, etc.
O público nacional é tão exigente e variado como em qlq outro lado. Todos esses rips, divx e outras coisas são lançados lá fora mas não a pensar nos portugueses mas sim nos milhões q existem por esse mundo fora desejosos de ter as coisas à borlix.tiagorocha wrote:Mas se calhar como somos um povo e um público pouco exigente isso basta-nos.
Assim como nós, pessoal da dvdmania, fazemos questão de ver os filmes com um certo nivel qualidade, tb há estrangeiros q não se importam de ver o pior ripanço q circule na net.
Para mim já não.PJGS wrote:No meu caso essa de comprar pq está barato não funciona.
Penso que se funcionou para muitos, a maioria já não vai na cantiga.
Até porque o espaço em casa começa a faltar para guardar tanto dvd...

Se repararem, à volta dos caixotes das promoções dos hipers, já não vê a multidão que antes se aglomerava.

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Já reparei nisso...Bodyboard wrote:Lorde X, acho que muitos dos colegas aqui do fórum não pensarão assim como tu.

Mas penso que esses compradores compulsivos são uma minoria e que um dia conseguirão curar-se!

Muitos dos compradores de dvds, compra apenas para ter uns filmezinhos em casa para quando for necessário mostrar aos amigos o seu Kit Home Cinema 5.1.
Esses já tem o que precisam e começam a ter pouco espaço em casa para guardar tanta caixa...

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Já aqui foi mencionado q os filmes a baixo preço levantam dúvidas mas hoje vi na valentim carvalho o filme Nada (Nothing) de VINCENZO NATALI por cerca de €20. O DVD limita-se a incluir selecção de capítulos, trailer e legendas em PT.
Vale a pena compra-lo?. Eu acho q não. Prefiro esperar pq vou acabar por tê-lo mais barato e exactamente com as mesmas coisas pq acho muito difícil q saia uma nova edição com menos recheio.
Logo essa questão da crise é relativa, eu não compro muito menos, compro é de uma forma mais inteligente.
Vale a pena compra-lo?. Eu acho q não. Prefiro esperar pq vou acabar por tê-lo mais barato e exactamente com as mesmas coisas pq acho muito difícil q saia uma nova edição com menos recheio.
Logo essa questão da crise é relativa, eu não compro muito menos, compro é de uma forma mais inteligente.