Ligação por HDMI, dá imagem e não dá som, porque será???

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
RicardoBC
Novato
Ligação por HDMI, dá imagem e não dá som, porque será???

Post by RicardoBC »

Boas amigos,

Ontem liguei o meu leitor de DVD, Philips DVP 9000S, ao meu LCD, LG 37LP1R, utilizando um cabo HDMI que gentilmente me ofereceram, para meu espanto, a imagem dá perfeitamente mas som, nada!!
Alguem é capaz de me dizer como posso resolver este pequeno problema?

Cumprimentos,
RicardoBC
Novato

Post by RicardoBC »

Bem ja resolvi a questão, preciso de ligar os cabos de audio R e L, coisa que não tinha feito.
Mas agora surge-me outra coisa, o cabo HDMI, não deveria "transportar" som e video num só?? Pelo menos era a impressão que tinha, pode ser errada....

Cumprimentos,
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

Mas agora surge-me outra coisa, o cabo HDMI, não deveria "transportar" som e video num só?? Pelo menos era a impressão que tinha, pode ser errada....
Levar até leva, a questão é o que é que o LCD LG 37LP1R faz com ele... ou seja:nada.

O LCD recebe o sinal audio digital pelo cabo HDMI, mas não o descodifica (DD, DTS ou o que for) para depois o misturar em dois canais e enviar para as suas colunas. O resultado é o silêncio.

Logo, tem que se enviar o sinal já convertido e passado para analógico (pelos cabos L e R) para o LCD o amplificar e reproduzir.
RicardoBC
Novato

Post by RicardoBC »

Lumila, quer dizer que o facto de ser HDMI, não é um HDMI a 100%, pq ao fim ao cabo não leva o som, ou melhor, leva mas nao faz nada com ele, como tu disseste.....

Estou a pensar bem?

Cumprimentos,
Jony
Novato

Post by Jony »

Tenho um LCD igual a esse (mas o 32") e ainda não liguei nada por HDMI, mas o que diz no manual é: "A TV pode receber o sinal de vídeo e de áudio ao mesmo tempo com um cabo HDMI"
tiagottx
Entusiasta
Entusiasta

Post by tiagottx »

Será que não tens que configurar o áudio digital do HDMI para stereo em vez de DD ou DTS? Estou a achar muito estranho não dar som usando HDMI :roll:
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

Ricardo BC,

No meu leitor DVD (Sammy), que está ligado a um LCD, posso configurar o som no modo DD/DTS ou no modo PCM (2 canais), sempre através do cabo HDMI, .

Se eu quiser ouvir o som 5.1 (DD ou DTS) através do amplificador, configuro o Audio do leitor para Digital Bitstream (fico sem som na TV). Se optar pelas colunas da TV, configuro para PCM.

Cumps.
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

RicardoBC,

Lumila, quer dizer que o facto de ser HDMI, não é um HDMI a 100%, pq ao fim ao cabo não leva o som, ou melhor, leva mas nao faz nada com ele, como tu disseste.....
Aparentemente sim! Se o LCD não tem a capacidade de descodificar o sinal digital que lhe chega...

Já experimentaste configurar o sinal audio enviado pelo leitor (PCM em vez de DD ou DTS), como sugeriu o tiagottx ?

Pelo menos PCM o LCD devia aceitar via HDMI...
JoaoPaulo
Entusiasta
Entusiasta

Post by JoaoPaulo »

É mesmo como disse o tiagottx, é necessário configurar o leitor para PCM, caso contrário é necessário utilizar o "tal" cabo à parte.

Post Reply