Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes, Frederico Serra

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

joao-lascas
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 238
Joined: December 28th, 2000, 2:50 pm
Location: Portugal

Post by joao-lascas »

Tenho pena que não tenha feito mais sucesso. Mas até se compreende, não tem mamas à mostra.

Coisa Ruim tem um ambiente fantástico. Estas aldeias em nenhures conseguem mesmo criar aquele típico segredo que toda a gente conhece mas que ninguém quer contar. Como alguém já disse acima não há aquele twist que costuma existir neste tipo de filmes só para que o público diga "não estava mesmo nada à espera daquele fim." e ainda bem porque este fim é melhor do que qualquer twist que pudesse acontecer.

A prova de que se pode fazer bom cinema em Portugal está aqui.
Temos excelentes actores, excelentes escritores e excelentes realizadores.
"In this life, it's not what you hope for, it's not what you deserve - it's what you take." Tom Cruise in Magnolia
http://www.cinepopcorn.net
ultra_gmr
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 275
Joined: January 22nd, 2006, 11:58 pm
Location: guimarães

Post by ultra_gmr »

depois de ter visto este filme... tenho a dizer que o titulo é fabuloso! está muito bem escolhido :mrgreen:
mas que filme seco!!! sem chama nem lama...
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Coisa Ruim o drama nacional de suspense, já foi exibido no Festival de Cinema de Stiges com a presença dos realizadores. O filme está inscrito na secção 'Fantástico' e é um dos candidatos da competição para o prémio principal. O festival está actualmente a decorrer em Barcelona e acaba no dia 15 de Outubro.

Mais info sobre o festival aqui.
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Eh pá este filme é um espectáculo ! Aconselho vivamente! Análise completa na próxima edição da DVD Mania. Aliás, peço desculpa, dentro de duas edições. Faço minhas as palavras do João Lascas, três posts acima.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7428
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Post by Cabeças »

Acabei agora de ver, gostei imenso! yes-)
Cabeças
Image
gexplorer
Especialista
Especialista
Posts: 1476
Joined: January 29th, 2002, 11:06 am
Location: Portugal
Contact:

Post by gexplorer »

Também vi este fim de semana e gostei. No entanto acho que podia ter sido mais bem aproveitado. Podia-se ter criado mais tensão e suspense e o final poderia ter sido diferente.
De qualquer maneira consegue fugir à colagem fácil a filmes como o exorcista, amytiville e outros.
É bom surgirem iniciativas destas!
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Por acaso também aluguei e vi o filme este fim de semana e também gostei muito. E ao me lembrar dos horriveis TV spots que davam nos canais de televisão não consigo ter outra reacção senão rir. Que spots mais foleiros. Em Portugal, mesmo quando se fazem filmes bons, como é o caso, faz-se um marketing muito pobre mesmo. Eu não fui ver o filme ao cinema precisamente por causa dos spots, parecia-me mais do mesmo que se faz sempre por cá. E se se pensar que o objectivo de um trailer/teaser/spot é pôr cus nas cadeiras dos cinemas, dá para ver que estes que por cá se fazem têm precisamente o efeito contrário. :lol:

O DVD tem os trailers e eu fui rever depois de ver o filme e, hehehe, aquela fonte e grafismo em que aparece o título no final do trailer é mesmo saída directamente dos anos 30/40! Já o genérico do próprio filme é uma coisa de qualidade que nada tem a ver com a porcaria que se vê no trailer.
E o primeiro plano do filme (o do tronco) é espectacular. yes-) O filme começa logo com uns movimentos de câmara que fazem toda a diferença do mundo. O movimento é lento, mal se nota, mas sente-se inconscientemente. É um mundo de diferença em relação ao tão usado por cá plano estático. Estes realizadores têm a câmara quase sempre a mover-se, mesmo que seja quase imperceptivelmente. Isso é o que ajuda a criar o dinamismo que o filme tem. E como é claro, e talvez mais importante ainda, o uso do som. Mais propriamente aquele ruído de fundo de baixa frequência, como o que Lynch usa em todos os filmes, em vez de ter apenas som natural. Desperta o interesse do espectador. 1) Imaginem um plano parado de relva a mover-se ao vento com som natural. 2) Agora imaginem um zoom nessa mesma relva com o tal som de baixa frequência. Estão a ver a diferença? (Bem, também consigo pensar nuns contextos interessantes para a situação 1), mas foi só para ilustrar a diferença que faz o uso de dinamismo na câmara e design de som).
A acrescentar a isto temos as excelentes interpretações de todo o elenco, mesmo os figurantes locais. Aquele lenhador da cena inicial marca o filme todo, por exemplo. Como já disse, a abertura do filme é feita da melhor maneira possível, agarra logo o espectador e marca o filme todo. Assim é que devem ser as aberturas de cinema.


Quanto ao DVD.... é muito fracote. Imagem de péssima qualidade, um filme destes merece muito melhor. Os pretos são azuis, há grão por todo o lado e as imagens nocturnas são intragáveis. Salvam-se as imagens bem iluminadas. As cores são todas mortas, mas isso pode ser escolha dos realizadores dado o tom do filme. Mas mesmo assim, já vi filmes (estrangeiros) com cores mortas mas que se vê mesmo ser de propósito (por exemplo os filmes do Fincher). Aqui mais parece mesmo uma péssima cópia usada no DVD.
O som é um simples stereo mas a mistura está boa. As vozes ouvem-se e percebem-se bem, o que não é sempre o caso em cinema português.
Os extras por seu lado são bem bons. Temos um making of de 30 minutos que é bem informativo com boas contribuições dos realizadores, do escritor e dos actores principais. Temos uns pequenos excertos da cobertura do Fantas da RTP e da Sic (muito engraçado este último com Rodrigo Guedes de Carvalho a mandar uma boca muito engraçada a Paulo Camacho).
E temos ainda o comentário audio que inclui os dois realizadores, Tiago Guedes e Frederico Serra, e o argumentista Rodrigo Guedes de Carvalho, mediados por Nuno Markl que dá muito humor à cena. Eu não ouvi o comentário todo, mas ouvi pelo menos metade e gostei muito. A ideia de ter o Nuno Markl à mistura é muito boa e faz aquilo parecer um programa de rádio. E é engraçado. A certa altura Markl lê uma pergunta de alguém que queria saber o porquê da escolha do nome Ismael. Rodrigo, a gozar, diz que "Bruno" não teria o peso mais indicado ao que Markl responde "Tó Zé!". :lol: É apenas um exemplo de uma conversa muito engraçada.

Enfim, resumindo, o filme é bom e vale a pena descobrir mas o DVD, embora com uns extras bem pensados e divertidos, sofre de uma muito fraca qualidade técnica. A imagem é muito pobre e o som é apenas um stereozito. Este tipo de desleixo para com o cinema português é imperdoável até porque a edição é da Atalanta que, se não me engano, é do próprio Paulo Branco, o produtor do filme! Deviam dar mais atenção às suas próprias obras. mau-)
Image
Bodyboard
Especialista
Especialista
Posts: 1140
Joined: December 22nd, 2004, 11:04 pm
Location: Oeiras

Post by Bodyboard »

Tenho aqui o dvd deste e do Mean Creek (Uma pequena vingança), 2 filmes que vou gostar de ver certamente.

Agora ao ler isso que o lud81 escreveu da qualidade de imagem do dvd é que é pena, se calhar capricharam nos extras, devem totalizar + de 1 hora, o que não deixou potenciar o máximo do filme, mas isso tinha solução de lançarem edição 2 discos, não podia ser desculpa.
User avatar
Borreicho
Fanático
Fanático
Posts: 903
Joined: August 28th, 2005, 6:11 pm
Location: Alentejo
Contact:

Post by Borreicho »

Se lhe desculparmos o argumento mais que visto da família da cidade que se muda para uma casa assombrada no campo e o facto de que todas as pessoas de uma aldeia do interior serem lisboetas (nem as beatas tinham uma pontinha de sotaque! incrível!) então temos um bom filme.

Vou ser sincero: não gosto do cinema feito em Portugal. E este foi dos poucos filmes que vi e que gostei. É bem realizado. É bem interpretado (gostei particularmente da Sara Carinhas). e o argumento, não sendo brilhante ou original, consegue captar muito bem o ambiente de crendice que se vive em algumas aldeias do interior, com muitas daquelas histórias a chegarem muito perto dalgumas que ouvi durante criança.
Image
Bodyboard
Especialista
Especialista
Posts: 1140
Joined: December 22nd, 2004, 11:04 pm
Location: Oeiras

Post by Bodyboard »

Também gostei bastante. Logo o começo, a música, os ambientes, as paisagens. Bom trabalho dos actores também.
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by Rocha »

Vi hoje este filme.

O Ambiente está bom. A banda sonora e sons ambientes encaixam na perfeição com as paisagens e com a calma que uma casa numa aldeia do interior inspiram.
De facto a realização esforçou-se para sair da banalidade do cinema Português.

Defeitos: Achei os actores e a história bem fraquinhos. Acho que o fim podia ter sido melhor resolvido.

É de facto um filme uns furos acima do que normalmente é feito em Portugal mas, não achei um bom filme.

3/10
User avatar
casimiro
Especialista
Especialista
Posts: 1337
Joined: February 25th, 2002, 12:47 pm
Location: Laranjeiro
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by casimiro »

um filme uns furos acima do que normalmente é feito em Portugal
E depois vamos a ver a classificação e é 3/10...
Nem imagino o que serão os filmes mesmo maus :mrgreen:
João Casimiro
Eis a lista...
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by Rocha »

casimiro wrote:
um filme uns furos acima do que normalmente é feito em Portugal
E depois vamos a ver a classificação e é 3/10...
Nem imagino o que serão os filmes mesmo maus :mrgreen:

A minha classificação normal a um filme 'tuga é 1/10
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2068
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by Lorde X »

Já vi há bastante tempo, mas lembro-me que foi uma agradável surpresa. É um bom filme, muito acima da média do que se faz cá em Portugal.
Não compreendo que se dê a um filme destes uma nota negativa, mesmo que não esteja num dos gêneros nosso preferido.
É certo que o filme tem pouco terror. É mais uma drama que um terror, a meu ver, mas está bem feito, com boa fotografia e boas interpretações.

Acho que na avaliação de um filme (pelo menos naquelas que se tornam públicas) devemos deixar de lado os nossos gostos pessoais, se não incorremos no risco de estar a "enganar" potenciais interessados no seu visionamento.

Eu gosto muito de alguns filmes ao qual dou nota negativa (guilty pleasures) e gosto pouco de filmes aos quais daria uma boa nota.

Temos é de nos consciencializar que não gostamos de tudo o que é bom e que não é bom tudo aquilo de que gostamos...este acho o principal obstáculo a ser ultrapassado por quem avalia um filme!

Além de que muito boa gente só sabe atribuir duas notas: 1 ou 10 (basta ver no IMDB que são as notas mais atribuídas a um filme). Choca-me mais que bons filmes e até obras primas recebam uma carrada de 1 do que ver maus filmes a receber nota máxima...

Quanto ao Coisa Ruim, dou-lhe um 7/10 (bom pequeno).

Nota: Classificação que uso: 1 = Muito mau; 2 = mau; 3 = mediocre; 4 = fraco; 5 = mediano; 6 = razoável acima da média; 7 = bom pequeno; 8 = Bom grande; 9 = Muito bom; 10 = excelente (obra prima).
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1142
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by Ludovico »

Pois,para mim,"Coisa Ruim" é mesmo ruim. :mrgreen: :-))) .
Sinceramente,é muito,muito mau filme.
Nasce de uma excelente ideia base mas depois não tem guião que sustente a ideia.
De qualquer maneira valeu a tentativa.
Acho que Rodrigo Guedes de Carvalho não esteve suficientemente inspirado no seu primeiro trabalho mas é útil todos os contributos novos que vão aparecendo para o cinema português.Pode ser que em "Entre os Dedos" faça bem melhor.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"

Post Reply