Leitor de gama alta
Os DVD's estão comprimidos na noema MPeg2 (codificador antigo e pouco optimizado)
Os vulgares Divx/Xvids .... Usam a norma Mpeg4 ( um codec mais evoluido que permite uma qualidade semelhante ao mpeg2 com muito menos espaço)
Recentemente surgiu a norma x264 de Mpeg4, que ainda permite melhor qualidade com um reduzido espaço.
Se tiverem o Nero este permite fazer um backup de um DVD para esta norma.
o x264 é agora muito usado na compressão de conteúdos de alta-definição, um exemplo:
Vou upar a sample para terem uma ideia 
EDIT:
encontrei outro exemplo:
Não se esqueçam que um filme apenas cabe num DVD, mas claro com qualidade muito superior ao vulgar DVD-Video (mpeg2)
Os vulgares Divx/Xvids .... Usam a norma Mpeg4 ( um codec mais evoluido que permite uma qualidade semelhante ao mpeg2 com muito menos espaço)
Recentemente surgiu a norma x264 de Mpeg4, que ainda permite melhor qualidade com um reduzido espaço.
Se tiverem o Nero este permite fazer um backup de um DVD para esta norma.
o x264 é agora muito usado na compressão de conteúdos de alta-definição, um exemplo:
Code: Select all
Close.Encounters.of.the.Third.Kind.720p.x264.DD5.1-HINT
RELEASE.NAME..: Close.Encounters.of.the.Third.Kind.720p.x264.DD5.1-HINT
RELEASE.DATE..: 2007.01.17
RUNTiME.......: 02:17:13
SiZE..........: 4.28 GB
ViDEO.CODEC...: x264 (2pass)
FRAMERATE.....: 23.976 fps
BiTRATE.......: 4467 kbps
RESOLUTiON....: 1280x544
AUDiO.........: English AC3 48000Hz 384kbps 5.1
SOURCE........: Close Encounters of the Third Kind.ts
SAMPLE........: Included
IMDb..........: http://www.imdb.com/title/tt0075860/
Imagens:
http://img227.imageshack.us/img227/9089/vlcsnap1687482tx8.png
http://img227.imageshack.us/img227/4572/vlcsnap1687513hz1.png
http://img297.imageshack.us/img297/1562/vlcsnap1686151qr6.png

EDIT:
encontrei outro exemplo:
Code: Select all
http://rapidshare.com/files/13028175/Saving.Private.Ryan.720p.HDTV.x264-ESiR.sample.mkv
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O mpeg2 está por demais ultrapassado, um bom filme encodado em divx e/ou mpeg4 bate de longe o velhinho codec. O tamanho reduzido n significa mais compressão, mas sim como é feito essa compressão.
Video: LG OLED55C9PLA, Xbox One S, PS3, Nvidia Shield Android TV 16GB, Wii
Som: Onkyo TX-NR808, Cambridge Audio Azur 640C, Wharfedale Diamond 9.4 / 9 CS / 9.1; BK Gemini; 1mt QED P-75; 3mt QED P-SW; 0.5mt QED Qunex
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Caro Marble
Mais razão me dás que algo que sofra compressão em relação ao original tem sempre perda. No entanto, para os videos que vejo e música que ouço existem padrões limites de compressão, como todos sabemos o objectivo do DIVX e do MP3 não tem a ver com qualidade, mas sim com a possibilidade de se diminuir o tamanho dos ficheiros por forma a serem enviado e recebidos via NET (penso que quanto a isto não existe qq dúvida, estes dois formatos surgiram devido à partilha de ficheiros na NET). O que quero referir é que a compressão em DVD (que fica muito aquém do original, como bem disseste, e daí o surgimento do Blu-ray e HD-DVD - MENOS COMPRESSÃO + QUALIDADE) dá-nos uma qualidade aceitável, dado que nos é impossível ir beber a informação directamente ao original, em comparação com todos os video em DIVX que me passaram pelas mão (digo-te que a maioria com tão má qualidade, que simplesmente não consegui ver os filmes, pois não consigo ver imagens recheadas de digitalite). Sei tb que se pode puxar a qualidade do DIVX, mas aí o formato perde a razão da sua existência. Eu que até não sou muito exigente em termos de video contento-me muito bem com a qualidade do DVD normal, mas quanto ao DIVX, pelo menos a fazer fé pelos que me passaram pelos olhos, as coisas já não funcionam assim. O mesmo se passa em relação ao MP3, pois, mesmo com uma compressão mínima, fica SEMPRE aquém do CD. Costumo fazer compressão de discos em MP3 apenas para ouvir no carro ou num leitor portátil (as grandes vantagens do MP3) , mas em casa, no meu sistema de audio dedicado, aquilo parece-me tão longiquo da qualidade do velhinho CD (e não vou aqui falar do VINIL, pois isso são outras guerras...), que quando quero ouvir MP3 ouço no sistema ligado ao meu PC (aqui voltamos à questão da importância da fonte, em equipamentos média e alta gama).
Para ser mais claro quanto à questão da compressão e resolução, costumo dar um exemplo: um desenho feito por uma boa caneta tem SEMPRE melhor qualidade que qq equipamento de impressão (laser ou jacto de tinta) pois a caneta enquanto tiver tinta e o bico estiver em condições NÃO TEM RESOLUÇÃO, sendo sempre superior a qq impressão. Este exemplo é também válido para o mundo do audio e do video.
Não quero com isto criticar as pessoas que apoiam o DIVX e o MP3, mas parece-me que o apoio ou não estes formatos, prende-se, fundamentalmente, com a maior ou menor exigência que cada um de nós tem quando vê um filme ou ouve uma música.
Comprimentos a todos
RAFP
Mais razão me dás que algo que sofra compressão em relação ao original tem sempre perda. No entanto, para os videos que vejo e música que ouço existem padrões limites de compressão, como todos sabemos o objectivo do DIVX e do MP3 não tem a ver com qualidade, mas sim com a possibilidade de se diminuir o tamanho dos ficheiros por forma a serem enviado e recebidos via NET (penso que quanto a isto não existe qq dúvida, estes dois formatos surgiram devido à partilha de ficheiros na NET). O que quero referir é que a compressão em DVD (que fica muito aquém do original, como bem disseste, e daí o surgimento do Blu-ray e HD-DVD - MENOS COMPRESSÃO + QUALIDADE) dá-nos uma qualidade aceitável, dado que nos é impossível ir beber a informação directamente ao original, em comparação com todos os video em DIVX que me passaram pelas mão (digo-te que a maioria com tão má qualidade, que simplesmente não consegui ver os filmes, pois não consigo ver imagens recheadas de digitalite). Sei tb que se pode puxar a qualidade do DIVX, mas aí o formato perde a razão da sua existência. Eu que até não sou muito exigente em termos de video contento-me muito bem com a qualidade do DVD normal, mas quanto ao DIVX, pelo menos a fazer fé pelos que me passaram pelos olhos, as coisas já não funcionam assim. O mesmo se passa em relação ao MP3, pois, mesmo com uma compressão mínima, fica SEMPRE aquém do CD. Costumo fazer compressão de discos em MP3 apenas para ouvir no carro ou num leitor portátil (as grandes vantagens do MP3) , mas em casa, no meu sistema de audio dedicado, aquilo parece-me tão longiquo da qualidade do velhinho CD (e não vou aqui falar do VINIL, pois isso são outras guerras...), que quando quero ouvir MP3 ouço no sistema ligado ao meu PC (aqui voltamos à questão da importância da fonte, em equipamentos média e alta gama).
Para ser mais claro quanto à questão da compressão e resolução, costumo dar um exemplo: um desenho feito por uma boa caneta tem SEMPRE melhor qualidade que qq equipamento de impressão (laser ou jacto de tinta) pois a caneta enquanto tiver tinta e o bico estiver em condições NÃO TEM RESOLUÇÃO, sendo sempre superior a qq impressão. Este exemplo é também válido para o mundo do audio e do video.
Não quero com isto criticar as pessoas que apoiam o DIVX e o MP3, mas parece-me que o apoio ou não estes formatos, prende-se, fundamentalmente, com a maior ou menor exigência que cada um de nós tem quando vê um filme ou ouve uma música.
Comprimentos a todos
RAFP
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- Location: Lisboa / Castelo Branco
Terás muita razão no que estás a dizer RAFP, mas estás a ignorar uma pormenor já mencionado por outros: um vulgar DVD com um qualquer filme já é uma compressão (e pesada) do filme original. Esta compressão é feita em Mpeg2, é essa a norma, mas nada obsta a que se pudesse fazer em divx, mpeg 4 ou qualquer outra. Desde que fosse normalizado. Como aliás também foi referido, o mpeg2 já está até bastante desactualizado e qq divx manhoso consegue apresentar maior qualidade para o mesmo tamanho de ficheiro.
O facto de associares a má qualidade ao divx tem somente a ver com os exemplares que te calharam. Nota que muitos desses filmes foram produzidos a pensar em redes informáticas, onde o tamanho conta (e muito) pelo que o sacrificado muitas vezes é sempre a qualidade.
O facto de associares a má qualidade ao divx tem somente a ver com os exemplares que te calharam. Nota que muitos desses filmes foram produzidos a pensar em redes informáticas, onde o tamanho conta (e muito) pelo que o sacrificado muitas vezes é sempre a qualidade.
Tendo um martelo na mão, tudo o resto parece a cabeça de um prego...
Ok, estou mais convencido. Agora gostava era de aferir a tal qualidade que vocês falam in loco, para ficar também fã do DIVX, pois se mm com compressão a qualidade é melhor que os normais DVD então a porta estará aberta para começarmos a fazer downloads de filmes originais com muito qualidade, invés de termos que os comprar ou alugar nos videoclubes.
Obrigado pelos esclarecimentos
RAFP
Obrigado pelos esclarecimentos
RAFP
Estive a ler com atenção esta discussão positiva, e surgiu-me esta dúvida: Ao fazer o download de filmes divx como sabemos que o filme está com a qualidade e a norma x264 de Mpeg4?
e no caso dos mp3?
abraço
e no caso dos mp3?
abraço
Yamaha av450; colunas Tannoy Fusion 1; Xbox media center; pioneer dv-300; subwoofer Yamaha sw15
Depende de cada ficheiro.
Normalmente estão em Xvid(mpeg4 open-source) + som AC3 (5.1)
Agora só so de Alta definição é que podem estar em x264(H.264 opensource) ou até não estarem comprimidos em .TS (1080i)
Os homemade rips (backups de DVDs que temos em casa) podem ser feitos com o Nero Recode podem converter para o Nero Digital AVCque já usa H.264
Normalmente estão em Xvid(mpeg4 open-source) + som AC3 (5.1)
Agora só so de Alta definição é que podem estar em x264(H.264 opensource) ou até não estarem comprimidos em .TS (1080i)
Os homemade rips (backups de DVDs que temos em casa) podem ser feitos com o Nero Recode podem converter para o Nero Digital AVCque já usa H.264
Não se podem esquecer que o Mpeg2 é um formato já muito antigo e que não evoluiu desde optaram em usa-lo em DVD.
Firefox 2 + corrector-ortográfico
Atenção que há formatos com compressão lossless, ou seja, que não apresentam nenhuma perca de informação face ao original. Estou-me a lembrar por exemplo do Apple Lossless Encoder ou do FLAC ou ainda do Monkey's Audio todos para áudio. Embora produzam ficheiros maiores que MP3 e quejandos (precisamente por serem lossless), representam uma significativa poupança face ao WAV original.
Em relação ao MPEG-4, o objectivo do comité que lançou o desafio que deu origem ao seu desenvolvimento era que ele conseguisse reduzir em pelo menos metade o tamanho de um MPEG-2 mantendo a mesma qualidade ou melhorando-a até. Ambiciosos os senhores.
http://en.wikipedia.org/wiki/H.264/MPEG-4_AVC
Em relação ao MPEG-4, o objectivo do comité que lançou o desafio que deu origem ao seu desenvolvimento era que ele conseguisse reduzir em pelo menos metade o tamanho de um MPEG-2 mantendo a mesma qualidade ou melhorando-a até. Ambiciosos os senhores.

http://en.wikipedia.org/wiki/H.264/MPEG-4_AVC
cumps.
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- Especialista
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Para veres o codec dos ficheiros video utiliza o gspot, http://www.headbands.com/gspot/Duker80 wrote:Estive a ler com atenção esta discussão positiva, e surgiu-me esta dúvida: Ao fazer o download de filmes divx como sabemos que o filme está com a qualidade e a norma x264 de Mpeg4?
e no caso dos mp3?
abraço
Depois a qualidade depende do bitrate do video e mais umas coisas, qt maior o bitrate melhor o video. Mesmo assim não é so o bitrate que faz com que um video seja melhor ou n, existe varios parametros qd se encoda um video que juntando à equação do bitrate fazem com q a qualidade varie para melhor ou n.
Video: LG OLED55C9PLA, Xbox One S, PS3, Nvidia Shield Android TV 16GB, Wii
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- DVD Maníaco
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- Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm
Não te quero contrariar mas estás enganado. Existem duas formas de fazer compressão: lossless e lossy (não sei a tradução). A primeira não acarreta rigorosamente nenhuma perca de informação, ou seja, o sinal original pode ser restaurado tal qual era, sem tirar nem pôr. Faço-te uma analogia simples: quando usas o Winzip estás a comprimir um ficheiro, e no entanto consegues recuperá-lo não é verdade? Com um formato lossless passa-se exactamente a mesma coisa. Mas googla na mesma.Grande Guru wrote:cochinada, A partir do momento em q se aplica seja ao que for a expressão "compressão" a mesma significa sempre menos qualidade q o original, poderá haver as q o fazem de forma tão reduzida q n se nota praticamente á vista desarmada, agora desde que é comprimido o ficheiro perde sempre qualidade.

cumps.
Mas cochinada, o que se passa com o ZIP é que é uma compressão transitória ou de transporte (como queiras chamar..) pois depois tens que "deszipar" os ficheiros para os poderes usar, ouvir, ver. Naquilo que eu e o Grande Guru dizemos é que existe sempre perda se comprimires algo e fizeres a audição e visão a partir dessa compressão, como são os casos do DIVX e MP3. Está bem que os podes converter, mas se usufruires a partir da extensão comprimida EXISTE SEMPRE PERDA de informação.
Cumps
RAFP
Cumps
RAFP
RAFP,
Estes formatos lossless, de que dei o exemplo entre outros do da APPLE, não necessitam de ser descodificados primeiro e ouvidos depois, fazendo um paralelismo com os ficheiros zipados. O que se passa é que isto é feito on the fly pelo programa de leitura.
Da mesma forma que ouves um ficheiro em formato mp3, ouves um em formato FLAC por exemplo. Necessitas apenas de instalar os decoders respectivos.
Acredita que não há perca nenhuma de informação. Não tens um IPOD pois não?
Estes formatos lossless, de que dei o exemplo entre outros do da APPLE, não necessitam de ser descodificados primeiro e ouvidos depois, fazendo um paralelismo com os ficheiros zipados. O que se passa é que isto é feito on the fly pelo programa de leitura.
Da mesma forma que ouves um ficheiro em formato mp3, ouves um em formato FLAC por exemplo. Necessitas apenas de instalar os decoders respectivos.
Acredita que não há perca nenhuma de informação. Não tens um IPOD pois não?
cumps.