No Country for Old Men (2007) - Joel Coen, Ethan Coen
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O 4º Escuro
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Re: No Country for Old Men (2007) - Joel Coen, Ethan Coen
Vi hoje (ontem porque já são 1 e 12 da madrugada) o filme em dvd.
Não fiquei completamente rendido, não sei bem porquê.
Tem muito para ser elogiado, e já referiram aqui, os enquadramentos que os 2 irmãos escolhem sempre com grande categoria, o director de fotografia Deakins, as paisagens, os desempenhos do Bardem, Brolin, Tommy Lee Jones.
Penso que não terá sido por ter o som baixito, por um lado devia ter optado por ver durante o dia, sem incomodar os vizinhos com som alto, mas foi mais dalgumas pontas soltas?, dalguma dificuldade em perceber porquê o título "Este país não é para velhos". Só aquela conversa entre o Tommy Lee e o outro lá na casa, ou alguma outra que me tenha escapado.
Eu quando estava a ver o filme a desenrolar-se, pensava que o Bardem ia matar basicamente "cotas", por alguma razão, claro que foi logo relativamente cedo que o Brolin descobriu o dinheiro, e começou a pirar-se, mas sinceramente, algumas coisas não tiveram uma pelo menos mínima lógica (se bem que saiba que um filme pode ser isto, não ser redondo como referiram aqui outros, não ser fácil ou simples de digerir).
Achei que desta vez os irmãos "gozaram" um pouco com o público. Quer dizer, os filmes deles são sempre um pouco assim (ainda não vi todos, mas Fargo, Brother where art thou, lebowski, crueldade intolerável, o barbeiro, ladykillers foi o último que vi deles e até gostei) são sempre de grandes situações, algumas inesperadas, outras "maradas", meio que devaneios, gosto deste tipo de filmes, este "No country for old men" também ficará na minha memória, e será revisto mais vezes.
Mas para um filme que ganhou Óscar de melhor filme e melhor argumento adaptado?, esperava uns furos acima.
Não fiquei completamente rendido, não sei bem porquê.
Tem muito para ser elogiado, e já referiram aqui, os enquadramentos que os 2 irmãos escolhem sempre com grande categoria, o director de fotografia Deakins, as paisagens, os desempenhos do Bardem, Brolin, Tommy Lee Jones.
Penso que não terá sido por ter o som baixito, por um lado devia ter optado por ver durante o dia, sem incomodar os vizinhos com som alto, mas foi mais dalgumas pontas soltas?, dalguma dificuldade em perceber porquê o título "Este país não é para velhos". Só aquela conversa entre o Tommy Lee e o outro lá na casa, ou alguma outra que me tenha escapado.
Eu quando estava a ver o filme a desenrolar-se, pensava que o Bardem ia matar basicamente "cotas", por alguma razão, claro que foi logo relativamente cedo que o Brolin descobriu o dinheiro, e começou a pirar-se, mas sinceramente, algumas coisas não tiveram uma pelo menos mínima lógica (se bem que saiba que um filme pode ser isto, não ser redondo como referiram aqui outros, não ser fácil ou simples de digerir).
Achei que desta vez os irmãos "gozaram" um pouco com o público. Quer dizer, os filmes deles são sempre um pouco assim (ainda não vi todos, mas Fargo, Brother where art thou, lebowski, crueldade intolerável, o barbeiro, ladykillers foi o último que vi deles e até gostei) são sempre de grandes situações, algumas inesperadas, outras "maradas", meio que devaneios, gosto deste tipo de filmes, este "No country for old men" também ficará na minha memória, e será revisto mais vezes.
Mas para um filme que ganhou Óscar de melhor filme e melhor argumento adaptado?, esperava uns furos acima.
Re: No Country for Old Men (2007) - Joel Coen, Ethan Coen
Li agora uma crítica no sie da amazon uk, relativa sobretudo ao final, assim sim já percebo, fez-se o click porquê o "título" do filme. Se for essa a razão, ou pelo menos uma delas. Mas um nome de um filme até pode não ter lógica, nem pretender que se faça a ligação com o seu conteúdo. Deve ser raro, mas haverá alguns casos.
O sheriff Tommy Lee tem um papel um pouco deslocado na história, será ele o velho, em confronto com o Bardem (eles chegam a estar mesmo "juntos" se vi bem, naquele quarto de motel, depois do Brolin ter sido morto e o resto da polícia etc já ter abandonado o local).
Acaba por ser considerada uma personagem "irrelevante" e até por isso basicamente o filme termina assim, com ele acabado de terminar uma frase, numa conversa com a mulher.
Eu sou um bocado influenciável, quer dizer, os meus olhinhos sabem ver as coisas com atenção, com qualidade e depois inteligência ao barulho, pôr os neurónios a funcionar (se bem que não venha mal ao mundo se não se "atingir" os meios para atingir um fim duma história, etc.) posso concordar com aspectos duma crítica negativa e com os positivos.
A minha nota subiu, depois de acabar de ver o filme dava-lhe um 4, até menos pela maneira como a história se desenrolou e terminou, mas agora já subo para 4,5, isto é magia desta arte, pôr-nos a pensar, acima de tudo queremos entretenimento e alguma diversão, montanha russa de emoções, etc. mas há filmes e há filmes...
O sheriff Tommy Lee tem um papel um pouco deslocado na história, será ele o velho, em confronto com o Bardem (eles chegam a estar mesmo "juntos" se vi bem, naquele quarto de motel, depois do Brolin ter sido morto e o resto da polícia etc já ter abandonado o local).
Acaba por ser considerada uma personagem "irrelevante" e até por isso basicamente o filme termina assim, com ele acabado de terminar uma frase, numa conversa com a mulher.
Eu sou um bocado influenciável, quer dizer, os meus olhinhos sabem ver as coisas com atenção, com qualidade e depois inteligência ao barulho, pôr os neurónios a funcionar (se bem que não venha mal ao mundo se não se "atingir" os meios para atingir um fim duma história, etc.) posso concordar com aspectos duma crítica negativa e com os positivos.
A minha nota subiu, depois de acabar de ver o filme dava-lhe um 4, até menos pela maneira como a história se desenrolou e terminou, mas agora já subo para 4,5, isto é magia desta arte, pôr-nos a pensar, acima de tudo queremos entretenimento e alguma diversão, montanha russa de emoções, etc. mas há filmes e há filmes...
Last edited by Bodyboard on October 31st, 2008, 2:09 pm, edited 1 time in total.
Re: No Country for Old Men (2007) - Joel Coen, Ethan Coen
A minha interpretação pessoal do filme é como se o assassino implacável que vemos em Anton Chigurh não passa da forma como a personagem de Tommy Lee Jones o imagina. Ele anda durante todo o filme a perseguir o Anton Chigurh e a forma como ele o imagina é o que nós vemos. Um símbolo dos tempos modernos, um símbolo onde está reunido tudo o que a personagem velha de Tommy Lee Jones odeia, um produto da sociedade contemporânea... E na realidade nós nunca vemos o verdadeiro Anton Chigurh, apenas vemos como Tommy Lee Jones imagina o que se passou.
Eu sei que esta teoria tem muitos buracos e não é verdadeira mas é assim que gosto de ver o filme!
Eu sei que esta teoria tem muitos buracos e não é verdadeira mas é assim que gosto de ver o filme!

Re: No Country for Old Men (2007) - Joel Coen, Ethan Coen
bisard, é bem plausível essa tua visão do filme, concordo também.
Aquela cena que eu referi no post anterior em que eles estão juntos no quarto? local do crime (será que se passou mesmo, o Chigurh estava lá, ou era o Tommy Lee a imaginar a maneira como ele terá feito, às escuras, pela calada, etc.?).
A acção desenrola-se em 80 ou 81 salvo erro, terá sido intencional da parte de quem escreveu o livro, e também dos Coen, marcar essa altura como um ponto de viragem para grande mal na sociedade, e com os criminosos mais sanguinários?
Aquela cena que eu referi no post anterior em que eles estão juntos no quarto? local do crime (será que se passou mesmo, o Chigurh estava lá, ou era o Tommy Lee a imaginar a maneira como ele terá feito, às escuras, pela calada, etc.?).
A acção desenrola-se em 80 ou 81 salvo erro, terá sido intencional da parte de quem escreveu o livro, e também dos Coen, marcar essa altura como um ponto de viragem para grande mal na sociedade, e com os criminosos mais sanguinários?
Re: No Country for Old Men (2007) - Joel Coen, Ethan Coen
Acho que nos extras do DVD falam nisso, e se não me engano, foi mais ou menos por essa altura que aquele tipo de confrontos aumentou significativamente naquela zona do Texas.Bodyboard wrote:
A acção desenrola-se em 80 ou 81 salvo erro, terá sido intencional da parte de quem escreveu o livro, e também dos Coen, marcar essa altura como um ponto de viragem para grande mal na sociedade, e com os criminosos mais sanguinários?