Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes, Frederico Serra

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

João Luís
Entusiasta
Entusiasta
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by João Luís »

Lorde X wrote:Acho que na avaliação de um filme (pelo menos naquelas que se tornam públicas) devemos deixar de lado os nossos gostos pessoais, se não incorremos no risco de estar a "enganar" potenciais interessados no seu visionamento.

Eu gosto muito de alguns filmes ao qual dou nota negativa (guilty pleasures) e gosto pouco de filmes aos quais daria uma boa nota.
Ora aqui está um raciocínio que eu não concordo. Na minha cabeça classifico os filmes de 1 a 10. Nunca daria uma nota superior a 5 a um filme que não tenha gostado. Dos filmes que não gostei então aì sim existem inúmeros aspectos que fazem com que ele tenha uma nota de 1 ou de 5. Mesmo um filme sendo um guilty pleasures para mim, e mesmo que ninguém no mundo goste dele, eu daria-lhe sempre uma nota superior ao nível mediano, já que por algum motivo eu gostei dele. Acho que uma lista é uma coisa pessoal e não podemos ser influenciados pelo efeito enganador que esta poderá ter.

Se eu quero fazer uma lista dos piores filmes que vi este ano e lá colocar:
- Juno
- The Mist
- Cloverfield
- Lars and the real girl

esta é a minha lista, não vou pensar no desencorajamento que possa dar aos outros foristas só por estes filmes estarem aqui. Até porque eu sei que muitos de vós não ligariam puto a esta lista porque aposto que para muitos alguns destes filmes encontram-se nos melhores do ano.

Se deixarmos de lado os nossos gostos pessoais então o que vai dizer de mim a nota que eu dei a um qualquer filme?

Eih just my opinion Lord X :wink:

Quanto ao Coisa Ruim ainda não vi, embora esteja na lista à muito tempo. É sempre aquela coisa de ser cinema português que cria em mim um arrepio cá dentro. (sim, sim que mentalidade a minha :roll: )
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes, Frederico Serra

Post by Lorde X »

Nunca daria uma nota superior a 5 a um filme que não tenha gostado. Dos filmes que não gostei então aì sim existem inúmeros aspectos que fazem com que ele tenha uma nota de 1 ou de 5.
Pois...realmente nisto estamos em desacordo.

Mas dou-te alguns exemplos: O Plan 9 from Outer Space é um guilty pleasure para mim. É um mau filme inquestionável. Que nota lhe deve ser dada? Acho que dar-lhe uma nota diferente de 1 (classificação de 1 a 10) é que seria um insulto ao filme, pois o mérito do filme é supostamente ser o pior filme de todos os tempos. Eu gosto imenso do Plan 9 e divirto-me sempre que o vejo, mas dei-lhe no IMDB a nota 1.

Queen of the Damned - Um filme fraco, com muitas ponta soltas no argumento, mas que tem uma BSO que me cativa e algumas cenas boas. Outro guilty pleasure. As deficiências do argumento levam a que nunca eu poderia dar uma boa nota ao filme, o que não impede que goste de o ver e que o tenha na minha colecção. Dou-lhe um 4/10 (fraco).

Se seguirmos essa filosofia, a onde chegamos? Eu não gosto de Buddy movies...melhor dizendo, detesto-os...então devo dar a todos nota 1?

Quem não gostar de música clássica, deve classificar tudo o que foi feito como Péssimo?

Para seguirmos este critério "Nunca daria uma nota superior a 5 a um filme que não tenha gostado. Dos filmes que não gostei então aì sim existem inúmeros aspectos que fazem com que ele tenha uma nota de 1 ou de 5." então teriam que os nossos gostos estar 100% dependentes da qualidade e não é assim...pelos menos os meus não são. :mrgreen:

Acho muito bem que se goste muito de maus filmes e que se desgoste de bons...agora muitas vezes o que sucede é, em primeiro lugar, que não se tem a consciência de que desconhecemos muito sobre o que estamos a avaliar para saber avaliar. É mais fácil criticar algo exterior a nós (assumindo assim uma postura de sapiência) do que criticarmo-nos a nós próprios. E a maior parte das vezes quem critica pouco ou nada sabe. Eu por mim falo. Gosto de cinema, mas de aspectos técnicos percebo pouco ou nada. Consigo ter alguma noção de fotografia, de densidade da caracterização psicológica dos personagens, da coerência das várias linhas de enredo, etc, mas na verdade sou um leigo e por ser um leigo respeito quem faz aquilo de que pouco percebo.

Assim, quando vejo um filme, mesmo que não goste, respeito sempe o trabalho nele envolvido e tento descobrir o que de positivo ele tem.
Claro que há filmes maus e muito maus. Também já dei 1 e 10 no IMDB, mas são raros...é mais frequente dar 3, 4, 5 e 6.

E é frequente dar boas notas a filmes dos quais não aprecio...e não aprecio porque se inserem em gêneros em relação aos quais não morro de amores ou por outras razões...mas sei reconhecer que estão bem feitos e até que, nalguns casos, são mesmo muito bons.

Outro exemplo: Gosto imenso do David Lynch, principalmente dos Thrillers psicológicos: Mulholland Drive, Lost Highway, Blue Velvet, Twin Peaks... O Homem Elefante é um filme do qual não gosto. È um filme que me é desconfortável, que não gostaria de rever pois incomodam-me certas cenas dele. Mas é um excelente filme do Lynch, bem filmado, melhor interpretado, que nos consegue comover.

Então que nota deveria dar a este filme? como?-) Nota de 1 a 5? Este é um filme ao qual dou 9 ou 10.

Eu já me apercebi há muito que os meus gostos não tem sempre razão (na maioria das vezes até não tem razão nenhuma... :-))) ) normalmente gostamos de algo porque nos identificamos com isso, porque sentimos uma sensação de familiaridade, faz-nos lembrar algo que já vimos anteriormente e do qual gostámos, faz ressaltar em nós emoções que apreciámos, etc

Voltando ao tópico: O Coisa Ruim é um filme português e também eu não gosto de filmes portugueses (entre outras razões, por estar marcado por muitos mediocres telefilmes). Também não aprecio muito filmes de terror (diferentemente se passa com clássicos de terror ou comédias de terror). Todavia, a qualidade do trabalho técnico do filme, das intepretações, do argumento, que considero boas e acima da média, justificam a nota de 7/10. Não acho que mereçam uma nota negativa.

Se não gostarmos de algo fosse suficiente para se dar nota negativa, o que dizer da avaliação dos professores ou das sentenças dos juizes? Quando não gostam do aluno ou do auguído, devem reprovar/condenar? ou devem avaliar/julgar objectivamente?

Se calhar em termos de filmes, deviamos até ter 2 tabelas classificativas? Uma para uma avaliação objectiva da qualidade, uma 2ª para uma avaliação segundo os nossos subjectivos gostos pessoais... Ao Plan 9 atribuiria 1 na primeira e 10 na segunda..... :-D
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Coisa Ruim (2006) - Tiago Guedes/Frederico Serra

Post by lud81 »

Lorde X wrote: Acho que na avaliação de um filme (pelo menos naquelas que se tornam públicas) devemos deixar de lado os nossos gostos pessoais, se não incorremos no risco de estar a "enganar" potenciais interessados no seu visionamento.

Eu gosto muito de alguns filmes ao qual dou nota negativa (guilty pleasures) e gosto pouco de filmes aos quais daria uma boa nota.

Temos é de nos consciencializar que não gostamos de tudo o que é bom e que não é bom tudo aquilo de que gostamos...este acho o principal obstáculo a ser ultrapassado por quem avalia um filme!
Isso assim seria (ou é) para quem é crítico de cinema, e mesmo assim não tenho a certeza se concordo que assim deveria ser.
Mas isto aqui é um fórum de conversação entre "pessoal", Lorde X. :-))) Eu estou aqui para falar com pessoas tal como falo com os meus amigos. Se vou falar de um filme aqui ou em qualquer outro lado, não me vou armar em crítico, vou dizer o que penso e mais nada. Falarei do que percebo e do que gostei e não gostei.

Por acaso se há coisa que não aprecio são fóruns em que cada post é uma "pseudo crítica profissional" em que às tantas parece que se torna numa guerra de "prosa articulada". Prefiro muito mais o carácter informal deste fórum. E acredito que a maioria concordará comigo, pois acho que é por isso que todos gostamos de ler os posts do alquimista, por exemplo. Não há gajo mais informal que ele a dizer o que pensa! :-))) E assim é que deve ser, na minha opinião. yes-)

Lorde X wrote:Além de que muito boa gente só sabe atribuir duas notas: 1 ou 10 (basta ver no IMDB que são as notas mais atribuídas a um filme). Choca-me mais que bons filmes e até obras primas recebam uma carrada de 1 do que ver maus filmes a receber nota máxima...
Pois, a IMDb é um mundo à parte. Mas segundo parece, o método de achar a média deles é à prova dessas coisas.
Lorde X wrote: Nota: Classificação que uso: 1 = Muito mau; 2 = mau; 3 = mediocre; 4 = fraco; 5 = mediano; 6 = razoável acima da média; 7 = bom pequeno; 8 = Bom grande; 9 = Muito bom; 10 = excelente (obra prima).
Eu para classificar de 1 a 10, faço uma correspondência com o sistema das 5 estrelas:

1 estrela - 1 ou 2
2 estrelas - 3 ou 4
3 estrelas - 5 ou 6
4 estrelas - 7 ou 8
5 estrelas - 9 ou 10

Primeiro atribuo a classificação em estrelas, e depois faço a conversão.
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Lorde X wrote: Outro exemplo: Gosto imenso do David Lynch, principalmente dos Thrillers psicológicos: Mulholland Drive, Lost Highway, Blue Velvet, Twin Peaks... O Homem Elefante é um filme do qual não gosto. È um filme que me é desconfortável, que não gostaria de rever pois incomodam-me certas cenas dele. Mas é um excelente filme do Lynch, bem filmado, melhor interpretado, que nos consegue comover.

Então que nota deveria dar a este filme? como?-) Nota de 1 a 5? Este é um filme ao qual dou 9 ou 10.
Ah, aqui já concordo contigo, se calhar não tinha percebido bem o que quiseste dizer antes. Sim, eu também já fiz isso, dar uma nota mais ou menos boa a um filme que não apreciei muito. Mas normalmente quando isso acontece não há uma diferença assim tão grande como a que descreves, que é de 5 para 9 ou 10.... Normalmente o que faço é subir um ponto, talvez dois pontos no máximo. Para pegar no teu exemplo, nunca daria um 9 ou um 10 a um filme de que não gostei. Posso dar um desconto se estiver bem feito, mas nunca um "desconto" tão grande.

E já agora, pegando nas tuas palavras, "um filme desconfortável". Para mim, um filme desconfortável não é necessariamente um filme de que não gosto. E dou um exemplo, o Irréversible. Esse filme é, sem exagero, o filme mais desconfortável que vi, e já vi muitos filmes, Irréversible é mais desconfortável que o Holocausto Canibal e outros do género, e filmes do Miike e outros realizadores controversos. Mas no entanto não digo que não gosto do filme ou que é mau, porque não acho que seja. Não é o conforto ou o desconforto que me faz gostar ou não de um filme. Normalmente o factor tédio é que decide isso... Eu reconheço um filme de que não gosto se me entediar. E aqui é boa altura para referir o 2001 do Kubrick, que é um filme que entedia muita gente. A mim não. Isto para mostrar que também não é o facto de um filme ser muito parado que o vai obrigatoriamente tornar entediante. E para me manter no mesmo realizador (Kubrick, que admiro muito, é um dos grandes claro), já The Shining me entedia um pouco.... É muito difícil para mim ver o Shining do princípio ao fim de uma só vez, não por ser desconfortável ou assustador (que não é), mas por que chateia um bocado.... e é um filme 20 minutos mais curto que o mil vezes mais parado 2001. Eu gosto do Shining também, mas acho-o um pouco entediante, e acho um pouco inferior a outros filmes do Kubrick. Nunca consegui ver nenhuma obra prima em The Shining, como muita gente vê.
Image
João Luís
Entusiasta
Entusiasta

Post by João Luís »

Como posso eu dar uma nota positiva a um filme quando ele não me disse nada, quando eu passei o filme todo com o pensamento "carago nunca mais acaba!"? Ele até pode estar muito bem filmado, com um trabalho de actores excelente e com uma boa banda sonora. Mas não cumpriu o seu principal objectivo em mim, não me agradou.
Eu como não estudo cinema, limito-me a ver filmes, não percebo nada de planos (sei apreciá-los e conheço um ou outro) ou de técnicas usadas; o que é que eu posso avaliar? Em primeiro lugar o efeito que o filme tem em mim, e a mensagem que ele transmite (lá está se mexe ou não comigo; ou porque me diz alguma coisa).

Eu posso-te dar um exemplo. Uma amiga minha que estuda cinema aconselhou-me a ver o Stranger than Paradise do Jim Jarmusch. Epá posso-te dizer que passei dos piores 90 min da minha vida. Onde alguns veem arte eu não vejo. não consigo perceber como não se fica entediado quando assistimos um personagem sentado no sofá durante 5 min onde não se passa nada..

Quanto ao Homem Elefante, tu não podes dizer que não gostaste do filme. Aliás podes, mas se calhar tás a confundir não gostar com com o filme ter-te metido desconfortável. Isso passa-se comigo com os filmes do Lars Von trier: Os idiotas, Dogville, Dancer in the dark, Breaking the Waves... são filmes que eu adorei, proporcioaram em mim um grande desconforto e se calhar até mais, mas são filmes que eu vejo no máximo duas vezes na vida.

Tas a dar um 9/10 ao Homem Elefante e dizes que não gostaste faz-me confusão. Dizes que são raros os filmes em que dás 10 e tás a dar um 10 a um filme que não gostaste.
Rocha
Fanático
Fanático

Post by Rocha »

Convém salientar que o meu "3" ao Coisa Ruim, é perfeitamente consciente.

Eu posso não gostar por aí além de um filme e ele estar bem realizado, ter boas interpretações e 30 por uma linha que dou-lhe uma pontuação positivia. Se o filme não me cair no goto mas estiver bem feitinho... provavelmente dou-lhe um 5 ou 6... vá, se perder a cabeça dou um 7.

Agora o Coisa Ruim, é de facto Ruinzinho! Não é do pior que já vi feito em PT mas, é fraquinho.

Talvez se o Rodrigues Guedes de Carvalho tivesse visto o "The Village" mais 10 vezes, a história fosse um pouco melhor.
Ribeiro
Fanático
Fanático

Post by Ribeiro »

Não pretendo desrespeitar ninguém com esta minha opinião, mas, acho eu, o cinema em Portugal ainda sofre um pouco de um inexplicável fenómeno passivel de um qualquer estudo sociológico cuja base problemática, avançam muitos teóricos com os quais concordo, pode assentar numa (crónica) baixa auto-estima do que é feito em Portugal (não apenas o cinema) e o que é falado em português, por vezes uma (demasiado exigente) auto-critica e uma tendência para uma comparação, digamos que muitas vezes inconsciente, com o bom que se produz lá fora, que invariavelmente e na sua maioria, acaba por ser o cinema americano.

Há paralelismos que se podem fazer entre o fenómeno que eram as novelas brasileiras a certa altura em Portugal e a desconfiança que se gerou aquando o surgir das primeiras novelas portuguesas em série (ainda que a pouca qualidade da maioria delas também fosse um facto).

É verdade que em determinado periodo o Cinema em Portugal era como que inexistente, parou-se no tempo e os anos de atraso existem, e vai demorar até começar a equilibrar a balança pelo menos com algo parecido ao conseguido pelos nuestros hermanos, por exemplo. Também é verdade que qualquer espécie de indústria portuguesa de filmes é neste momento ainda uma miragem. Os problemas que o país sente para se $ustentar, o cinema em Portugal sentirá o dobro ou o triplo. Isto para além de problemas mais profundos, pois os interesses instalados, os egos e compadrios, as burocracias etc... infelizmente são uma realidade.

Mas já desde há algum tempo para cá, que se produzem obras muito aceitáveis (entre os quais incluo este "Coisa Ruim"), que tentam ir um pouco mais além e fugir, com qualidade, dos tais interesses estabelecidos, e que ainda não são recebidos como mereciam, perante um olhar (geral) ainda sem muita crença. Interessa não ir metendo tudo no mesmo saco, ir tentando valorizar estas pequenas (embora poucas, e espaçadas no tempo) "pérolas"... e aguardar dias melhores.
Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

Ribeiro wrote:Não pretendo desrespeitar ninguém com esta minha opinião, mas, acho eu, o cinema em Portugal ainda sofre um pouco de um inexplicável fenómeno passivel de um qualquer estudo sociológico cuja base problemática, avançam muitos teóricos com os quais concordo, pode assentar numa (crónica) baixa auto-estima do que é feito em Portugal (não apenas o cinema) e o que é falado em português, por vezes uma (demasiado exigente) auto-critica e uma tendência para uma comparação, digamos que muitas vezes inconsciente, com o bom que se produz lá fora, que invariavelmente e na sua maioria, acaba por ser o cinema americano.
Existe depois a força oposta, que consiste naqueles que querem à força que o cinema português seja considerado de qualidade. Há filmes que são muito interessantes e bem feitos(dentro das suas possibilidades), mas não nos podemos impedir de perceber que a média é muito fraca e que não tem havido nenhuma obra fundamental feita em Portugal.
Em relação ao cinema falado em português...o cinema brasileiro vai dando que falar.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

João Luís wrote: Quanto ao Homem Elefante, tu não podes dizer que não gostaste do filme. Aliás podes, mas se calhar tás a confundir não gostar com com o filme ter-te metido desconfortável. Isso passa-se comigo com os filmes do Lars Von trier: Os idiotas, Dogville, Dancer in the dark, Breaking the Waves... são filmes que eu adorei, proporcioaram em mim um grande desconforto e se calhar até mais, mas são filmes que eu vejo no máximo duas vezes na vida.

Tas a dar um 9/10 ao Homem Elefante e dizes que não gostaste faz-me confusão. Dizes que são raros os filmes em que dás 10 e tás a dar um 10 a um filme que não gostaste.
Mas é verdade, não gostei de o ver apesar de o achar um excelente filme. Acontece muito isso comigo com os dramas. Sei que, quando bons, tem uma densidade de enredo e caracterização que falta noutros filmes. Mas o que se passa é que não tenho pretensões de gostar do que é bom.

O cinema para mim é um entretenimento. E dá-me prazer ver filmes que me transportem para realidades alternativas e me façam esquecer as complicações do dia-a-dia. Nesse sentido, é fácil de perceber porque gosto do fantástico (ficção científica, principalmente) e de thrillers psicológicos.

Também por esse motivo é fácil de percebr porque é que tenho pouca paciência para ver dramas... (de dramas já está a minha vida cheia! :mrgreen: )

Dei o exemplo do Homem Elefante, mas poderia dar outros. O irreversível que aqui foi falado é outro bom exemplo. O filme é muito bom, mas não gostei de o ver.

Sempre que chego ao final de um filme com uma sensação amarga, só posso dizer que não gostei de ver esse filme.

Passa-se o mesmo com outras formas de arte. Não sou apreciador de música clássica, embora reconheça a sua inegável qualidade e complexidade técnica (entre outras). O facto de não gostar de ouvir certas composições não atestam que elas sejam más. Muitas vezes temos que "educar-nos" para conseguir ver, perceber e gostar de algo.

Acho que muitos (não estou a dizer que sejam todos assim) avaliam sem objectivamente tentarem qualificar um filme. Só assim se compreende que tantos filmes tenham 1 e 10 no IMDB.

Acho que se analisarmos bem um filme, é raro ele merecer nota 1 (o que não significa que não haja filmes que mereçam essa nota...eu já atribui várias).

Penso que devemos separar a qualidade técnica de um filme do facto de ele ir de encontro aos nossos gostos pessoais.
Image

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

lud81 wrote:
Lorde X wrote: Não é o conforto ou o desconforto que me faz gostar ou não de um filme. Normalmente o factor tédio é que decide isso... Eu reconheço um filme de que não gosto se me entediar. E aqui é boa altura para referir o 2001 do Kubrick, que é um filme que entedia muita gente. A mim não. Isto para mostrar que também não é o facto de um filme ser muito parado que o vai obrigatoriamente tornar entediante. E para me manter no mesmo realizador (Kubrick, que admiro muito, é um dos grandes claro), já The Shining me entedia um pouco.... É muito difícil para mim ver o Shining do princípio ao fim de uma só vez, não por ser desconfortável ou assustador (que não é), mas por que chateia um bocado.... e é um filme 20 minutos mais curto que o mil vezes mais parado 2001. Eu gosto do Shining também, mas acho-o um pouco entediante, e acho um pouco inferior a outros filmes do Kubrick. Nunca consegui ver nenhuma obra prima em The Shining, como muita gente vê.
Realmente eu falei em desconforto, mas também poderia ter falado em tédio.

Por acaso sou dos que vê obras primas tanto no 2001 como no Shinning (li igualmente ambos os livros) ;-) . Mas acredito que haja quem não aprecie muito, ou mesmo que não goste, desses filmes. Mas já não poderia aceitar que esses filmes recebessem nota negativa. Por mais que não se goste deles, tem de se reconhecer, pelo menos, a qualidade da fotografia no primeiro e das interpretações no segundo e só isso justificaria sempre notas positivas.

Mas, tal como considero muitos dramas uma seca, acredito que para muita boa gente o Shinning possa igualmente ser um suplício... :wink:
Image

Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

Lorde X wrote: Mas, tal como considero muitos dramas uma seca, acredito que para muita boa gente o Shinning possa igualmente ser um suplício... :wink:
Apesar de ser totalmente diferente do livro(Kubrick não se coibiu de tirar todo o drama do alcoolismo, para o qual muito do horror da história serve de ilustração), a descrição pormenorizada de algumas cenas que passaram para o filme ajuda a intensificar a experiência.

Só as 3 passagens pelo quarto 217 são bem mais assustadoras no livro que na versão mais artística e menos gore do filme.
Last edited by Gollum on September 23rd, 2008, 12:58 pm, edited 2 times in total.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Lorde X wrote: (li igualmente ambos os livros)
Também eu. :wink:

Na IMDb, dei 9 ao 2001 e 6 ao Shining.
Image
Ribeiro
Fanático
Fanático

Post by Ribeiro »

Gollum wrote:
Ribeiro wrote:Não pretendo desrespeitar ninguém com esta minha opinião, mas, acho eu, o cinema em Portugal ainda sofre um pouco de um inexplicável fenómeno passivel de um qualquer estudo sociológico cuja base problemática, avançam muitos teóricos com os quais concordo, pode assentar numa (crónica) baixa auto-estima do que é feito em Portugal (não apenas o cinema) e o que é falado em português, por vezes uma (demasiado exigente) auto-critica e uma tendência para uma comparação, digamos que muitas vezes inconsciente, com o bom que se produz lá fora, que invariavelmente e na sua maioria, acaba por ser o cinema americano.
Existe depois a força oposta, que consiste naqueles que querem à força que o cinema português seja considerado de qualidade. Há filmes que são muito interessantes e bem feitos(dentro das suas possibilidades), mas não nos podemos impedir de perceber que a média é muito fraca e que não tem havido nenhuma obra fundamental feita em Portugal.
Em relação ao cinema falado em português...o cinema brasileiro vai dando que falar.
Apesar de até ter motivos para querer pertencer a essa força oposta, neste momento e até pelo que se pode perceber pelo que escrevi no resto do post, também ainda não o consigo fazer em plena consciência, pois obviamente concordo que o cinema actual português ainda não está nesse patamar de qualidade que se (eu) gostaria.
O cinema brasileiro, mais do que poder ser um simples upgrade no exemplo do paralelismo com a qualidade e aceitação das novelas brasileiras vs novelas portuguesas, possui aí sim, uma diferença já considerável, não só nas tais possibilidades e meios, como acima de tudo numa "industria" e mentalidades instituidas já bastante avançadas, bem como (pelo que me contam) uma relação entre o próprio Estado e a(s) Arte(s) muito diferente de cá, para melhor.
Apesar de tudo, que eu pretendi em grande parte com o meu comentário, foi que pelo menos se comece a tentar perder um pouco mais desse medo e preconceito com o cinema português. ;-)
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Mas o que tem o cinema de brasileiro de tão especial para ser tão mencionado em conversas destas? Eu acho que tal como no português andam por lá uns quantos filmes bons, tipo ilha deserta, mas o cinema brasileiro na sua generalidade será assim tão superior como o pintam? Não andarão cegos com Cidades de Deuses e Tropas de Elite? Isso são só 2 filmes.
Image
Ribeiro
Fanático
Fanático

Post by Ribeiro »

lud81 wrote:Mas o que tem o cinema de brasileiro de tão especial para ser tão mencionado em conversas destas? Eu acho que tal como no português andam por lá uns quantos filmes bons, tipo ilha deserta, mas o cinema brasileiro na sua generalidade será assim tão superior como o pintam? Não andarão cegos com Cidades de Deuses e Tropas de Elite? Isso são só 2 filmes.
Não sou conhecedor profundo do cinema brasileiro (logo não posso dar certezas sobre a quantidade e qualidade de todos os filmes que estreiem por lá), apenas a ideia que tenho e do que colegas brasileiros me contam. O que acabo por elogiar bastante e donde acho que vem essa sua superioridade é nos tais avanços das mentalidades já instituidas, no rumo (que existe) e acima de tudo na relação e apoios do Estado com as Artes (Cinema em particular).
Mas btw, os dois exemplos que mencionas, não são apenas bons, já conseguem mesmo ser pequenos fenómenos além fronteiras, coisa que infelizmente ainda pouco foi possivel com longas-metragens nacionais (não só por razões de boas máquinas de promoção ou assim, mas de qualidade/forma de atingir outros públicos, mesmo).
Julgo que, já que falamos nestes dois países, que muito benéfico para ambos (com grande vantagem para Portugal) seria mais cooperação e projectos em comum, ao estilo "A Selva" de Leonel Vieira.

Post Reply