Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Re: Avatar (2009) - James Cameron

Post by Psico_Mind »

DarkPhoenix wrote:Absolutamente contra lugares marcados, porque isso propicia a irresponsabilidade.

Quero ver um filme, tenho a certeza de estar a horas para conseguir um bom lugar, nem que isso implique entrar 20 minutos mais cedo.

É mais democrático e evita - como já foi referido - os palhaços que andam à procura do lugar certo, meia hora depois do filme ter começado.

Fora com os intervalos, lugares marcados e a merda das pipocas, por favor.
Nada a ver pelo menos no Almada Forum. Ao fazer uma reserva, tenho de estar 30 mins antes lá ou cancelam a reserva. Isso faz com que consiga estar com o meu grupo de amigos todos sentados no mesmo sítio.

Se chego lá sem reservas mesmo que seja 20 mins antes e vamos sempre um grupo grande, ou ficamos em maus lugares ou não ficamos juntos.

Sou muito mais a favor de lugares marcados.

Quanto ao filme, está muito bom. Não sei é até que ponto o 3D rende mesmo.
Image
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Na minha opinião o 3d é importante, pois é parte integral da visão de Cameron.

Mas o sucesso de uma visualização 3d exige uma sala com boas condições e um ecrã de dimensões generosas.

Já vi cinema 3d em vários locais, incluindo o Imax do Science Museum em Londres, uma horrível sala no Braga Parque e na sala 1 do UCI Arrábida.
Se a experiência em Imax é arrebatadora e a imersão quase absoluta, a projecção no UCI Arrabida vale também sem dúvida o investimento no 3d.
Por outro lado, nunca mais penso ir ver um filme 3d à tal sala em Braga, pois não está preparada para cinema em condições, muito menos 3d.

Pergunto-me se alguns dos que não estão entusiasmados com a tecnologia visual deste filme, terão assistido a uma sessão com as condições exigíveis.

E não esquecer que em 3d só o poderemos ver nas salas por bastante tempo, pelo menos até que a tecnologia 3d caseira demonstre qualidade e desça até ao bolso do comum mortal.
Tenho muito tempo para rever "Avatar" em BD 2d, mas queria vê-lo uma última vez em 3d.
Se ainda estiver no UCI no próximo sábado, um lugar será meu para uma última viagem de despedida a Pandora.
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by jimmy »

Fico sempre contente que um realizador que eu goste tenha sucesso (mesmo que nao seja em filmes que aprecio) por uma razao simples....vai poder trabalhar á vontade no projecto seguinte. Só espero que o Cameron nao demore novamente uma eternidade para voltar a fazer um filme...e se puder que adapte o Battle Angel Alita , mesmo nao sendo um dos mangas que mais gostei de ler mas seria um regresso ao cinema de accao.

Sobre as razoes do sucesso do filme , é dificil fazer qualquer tipo de generalizacao pois o numero de pessoas é demasiado elevado. Nao acredito naquelas tretas de que as pessoas nao gostam de um filme mas este tem á mesma sucesso..avatar , dark knight , piratas 2 ou transformers 2 (todos recentes) sendo filmes que suscitam diferentes opinioes todos eles têm um ponto em comum....a maioria das pessoas gostaram.

Falando da minha experiencia , na vespera de natal junto da minha familia que é numerosa , só 3 pessoas tinham visto o filme (nenhum tinha particularmente gostado) e a verdade é que toda a gente queria ver o filme porque "quero ver esse novo filme em 3d". A boa maioria nunca vai ao cinema , nao faz a minima ideia de quem é o James Cameron ou qual a historia (sao uns gajos azuis :-))) ). Pelo menos nisto a publicidade resultou muito bem.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
zzz
Entusiasta
Entusiasta

Post by zzz »

Depois de uma tentativa na sexta, sábado consegui lugar no vasco da gama, sessão das 17h (popcorn hour :badgrin: )
Outra coisa negatva foi ficar de lado... Mas era ontem ou nunca .

Primeiro efeitos 3D. Não sei se foi por estar meio de lado, ou se é por usar óculos que me custou um pouco a habituar aos efeitos, especialmente aqueles que estavam mais longe de mim (na outra ponta). Comecei a ver as letras com uma sombra, partes via a duplicado :shock:. Mas lá para o meio já estava +/-.

Pior foi nos ultimos 15min fiquei um pouco mal disposto, não sei se foi por estar muito tempo sentado, ou numa posição esquisita meio de lado, numa tentativa de me aproximar mais do meio...

Mas mesmo com estes problemas gostei da experiência. Efeitos muito bons, não tive aquela sensação de jogos de vídeo (o que eu temia mais), as expressões dos Avatares tb estão muito boas, especialmente da Sigourney Weaver.

Em relação à historia, está razoável, o elo mais fraco, com as típicas americanisses, (tropas parvos e muita maus, grande empresas sem escrupuloso, piadas politicas ...)

Outra coisa a legendagem, péssima :lol:, ainda chamam profissionais aquilo, simplificações/reduções de falas sem sentido. Algumas expressões inglesas, traduzidas literalmente para Portugues. Não me lembro, mas houve umas quantas ao longo do filme, relacionadas com termos militares...

Vale toda a pena ir ver ao cinema 3D :)
9/10 -efeitos
6/10 - historia
total: 7/10
JRibeiro
Moderador

Post by JRibeiro »

'Avatar' Passes $1B Worldwide And $350M Domestic After Only 17 Days In Release

My sources say early numbers show Avatar's projected North American cume, after only 17 days in release from 20th Century Fox, will be $350.5 million. And its worldwide box office figure should be $1.05 billion coming out of this weekend. Yikes! Then again, James Cameron's big budget technopic was helped by higher 3D ticket prices. As a Fox exec just gushed to me: "Mr. Cameron was king of the world but now has dominion over the universe. And he will own the top two slots on the worldwide all-time box office list!" Meanwhile, Warner Bros' Sherlock Holmes will have a domestic cume of $140.5M in 10 days, while Fox's Alvin And The Chipmunks: The Squeakquel should see $158M after 12 days in theaters.

Here's the Top 10 (numbers will be refined later Sunday AM):

1. AVATAR (Fox) [3,461 runs] Week 3 - Cume $350.5M
Friday $25M, Saturday $25.5M, Weekend $67M
2. SHERLOCK HOLMES (Warner Bros) [3,626] Week 2 - Cume $140.5M
Friday $14.8M, Saturday $14.6M, Weekend $38.2M
3. ALVIN SQUEAKQUEL (Fox) [3,747] Week 2 - Cume $158M
Friday $13M, Saturday $14.4M, Weekend $37.2M
4. IT'S COMPLICATED (Universal) [2,897] Week 1 - Cume $47.5M (TBD)
Friday $7.1M, Saturday $7.8M, Weekend $19.5M
5. THE BLIND SIDE (Warner Bros) [2,926] Week 7 - Cume $200.9M (TBD)
Friday $4.5M, Saturday $5M, Weekend $12.5M
6. UP IN THE AIR (Paramount) [1,895] Week 5 - Cume $37.7M (TBD)
Friday $4M, Saturday $4.4M, Weekend $11.1M
7. PRINCESS & THE FROG (Disney) [3,328] Week 6 - Cume $79.7M (TBD)
Friday $3.7M, Saturday $4M, Weekend $10.4M
8. MORGANS? (Sony) [2,718] Week 3 - Cume $22.3M (TBD)
Friday $1.9M, Saturday $2M, Weekend $5.1M
9. INVICTUS (Warner Bros) [2,160] Week 4 - Cume $28.1M (TBD)
Friday $1.47M, Saturday $1.6M, Weekend $4M
10. NINE (The Weinstein Co) [1,412] Week 3 - Cume $11.2M (TBD)
Friday $1.45M, Saturday $1.5M, Weekend $3.9M
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Giribi
Fanático
Fanático

Post by Giribi »

Só fui ver ontem por falta de outra oportunidade e confesso que não fiquei particularmente impressionado.

Os efeitos especiais são extraordinários e outra coisa não seria de esperar de um filme do James Cameron, agora o argumento é medíocre na minha opinião. Para um projecto de 15 anos, bem que o Cameron podia ter dedicado um pouco desse tempo a escrever uma estória melhor. A minha ideia é que ficou tão deslumbrado com o que foi conseguido fazer esteticamente que se esqueceu que os bonecos servem para contar uma estória. E esse é mesmo o problema. O filme é tão previsível no seu desenvolvimento que parece que foi escrito pelo Dramatica Pro na opção filme de aventura, não havendo um única situação no decurso da história que verdadeiramente consiga surpreender ninguém.
Outra coisa que me incomodou é ter sido tão infantil. Acho que se a história tivesse sido tratada de forma mais adulta teria resultado muito melhor. Moralmente tudo é preto ou branco, não há áreas cinzentas, porque quer os humanos são uma corja de invasores a quem só interessa o lucro, quanto os Na'vi são uma versão do greenpeace extra-terrestre, tão bonzinhos que até pedem desculpa quando matam algum bicho. Bastava que o que quer que fosse que os humanos lá minerassem fosse essencial para a sobrevivência da raça humana, para ter dado outra dimensão à traição que o actor principal cometeu. Mas nem isso.
O consumar do amor entre o Jack e a na'vi é tão platónico que não tenho dúvidas que o Papa aplaudiu. Não há praticamente sangue nenhum durante todo o filme porque as crianças podiam se assustar, e folgo em saber que no futuro, mercenários serão tão bem educados que nem asneiras dizem.
E o final do filme é tão perfeito que até os argumentistas da Gata Borralheira devem ter corado de vergonha por não terem conseguido escrever um conto de fadas tão comovente.

Quanto ao 3D continuo a não ver melhoras significativas quanto à exibição tradicional. Acho que há muito para evoluir neste campo, e pegando nas palavras do Darkphoenix, acredito que ver num teatro IMAX seja outra conversa, contudo, para mim num cinema tradicional não vale a diferença de preço nem o transtorno de outros óculos à frente dos meus.

Não tenho dúvidas que o Avatar se tornará no filme com maior boxoffice de sempre. Visualmente é impressionante num grande ecrã, mas eu confesso que não consigo perder-me nos efeitos especiais e esquecer a estória.

6/10
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
advdgeek
Fanático
Fanático

Post by advdgeek »

Isto vai passar o Titanic...

Fear. :badgrin:
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

Continuo a não perceber que mal tem uma história bonita e previsível, desde que sirva o seu interesse primordial, que neste caso é o cinema de entretenimento ao seu mais alto nível!...

Eu adorei o filme! No universo cinematográfico, há mais do que espaço para filmes fantásticos como este, e também para os tais filmes a preto e branco do leste que ninguém percebe e que depois toda a gente diz que gostou muito...

Grande Cameron! Espero que no próximo filme lhe dêem os 450 milhões... pelo menos!
Cabeças
Image
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

Giribi wrote: O consumar do amor entre o Jack e a na'vi é tão platónico que não tenho dúvidas que o Papa aplaudiu. Não há praticamente sangue nenhum durante todo o filme porque as crianças podiam se assustar, e folgo em saber que no futuro, mercenários serão tão bem educados que nem asneiras dizem.
Não duvido que se o Cameron pudesse daria um tom mais negro e adulto a sua história, recheadinho de asneiras, testosterona e sangue, ao bom estilo dos seus filmes pré-titanic. Agora tendo em conta o dinheiro que o estúdio investiu, que querias que ele fizesse? O filme tinha que obter lucros a qualquer custo e há muitos países que não aceitam bem a violência, sendo os EU hipocrisia A, um dos que mais interferência cria.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by p_alucinado »

A Fox divulfou hoje que o custo total do filme foi de 287 milhões de dólares. :shock:
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

Giribi wrote:Os efeitos especiais são extraordinários e outra coisa não seria de esperar de um filme do James Cameron, agora o argumento é medíocre na minha opinião. Para um projecto de 15 anos, bem que o Cameron podia ter dedicado um pouco desse tempo a escrever uma estória melhor. A minha ideia é que ficou tão deslumbrado com o que foi conseguido fazer esteticamente que se esqueceu que os bonecos servem para contar uma estória. E esse é mesmo o problema. O filme é tão previsível no seu desenvolvimento que parece que foi escrito pelo Dramatica Pro na opção filme de aventura, não havendo um única situação no decurso da história que verdadeiramente consiga surpreender ninguém.
Outra coisa que me incomodou é ter sido tão infantil. Acho que se a história tivesse sido tratada de forma mais adulta teria resultado muito melhor. Moralmente tudo é preto ou branco, não há áreas cinzentas, porque quer os humanos são uma corja de invasores a quem só interessa o lucro, quanto os Na'vi são uma versão do greenpeace extra-terrestre, tão bonzinhos que até pedem desculpa quando matam algum bicho. Bastava que o que quer que fosse que os humanos lá minerassem fosse essencial para a sobrevivência da raça humana, para ter dado outra dimensão à traição que o actor principal cometeu. Mas nem isso.
O consumar do amor entre o Jack e a na'vi é tão platónico que não tenho dúvidas que o Papa aplaudiu. Não há praticamente sangue nenhum durante todo o filme porque as crianças podiam se assustar, e folgo em saber que no futuro, mercenários serão tão bem educados que nem asneiras dizem.
E o final do filme é tão perfeito que até os argumentistas da Gata Borralheira devem ter corado de vergonha por não terem conseguido escrever um conto de fadas tão comovente.

Quanto ao 3D continuo a não ver melhoras significativas quanto à exibição tradicional. Acho que há muito para evoluir neste campo, e pegando nas palavras do Darkphoenix, acredito que ver num teatro IMAX seja outra conversa, contudo, para mim num cinema tradicional não vale a diferença de preço nem o transtorno de outros óculos à frente dos meus.

Não tenho dúvidas que o Avatar se tornará no filme com maior boxoffice de sempre. Visualmente é impressionante num grande ecrã, mas eu confesso que não consigo perder-me nos efeitos especiais e esquecer a estória.

6/10
O que o James Cameron fez com "Avatar" foi o mesmo que o George Lucas fez com "Star Wars": fábulas com um público alvo específico em mente.

Não é por um filme ter uma história simples e previsível que é sinónimo de mau argumento. Tendo lido o scriptment de 114 paginas que o Cameron escreveu, há por lá muita coisa que daria uma camada extra ao filme, sem dúvida. Mas os elementos conjugados, actores, história, realização, efeitos especiais, criam um todo que me parece coeso e de qualidade.

Não vejo ninguém queixar-se de "Moon" e "District 9" por serem histórias previsíveis. São bons filmes de ficção-científica, sem dúvida, mas também trilham caminhos que outros já fizeram. "Moon", por exemplo, tem uma história que é um misto de "Silent Running", "2001" e "Blade Runner". "District 9" é uma versão terceiro-mundista de "Alien Nation" com uma pitada de "The Fly".
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Não concordo absolutamente nada com o que escreves, acho mesmo que não devemos ter visto o mesmo filme.
E também não concordo com a classificação M/6 atribuída a "Avatar" em Portugal, acho uma estupidez.

Tens um ex-Marine a disparar à queima roupa contra humanos, inimigo declarado dos interesses da sua própria raça, a qual acaba até por rejeitar.
Mortes violentas de personagens queridas são aos montes, sofrimento presente em longas sequências de destruição sem NUNCA enfiar comic reliefs...

Mas a cena que considero mais chocante é quando um "cavalo" corre com a crina em chamas.
Extremamente perturbante, uma visão de sofrimento, uma alegoria cinematográfica.

Mas alguém precisa de gore ou sexo para sentir?
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by p_alucinado »

Eu cá ainda tenho dúvidas que o Avatar ultrapasse o Titanic no boxoffice. Provavelmente, esta semana por todos os motivos, entrará na sua fase descendente. As aulas começam, o trabalho também para muitos. Estrearão mais filmes e vem aí a época dos Oscars. Alguns dos filmes nomeados deverão subir como Invictus, Up In the Air ou mesmo It's Complicated. Ainda assim, veremos a que ritmo começa a decair. Tem dado surpreendentes sinais de se aguentar mt bem. Pessoalmente, duvido que faça mais de 30 milhões no próximo fim de semana, nos EUA.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

Alguns dos comentários fazem-me lembrar aquela história do cientista que alega que fez análises minuciosas a uma maçã e que esta não apresenta segredos para ele...só que nunca provou nenhuma... :doubt:

O cinema visa, antes do mais, a imersão do espectador na realidade que ele apresenta.

Ver um filme significa, necessariamente, viver o filme!

Assim, a meu ver, são positivos todos os expedientes a que o realizador recorra que permitam experienciar mais intimamente os acontecimentos desenrolados no ecrã.

Por outro lado, tenho uma preferência por filmes que me permitam viajar a locais, situações, etc que não são possíveis de encontrar no meu dia-a-dia. Daí a minha preferência pelo cinema fantástico, thrillers, etc e a minha profunda aversão pelas novelas televisivas.

Ora, o James Cameron pretende que viajemos a um mundo alienígena que seja absolutamente surpreendente, mas também credível.

A meu ver este filme realiza inteiramente aquilo a que se propõe. O mundo de Pandora é fascinante e de uma beleza indescritível. E não fica diminuído pelo facto de ter reciclado ideias da nossa história (indios americanos), mitologia (dragões), etc... Acho que isso acabou por permitir um envolvimento / identificação do espectador até superior.

Por mim falo, mas adorei a viagem de 2 horas e 40 minutos e fiquei com vontade de ver uma sequela para poder voltar a esse mundo. O ideal seria que saísse em Blu-ray uma edição extensa com mais uma hora de película e que este fosse o primeiro capítulo de uma trilogia...

Bem, deixem-me sonhar... :-D
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

Lorde X wrote:Por mim falo, mas adorei a viagem de 2 horas e 40 minutos e fiquei com vontade de ver uma sequela para poder voltar a esse mundo. O ideal seria que saísse em Blu-ray uma edição extensa com mais uma hora de película e que este fosse o primeiro capítulo de uma trilogia...
Não sei quanto tempo mais, mas tudo indica que a edição caseira vá ter mais alguns minutos extra (já li nos fóruns do IMDB, mas sem nenhuma confirmação de outro site, que poderá ter uns 20 minutos a mais - se é que não terá mais) e sim, é o primeiro capítulo de uma trilogia.

Post Reply