Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Avatar (2009) - James Cameron
Vi no Cinema City Beloura - Fashion Spot e, talvez por ser com a tecnologia Xpand 3D fiquei muito (muito..) impressionado...
O filme... não é talvez uma obra que vá por-me a pensar nela ou no seu significado e/ou que vá influenciar como vejo a vida, mas nem todas as obras têm que o fazer - e deixou-me muito satisfeito enquando lá estive e por ter ido, gostei.
O filme... não é talvez uma obra que vá por-me a pensar nela ou no seu significado e/ou que vá influenciar como vejo a vida, mas nem todas as obras têm que o fazer - e deixou-me muito satisfeito enquando lá estive e por ter ido, gostei.
1100 milhões.
Podemos começar a votar para ver quem acha que o Titanic irá ser ultrapassado...ou, digamos antes, "afundado".
Podemos começar a votar para ver quem acha que o Titanic irá ser ultrapassado...ou, digamos antes, "afundado".

Mesmo?Imrahil wrote:Vi no Cinema City Beloura - Fashion Spot e, talvez por ser com a tecnologia Xpand 3D fiquei muito (muito..) impressionado...
Eu vi no Espaço Guimarães, aparentemente com esses óculos também e devo dizer que detestei. Eu e toda a gente que me acompanhou - tudo muito desfocado, cores perdidas e muito muito pouco brilho.
A minha história:
Ao início achei isto estranho, visto que, toda a gente dizia que Avatar em 3D é uma experiência brutal. Ok, vi primeiro em 2D e depois sim - testava-o em 3D. Assim o fiz - como já disse -, e achei uma valente porcaria. Fui tentar perceber porque raio é que naquele cinema a qualidade era tão má... Até ler o teu post não conseguia perceber o porquê, visto que, pelo feedback que lia pela net, mais niinguém reclamava da falta de qualidade. MAS, agora que segui esses teus links é que reparei que a falta de cor (a sério, no meu caso perdeu-se quase toda a cor do filme!) pode ter sido por causa disto:
Ora, tirando os óculos, aquilo tinha um brilho fantástico realmente, mas estando eu a bem mais de 12 metros da tela, achei que se perdia muita cor...Extended White-Light Range
Extended White-Light Range supports large rooms. The exact range depends on the amount of light coming from the projector or television. The Range is 40 feet.
Conclusão: não sei se foi uma má experiência minha por ter escolhido mal o sítio para ver o filme, mas gostei muito mais de o ver a 2D. Muito mais.
E ainda não consigo perceber porque raio aquele cinema apresentou o filme com tanta falta de qualidade... Péssimo mesmo.
Não achem que sou um crítico muito severo, porque não sou! Achei fraco, como toda a gente que estava a minha volta (ouvia comentários).
Não percebo...
-
- DVD Maníaco
E pronto, "Avatar" é o 2º filme mais lucrativo de sempre a nível do box-office mundial, tendo já ultrapassado "The Return of the King".
Hahaha
Agora só falta o Titanic.
Only James Cameron can beat James Cameron.

-
- DVD Maníaco
Não acredito muito, mas nunca se sabe.advdgeek wrote:Hahaha![]()
-
- Entusiasta
Como à terceira é de vez hoje vi finalmente o filme!!! Sala meia cheia, Vasco da Gama! Pelo que li antes de ver o filme e agora que o vi, penso que tenho a mesma opinião! Argumento fraquinho, imagens FANTÁSTICAS! Fiquei abismada com aqueles efeitos e paisagens, fenomenal! Em relação ao 3D não tive muita dificuldade em adaptar-me mas penso que era escusado, além disso os óculos tiram as cores ao filme... Mas no geral, gostei bastante! 8.5/10.
http://mynotinsaneworld.blogspot.com - Meu Blog
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Terceira e última sessão de "Avatar" em 3d.
A magia não se esgota, enquanto cresce a admiração por Cameron.
A sua realização é suprema, demonstra um total domínio das potencialidades à sua disposição e nada escapa ao seu controlo.
Nem a tecnologia potencialmente esmagadora e alienante, nem qualquer show-off the actores, absolutamente nada se desvia um milímetro que seja do ideal e do equilibrio.
Como complemento à realização, a montagem é iconográfica, um exemplo e uma lufada de ar fresco numa era em que o esquartejamento das cenas em múltiplos planos confusos é a norma.
Bestas, olhai o mestre e aprendei!
Bay, morre!
Hoje apercebi-me do risco que Cameron assumiu ao usar o gato como inspiração para a aparência dos Navi.
Óbvias as semelhanças, presentes nos olhos, orelhas, nariz, boca e dentes.
Todos sabemos do ódio presente no subconsciente colectivo de uma grande parte da humanidade em relação aos felinos.
No caso dos USA, é doentia a forma como é constantemente banalizada a violência contra os gatos, chegando ao cúmulo de tal ser considerado "humor".
Ao passo que no caso dos cães, existe um tabu.
Como adorador confesso da beleza felina, é mais uma alegria a juntar a muitas outras que este filme me dá em cada visionamento.
E não descarto a hipótese de ser este um factor que desagrada a todos os rednecks que detestam felinos.
Nota final para o 3d.
Hoje vi o filme numa fila mais afastada do ecrã, sensivelmente na posição ideal para ver cinema convencional, a 3/5 do fim da sala.
O efeito 3d sai bastante reduzido, o impacto é consideravelmente menor.
Por outro lado, é menos cansativo.
Penso que a única forma de esta tecnologia vingar e substituir definitivamente o cinema 2d, é tornar o 60p na norma.
A magia não se esgota, enquanto cresce a admiração por Cameron.
A sua realização é suprema, demonstra um total domínio das potencialidades à sua disposição e nada escapa ao seu controlo.
Nem a tecnologia potencialmente esmagadora e alienante, nem qualquer show-off the actores, absolutamente nada se desvia um milímetro que seja do ideal e do equilibrio.
Como complemento à realização, a montagem é iconográfica, um exemplo e uma lufada de ar fresco numa era em que o esquartejamento das cenas em múltiplos planos confusos é a norma.
Bestas, olhai o mestre e aprendei!
Bay, morre!

Hoje apercebi-me do risco que Cameron assumiu ao usar o gato como inspiração para a aparência dos Navi.
Óbvias as semelhanças, presentes nos olhos, orelhas, nariz, boca e dentes.
Todos sabemos do ódio presente no subconsciente colectivo de uma grande parte da humanidade em relação aos felinos.
No caso dos USA, é doentia a forma como é constantemente banalizada a violência contra os gatos, chegando ao cúmulo de tal ser considerado "humor".
Ao passo que no caso dos cães, existe um tabu.
Como adorador confesso da beleza felina, é mais uma alegria a juntar a muitas outras que este filme me dá em cada visionamento.

E não descarto a hipótese de ser este um factor que desagrada a todos os rednecks que detestam felinos.
Nota final para o 3d.
Hoje vi o filme numa fila mais afastada do ecrã, sensivelmente na posição ideal para ver cinema convencional, a 3/5 do fim da sala.
O efeito 3d sai bastante reduzido, o impacto é consideravelmente menor.
Por outro lado, é menos cansativo.
Penso que a única forma de esta tecnologia vingar e substituir definitivamente o cinema 2d, é tornar o 60p na norma.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

-
- DVD Maníaco
A base da historia está mais q batida mas no geral o filme está muito bom e em 3D
Depois de ver o filme nesta versão só desejava q o The Hobbit tb fosse filmado em 3D com esta tecnologia do Cameron. Fdx é como estar lá. Não é perfeito mas para lá caminha. Aconselho a todos a verem a versão 3D. O Cinema City Campo Pequeno está aprovadissimo mais uma vez
A base da historia está mais q batida mas no geral o filme está muito bom e em 3D

Depois de ver o filme nesta versão só desejava q o The Hobbit tb fosse filmado em 3D com esta tecnologia do Cameron. Fdx é como estar lá. Não é perfeito mas para lá caminha. Aconselho a todos a verem a versão 3D. O Cinema City Campo Pequeno está aprovadissimo mais uma vez

Close your eyes, look into the dream
Winds of change will winds of fortune bring
[VENDO] DVD's e Boxsets
[VENDO] DVD's e Boxsets
Eu também fui hoje ver o Avatar....
Bem e também fiquei rendido àquele mundo, Pandora...simplesmente genial e fantástico!
Quanto à análise do filmes, tenho apenas a dizer que concordo com muito do que aqui já foi dito...para mim o 3D está bom mas ainda não me convenceu totalmente, de facto os óculos tiram um pouco da cor e brilho do filme (como é óbvio tirei os óculos algumas vezes e gostei muito mais das cores sem óculos), e por isso fiquei com vontade de ver o filme novamente em 2D para ver como é assim....
Quanto ao argumento, pessoalmente até gostei bastante, mas concordo com algumas coisas que também já foram aqui referidas:
O que sei é que é mais um para a lista de filmes a comprar, sem sombra de dúvida!!
Bem e também fiquei rendido àquele mundo, Pandora...simplesmente genial e fantástico!
Quanto à análise do filmes, tenho apenas a dizer que concordo com muito do que aqui já foi dito...para mim o 3D está bom mas ainda não me convenceu totalmente, de facto os óculos tiram um pouco da cor e brilho do filme (como é óbvio tirei os óculos algumas vezes e gostei muito mais das cores sem óculos), e por isso fiquei com vontade de ver o filme novamente em 2D para ver como é assim....
Quanto ao argumento, pessoalmente até gostei bastante, mas concordo com algumas coisas que também já foram aqui referidas:
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
1- A parte em que ele vai apanhar o Toruk está perfeita.
2- Faz-te lembrar o LOTR porque o plano é semelhante a um de "O Regresso do Rei", quando Galdalf cavalga para Minas Tirith.
2- Faz-te lembrar o LOTR porque o plano é semelhante a um de "O Regresso do Rei", quando Galdalf cavalga para Minas Tirith.

-
- DVD Maníaco
Estaria perfeita se não fosse algo tão superficial. Já para não falar do momento em que ele aparece com o bicho, esquecem-se de repente que toda aquele imbróglio é por culpa dele (sim, mesmo considerando o simbolismo que aquilo tem). E depois abre um precedente perigoso: agora quem fizer porcaria na tribo basta subir acima do Toruk, cair-lhe em cima, ligar-se e já está: absolvição instantânea. Foi basicamente uma forma de encurtar a narrativa, nada mais.DarkPhoenix wrote:1- A parte em que ele vai apanhar o Toruk está perfeita.
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Não, Aragaroth...
Tu não percebeste nada.
Não é uma questão de "saltar para cima dele"...
O "bicho" tem que aceitar ser domado.
Isso só acontece em tempos der grande crise, quando toda a natureza se une contra um mal comum.
Quando alguém aparece a cavalgar o Toruk, é sinal claro de que a natureza está com ele.
Logo, é impossível negar a sua condição de líder.
Absolutamente impossível negar um messias, não está sujeito a discussão.
Lamento que determinados pormenores estejam constantemente a fugir à análise superficial de muitos críticos.
Desafio qualquer um a procurar defeitos no argumento, eu também os procuro e não é fácil encontrá-los.
Tu não percebeste nada.
Isso só acontece em tempos der grande crise, quando toda a natureza se une contra um mal comum.
Quando alguém aparece a cavalgar o Toruk, é sinal claro de que a natureza está com ele.
Lamento que determinados pormenores estejam constantemente a fugir à análise superficial de muitos críticos.
Desafio qualquer um a procurar defeitos no argumento, eu também os procuro e não é fácil encontrá-los.

-
- DVD Maníaco
Tanta humildade.DarkPhoenix wrote:Não, Aragaroth...
Tu não percebeste nada.

Não. Nenhum dos animais de Pandora "aceita" ser domado. Todos eles apresentam uma maior ou menor forma de resistência. Apenas uns são mais dóceis ou agressivos que outros. É a ligação neurológica que age como dissuasor porque liga ambos os seres e lhes permite partilhar, digamos assim, de uma consciência. A lógica do Jake para domar o Toruk é muito simples (ele até explica enquanto faz): se aquele é o maior predador de Pandora, então logicamente não está à espera de ser caçado, por isso bastou subir acima dele, atirar-se para o dorso, procurar a extremidade nervosa e ligar-se. A ligação, como já disse, é que o doma. O Toruk, coitado, não fez grande coisa porque foi surpreendido.DarkPhoenix wrote:Não é uma questão de "saltar para cima dele"...
Pura especulação tua. A natureza une-se toda contra os invasores porque o Jake pede à lua. Tanto que a Neytiri, quando se apercebe que os animais todos lutam contra os humanos grita ao Jake que Eywa ouviu-o, indicando claramente que foi a acção dele quando se ligou à árvore (que age como uma das extensões neurológicas da lua) que provocou aquele efeito. A hipótese de Gaia, essencialmente.DarkPhoenix wrote:Isso só acontece em tempos der grande crise, quando toda a natureza se une contra um mal comum.
Tu terias razão é se te referisses ao Thanator na cena final: esse, o maior predador terrestre de Pandora, é que por iniciativa própria se deixa domar para servir os desígnios de Eywa, todavia, após o apelo de Jake.
O cavalgar do Toruk é sinónimo de importância devido à dificuldade de o fazer, porque é o maior predador da lua. É simbólico na vivência da tribo. O problema é que a Neytiri, pela forma como conta a história, dá a sensação de que aquilo é muito difícil de se conseguir e o Jake faz aquilo num piscar de olhos. Pode até ser algo que os Na´vi nunca tenham pensado fazer, dado o pânico e respeito que o bicho lhes parece impôr, mas em termos de impacto para o espectador, diminui um pouco a acção. E para além disso, o propósito dele fazer aquilo é para ser redimido e organizar os Na´vi contra os humanos, devido ao simbolismo do animal para a tribo. Tem a sua lógica, não estou a dizer que está errado, apenas que é demasiado abrupto e mina um pouco a personalidade dos Na´vi. Se houvesse um maior período de tempo entre as acções, não me levantaria problemas, mas é demasiado repentino.DarkPhoenix wrote:Quando alguém aparece a cavalgar o Toruk, é sinal claro de que a natureza está com ele.
Quanto à ideia de "messias", apesar de poder ser interpretado assim, não será bem a mais correcta, porque a um certo nível, não só não corresponde à vivência e realidade religiosa dos Na´vi (eles são animistas - fazem parte de um todo - e um messias implicaria uma ideia de excepcionalidade - como acontece nas religiões monoteístas que colocam o Homem no centro de tudo) como pode induzir a mensagem errada (que o homem branco é o salvador dos indígenas, ainda que este seja alvo duma metamorfose - a ideia de ver o estranho através dos seus olhos). O Cameron evitou cair neste óbvio lugar comum, não relegando o protagonismo inteiramente ao Jake. Ele acaba por ser mais um motivador do que um líder. E não esqueçamos que o mau da fita é morto pela Neytiri.
Pois, estou a ver que simDarkPhoenix wrote:Lamento que determinados pormenores estejam constantemente a fugir à análise superficial de muitos críticos.

Isto não são defeitos, calma. Aliás, mesmo em termos de pormenor científico o filme consegue ser bastante certeiro.DarkPhoenix wrote:Desafio qualquer um a procurar defeitos no argumento, eu também os procuro e não é fácil encontrá-los.
-
- DVD Maníaco
DarkPhoenix wrote:Não, Aragaroth...
Tu não percebeste nada.
Concordo contigo. A prova disso tb foi desde o incio a cena das sementes dos deuses ou lá o q é q eram atraidas pro gajo. Ou seja ele era suposto fazer merda mas ao mesmo tempo a solução final pro problema q se arrastava já há muito tempo.
Close your eyes, look into the dream
[VENDO] DVD's e Boxsets
[VENDO] DVD's e Boxsets