O que andam a jogar - 2011
Re: O que andam a jogar - 2011
Ontem à noite acabei finalmente o modo carreira do Forza Motorsport 3, chegando aos 100%.
Foram quase 152 horas de condução e quase 26 horas só nos menus. 23.188 Km percorridos, o suficiente para dar quase duas voltas à terra.
Venha o FM4!


Foram quase 152 horas de condução e quase 26 horas só nos menus. 23.188 Km percorridos, o suficiente para dar quase duas voltas à terra.

Venha o FM4!

Re: O que andam a jogar - 2011
Este FDS acabei o Mass Effect 2 em 40 horas, fazendo todas as missions e deixando por fazer alguns assignments, perdi três elementos da minha equipa (Legion, Thane e Miranda), estou a refazer a campanha de modo a acabar o jogo sem baixas para quando chegar o ME3 estar na máxima força. O segredo é realizar com sucesso todas as missões de lealdade.
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Re: O que andam a jogar - 2011
Alguém já experimentou o Killzone 3 e pode dizer alguma coisa? Adorei o segundo, e pelo que li do novo está uns furos abaixo mas continua com qualidade.
Só que infelizmente parece que o modo offline é só de 5 horas de jogo.
Só que infelizmente parece que o modo offline é só de 5 horas de jogo.
Re: O que andam a jogar - 2011
E sem PSN ficas só com 5 horas de jogo...zepedro_b wrote:Alguém já experimentou o Killzone 3 e pode dizer alguma coisa? Adorei o segundo, e pelo que li do novo está uns furos abaixo mas continua com qualidade.
Só que infelizmente parece que o modo offline é só de 5 horas de jogo.

Eu joguei um bocado e pareceu-me mais do mesmo em relação ao dois, nada de novo. Mas entretanto a PS3 avariou, mais uma vez, e ainda não testei novamente.
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Re: O que andam a jogar - 2011
zepedro_b wrote:Alguém já experimentou o Killzone 3 e pode dizer alguma coisa? Adorei o segundo, e pelo que li do novo está uns furos abaixo mas continua com qualidade.
Só que infelizmente parece que o modo offline é só de 5 horas de jogo.
está mais polido com uma historia talvez ao nivel do 2
desta vez temos mais variedade de cenários o que se traduz em nova abordagem aos inimigos.
o jetpack também foi uma boa adição, tal como os mechs.
mas aquilo que eu adorava no 2º foi posta de lados devido a alguns puritanos que diziam que o Sev era muito pesado.
ora isto para mim era uma característica importante e que agora foi substituída por um Sev muito mais ágil. Mas no fundo as melhores características do jogo continuam intactas.
Re: O que andam a jogar - 2011
Sim, também há esse pequeno pormenor... mas espero que esteja resolvido daqui a pouco tempo.Glorioso wrote:E sem PSN ficas só com 5 horas de jogo...zepedro_b wrote:Alguém já experimentou o Killzone 3 e pode dizer alguma coisa? Adorei o segundo, e pelo que li do novo está uns furos abaixo mas continua com qualidade.
Só que infelizmente parece que o modo offline é só de 5 horas de jogo.![]()
Eu joguei um bocado e pareceu-me mais do mesmo em relação ao dois, nada de novo. Mas entretanto a PS3 avariou, mais uma vez, e ainda não testei novamente.

Ok, obrigado. Só joguei o demo e fiquei com boa impressão, mas isso às vezes não quer dizer nada. Sendo assim sou capaz de comprar, até porque gostei muito do 2 e porque está a um preço bem acessível na amazon. 26 libras por um jogo acabadinho de sair é excelente!Musicslave wrote:zepedro_b wrote:Alguém já experimentou o Killzone 3 e pode dizer alguma coisa? Adorei o segundo, e pelo que li do novo está uns furos abaixo mas continua com qualidade.
Só que infelizmente parece que o modo offline é só de 5 horas de jogo.
está mais polido com uma historia talvez ao nivel do 2
desta vez temos mais variedade de cenários o que se traduz em nova abordagem aos inimigos.
o jetpack também foi uma boa adição, tal como os mechs.
mas aquilo que eu adorava no 2º foi posta de lados devido a alguns puritanos que diziam que o Sev era muito pesado.
ora isto para mim era uma característica importante e que agora foi substituída por um Sev muito mais ágil. Mas no fundo as melhores características do jogo continuam intactas.

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Re: O que andam a jogar - 2011
As reviews cautelosas ( num exclusivo AAA?!? ) demonstraram que não está ao nível do excelente K2.
E eu adorava a sensação de um Sev pesado, afinal o gajo é um soldado com kgs de material em cima do lombo.
Mais uma vez, a merda do CoD a condicionar os videojogos...
Essa treta das "cinco horas de jogo" é ridícula!
Cinco horas em easy ou normal?
Imagino que sim... e sempre a passar cut-scenes, ignorar objectivos secundários, naquela ansiedade parva de "chegar ao fim" sem usufruir do resultado de incontáveis horas de trabalho da equipa de programadores, direcção artística, etc...
Gostava de ver essas cinco horas em hard ou very hard...
E o que dizer dos modos online?
Longevidade raramente é um argumento credível, hoje em dia.
O público e a crítica portam-se como crianças mimadas e estragadas por sandbox repetitivos ( Assassin's Creed e GTA, I am talking to you... ) e genéricos.
Surgem jogos EXCELENTES como é o caso do "Vanquish", com uma campanha single-player das melhores do género, mas o que se vê nas internets é que "ah e tal, o jogo só dura 5 horas ou o cara*ho... )
Esquecem-se é de referir que jogaram em easy, em completo desinteresse pelo potencial do jogo...
Esta cambada de meninos não sabe o que é pagar 15 ou 16 contos ( 75 ou 80€ ) por jogos maravilhosos, mas com uma longevidade de 3 ou 4 horas no máximo.
Já para não falar em exemplos de clássicos incontornáveis, como o "Golden Axe" ( 45 minutos?!? ), o "Revenge of Shinobi" e muitos outros que nem a duas horas chegavam.
A sério, deveria ser proibido aceitarem nos sites de respeito críticos com menos de 20 anos de experiência como jogadores.
E eu adorava a sensação de um Sev pesado, afinal o gajo é um soldado com kgs de material em cima do lombo.
Mais uma vez, a merda do CoD a condicionar os videojogos...
Essa treta das "cinco horas de jogo" é ridícula!

Cinco horas em easy ou normal?
Imagino que sim... e sempre a passar cut-scenes, ignorar objectivos secundários, naquela ansiedade parva de "chegar ao fim" sem usufruir do resultado de incontáveis horas de trabalho da equipa de programadores, direcção artística, etc...
Gostava de ver essas cinco horas em hard ou very hard...
E o que dizer dos modos online?
Longevidade raramente é um argumento credível, hoje em dia.
O público e a crítica portam-se como crianças mimadas e estragadas por sandbox repetitivos ( Assassin's Creed e GTA, I am talking to you... ) e genéricos.
Surgem jogos EXCELENTES como é o caso do "Vanquish", com uma campanha single-player das melhores do género, mas o que se vê nas internets é que "ah e tal, o jogo só dura 5 horas ou o cara*ho... )
Esquecem-se é de referir que jogaram em easy, em completo desinteresse pelo potencial do jogo...
Esta cambada de meninos não sabe o que é pagar 15 ou 16 contos ( 75 ou 80€ ) por jogos maravilhosos, mas com uma longevidade de 3 ou 4 horas no máximo.
Já para não falar em exemplos de clássicos incontornáveis, como o "Golden Axe" ( 45 minutos?!? ), o "Revenge of Shinobi" e muitos outros que nem a duas horas chegavam.
A sério, deveria ser proibido aceitarem nos sites de respeito críticos com menos de 20 anos de experiência como jogadores.

"I WAS fire and life incarnate!"
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Re: O que andam a jogar - 2011
Dark
essa sensação de peso perdeu-se, essa que era das melhores características do 2º, e perdeu-se por causa de meninos que estão habituados a COD's.
mas este melhora em bastantes aspectos, maior variedade de cenarios, mechs para conduzir e jetpacks e outros.
a longevidade não é de 5h, isso são os cod's, o 2º tinha pouco mais, mas este é maior, estou a falar em nomal
já que falas.. saudosos jogos para a mega drive a 16 contos.. tínhamos que ponderar muito bem onde gastar o dinheiro..
o golden axe, era curto mas muito bom, valia bem a pena o investimento
essa sensação de peso perdeu-se, essa que era das melhores características do 2º, e perdeu-se por causa de meninos que estão habituados a COD's.
mas este melhora em bastantes aspectos, maior variedade de cenarios, mechs para conduzir e jetpacks e outros.
a longevidade não é de 5h, isso são os cod's, o 2º tinha pouco mais, mas este é maior, estou a falar em nomal
já que falas.. saudosos jogos para a mega drive a 16 contos.. tínhamos que ponderar muito bem onde gastar o dinheiro..
o golden axe, era curto mas muito bom, valia bem a pena o investimento
Re: O que andam a jogar - 2011
Eu nunca demorei esse tempo a passar um jogo, até porque normalmente jogo sempre na dificuldade mais difícil. Só naqueles casos em que a dificuldade está ainda bloqueada é que não dá obviamente.DarkPhoenix wrote:As reviews cautelosas ( num exclusivo AAA?!? ) demonstraram que não está ao nível do excelente K2.
E eu adorava a sensação de um Sev pesado, afinal o gajo é um soldado com kgs de material em cima do lombo.
Mais uma vez, a merda do CoD a condicionar os videojogos...
Essa treta das "cinco horas de jogo" é ridícula!![]()
Cinco horas em easy ou normal?
Imagino que sim... e sempre a passar cut-scenes, ignorar objectivos secundários, naquela ansiedade parva de "chegar ao fim" sem usufruir do resultado de incontáveis horas de trabalho da equipa de programadores, direcção artística, etc...
Gostava de ver essas cinco horas em hard ou very hard...
E o que dizer dos modos online?
Longevidade raramente é um argumento credível, hoje em dia.
O público e a crítica portam-se como crianças mimadas e estragadas por sandbox repetitivos ( Assassin's Creed e GTA, I am talking to you... ) e genéricos.
Surgem jogos EXCELENTES como é o caso do "Vanquish", com uma campanha single-player das melhores do género, mas o que se vê nas internets é que "ah e tal, o jogo só dura 5 horas ou o cara*ho... )
Esquecem-se é de referir que jogaram em easy, em completo desinteresse pelo potencial do jogo...
Esta cambada de meninos não sabe o que é pagar 15 ou 16 contos ( 75 ou 80€ ) por jogos maravilhosos, mas com uma longevidade de 3 ou 4 horas no máximo.
Já para não falar em exemplos de clássicos incontornáveis, como o "Golden Axe" ( 45 minutos?!? ), o "Revenge of Shinobi" e muitos outros que nem a duas horas chegavam.
A sério, deveria ser proibido aceitarem nos sites de respeito críticos com menos de 20 anos de experiência como jogadores.
Eu baseei-me nos comentários que vi, não faço a menor ideia em que condições estão as pessoas que disseram aquilo mas deixo aqui algumas opiniões:
"con:
-5 hours gameplay
-very small online issues
-game can´t be installed (blue ray drive constantly reads)
-when you buy maps, you constantly play those bought maps
pro:
-best graphics i have seen so far (not as good as crysis 2 on pc with ultra, but well it is good enough in my oppinion)
-gameplay for an egoshooter realy good
-"brutal combat" balances multiplayer melee fighter"
"upset and disappointed, too short, too easy (even very hard mode). Only one good thing is graphic."
E como estes há mais alguns
Re: O que andam a jogar - 2011
So much hate for cod... 

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Re: O que andam a jogar - 2011
bisard wrote:So much hate for cod...
Mas é claro, Bisard......
Lamento que gostes do franchise, mas a verdade é que o CoD está a asfixiar o mercado, a criatividade, o investimento....
Tornou-se o anticristo dos videojogos, um horror a abater o mais rápido possível.
Eu vi os meus sobrinhos - que cresceram a jogar e a ver-me jogar os melhores jogos de cada geração - agarrarem-se a essa droga de uma forma doentia, obsessiva...
Têm 50 jogos excelentes para jogar, mas só querem MW2, vira o disco e toca o mesmo desde que foi lançado!
Tinham gosto por boas histórias e variedade de abordagens, hoje parecem bots colados ao ecrã, a repetirem ad nauseam as mesmas acções, as mesmas tácticas.......
E como eles, mais uns valentes milhões por esse mundo fora.
É uma tristeza....

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Re: O que andam a jogar - 2011
Rumores apontam para que a PSN tenha sido mesmo hackada, pondo assim em perigo os milhares que introduziram dados pessoais como cartões de crédito para comprar coisas através dela.
Não sou de acreditar em rumores, mas já lá vai quase uma semana que a PSN está em baixo e a falta de informação começa a ser desesperante.
Não sou de acreditar em rumores, mas já lá vai quase uma semana que a PSN está em baixo e a falta de informação começa a ser desesperante.
Re: O que andam a jogar - 2011
Bem, em primeiro lugar não é uma questão de gostar do franchise, alguns nem joguei. O COD3 e o WaW nunca peguei. Tento ler reviews antes de comprar os jogos e faço o mesmo com os cods.DarkPhoenix wrote:bisard wrote:So much hate for cod...
Mas é claro, Bisard......
Lamento que gostes do franchise, mas a verdade é que o CoD está a asfixiar o mercado, a criatividade, o investimento....
Tornou-se o anticristo dos videojogos, um horror a abater o mais rápido possível.
Eu vi os meus sobrinhos - que cresceram a jogar e a ver-me jogar os melhores jogos de cada geração - agarrarem-se a essa droga de uma forma doentia, obsessiva...
Têm 50 jogos excelentes para jogar, mas só querem MW2, vira o disco e toca o mesmo desde que foi lançado!
Tinham gosto por boas histórias e variedade de abordagens, hoje parecem bots colados ao ecrã, a repetirem ad nauseam as mesmas acções, as mesmas tácticas.......
E como eles, mais uns valentes milhões por esse mundo fora.
É uma tristeza....
Adorei o Call of Duty, achei o Call of Duty 2 genial, o Modern Warfare também achei um excelente jogo. O Modern Warfare 2 já é ligeiramente inferior, mas o MP é do melhor. O Black Ops também adorei, está ao nível do MW2.
De qualquer forma como sabes não jogo só COD, são raros os jogos de qualidade que eu não jogo ou não tenciono ainda jogar, logo é um caso diferente dos teus sobrinhos.
A questão é que as pessoas já criticam só por criticar, não experimentam os jogos. Se tem o nome COD então não presta. O Homefront saiu à pouco tempo, é uma cópia dos CODs mas não vejo ódios a esse jogo. E o contrário também acredito que aconteça, se tem o nome COD então é excelente.
No meu caso... leio as reviews, tento informar-me e depois decido se compro ou não, sem preconceitos com nomes. E um facto é que estes jogos têm sido todos bastante acima da média, basta perder algum tempo a ler algumas reviews ou ver o metacritic. A campanha single player é sempre diferente, com uma série de mecânicas de jogo novas, com bastante variedade, diverte bastante e tem um bom replay value, sobretudo em veteran (um excelente desafio). O mp é do mais viciante que existe. O motor gráfico continua a ser dos melhores e sempre a 60 fps (para mim é fundamental). Para além disso traz sempre algum extra, quer seja zombie modes ou spec ops. Jogar spec ops com um amigo via live foi das maiores diversões que tive com a xbox360. Globalmente são sempre um excelente value for money.
As principais criticas que apontas são basicamente extra jogo, que vende tanto que asfixia o mercado. Mas eu acredito que o jogo vende tanto porque as pessoas gostam, e se gostam é porque alguma qualidade deve ter. Ou somos todos malucos e não sabemos o que é divertido e o que gostamos? Não fiques triste por nós...

O que tu devias odiar não é o COD, mas sim as produtoras que só pensam em dinheiro e vendo que os CODs dão dinheiro, tentam a todo o custo imitá-lo, e aí sim, asfixiando o mercado e a criatividade aos produtores. No fundo devias odiar a industria...
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Re: O que andam a jogar - 2011
O que eu não gosto do CoD?
Só vou falar no single-player.
Embora desde logo deixe ficar bem claro que detestei a experiência multiplayer do MW.
Mas.... hey, são gostos!
Eu prefiro um Gears Of War, mas entendo quem se divirta nas fragfests do CoD.
O single-player é do mais básico que existe.
Tudo pré-determinado, agora aparece um da esquerda, depois surgem mais dois naquela janela, a seguir um tanque vai romper esta parede, dois segundos depois, um sniper aparece no mercado, ooooppppsssss....... esqueci-me do helicóptero... olha perdi!
Volta ao início... é repetir até aprender!
A chamada jogabilidade trial & error que tanto dá que falar, mas é só quando interessa aos críticos malhar num jogo.
CoD não tem IA.
Tem uma data de eventos pré-determinados, que os bots inimigos se limitam a seguir à risca.
Uns estão entricheirados, outros correm para nós, cada um tem o seu papel do qual pouco ou nada se afastam.
A dificuldade do jogo assenta na quantidade de balas e granadas que nos cercam, e no dano que elas produzem.
Os bots não tentam cercar-nos, não inventam abordagens, não tomam uma iniciativa senão a determinada no mais rígido dos argumentos.
A biliões de anos-luz de Halo, portanto.
E muito longe também da agressividade e inteligência dos inimigos no Killzone 2.
No MW, o sucesso da missão-choque no C-130 obrigou a mais uma missão ainda mais choque para o MW2, o infame massacre no aeroporto.
Eu sou a favor de abordagens adultas e contundentes, mas criar ambientes de extrema violência só para chamar a atenção dos media, já entra na categoria do mau gosto.
O Halo tem momentos violentos, Half-Life, Killzone 2, Far Cry 2, todos têm fartas doses de violência realista, física e psicológica, exercida sobre os inimigos, aliados ou nós próprios.
Nenhum desses jogos, no entanto, desceu tão baixo como o MW2, a roçar o mau-gosto dos piores momentos dos GTA e afins.
O tom militarista tapado pró-usa também me desagrada de sobremaneira.
Há sempre um qualquer país do terceiro mundo ( ou que não compre muitos jogos... ) que está empenhado em atacar a liberdade, blá, blá, blá....
Clichés de vómito!
A glorificação da guerra é uma constante sem que o argumento ( lol ) nos dê uma razão válida para lutar contra os "maus".
Também não aprecio a adoração e recriação do material bélico, tanto empenho soa-me a gun-lovers, mais um vómito.
Resumindo, só no single-player, CoD ( MW ) é racista e belicista no argumento, básico e linear na concepção de níveis e personagens, ridículo na implementação da IA.
Não interessa a história, nem as personagens, nem os motivos.
É uma colecção de vistosas cenas de acção, em que o jogador tem um papel limitado e determinado pela linearidade confrangedora de um produto fast-food criado para quem não quer pensar muito ( nada ).
Só vou falar no single-player.
Embora desde logo deixe ficar bem claro que detestei a experiência multiplayer do MW.
Mas.... hey, são gostos!
Eu prefiro um Gears Of War, mas entendo quem se divirta nas fragfests do CoD.
O single-player é do mais básico que existe.
Tudo pré-determinado, agora aparece um da esquerda, depois surgem mais dois naquela janela, a seguir um tanque vai romper esta parede, dois segundos depois, um sniper aparece no mercado, ooooppppsssss....... esqueci-me do helicóptero... olha perdi!
Volta ao início... é repetir até aprender!
A chamada jogabilidade trial & error que tanto dá que falar, mas é só quando interessa aos críticos malhar num jogo.
CoD não tem IA.
Tem uma data de eventos pré-determinados, que os bots inimigos se limitam a seguir à risca.
Uns estão entricheirados, outros correm para nós, cada um tem o seu papel do qual pouco ou nada se afastam.
A dificuldade do jogo assenta na quantidade de balas e granadas que nos cercam, e no dano que elas produzem.
Os bots não tentam cercar-nos, não inventam abordagens, não tomam uma iniciativa senão a determinada no mais rígido dos argumentos.
A biliões de anos-luz de Halo, portanto.
E muito longe também da agressividade e inteligência dos inimigos no Killzone 2.
No MW, o sucesso da missão-choque no C-130 obrigou a mais uma missão ainda mais choque para o MW2, o infame massacre no aeroporto.
Eu sou a favor de abordagens adultas e contundentes, mas criar ambientes de extrema violência só para chamar a atenção dos media, já entra na categoria do mau gosto.
O Halo tem momentos violentos, Half-Life, Killzone 2, Far Cry 2, todos têm fartas doses de violência realista, física e psicológica, exercida sobre os inimigos, aliados ou nós próprios.
Nenhum desses jogos, no entanto, desceu tão baixo como o MW2, a roçar o mau-gosto dos piores momentos dos GTA e afins.
O tom militarista tapado pró-usa também me desagrada de sobremaneira.
Há sempre um qualquer país do terceiro mundo ( ou que não compre muitos jogos... ) que está empenhado em atacar a liberdade, blá, blá, blá....
Clichés de vómito!
A glorificação da guerra é uma constante sem que o argumento ( lol ) nos dê uma razão válida para lutar contra os "maus".
Também não aprecio a adoração e recriação do material bélico, tanto empenho soa-me a gun-lovers, mais um vómito.
Resumindo, só no single-player, CoD ( MW ) é racista e belicista no argumento, básico e linear na concepção de níveis e personagens, ridículo na implementação da IA.
Não interessa a história, nem as personagens, nem os motivos.
É uma colecção de vistosas cenas de acção, em que o jogador tem um papel limitado e determinado pela linearidade confrangedora de um produto fast-food criado para quem não quer pensar muito ( nada ).
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Re: O que andam a jogar - 2011
Sem entrar em grandes debates, até porque pareces bastante apaixonado e entrincheirado nessa tua posição, muito mais do eu estou na minha...
Em relação à IA, é verdade que está a anos luz de um Halo, isso é indiscutível. E que ao contrário deste, o aumento da dificuldade não altera em nada o comportamento dos inimigos. É um facto. Agora dai até dizer que o COD não tem AI vai um grande esticão. Quem ler o teu comentário fica com a sensação que é quase como o Virtual Cop, da velhinha Saturn, em que o inimigo aparece e fica parado à espera de morrer, ou corre com um destino predeterminado.
Isto não podia estar mais longe da verdade. Não sendo das melhores (e de facto tendo muitos trigger events) a IA dos recentes CODs é bastante competente. Foram inúmeras as vezes que fui surpreendido por inimigos que me flanquearam. Às vezes flanqueiam, outras vezes ficam entrincheirados a disparar em cover (sem sair de lá como em muitos jogos para serem saco de pancada), outras atacam em grupo, etc. Não sendo a melhor do mercado claramente, também não é razão para dizer que não existe pura e simplesmente. O ódio e a paixão normalmente levam a estes exageros de análise, é normal...
Em relação ao tom "militarista"... Falas em países de terceiro mundo... é falso. Não tens culpa, provavelmente não jogaste não podes saber. Mas o principal adversário é sempre a Rússia. Ora dizer que a Rússia é terceiro mundista está um "pouco" longe da realidade. E também dizer que é pro-usa está ligeiramente longe de realidade, visto que em grande parte do jogo controlamos soldados ingleses.
Em relação à questão da violência, vou ser sincero. Quando falaste da missão do C-130 nem percebi o que querias dizer. Choque? A do aeroporto ainda percebo, ainda que tenha dificuldade. Mas isto sou eu, que raramente fico envolvido emocionalmente ou ofendido neste tipo de jogos. Para mim a missão do aeroporto nem aqueceu nem arrefeceu... Eu vejo estes jogos mais como uma fun roller coaster ride.
O resto são apreciações subjetivas de quem está no seu pleno direito de não gostar da temática e de shooters militares. Como tu disseste logo no inicio do teu post... "Hey, são gostos!" Cumpz.
Em relação à IA, é verdade que está a anos luz de um Halo, isso é indiscutível. E que ao contrário deste, o aumento da dificuldade não altera em nada o comportamento dos inimigos. É um facto. Agora dai até dizer que o COD não tem AI vai um grande esticão. Quem ler o teu comentário fica com a sensação que é quase como o Virtual Cop, da velhinha Saturn, em que o inimigo aparece e fica parado à espera de morrer, ou corre com um destino predeterminado.

Em relação ao tom "militarista"... Falas em países de terceiro mundo... é falso. Não tens culpa, provavelmente não jogaste não podes saber. Mas o principal adversário é sempre a Rússia. Ora dizer que a Rússia é terceiro mundista está um "pouco" longe da realidade. E também dizer que é pro-usa está ligeiramente longe de realidade, visto que em grande parte do jogo controlamos soldados ingleses.
Em relação à questão da violência, vou ser sincero. Quando falaste da missão do C-130 nem percebi o que querias dizer. Choque? A do aeroporto ainda percebo, ainda que tenha dificuldade. Mas isto sou eu, que raramente fico envolvido emocionalmente ou ofendido neste tipo de jogos. Para mim a missão do aeroporto nem aqueceu nem arrefeceu... Eu vejo estes jogos mais como uma fun roller coaster ride.

O resto são apreciações subjetivas de quem está no seu pleno direito de não gostar da temática e de shooters militares. Como tu disseste logo no inicio do teu post... "Hey, são gostos!" Cumpz.
