O que andam a jogar - 2011
-
- DVD Maníaco
Re: O que andam a jogar - 2011
Estou a tentar rejogar, repito o tentar, o Mass Effect antes de saltar para o 2, e e esta segunda vez não me está a sair tão feliz quanto a primeira.
A primeira vez que joguei o jogo amei-o instantaneamente, joguei como Vanguard e tudo correu maravilhosamente. Agora decidi jogar como Infiltrator. E não sei se é a má jogabilidade de combate, se a classe que é uma trampa autêntica (que é, pelo que já me apercebi), se azelhice minha, mas a verdade é que está segunda experiência está a ser um verdadeiro pesadelo e estou a odia-la. Como é possível que um jogo que amei da primeira vez, seja objecto de desdém da segunda vez? Depois disto, e se verificar que não consigo terminar o jogo, vou por de parte a aquisição da sequela.
A primeira vez que joguei o jogo amei-o instantaneamente, joguei como Vanguard e tudo correu maravilhosamente. Agora decidi jogar como Infiltrator. E não sei se é a má jogabilidade de combate, se a classe que é uma trampa autêntica (que é, pelo que já me apercebi), se azelhice minha, mas a verdade é que está segunda experiência está a ser um verdadeiro pesadelo e estou a odia-la. Como é possível que um jogo que amei da primeira vez, seja objecto de desdém da segunda vez? Depois disto, e se verificar que não consigo terminar o jogo, vou por de parte a aquisição da sequela.
Section 8: Prejudice - para PC (também disponível para Xbox360)
Um shooter budget mas apenas no preço (11,6€ durante o pre-order, 12,99€ actualmente) porque em termos de qualidade e divertimento envergonha muitos ditos AAA.
Uma campanha single player a sério, isto é não consite dos mapas do multiplayer jogados contra bots como é o caso do Brink, e 3 modos multiplayer onde o jogo efectivamente brilha:
Swarm - um modo em que defendemos a nossa posição contra sucessivas ondas de bots à semelhança do Horde no Gears;
Conquest - o modo principal ao melhor estilo Battlefield com 3 pontos de controlo que é preciso controlar e uma série de missões dinamicas que surgem durante os rounds (que vão desde escoltar NPC's, missoes do tipo capture the flag ou matar a equipa adversária toda num tempo limit). Todas estas acções acumulam pontos, vence a equipa que chegar primeiro aos mil.
Assault - o modo mais recente (desbloqueado depois da comunidade ter chegado aos 10 milhoes de mortes) em que as equipas tem que, à vez, capturar e defender os pontos de controlo e vence a que o fizer mais rapidamente.
O grande atractivo para mim são os mapas muito amplos e o movimento rápido (com sprint e e jetpacks) que fazem lembrar o saudoso Tribes e que dão uma dimensão vertical ao combate que está ausente dos CODs e seus clones. Pontos positivos também para uns pozinhos de tower defense com a possibilidade de durante os rounds comprarmos turrets, baterias anti-aérias, veiculos, etc).
Como não podia ser tem também um sistema de XP e uma série de unlockables (não tanto armas mas sim munições diferentes, armaduras diferentes, grandas diferentes). Ah, e tem o melhor sistema de respawn de sempre, onde somos largados de órbita sobre o mapa exactamente para onde queremos.
Uma pena que tenha sido lançado entre tantos lançamentos mais mediáticos porque é um óptimo jogo e um óptimo value for money. Quem tiver xbox pode ver por si proprio sacando o trial, quem tiver PC terá de acreditar em mim :P
Um shooter budget mas apenas no preço (11,6€ durante o pre-order, 12,99€ actualmente) porque em termos de qualidade e divertimento envergonha muitos ditos AAA.
Uma campanha single player a sério, isto é não consite dos mapas do multiplayer jogados contra bots como é o caso do Brink, e 3 modos multiplayer onde o jogo efectivamente brilha:
Swarm - um modo em que defendemos a nossa posição contra sucessivas ondas de bots à semelhança do Horde no Gears;
Conquest - o modo principal ao melhor estilo Battlefield com 3 pontos de controlo que é preciso controlar e uma série de missões dinamicas que surgem durante os rounds (que vão desde escoltar NPC's, missoes do tipo capture the flag ou matar a equipa adversária toda num tempo limit). Todas estas acções acumulam pontos, vence a equipa que chegar primeiro aos mil.
Assault - o modo mais recente (desbloqueado depois da comunidade ter chegado aos 10 milhoes de mortes) em que as equipas tem que, à vez, capturar e defender os pontos de controlo e vence a que o fizer mais rapidamente.
O grande atractivo para mim são os mapas muito amplos e o movimento rápido (com sprint e e jetpacks) que fazem lembrar o saudoso Tribes e que dão uma dimensão vertical ao combate que está ausente dos CODs e seus clones. Pontos positivos também para uns pozinhos de tower defense com a possibilidade de durante os rounds comprarmos turrets, baterias anti-aérias, veiculos, etc).
Como não podia ser tem também um sistema de XP e uma série de unlockables (não tanto armas mas sim munições diferentes, armaduras diferentes, grandas diferentes). Ah, e tem o melhor sistema de respawn de sempre, onde somos largados de órbita sobre o mapa exactamente para onde queremos.
Uma pena que tenha sido lançado entre tantos lançamentos mais mediáticos porque é um óptimo jogo e um óptimo value for money. Quem tiver xbox pode ver por si proprio sacando o trial, quem tiver PC terá de acreditar em mim :P
A jogabilidade do primeiro jogo deixa muito a desejar, é de longe o pior aspecto do jogo. É alias o aspecto que foi mais melhorado na sequela. Compra que não te vais arrepender, é um jogo fantástico, um dos melhores de sempre.Tojal City wrote:Estou a tentar rejogar, repito o tentar, o Mass Effect antes de saltar para o 2, e e esta segunda vez não me está a sair tão feliz quanto a primeira.

- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Voltei à savana de "Far Cry 2".
Saudades...
Vou acabar algumas side-quests, e simplesmente apreciar o belíssimo mundo deste jogo.
No meu entender, o mais injustiçado jogo desta geração, muito atacado pelas suas características hardcore, mas poucas vezes elogiado pelos seus inúmeros méritos técnicos e artísticos.
Anos passaram desde o seu lançamento e ainda não apareceu um (!) que se lhe compare na escala da abordagem, na atenção ao detalhe, na maturidade do argumento.
Um dos melhores FPS de sempre, muito há frente do seu tempo.
Saudades...

Vou acabar algumas side-quests, e simplesmente apreciar o belíssimo mundo deste jogo.
No meu entender, o mais injustiçado jogo desta geração, muito atacado pelas suas características hardcore, mas poucas vezes elogiado pelos seus inúmeros méritos técnicos e artísticos.
Anos passaram desde o seu lançamento e ainda não apareceu um (!) que se lhe compare na escala da abordagem, na atenção ao detalhe, na maturidade do argumento.
Um dos melhores FPS de sempre, muito há frente do seu tempo.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
A jogabilidade foi melhorada em ME2, mas dizer que em ME deixa "muito a desejar" é um pouco exagerado.bisard wrote: A jogabilidade do primeiro jogo deixa muito a desejar, é de longe o pior aspecto do jogo. É alias o aspecto que foi mais melhorado na sequela. Compra que não te vais arrepender, é um jogo fantástico, um dos melhores de sempre.
Cheguei ao fim do ME pelo menos 4 vezes ( acho que até foram 5... ) em todas as classes, sexos e níveis de dificuldade.
Alguns momentos de frustração, dependendo da classe? Certamente...
Lembro-me de alguns que cheguei a temer serem impossíveis de ultrapassar, como a secção em que defrontamos um Krogan mercenário, logo depois de salvarmos a Liara.
Convém também referir que em ME2 a jogabilidade foi afinada e o grafismo levou um upgrade assinalável, mas os elementos RPG foram pela janela e a história é absolutamente ridícula quando comparada com a grandiosidade do original.
Temo que o segundo jogo tenha danificado a história, para além de uma possível redenção, ao ponto de eu já nem ter grande fé em ME3.
Ainda por cima, há poucos dias o manda-chuva da EA prometia um ME3 mais "acessível a todos os públicos".

Mais acessível do que o linearíssimo ME2, será possível?
Só o tempo o dirá, se a Bioware consegue manter a qualidade contra os interesses da sua editora, a EA.
Há um risco real da potencialmente melhor trilogia RPG desta geração, acabar num vulgar jogo de acção, no seguimento do Gears of War-com-diálogos que é ME2.

Também acabei o ME duas vezes e apesar dos seus méritos superarem em muito os problemas de jogabilidade, continuo a achar que eles existem. Da mesma maneira que estão no Fallout 3 e New Vegas. No ME2 conseguiram corrigir esse aspecto, melhorar os gráficos e acabar com o execrável inventory.
Não compreendo quando dizes que o jogo é "linearíssimo"... a história é linear? Tens uma crew para construir e podes faze-lo pela ordem que bem entenderes. Não consigo compreender quando dizes que a história é "absolutamente ridícula". Não vejo em que é que a grandiosidade do primeiro se perdeu no segundo...
Se por "elementos RPG foram pela janela" entendes o desaparecimento do horrível inventário e as aborrecidas sequencias do mako, então podem deitar ainda mais coisas pela janela. Para mim o segundo jogo é melhor em tudo, pegaram na base sólida do primeiro, eliminaram e modificaram o que era preciso e conseguiram o segundo jogo que todos conhecemos. Não podia estar mais entusiasmado para o terceiro.

Não compreendo quando dizes que o jogo é "linearíssimo"... a história é linear? Tens uma crew para construir e podes faze-lo pela ordem que bem entenderes. Não consigo compreender quando dizes que a história é "absolutamente ridícula". Não vejo em que é que a grandiosidade do primeiro se perdeu no segundo...
Se por "elementos RPG foram pela janela" entendes o desaparecimento do horrível inventário e as aborrecidas sequencias do mako, então podem deitar ainda mais coisas pela janela. Para mim o segundo jogo é melhor em tudo, pegaram na base sólida do primeiro, eliminaram e modificaram o que era preciso e conseguiram o segundo jogo que todos conhecemos. Não podia estar mais entusiasmado para o terceiro.

- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
- Pior do que um "inventário execrável" é... não ter sequer um inventário.
-As sequências de Mako eram enfadonhas? Para ti, pois eu gostava imenso do Mako.
E o que dizer da ridícula exploração mineira no ME2? LOL?
- A história na sequela dá passos ao lado e até regride.
Formar uma nova equipa porquê?
Porque o ME2 saiu também na PS3?
Perda de tempo....
E toda a treta do Sheppard mercenário está longe da grandeza do original.
E vale sequer a pena comparar a majestade do poderoso, colossal Sovereign com o aborto de boss final do ME2?
O interessante Saren contra o chefe (?!?) dos Collectors?
Na base de um RPG estão os conceitos de loot ( despojos ) , inventário, compra e venda, e costumização de equipamento.
No ME2, tudo isto é atirado pela janela em prol de uma abordagem mais directa.
Mil vezes o original.
-As sequências de Mako eram enfadonhas? Para ti, pois eu gostava imenso do Mako.
E o que dizer da ridícula exploração mineira no ME2? LOL?
- A história na sequela dá passos ao lado e até regride.
Formar uma nova equipa porquê?
Porque o ME2 saiu também na PS3?
Perda de tempo....
E toda a treta do Sheppard mercenário está longe da grandeza do original.
E vale sequer a pena comparar a majestade do poderoso, colossal Sovereign com o aborto de boss final do ME2?
O interessante Saren contra o chefe (?!?) dos Collectors?
Na base de um RPG estão os conceitos de loot ( despojos ) , inventário, compra e venda, e costumização de equipamento.
No ME2, tudo isto é atirado pela janela em prol de uma abordagem mais directa.
Mil vezes o original.

A sequência do Sovereign está muito boa, mas também é mais em termos visuais, quando andamos cá fora e temos uma noção da escala do inimigo. Porque nunca entrarmos directamente em combate com ele. No segundo temos também um boss final em grande escala mas nesse já há um contacto directo. No segundo temos uma sequência final cheia de escolhas e onde tudo pode acontecer, que coloca em causa todo o trabalho que tivemos a reunir a equipa e a investir nas personagens e tudo pode ser perdido com uma simples má escolha, inclusive morrermos nós próprios. RPG não é só loot e inventários, é investir em personagens, fazer escolhas e aceitar as consequências. Nesse aspecto penso que o ME2 ainda tem mais elementos RPG que o primeiro. No primeiro tínhamos a escolha de extinguir uma espécie e no final também tínhamos uma escolha importante e pouco mais... O aspecto que mais gostei no segundo foi mesmo as personagens que recrutamos, conhecer o seu passado, tentar ajuda-los, isto tudo ao mesmo tempo que vamos explorando a galáxia. Já nem falo dos locais muito mais inspirados que no primeiro. Não há nada no primeiro que se possa comparar com Omega do segundo. Passei horas no Afterlife... faz-me lembrar o Blade Runner.
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Os Reapers à porta da galáxia, prontos a exterminar toda a vida inteligente.
...entretanto, a team Sheppard diverte-se com fait-divers, a resolver problemazitos insignificantes....
A aliança age como se a destruição causada pelo omnipotente Sovereign não tivesse existido...
Excelente argumento para enterrar a premissa original.
...entretanto, a team Sheppard diverte-se com fait-divers, a resolver problemazitos insignificantes....
A aliança age como se a destruição causada pelo omnipotente Sovereign não tivesse existido...
Excelente argumento para enterrar a premissa original.

Se bem me lembro mesmo depois do ataque a grande maioria ainda não está convencida sobre a teoria dos Reapers. Eles não têm maneira de saber que os Reapers estão à porta da galáxia. Depois da destruição do Sovereign andam a patrulhar a galáxia em busca de pistas e a investigar o ataque a colónias de humanos pelos Collectors. A ligação com os Reapers só é desvendada mais tarde. Neste aspecto o jogo sofre do mesmo problema que todas as segundas partes de trilogias sofrem.
Já faziam era um desconto nos dlcs, falta-me jogar o ultimo e ao contrario de todos os outros estava a ver se poupava uns pontos neste.
Já faziam era um desconto nos dlcs, falta-me jogar o ultimo e ao contrario de todos os outros estava a ver se poupava uns pontos neste.
-
- DVD Maníaco
Entretanto já estou outra vez mais enquadrado no jogo. Parece-me que o problema maior foi mesmo a classe infiltrator ter sido algo complicada adaptar-me ao inicio, quando comparado com a facilidade que tive com classe de Vanguard.
As sniper rifles de nada servem ao início do jogo, e mesmo num nível mais avançado são raras as vezes que o jogo requer o uso conveniente deste tipo de arma, mesmo assim, continuam a ser armas difíceis de manusear.
É perceptível o porque do Vanguard ser a classe mais usada do jogo, e se calhar a par do Soldier, uma das mais fáceis. As Shotguns dão imenso jeito, pois temos imenso inimigos no jogo com que se aproxima de nós e para inimigos que atacam-nos de longe a pistol tem um excelente alcance que tira qualquer utilidade as sniper rifles. Assim deverei experimentar o Mass Effect 2 muito brevemente, mas nunca com a classe infiltrator, pois já sei o que a casa gasta. Embora pelo que leio no 2, há melhorias a esta classe.
As sniper rifles de nada servem ao início do jogo, e mesmo num nível mais avançado são raras as vezes que o jogo requer o uso conveniente deste tipo de arma, mesmo assim, continuam a ser armas difíceis de manusear.
É perceptível o porque do Vanguard ser a classe mais usada do jogo, e se calhar a par do Soldier, uma das mais fáceis. As Shotguns dão imenso jeito, pois temos imenso inimigos no jogo com que se aproxima de nós e para inimigos que atacam-nos de longe a pistol tem um excelente alcance que tira qualquer utilidade as sniper rifles. Assim deverei experimentar o Mass Effect 2 muito brevemente, mas nunca com a classe infiltrator, pois já sei o que a casa gasta. Embora pelo que leio no 2, há melhorias a esta classe.
Alguém teve problemas no achiev de assassinar o elite na queda do Halo Reach (última missão). Já fiz a assassination uma porrada de vezes e nada. Primeiro glitch que tive até hoje. Acabei em Heróico, a chegada ao Pilar of Autumn ainda custou um bocado.
RESPECT aos lendários do fórum

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Eu consegui, mas foi depois de muitas tentativas. Colocaste em Legendary? É que acho que tem de estar em Legendary, em Heroic a queda pode não te matar. É preciso que a queda seja fatal. A ideia é correr, saltar, desactivar a corrida no ar, cair directamente em cima do Elite e ficar a carregar no melee... com sorte consegues.paupau wrote:Alguém teve problemas no achiev de assassinar o elite na queda do Halo Reach (última missão). Já fiz a assassination uma porrada de vezes e nada. Primeiro glitch que tive até hoje. Acabei em Heróico, a chegada ao Pilar of Autumn ainda custou um bocado.
Tojal City wrote:Entretanto já estou outra vez mais enquadrado no jogo. Parece-me que o problema maior foi mesmo a classe infiltrator ter sido algo complicada adaptar-me ao inicio, quando comparado com a facilidade que tive com classe de Vanguard.
No ME2 a sniper rifle é a minha arma preferida, como este é um jogo de shoot + cover é a arma ideal, consegui vencer o boss final com ela, é uma questão de hábito, mas a M-97 com um cartucho de 60 balas fica uma grande arma, a M-92 é mais poderosa, mas têm capacidade para só 1 tiro, isto pode ser alterado modificado um ficheiro do jogo, foi o que fiz,agora tenho as minhas armas com a capacidade de carga no máximo.
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
paupau wrote:Alguém teve problemas no achiev de assassinar o elite na queda do Halo Reach (última missão). Já fiz a assassination uma porrada de vezes e nada. Primeiro glitch que tive até hoje. Acabei em Heróico, a chegada ao Pilar of Autumn ainda custou um bocado.
Sem dúvida alguma o achievement mais estupido e no qual perdi mais tempo. Vais ler imensos conselhos e tecnicas sobre o assunto...mas vais perceber que nunca resulta.
A unica condição necessária é saltares com o "boost" e desligares o mesmo a meio do salto (+-)...a partir daqui é a caixa de pandora. Fiz á vontade umas 100-200 assassinations (fazia estilo 5 minutos por dia e acertava quase sempre !!) até que um dia lá me apareceu o pop-up do achievement

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver