Cenas da História do Cinema
Moderators: waltsouza, mansildv
Cenas da História do Cinema
O objectivo deste tópico é partilharmos cenas de filmes que sejam do vosso agrado, e talvez até debatê-las.
Inauguro este tópico com o clássico «Funny how?» do filme de Martin Scorsese «Goodfellas - tudo bons rapazes».
Esta cena entrou na família daquelas que são parodiadas em tudo quanto é sítio.
Como o fez «A Pandilha», dos GANA, criadores do Bruno Aleixo
(não estou a conseguir incorporar os vídeos aqui, ficam os links.)
Inauguro este tópico com o clássico «Funny how?» do filme de Martin Scorsese «Goodfellas - tudo bons rapazes».
Esta cena entrou na família daquelas que são parodiadas em tudo quanto é sítio.
Como o fez «A Pandilha», dos GANA, criadores do Bruno Aleixo

(não estou a conseguir incorporar os vídeos aqui, ficam os links.)
Last edited by rui sousa on June 29th, 2011, 12:57 pm, edited 1 time in total.
Re: Cenas da História do Cinema
Bom tópico
Para incorporar os links , coloca apenas a parte a seguir ao v= entre o [youtube][/youtube]
A filmografia do Scorsese tem tantas cenas memoráveis , mas existe uma que sempre tive um apreço muito especial , num filme que nem sou particularmente fã
É early Scorsese. A incorporação da música , os slow motions , a reacção dos actores. É deliciosa.
Outra cena...um stand-off brilhante do Johnnie To , no filme The Mission. Uma maravilha toda a composição da cena.

Para incorporar os links , coloca apenas a parte a seguir ao v= entre o [youtube][/youtube]
A filmografia do Scorsese tem tantas cenas memoráveis , mas existe uma que sempre tive um apreço muito especial , num filme que nem sou particularmente fã
É early Scorsese. A incorporação da música , os slow motions , a reacção dos actores. É deliciosa.
Outra cena...um stand-off brilhante do Johnnie To , no filme The Mission. Uma maravilha toda a composição da cena.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Re: Cenas da História do Cinema
Obrigado pelo conselho Jimmy. Já estão incorporados os vídeos 

- NFCDS
- DVD Maníaco
- Posts: 2228
- Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
- Location: Na melhor Margem do Tejo
Re: Cenas da História do Cinema
I love the smell of napalm in the morning...

-
- DVD Maníaco
- Posts: 2517
- Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
- Location: Braga City!
Re: Cenas da História do Cinema
Há imensas cenas que adoro, como é óbvio, mas estas duas superam todas as outras. Todas mesmo.
BEFORE SUNRISE (Come Here) - Poucas vezes vi uma cena sem diálogos e tão longa dizer tanto. Está tudo nos gestos e nos olhares. E na música. E em Viena.
MYSTIC RIVER - É impossível ver esta cena sem que o Senn Penn não nos faça dar um aperto cá no estômago. Poucas vezes acho credível ver um actor chorar, mas aqui parece que lhe sai tudo para fora. É um desabafo total, e simultaneamente, a impotência mais completa.
BEFORE SUNRISE (Come Here) - Poucas vezes vi uma cena sem diálogos e tão longa dizer tanto. Está tudo nos gestos e nos olhares. E na música. E em Viena.
MYSTIC RIVER - É impossível ver esta cena sem que o Senn Penn não nos faça dar um aperto cá no estômago. Poucas vezes acho credível ver um actor chorar, mas aqui parece que lhe sai tudo para fora. É um desabafo total, e simultaneamente, a impotência mais completa.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Re: Cenas da História do Cinema
jimmy wrote: A filmografia do Scorsese tem tantas cenas memoráveis , mas existe uma que sempre tive um apreço muito especial , num filme que nem sou particularmente fã
(...)
É early Scorsese. A incorporação da música , os slow motions , a reacção dos actores. É deliciosa.




Bem, só com takes do Scorsese enchíamos várias páginas de tópico.

--
A minha primeira contribuição é a sequência inicial do Boogie Nights - uma long shot de 3 minutos com uma steadicam bem suave em que ficamos a conhecer practicamente o elenco todo.
Começa ao minuto 0.54 e termina ao 3.46.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
- Paulo Sousa Dias
- Fanático
- Posts: 598
- Joined: February 20th, 2002, 1:28 pm
- Location: Lisboa / Portugal
Re: Cenas da História do Cinema
Cabeças,Cabeças wrote:Uma cena imortal:
Blade Runner
Essa deve ser a cena que me marcou mais, de todos os filmes que vi.
Já perdi a conta às vezes que revi este filme, e continua a mexer comigo.
Absolutamente brilhante.
Abs.
Paulo Sousa Dias
-
- Especialista
- Posts: 1251
- Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
- Location: Lisboa/Sintra
Re: Cenas da História do Cinema
Deixo aqui duas cenas que gosto muito.
A primeira eminentemente poética, são os minutos iniciais de "Le Bal" de Ettore Scola
A segunda, verdadeiramente genial, pertence ao filme "Pickpocket" de Robert Bresson
A primeira eminentemente poética, são os minutos iniciais de "Le Bal" de Ettore Scola
A segunda, verdadeiramente genial, pertence ao filme "Pickpocket" de Robert Bresson
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
Re: Cenas da História do Cinema
Um bom site que acho que deves apreciar http://www.steadishots.org/Samwise wrote:jimmy wrote: A filmografia do Scorsese tem tantas cenas memoráveis , mas existe uma que sempre tive um apreço muito especial , num filme que nem sou particularmente fã
(...)
É early Scorsese. A incorporação da música , os slow motions , a reacção dos actores. É deliciosa.![]()
![]()
![]()
![]()
Bem, só com takes do Scorsese enchíamos várias páginas de tópico.![]()
--
A minha primeira contribuição é a sequência inicial do Boogie Nights - uma long shot de 3 minutos com uma steadicam bem suave em que ficamos a conhecer practicamente o elenco todo.
Começa ao minuto 0.54 e termina ao 3.46.
Gosto muito de uma cena do Pulp Fiction muito simples , quando o Butch vai buscar o relogio e a câmara segue-o pelos quintais e ele chega a uma parte com uma rede e atravessa-a , e a steadicam acompanha-o sempre e nesse momento da rede é super suave apesar do obstáculo. O operador devia ser fantástico (a cena está no site http://www.steadishots.org/shots_detail.cfm?shotID=63 ). É uma coisa simples , pode passar despercebido ao espectador mas nao deixa de ser fantástico.
E como já deves ter percebido que sou um sucker do Johnnie To

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Re: Cenas da História do Cinema
Também adoro long takes e steadicams e sei muito bem qual a cena a que te referes do Pulp Fiction. O Tarantino usa isso muitas vezes, no Reservoir Dogs é quando o Michael Madsen vai buscar a gasolina ao carro na cena da tortura e no Kill Bill é também no Michael Madsen quando sai do carro para ir trabalhar no bar de strip. Já para não falar do magnífico plano sequência na melhor tradição Brian de Palma quando a Uma Thurman chega ao restaurante onde está a Lucy Liu e vai à casa de banho tudo enquanto as 5,6,7,8's tocam uma música.jimmy wrote: Gosto muito de uma cena do Pulp Fiction muito simples , quando o Butch vai buscar o relogio e a câmara segue-o pelos quintais e ele chega a uma parte com uma rede e atravessa-a , e a steadicam acompanha-o sempre e nesse momento da rede é super suave apesar do obstáculo. O operador devia ser fantástico (a cena está no site http://www.steadishots.org/shots_detail.cfm?shotID=63 ). É uma coisa simples , pode passar despercebido ao espectador mas nao deixa de ser fantástico.
E também adoro o Johnnie To, mas por acaso acho que nunca vi o The Mission, não me recordo daquela cena do centro comercial. Mas acho que o To é de um bom gosto espectacular, nunca vi um mau filme dele e já vi muitos.
Evitando o clássico duelo de O Bom O Mau e o Vilão, fica aqui uma magnífica cena cheia de tensão de Por Mais Alguns Dollars:
http://www.youtube.com/watch?v=8pmwE9SDBMw (função embed está desligada neste vídeo, não sei porque fazem isso...)
Espectacular a forma como Mario Brega vai controlando a fúria de Klaus Kinski!
Re: Cenas da História do Cinema
Não sei se é historico ou não mas, nunca mais me esqueco desta cena, e de outras tantas no Dark Knight
Re: Cenas da História do Cinema
Reservoir Dogs
Penso que esta é sem dúvida uma das melhores cenas que vi no cinema e sem dúvida o melhor diálogo!
Ri-me tanto com esta abertura de filme, hilariante!!
Penso que esta é sem dúvida uma das melhores cenas que vi no cinema e sem dúvida o melhor diálogo!
Ri-me tanto com esta abertura de filme, hilariante!!
Re: Cenas da História do Cinema
Este tópico tem mesmo bom aspecto...
Desde que o vi já me lembrei involuntariamente de dezenas ou centenas de cenas boas para colocar aqui.
Jimmy, esse link é muito bom. Não conhecia, e já ando para lá a vasculhar aquilo.
Gosto realmente de planos longos - com ou sem steadi. O grande mestre para mim é mesmo o De Palma (creio que com algumas culpas para o Hitchkock pelo meio), que consegue na maior parte dos filme algumas sequências longas tecnicamente brilhantes. O plano inicial do Snake Eyes (não sei quantos minutos dura.. 15? 20?), ou a perseguição final no Carlito's Way são do melhor que já vi.
Lud, essa cena que mencionas do Kill Bill I é esta: http://www.steadishots.org/shots_detail.cfm?shotID=1 Muito fixe! Lê o que o operador da câmara diz sobre o assunto...
Uma cena bem famosa e também muito bem executada: o início do Touch of Evil, de Orson Welles - tal como no Breaking News, é filmado a partir de uma "girafa -, e que começa com um close-up a uma bomba....

Jimmy, esse link é muito bom. Não conhecia, e já ando para lá a vasculhar aquilo.

Lud, essa cena que mencionas do Kill Bill I é esta: http://www.steadishots.org/shots_detail.cfm?shotID=1 Muito fixe! Lê o que o operador da câmara diz sobre o assunto...

Uma cena bem famosa e também muito bem executada: o início do Touch of Evil, de Orson Welles - tal como no Breaking News, é filmado a partir de uma "girafa -, e que começa com um close-up a uma bomba....
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Cenas da História do Cinema
O Tarantino é mesmo de ir às lágrimas. E são cenas que dão para ver vezes sem conta com renovado prazer.Net_Holer wrote:Reservoir Dogs
Penso que esta é sem dúvida uma das melhores cenas que vi no cinema e sem dúvida o melhor diálogo!
Ri-me tanto com esta abertura de filme, hilariante!!
"Chicks who love Guns"...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva