The Tree of Life (2010) Terrence Malick

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte
Re: The Tree of Life (2010) Terrence Malick

Post by DarkPhoenix »

Tentando responder às perguntas do Cosmic ( pág. 3 deste tópico ):
Cosmic wrote:Bem, acabei de ver este filme também e, embora só tenha ainda visto o Thin Red Line do Malick, saí de lá algo confuso mesmo...

Depois de ler todos os comentários, fico com a ideia que apenas eu não captei muita da mensagem do filme...

Ora aqui lanço algumas dúvidas...
Afinal, qual foi o filho que morreu mesmo...? O Jack?
Não.
O filho que morreu foi o irmão do meio, R.L.
Porquê a introdução da criação do Cosmos no meio desta família? Alguma analogia subentendida?
De início com a ligação da escolha dos 2 caminhos: Graça ou Natureza, pensei que fosse a opção pela Natureza onde tudo "pode não correr bem", sendo que as restantes imagens fossem "o grito da Natureza" face ao que aconteceu, mas entretanto percebi que não poderia ser isso, embora não soubesse bem o quê!
A sequência da criação do cosmos - e das leis que o regem - serve para contextualizar o drama da morte do irmão na grande ordem natural do universo.

A cena da praia remete para o quê?
O Sean Penn já está morto e é o reencontro com a família? Mas sendo ele o Jack já não estaria morto?
Ali parece que ele entra na "porta" da morte para ir ter com a sua família, mas depois penso que já não poderia assim ser...
O Sean Penn não está morto.
É o Jack adulto, um desiludido profissional de sucesso, que seguiu as pisadas do pai e das ( suas ) leis da Natureza.
É também alguém que atravessa uma crise de fé, pois não entende como é que "Deus" permitiu que o seu irmão morresse, o seu irmão mais puro, ligado à Graça, ao amor, à sua mãe que ele ( Jack ) tanto adorava, mesmo sendo mais parecido com o pai.
É infeliz porque não perdoa o seu próprio sucesso face ao infortúnio do irmão. Porquê?!?!?!

Todo o filme se resume à reflexão do Sean Penn acerca do destino, da relação entre a Natureza e a Graça e respectivas leis.
Através de uma longa viagem que o leva ao passado, às memórias de infância, à relação com a mãe ( Graça ) e pai ( Natureza), Jack vai reconstruindo as peças do puzzle que o atormenta.
A cena final na praia, com a presença de todos aqueles que foram importantes na vida de Jack, serve para o próprio reencontrar o irmão, devolvê-lo à mãe, e fazer as pazes com o pai, aceitando os desígnios da Natureza e percebendo que a Graça é intocável e existe sempre dentro dele!
No fim, Jack percebe o seu papel no cosmos e perdoa-se a si próprio, exorcizando assim as dúvidas e sentimentos de culpa que o atormentavam.
Existe algum significado da mulher do Sean Penn?
Acho que remete para a figura maternal do Jack.
Nada de especial, penso...
O ar infeliz indica dificuldades no relacionamento com o Jack, alguém que não se aceita a si próprio.


Houve tantas coisas que me puseram na dúvida que saí realmente do cinema com a nítida sensação que praticamente não captei a mensagem do filme... Ou as mensagens...

Cumps

Um pequeno resumo no IMDB:

Tree of Life is a period piece centered around three boys in the 1950s. The eldest son (Hunter McCracken none SAG) of two characters (Brad Pitt and Jessica Chastain) witnesses the loss of innocence.

We trace the evolution of an eleven-year-old boy in the Midwest, Jack, one of three brothers. At first all seems marvelous to the child. He sees as his mother does, with the eyes of his soul. She represents the way of love and mercy, where the father tries to teach his son the world's way, of putting oneself first. Each parent contends for his allegiance, and Jack must reconcile their claims. The picture darkens as he has his first glimpses of sickness, suffering and death. The world, once a thing of glory, becomes a labyrinth.

Framing this story is that of adult Jack, a lost soul in a modern world, seeking to discover amid the changing scenes of time that which does not change: the eternal scheme of which we are a part. When he sees all that has gone into our world's preparation, each thing appears a miracle precious, incomparable. Jack, with his new understanding, is able to forgive his father and take his first steps on the path of life.

The story ends in hope, acknowledging the beauty and joy in all things, in the everyday and above all in the family -- our first school -- the only place that most of us learn the truth about the world and ourselves, or discover life's single most important lesson, of unselfish love.
http://www.imdb.com/title/tt0478304/synopsis
Net_Holer
Especialista
Especialista
Posts: 1257
Joined: November 24th, 2009, 1:59 am
Contact:
Re: The Tree of Life (2010) Terrence Malick

Post by Net_Holer »

Pegando na deixa do DarkPhoenix, o que "me ficou" na mente consciente e que penso nisso várias vezes desde esse dia é a mensagem que não podemos ser bons demais.
Não me recordo ao certo da expressão mas tinha a ver que se formos bons demais os outros abusam de nós. Para mim, faz todo o sentido.
inverso
Iniciado
Iniciado
Posts: 84
Joined: September 1st, 2011, 10:18 pm
Re: The Tree of Life (2010) Terrence Malick

Post by inverso »

Aconselho a todos a verem o significado verdadeiro e real da árvore da vida (google), não é do filme propriamente dito, do significado do titulo....

Beijinhos
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm
Re: The Tree of Life (2010) Terrence Malick

Post by No Angel »

Eu fiquei babado a ver este filme, é visualmente tao belo! A sério, e alem disso tem uma banda sonora fantástica, atores excelentes e ideias para pensar. Fez-me lembrar o 2001, achei-os parecidos no estilo, mas acho o Tree of Life superior ao 2001, que achei imensamente aborrecido e vazio (nao ha personagens, nao ha historia, nao ha nada, apenas um continuo de belas imagens com musica, mas qual e o seu objectivo?). Os 2 filmes pretendem contar a história da humanidade, apenas o Tree of Life o faz com muito maior maestria. Em compensaçao, o Kubrick deu-nos a seguir o Clockwork Orange, que é perfeiçao total.

Post Reply