Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- Entusiasta
Re: Qual foi o último filme que viram ?
stand by me - 1986 - rob reiner
um excelente filme que relata de um modo muito pragmático a perda da inocência. oh como eu gostava de ter vivido aventuras deste género quando era míudo! uma aventura a la goonies que apela ao sentimento e à nostalgia.
recomendo vivamente!
10/10
iron monkey - 1993 - woo-ping yuen
motivado pelo meu gosto pelo cinema asiático decidi ver este iron monkey. confesso que fiquei um pouco desiludido com o filme. este sentimento deveu-se ao humor que envolvia o filme. não sou grande apreciador de humor asiático - é um pouco falso -. todavia as cenas de luta superaram as minhas expectativas. muito bem conseguidas se pensarmos que este filme tem 19 anos!
7/10
the secret in their eyes - 2009 - juan josé campanella -
belo argumento. gostei muito do twist final e do paralelismo actualidade/25 anos. mereceu o óscar de melhor filme estrangeiro. achei-o semelhante ao the skin i live in (que foi o meu 2º melhor filme de 2011).
8/10
um excelente filme que relata de um modo muito pragmático a perda da inocência. oh como eu gostava de ter vivido aventuras deste género quando era míudo! uma aventura a la goonies que apela ao sentimento e à nostalgia.
recomendo vivamente!
10/10
iron monkey - 1993 - woo-ping yuen
motivado pelo meu gosto pelo cinema asiático decidi ver este iron monkey. confesso que fiquei um pouco desiludido com o filme. este sentimento deveu-se ao humor que envolvia o filme. não sou grande apreciador de humor asiático - é um pouco falso -. todavia as cenas de luta superaram as minhas expectativas. muito bem conseguidas se pensarmos que este filme tem 19 anos!
7/10
the secret in their eyes - 2009 - juan josé campanella -
belo argumento. gostei muito do twist final e do paralelismo actualidade/25 anos. mereceu o óscar de melhor filme estrangeiro. achei-o semelhante ao the skin i live in (que foi o meu 2º melhor filme de 2011).
8/10
Last edited by pedrofokia86 on April 25th, 2012, 11:38 am, edited 1 time in total.
Esqueci-me de anotar aqui que fiz os re-re-re-revisionamentos de «O Padrinho» e de «A Melhor Juventude». Contudo, tudo o que tinha a dizer sobre elas já foi escrito várias vezes, daí não ter mais nada para acrescentar. Apenas que são obras completamente excecionais!
E hoje, vi este:

Não sou um particular fã de boxe, nem de qualquer outro desporto que envolva tareia entre os seus participantes. Mas, quando vejo filmes sobre esta modalidade, até costumo ficar surpreendido pela grande qualidade dos mesmos, apesar de girarem à volta de um desporto que pouco diz à minha pessoa. «The Fighter - Último Round» foi o mais recente desses casos. Uma história dramática, envolvendo dois irmãos: um, Dicky, antigo pugilista de sucesso que se deixou cair agarrado ao vício da droga e por ter deixado escapar as oportunidades (interpretado por Christian Bale, cujo Oscar foi bem merecido), e o outro, Micky (interpretado por Mark Wahlberg), iniciado na modalidade, que pretende chegar mais longe, com a ajuda de Dicky. Contudo, Micky, a dada altura, começa a sentir que os "apoios" do irmão e o management da Mãe não o estão a ajudar muito a subir na carreira, o que o leva a abrir uma rutura com a própria família, apoiado pela namorada, arranjando um novo manager e um novo treinador.
É claro que, lendo a história contada desta maneira tão trivial pelas linhas que acabei de escrever, a mesma possa parecer insonsa, simples e ingénua. Errado. «The Fighter - Último Round» é um filme que nos dá uma visão americana do mundo do boxe, e também uma perspetiva de uma família algo instável, mas que pretende sempre manter-se unida. As interpretações são fantásticas, assim como a história e a realização do filme. Fãs de «Rocky» e «Raging Bull» devem ver este filme. Todos os outros, também.
Nota: * * * * *
E hoje, vi este:

Não sou um particular fã de boxe, nem de qualquer outro desporto que envolva tareia entre os seus participantes. Mas, quando vejo filmes sobre esta modalidade, até costumo ficar surpreendido pela grande qualidade dos mesmos, apesar de girarem à volta de um desporto que pouco diz à minha pessoa. «The Fighter - Último Round» foi o mais recente desses casos. Uma história dramática, envolvendo dois irmãos: um, Dicky, antigo pugilista de sucesso que se deixou cair agarrado ao vício da droga e por ter deixado escapar as oportunidades (interpretado por Christian Bale, cujo Oscar foi bem merecido), e o outro, Micky (interpretado por Mark Wahlberg), iniciado na modalidade, que pretende chegar mais longe, com a ajuda de Dicky. Contudo, Micky, a dada altura, começa a sentir que os "apoios" do irmão e o management da Mãe não o estão a ajudar muito a subir na carreira, o que o leva a abrir uma rutura com a própria família, apoiado pela namorada, arranjando um novo manager e um novo treinador.
É claro que, lendo a história contada desta maneira tão trivial pelas linhas que acabei de escrever, a mesma possa parecer insonsa, simples e ingénua. Errado. «The Fighter - Último Round» é um filme que nos dá uma visão americana do mundo do boxe, e também uma perspetiva de uma família algo instável, mas que pretende sempre manter-se unida. As interpretações são fantásticas, assim como a história e a realização do filme. Fãs de «Rocky» e «Raging Bull» devem ver este filme. Todos os outros, também.
-
- Entusiasta
the chaser - 2008 - hong-jin na
comprei este filme porque estava a um preço muito acessível na amazon.co.uk. estava apreensivo mas o filme não desilude. o ritmo inicial é lento mas a partir da 1/2 hora prende-nos ao ecrã sempre na expectativa do próximo fotograma (já não ficava assim desde i saw the devil). violência semelhante a oldboy!
recomendo para quem gosta de um bom thriller asiático. pelo que soube prespectiva-se um remake ... adivinhe-se ... americano!
9/10
chocolate - 2008 - prachya pinkaew
do mesmo realizador de ong-bak (que eu não vi) este filme de artes marciais revela um fraco desempenho dos atores mas as cenas de pancadaria fazem jus às citações da capa do dvd - "some of the most bone crunching fight scenes of the year" "more brutal than ong bak" "literally jaw-dropping" -.
7/10
comprei este filme porque estava a um preço muito acessível na amazon.co.uk. estava apreensivo mas o filme não desilude. o ritmo inicial é lento mas a partir da 1/2 hora prende-nos ao ecrã sempre na expectativa do próximo fotograma (já não ficava assim desde i saw the devil). violência semelhante a oldboy!
recomendo para quem gosta de um bom thriller asiático. pelo que soube prespectiva-se um remake ... adivinhe-se ... americano!
9/10
chocolate - 2008 - prachya pinkaew
do mesmo realizador de ong-bak (que eu não vi) este filme de artes marciais revela um fraco desempenho dos atores mas as cenas de pancadaria fazem jus às citações da capa do dvd - "some of the most bone crunching fight scenes of the year" "more brutal than ong bak" "literally jaw-dropping" -.
7/10

Woody Allen regressa a um registo mais dramático neste seu filme «Maridos e Mulheres», a décima sétima fita que visionei do autor norte-americano. Neste filme, Allen volta a pegar no tema das relações humanas, pela milésima vez, é certo, mas, de novo, de uma forma original e surpreendente. Em «Maridos e Mulheres», são dados a conhecer ao espetador dois casais, e sabemos logo no princípio do filme que um desses casais conta ao outro casal que se irá divorciar. Depois disto, poderemos ver que as personagens de Mia Farrow e Woody Allen (o outro casal) irão questionar-se elas mesmas se o seu casamento ainda fará sentido (o que pode ser visto como algo interessante, se tivermos em conta que, quando este filme saiu, a relação amorosa entre Allen e Farrow já tinha acabado, devido àquela "polémica" que todos nós conhecemos). E, a partir desta história, Woody Allen (que é aqui, mais uma vez, realizador, argumentista e ator do seu próprio filme) explora o valor do casamento e das relações amorosas dos seres humanos, através das ilusões e desilusões das quatro personagens principais e de como tudo muda entre elas após a notícia do divórcio de um dos casais. Allen dá ao filme um estilo de (falso) documentário, o que dá, em certos aspetos, mais realismo ao seu filme, e por isso, se tornará mais fácil com que qualquer um de nós se identifique com o que se está a passar no ecrã. «Maridos e Mulheres» mostra a ironia da vida e de como, muitas vezes, os nossos próprios pensamentos e desejos podem ser enganadores. Um ótimo filme dramático, que nos mostra que Woody Allen consegue ser brilhante tanto na comédia inteligente, como nos dramas mais profundos sobre a existência humana, fugindo um pouco à sua personagem neurótica que é quase que um alter-ego dele próprio, e que costuma envergar na maioria dos seus filmes.
Nota: * * * * 1/2
Le Scaphandre et le Papillon - 8/10
Cinema, Café e Canela, o meu espaço dedicado a cinema: http://www.facebook.com/cinemacafeecanela
Metam um Gosto, sff! :)
Metam um Gosto, sff! :)
Miller's Crossing - 7.5/10
Tecnicamente muito bom com uma excelente escrita, mas não sei porquê, estes Coen Brothers não me conseguem fascinar. (E não é por falta de filmes vistos.)
Tirando o True Grit e um pouco o The Big Lebowski, nenhum outro trabalho deles me conseguiu realmente interessar-me. Ainda assim, vou finalizar com a sua filmografia.
Sherlock Holmes: A Game of Shadows - 7/10
Pouco inovou em relação ao primeiro filme. Daqueles que se comeu bastante bem, sem ter o mérito de conseguir aborrecer o espectador.
Não há muito mais a dizer.
Tecnicamente muito bom com uma excelente escrita, mas não sei porquê, estes Coen Brothers não me conseguem fascinar. (E não é por falta de filmes vistos.)
Tirando o True Grit e um pouco o The Big Lebowski, nenhum outro trabalho deles me conseguiu realmente interessar-me. Ainda assim, vou finalizar com a sua filmografia.
Sherlock Holmes: A Game of Shadows - 7/10
Pouco inovou em relação ao primeiro filme. Daqueles que se comeu bastante bem, sem ter o mérito de conseguir aborrecer o espectador.
Não há muito mais a dizer.
-
- Entusiasta
corpse bride - 2005 - tim burton e mike johnson
um argumento muito engraçado e um universo tipicamente tim burton - um dos meus realizadores favoritos -. de realçar as piadas associadas com a palavra/universo "morte" - muito subtis (infelizmente a legendagem em português não conseguiu transpô-las corretamente ou pelo menos no seu melhor) -.
7/10
um argumento muito engraçado e um universo tipicamente tim burton - um dos meus realizadores favoritos -. de realçar as piadas associadas com a palavra/universo "morte" - muito subtis (infelizmente a legendagem em português não conseguiu transpô-las corretamente ou pelo menos no seu melhor) -.
7/10

«Os Coristas» é outro dos (muitos) filmes europeus que fazem História em todo o Globo. Mas, além disso, este filme marcou uma década, e também a minha geração. Não conheço muita gente da minha idade que não tenha visto esta fita, e mais do que isso, das que viram, todas elas adoraram-no e idolatram-no ainda hoje. É um filme que toca a qualquer pessoa que o vê. Ninguémpode dizer que está perante um filme terrível, pois não é verdade. Pode dizer o que quiser, mas, pelo menos, tem de se ficar satisfeito com o visionamento desta obra cinematográfica francesa.
«Os Coristas» é muito mais do que um filme musical equivalente a um CD, com as faixas todas seguidas em playlist, sem qualquer sentido. Apesar de ser a música que está no centro de toda a ação do filme, ela não se sobrepõe a tudo o resto, o que resulta numa química entre uma magnífica direção de atores (sobretudo dos pequenos) e a história do ex-professor de música que vai trabalhar para um "reformatório" (com um nome bem sugestivo, digamos) onde ensina os miúdos a irem para além da sua própria imaginação através das suas composições musicais, que funciona perfeitamente!
Por isso, «Os Coristas» contém todos os ingredientes necessários para ter sido (e continuar a ser) um sucesso à escala mundial: um excelente elenco, uma história simples, mas que puxa pelo lado mais alegre do espetador, e uma excelente banda sonora, que fazem deste filme muito mais do que puro entretenimento à moda europeia. «Os Coristas» tornou-se um verdadeiro blockbuster que nos dá muito mais do que apenas a sensação de comer "as pipocas do cinema". Este é um filme cativante e eternecedor, bonito e comovente. Um incrível prodígio cinematográfico sobre o poder da música na vida de todos nós, e como essa arte pode fazer-nos sonhar e mudar a nossa própria existência.
Nota: * * * *1/2
Underworld: Awakening - 4.5/10
Daquilo que tinha visto dos anteriores estava há espera de algo muito mau, mas foi só mau.
Comeu-se alguma da acção, de resto... Aliás, o filme é ZERO em conteúdo. Bastava ver os primeiros 5 minutos como os do fim, e compreendia-se à mesmo o filme.
Daquilo que tinha visto dos anteriores estava há espera de algo muito mau, mas foi só mau.
Comeu-se alguma da acção, de resto... Aliás, o filme é ZERO em conteúdo. Bastava ver os primeiros 5 minutos como os do fim, e compreendia-se à mesmo o filme.
-
- Entusiasta
land of the dead - 2005 - george a. romero
este é o filme em que os zombies (e como eu tenho uma adoração por estas criaturas) se tornam inteligentes e decidem contra-atacar os vivos! gostei da idéia, do tom anos 70 que o filme tem e do uso a técnicas tradicionais para caracterizar os zombies relegando o cgi para obras menores. como ponto negativo encontrei o cenário pós apocalitico - não consigo gostar dos filmes com este tema -. mesmo assim consegue arrancar um:
7/10
este é o filme em que os zombies (e como eu tenho uma adoração por estas criaturas) se tornam inteligentes e decidem contra-atacar os vivos! gostei da idéia, do tom anos 70 que o filme tem e do uso a técnicas tradicionais para caracterizar os zombies relegando o cgi para obras menores. como ponto negativo encontrei o cenário pós apocalitico - não consigo gostar dos filmes com este tema -. mesmo assim consegue arrancar um:
7/10
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco

"Alien Resurrection"
Eu tinha banido este filme, jurado nunca mais o rever...
Considerava-o um bastardo aberrante e indigno dos seus antecessores, e nada mais do que uma escandalosa exploração comercial do mito.
Mas hoje, decidi dar-lhe uma chance, no seguimento da "Alien Anthology".
Não começou bem... o BD tem uma imagem de merda, é o pior dos 4 filmes nesse aspecto.
Pouco melhor do que um dvd.
Mas conforme o filme foi avançando, dei por mim ( sacrilégio! ) a gostar do mesmo...

Na verdade, apercebi-me hoje de que "Alien Resurrection" evolui bastante a série, e é muito superior ao marca-passo aborrecido do "Alien 3".
O estilo visual de Jeunet, que anteriormente detestei neste filme, assenta como uma luva no circo de aberrações que comanda o argumento.
E são os terrenos pantanosos da manipulação genética que providenciam a evolução do horror de Alien, para limites próximos do insuportável.
Imagens muito ousadas, reveladoras de imensa coragem, estão espalhadas ao longo de um filme visualmente sumptuoso.
Prova de que a apreciação do cinema é um acto contínuo, hoje dei por mim a validar "Alien Resurrection"...
Sei que é para muitos um filme maldito ( como o foi todos estes anos para mim também ), mas considero-o agora a sequela lógica aos dois primeiros Alien.
Para mim, "Alien 3" não passou de um dispensável intervalo, não trouxe nada de novo à série, apenas um loooooongooo bocejo.
Alien Resurrection
8/10
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

-
- DVD Maníaco
Isso é o que penso exactamente do 4º filme. É uma amálgama dos dois primeiros, enquanto o 3º filme, apesar de todas as atribulações da produção (acho que se o estúdio tivesse tido um pouco mais de confiança na visão do Vincent Ward, tinhamos ali, possivelmente, um filme único), conseguiu ser audaz e colocar os seus personagens numa situação completamente nova. O que é que o 4º filme oferece ? Mais uma aventura encafuada numa pseudo-Nostromo com um bando de mercenários a fazer as vezes dos Colonial Marines (e o toque original de chamar o computador de Father... impagável). Somente o cunho pessoal do Jeunet e a Sigourney Weaver a reinventar por uma 3ª vez a sua Ripley é que tornam aquilo tudo tolerável.DarkPhoenix wrote:Para mim, "Alien 3" não passou de um dispensável intervalo, não trouxe nada de novo à série, apenas um loooooongooo bocejo.
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Pois é.... mas o Alien 3 que temos para comparar é o que existe e não o eterno grande filme ( mito ) que nunca foi.
E não estou a ver qual é a "situação completamente nova".
É um vulgar slasher-movie, uma pobre e longa desculpa para chegar ao martírio da Ripley.
E não estou a ver qual é a "situação completamente nova".
É um vulgar slasher-movie, uma pobre e longa desculpa para chegar ao martírio da Ripley.
"I WAS fire and life incarnate!"

-
- DVD Maníaco
O 3º filme não é um grande filme, mas é certamente a 2ª melhor sequela que "Alien" pode ter, dadas as circunstâncias da produção que por si só são bem interessantes.DarkPhoenix wrote:Pois é.... mas o Alien 3 que temos para comparar é o que existe e não o eterno grande filme ( mito ) que nunca foi.
A lógica do slasher-movie é recorrente em todos os filmes da série. Diferem é na gestão da atmosfera, o que os distancia desse subgénero. Todavia, só os 3 primeiros filmes colocam os personagens em situações únicas e em espaços cada vez mais amplos e sobre dinâmicas distintas: o 1º filme privilegiava a claustrofobia dos labirintos da Nostromo; o 2º adoptou um tom mais musculado e militarista, com os personagens numa missão de salvamento à colónia de LV-426 e o 3º, o "maldito", cometeu três grandes proezas: 1) matou, mesmo antes do início do filme propriamente dito, dois dos seus principais personagens, 2) coloca os personagens num espaço mais amplo completamente indefesos, 3) não tem nenhum "bónus" extra para engrossar as variantes do xenomorfo que nos deu no 2º filme a Rainha e no 4º o Recém-Nascido (o do 3º detém apenas as características do seu hospedeiro mas em termos de desenho não traz nada de novo). O 4º filme, tirando a tríplice reinvenção de Ripley e o cunho muito pessoal de Jeunet (e, vá lá, o Recém-Nascido para juntar mais uma variante da criatura à franquia), simplesmente coloca os personagens do 2º filme num contexto do 1º. Até o raio do computador chama-se "Father", coisa que mesmo em 1997, na sala de cinema, achei de uma falta de originalidade tremenda. A cena com as versões falhadas de Ripley é a única que fica na memória e que podia guardar um potencial maior mas é tudo demasiado repetitivo e apressado que acaba num ápice.DarkPhoenix wrote:E não estou a ver qual é a "situação completamente nova".

Cada vez gosto mais de Clint Eastwood, tanto o ator como o realizador. Mas penso que o que é mais importante em todo o seu trabalho são os (magníficos) filmes que dirige só por detrás das câmaras (na maior parte das vezes).
«Flags of our fathers - As bandeiras dos nossos Pais» é um desses filmes que só um particular realizador poderia executar, pois que, se caisse em outras mãos, seria completamente diferente. Este filme é um retrato do tempo da II Guerra Mundial, focando em particular três sobreviventes do conflito em Iwo Jima, que rapidamente se tornaram famosos por causa de uma fotografia que lhes foi tirada a hastearem uma bandeira dos EUA, no solo da ilha japonesa. A propaganda da imagem trará uma imagem de vitória e esperança aos EUA, e as fortes aderências da mesma junto do público serão maiores do que se poderia imaginar. Contudo, e como já é habitual, a história verdadeira da fotografia não é esta. E os três sobreviventes terão de suportar a (passageira) popularidade, aproveitando a oportunidade que lhes foi dada de os tirar do sangrento combate em Iwo Jima. Contudo, os minutos de fama não passam dos cinco, e a partir daí, nenhum dos três "heróis" da guerra voltarão a ser agraciados pelo povo, pelo governo e pelos investidores.
«Flags of our fathers» constitui, além de um exato retrato da América dos anos 40, um estudo sobre o efeito que os media podem ter na nossa forma de ver as coisas. A fita mostra-nos também todo o jogo de interesses que rodeia uma guerra, e os exageros que uma breve fama pode causar e também o preço a pagar por ela. Destaco, além das interpretações e do realismo dado à ação por Eastwood, a espantosa fotografia do filme, que já foi usada noutras obras do realizador/ator, e que se torna também muito adequada para "pintar" todo o ambiente, dentro da batalha de Iwo Jima e nos States.
Nota: * * * * 1/2

Eis outro daqueles filmes que só teria esta intensidade, este ambiente e esta "arte" com um único realizador. Neste caso, é o Mestre Martin Scorsese. Vejo este segundo remake (este, do filme asiático «Infernal Affairs») da carreira do realizador como um terceiro filme da saga «Goodfellas», sendo o segundo filme desta trilogia «Casino». E, em parte, até faz algum sentido, porque a linguagem, o tema dos filmes (a máfia) e a profundidade como se aborda o mesmo, com aquele tom sarcástico, irónico e realista, é igual. Mas «The Departed» chega a ser diferente dos outros dois por um fator: tem uma história concisa (aliás, foi esta a razão dada pelo próprio realizador pelo facto de ter ganho o Oscar com este filme). Este thriller, com uma pitada de humor (muito) negro, trata da história de dois indivíduos: um, agente da polícia infiltrado na máfia, e o outro, um mafioso infiltrado na polícia que investiga a organização em que está metido. Este filme de duas horas e meia aborda com mestria esta história de crime, e Scorsese, que consegue sempre adaptar-se muito bem a qualquer ambiente que pretende explorar (e já foram muitos e muito diferentes entre si), e aqui, oferece-nos uma realização frenética, descontrolada e intimista, trazendo-nos uma panóplia de excelentes atores (especialmente Leonardo Di Caprio e Jack Nicholson, que estão cinco estrelas) e um argumento muito bem construído e preciso, num filme de crime como deve ser, que leva ao espetador o que ele quer ver e não ser um banal episódio de uma série policial.