The Dark Knight Rises (2012) - Christopher Nolan
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- Fanático
Re: The Dark Knight Rises (2012) - Christopher Nolan
Net_Holer wrote:Strangelove mesmo respeitando a tua opinião julgo que estamos perante um hater, ainda que tentes justificar isso.
Claro que não tens de o achar o melhor realizador da actualidade, mas parece-me que queres à força que ele não seja um bom realizador.
O porquê não sei, e às vezes nem a própria pessoa sabe. ^^
Lamento desapontar-te mas não tenho disposição para ser "hater". Parto sempre com disposição aberta para todos os filmes dele (e todos os filmes, aliás).
Até porque, como já disse, há filmes dele de que gosto e filmes dele que, mesmo não gostando particularmente (Inception) até revejo pelo valor de entretenimento que o filme tem.
O mais engraçado é que argumentar contra parte da filmografia de alguém me torna um hater, mas defender sistematicamente todo o trabalho de alguém não torna ninguém no idólatra.
Não estamos perante uma dualidade de critérios?
Aliás, argumentar "contra" é justificar o ódio, mas é possível ser a favor sem sequer argumentar...

Desvirtuaste um pouco o que o Samwise disse... Está presente na quote que fizeste dele, o que ele disse foi que é maior do que a mente normal (leia-se average) consegue assimilar numa só visualização. Retirar as duas partes a bold muda por completo o sentido da afirmação dele. Mais cuidadinho.Strangelove wrote:O Inception é um puzzle maior do que a mente humana consegue assimilar?Samwise wrote:Mais uma vez, discordo - em qualquer filme dele há sempre imensos pormenores para rever e repensar mais tarde - tudo por conta da lógica mecânica precisa, mas que costuma desafiar sempre as convenções do "mundo real". Pensa no Inception e confronta-o com aquilo que acabaste de dizer. Deve ser dos filmes mas discutido da década pelos espectadores depois de terem assistido, não só porque o tamanho puzzle é maior do que o que o cérebro "normal" consegue assimilar só com uma visualização, como também porque o final É de facto deixado do lado do espectador.
Isso é quase o endeusamento das ideias do Nolan!
O puzzle e o seu resultado são perfeitamente acessíveis.

Exacto.lud81 wrote:Desvirtuaste um pouco o que o Samwise disse... Está presente na quote que fizeste dele, o que ele disse foi que é maior do que a mente normal (leia-se average) consegue assimilar numa só visualização. Retirar as duas partes a bold muda por completo o sentido da afirmação dele.

Faltou incluir-me a mim próprio nesse grupo dos "normais" - confesso que fiquei imenso tempo a remoer a lógica do filme e o modo como as suas ideias "matemáticas" encontravam um suporte físico concreto e objectivo na concepção dos mundos sonhados, na sua hierarquia estruturada e "regulamentada", e nos mecanismos de causa-efeito provocados pelas acções dos protagonistas em cada um dos patamares.
Strangelove, dizes que o "puzzle" é acessível - bem, sim e não. É acessível o suficiente para tornar o filme perceptível e não alhear completamente o espectador, e complexo o suficiente para o tornar intelectualmente desafiador. Há um equilíbrio bem conseguido entre estes dois pesos. Dada a natureza do material, penso que o Nolan se safou muito bem no modo como transmitiu as ideias e narrou a história. Apesar de achar que o filme desilude na parte da "acção", gostei bastante da conjugação entre a vertente emocional (o caminho tortuoso do pathos do Di Caprio para recuperar um amor perdido) e a vertente lógica/técnica da narrativa - mais uma vez, houve fluência na linguagem cinematográfica.
Dado que é de entretenimento que estamos a falar, é dos poucos realizadores que, sendo tecnicamente dotado e tecnologicamente-interessado (:-P), não se suporta totalmente no "festim visual" e no CGI para construir filme apelativos - a sua base é sempre muito lógica e emocional, com argumentos normalmente complexos e estimulantes (e daí por vezes complicar em demasia e desvirtuar a importância do fio principal, ou das personagens mais importantes). E quando digo poucos, digo que se contam actualmente pelos dedos da mão, fora os casos esporádicos (a trilogia Matrix é um desses casos).
Não percebi a tua questão do plano final no Inception. É aldrabão porquê?
Não sei da tua "certeza" em relação ao que significa, mas para eu chegar até à minha "opinião", ainda obriguei os neurónios a umas cambalhotas valentes - quer quanto à ideia do "patamar onde ele está", quer quanto ao significado do "virar costas ao pião", quer ainda quanto à decisão de fazer aquele corte específico que nos impede de ver o que sucede ao dito...
Não necessariamente, visto que apenas estás a considerar a vertente lógica desses passeios. A dúvida não é apenas essa e não está apenas dependente da "decoberta" do local onde ele se encontra - a dúvida é também perceber o que significou emocionalmente para ele essa escolha.Aliás, a possibilidade de orientar as certezas do "local" por onde anda o Di Caprio é a prova de que a última cena do filme é uma treta desmesurada para o efeito de falsa dúvida (e falsa profundidade intelectual) que o filme deixa.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Vi na antestreia ontem a noite. É impossivel dissociar The Dark Knight Rises do contexto de um conjunto de três fimes e, como tal, não compará-lo com os outros capitulos do mesmo. E terei assim de concluir que para mim o maior problema de The Dark Knight Rises é que... The Dark Knight foi uma obra-prima, logo, muito melhor.
Como tinha referido, The Dark Knight tinha essa soma de vantagens, a começar no despego à responsabilidade de iniciar os acontecimentos ou fechar os mesmos, a terminar na presença do arqui-inimigo numa interpretação inesquecivel. Algo muito dificil de superar.
TDKR surge assim na sombra do filme antecessor, perdendo em muitos pontos ao mesmo tempo que tem de unir as pontas soltas de todo o arco narrativo da sua personagem principal.
Diversos pormenores negativos: incontornavelmente, a voz de Bane. Demasiado artificial por força da intevenção da pós-produção, e tom desjustadamente teatral em diversas situações. É pena, porque toda a performance fisica do Hardy é notável e imponente, que merecia que fosse complementada pela sua voz assustadora a tempo inteiro. Continuam assim alguns problemas com este tipo de vilões mascarados, na lógica que os olhos são importantes... mas a boca também (desde o Green Goblin do Spiderman do Raimi ao V do V for Vendetta, nem todas as opções se safam...).
Fora isso, o ritmo não podia ser necessariamente o mesmo, as elipses evitam que em vez de 3 horas tivessemos algo para 5 horas... E não acho que haja personagens a mais. Talvez haja é alguns gadgets de sobra... o que torna este filme no menos hiper-realista dos três e ao mesmo tempo o que mais se aproxima do universo fantasioso dos comics.
O bom: Catwoman. Pessoalmente, como sempre a imaginei. Esquiva, aldrabona, actriz e ao mesmo tempo poderosa e sedutora. É o tour de force equivalente ao Joker do TDK, embora infelizmente, seja uma personagem muito mais secundária em toda a trama.
A união e a harmonia conseguida entre as "pontas soltas" dos filmes, que infelizmente só destoará da perfeição num pormenor: Katie Holmes.
TDKR é um épico competente, daqueles que não está ao alcance de todos os realizadores, acima de muitos blockbusters, e um final digno para uma trilogia que ficará na história.
8/10
Como tinha referido, The Dark Knight tinha essa soma de vantagens, a começar no despego à responsabilidade de iniciar os acontecimentos ou fechar os mesmos, a terminar na presença do arqui-inimigo numa interpretação inesquecivel. Algo muito dificil de superar.
TDKR surge assim na sombra do filme antecessor, perdendo em muitos pontos ao mesmo tempo que tem de unir as pontas soltas de todo o arco narrativo da sua personagem principal.
Diversos pormenores negativos: incontornavelmente, a voz de Bane. Demasiado artificial por força da intevenção da pós-produção, e tom desjustadamente teatral em diversas situações. É pena, porque toda a performance fisica do Hardy é notável e imponente, que merecia que fosse complementada pela sua voz assustadora a tempo inteiro. Continuam assim alguns problemas com este tipo de vilões mascarados, na lógica que os olhos são importantes... mas a boca também (desde o Green Goblin do Spiderman do Raimi ao V do V for Vendetta, nem todas as opções se safam...).
Fora isso, o ritmo não podia ser necessariamente o mesmo, as elipses evitam que em vez de 3 horas tivessemos algo para 5 horas... E não acho que haja personagens a mais. Talvez haja é alguns gadgets de sobra... o que torna este filme no menos hiper-realista dos três e ao mesmo tempo o que mais se aproxima do universo fantasioso dos comics.
O bom: Catwoman. Pessoalmente, como sempre a imaginei. Esquiva, aldrabona, actriz e ao mesmo tempo poderosa e sedutora. É o tour de force equivalente ao Joker do TDK, embora infelizmente, seja uma personagem muito mais secundária em toda a trama.
A união e a harmonia conseguida entre as "pontas soltas" dos filmes, que infelizmente só destoará da perfeição num pormenor: Katie Holmes.
TDKR é um épico competente, daqueles que não está ao alcance de todos os realizadores, acima de muitos blockbusters, e um final digno para uma trilogia que ficará na história.
8/10
Last edited by Enigma on August 2nd, 2012, 6:51 pm, edited 5 times in total.
Enigma Files
-
- Fanático
Isso pode ter sido um erro, mas não propositado.lud81 wrote:Desvirtuaste um pouco o que o Samwise disse... Está presente na quote que fizeste dele, o que ele disse foi que é maior do que a mente normal (leia-se average) consegue assimilar numa só visualização. Retirar as duas partes a bold muda por completo o sentido da afirmação dele. Mais cuidadinho.Strangelove wrote:O Inception é um puzzle maior do que a mente humana consegue assimilar?Samwise wrote:Mais uma vez, discordo - em qualquer filme dele há sempre imensos pormenores para rever e repensar mais tarde - tudo por conta da lógica mecânica precisa, mas que costuma desafiar sempre as convenções do "mundo real". Pensa no Inception e confronta-o com aquilo que acabaste de dizer. Deve ser dos filmes mas discutido da década pelos espectadores depois de terem assistido, não só porque o tamanho puzzle é maior do que o que o cérebro "normal" consegue assimilar só com uma visualização, como também porque o final É de facto deixado do lado do espectador.
Isso é quase o endeusamento das ideias do Nolan!
O puzzle e o seu resultado são perfeitamente acessíveis.
Seja como for, quando se começa a falar do público passa-se a falar de um espectro "médio".
Eu pensei que isso ficasse subentendido. Eu também não me dediquei a casos específicos, não me excluí da média.
Não me considero acima da média, se foi isso que pareceu.
Das pessoas com quem fui falando do filme, com muitos graus diferentes de interesse no mesmo ou instrução, a realidade do filme tinha assentado bem em todas.
Se calhar muitas não se interrogaram mais profundamente, mas isso é algo que se pode dizer sobre vários filmes, quem se dedicar a pensar sobre eles em específico poderá chegar muito mais longe e com muito mais dúvidas do que quem se interessar pouco por eles.
Mas fica a nota tomada.

Mas... eu acho a rapariga tão perfeitiiiinha!Enigma wrote:V...A união e a harmonia conseguida entre as "pontas soltas dos filmes, que infelizmente só destoará da perfeição num pormenor: Katie Holmes..

Cabeças

É assim em relação ao Inception... a muitas coisas importantes da vida.Strangelove wrote:
Se calhar muitas não se interrogaram mais profundamente, mas isso é algo que se pode dizer sobre vários filmes, quem se dedicar a pensar sobre eles em específico poderá chegar muito mais longe e com muito mais dúvidas do que quem se interessar pouco por eles.
Cabeças

De uma outra perspectiva, também podemos olhar para a capacidade que os filmes têm em potenciar essas "interrogações" na mente dos espectadores, ou esses desejos de analisar mais além da camada superficial, sendo que a maior parte dos filmes do Nolan, a meu ver, contêm esse sumo (curiosamente, não penso que seja o caso dos BatmanCabeças wrote:É assim em relação ao Inception... a muitas coisas importantes da vida.Strangelove wrote:

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
Cabeças wrote:É assim em relação ao Inception... a muitas coisas importantes da vida.Strangelove wrote:
Com certeza. Por isso é que há filósofos a dedicarem-se a escrever sobre o filme (até porque é um filme ligado a Descartes).
E, no entanto, os filósofos não se pronunciam sobre a qualidade do filme.
Estamos a tentar equilibrar as duas vertentes aqui.
Mas não vou discutir o Inception mais aqui que só atrapalha o tópico em questão.
Talvez se outro tópico se abrir dedicado ao Nolan.
Cabeças wrote:Mas... eu acho a rapariga tão perfeitiiiinha!Enigma wrote:V...A união e a harmonia conseguida entre as "pontas soltas dos filmes, que infelizmente só destoará da perfeição num pormenor: Katie Holmes..
Mas se calhar não necessariamente na profissão que ela escolheu...

Pessoalmente não gosto nada quando há mudanças de actores no mesmo personagem de uma saga, se bem que a Maggie foi um upgrade (como actriz... e, para mim, no resto

Enigma Files
Não me leves a mal mas é por causa de opiniões assim que o Spiderman passa o filme a tirar a máscara.grisas wrote:O Bane não funciona como deveria (ou até funciona, se pensarmos nele como uma personificação fria e desumana do mal). A sua presença física está lá, mas a máscara faz com que algo fique pelo caminho. É uma barreira que não permite ver uma importante parte da interpretação do actor. A isto acrescenta-se o facto da pós-produção dada à sua voz ser sofrível. A voz de Bane simplesmente não estava no mesmo espaço do seu corpo.
Mas tem piada que isso nunca foi referido acerca do Darth Vader...
-
- Fanático
O caso do Spiderman, realmente, foi demais!lud81 wrote:Não me leves a mal mas é por causa de opiniões assim que o Spiderman passa o filme a tirar a máscara.grisas wrote:O Bane não funciona como deveria (ou até funciona, se pensarmos nele como uma personificação fria e desumana do mal). A sua presença física está lá, mas a máscara faz com que algo fique pelo caminho. É uma barreira que não permite ver uma importante parte da interpretação do actor. A isto acrescenta-se o facto da pós-produção dada à sua voz ser sofrível. A voz de Bane simplesmente não estava no mesmo espaço do seu corpo.
Mas tem piada que isso nunca foi referido acerca do Darth Vader...
Quanto ao Darth Vader, a função da sua voz é muito diferente. Tal como a sua própria função como vilão.
Bane discursa várias vezes à população, incentivando-a pela imposição da força e depois a voz não corresponde.
Mas julgo que a discussão em torno da voz passa pelo facto de ela ser sempre audível da mesma forma, seja num microfone ou com a cabeça dentro de um saco.
Seja como for, o queixo do Hardy é tão reconhecível (vejam a capa da Little White Lies mais recente) que não haveria outra maneira de lidar com a personagem sem deixar que a cara se impusesse à personagem.
Não apreciei muito o filme, muito abaixo do TDK e mesmo do BB, como disse o Enigma, o carater mais fantasioso em relação aos anteriores para mim estragou o filme, falhas que aponto a toda a trilogia - saltos na narrativa principalmente - aqui chegaram a um outro nível, e a partir da cena do estádio o o filme ficou em ralenti.
O principal problema, como é muitas vezes neste tipo de filmes, é tentar encaixar coisas a mais, e tanto personagens como situações ficam desaproveitadas e sem poder emocional algum.
Três novas personagens não trouxeram nada ao filme - Foley, Talia e Robin
Demasiado tempo perdido com supostas origens que não acrescentam nada, e no fundo fica-se a saber tanto como da origem do Joker, e relevam o Gordon àquele triste papel, a segunda personagem mais importante, junto com o Wayne.
Demasiado argumento nota-se também no plano do Bane, , mas acaba por ser um pouco enfiado a martelo e inconsequente, pois tudo é aflorado por alto. Gostava de ter visto a vida dos habitantes de Gotham nas novas condições, mas tivemos que nos contentar com maçazinhas.
Mais valia terem dividido em duas partes, assim ficou um filme que se assume como épico, mas que se resume a um conjunto de set pieces muito bonitas e bem realizadas nisso há melhoria ao longo da trilogia, percebe-se o que está a acontecer), pois a história não acompanha a embalagem.
Uma pena.
O principal problema, como é muitas vezes neste tipo de filmes, é tentar encaixar coisas a mais, e tanto personagens como situações ficam desaproveitadas e sem poder emocional algum.
Três novas personagens não trouxeram nada ao filme - Foley, Talia e Robin
Demasiado argumento nota-se também no plano do Bane,
Mais valia terem dividido em duas partes, assim ficou um filme que se assume como épico, mas que se resume a um conjunto de set pieces muito bonitas e bem realizadas nisso há melhoria ao longo da trilogia, percebe-se o que está a acontecer), pois a história não acompanha a embalagem.
Uma pena.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Ao contrário das (escassas - ninguém foi ver o filme?) opiniões que aqui têm aparecido eu gostei MUITO deste terceiro filme. Para mim está ao nível do Dark Knight, sendo que o DK tem uma das melhores interpretações que já vi e nisso consegue sobressair-se. De qualquer forma gostei bastante do Bane e penso que essa coisa da máscara e da voz que estão a falar não faz sentido, mesmo com máscara achei que fosse bastante convincente nos seus discursos para o público da cidade. Penso é que foi despachado de um segundo para o outro...
O Nolan deixa em aberto a possibilidade de haver ,pelo menos, mais um filme. Só espero é que se ele não o fizer ninguém mais o faça.
Portanto o meu rating da trilogia:
Batman Begins: 8.7
Dark Knight: 9.5
Dark Knight Rises: 9.5
Só falta saber como vai ser a edição especial para encomendar :)
O Nolan deixa em aberto a possibilidade de haver ,pelo menos, mais um filme. Só espero é que se ele não o fizer ninguém mais o faça.
Portanto o meu rating da trilogia:
Batman Begins: 8.7
Dark Knight: 9.5
Dark Knight Rises: 9.5
Só falta saber como vai ser a edição especial para encomendar :)
Vi-o esta noite e estou super desiludido com o Nolan. Sou apaixonado pelos antecessores e lamento imenso que uma saga destas termine desta forma.
SPOILERS
Identifico-me maioritariamente com o que já foi dito. É um bom filme muito mal polido. Um ritmo inicial demasiado lento que colapsa com a restante metade do filme, excessivamente apressada, que pouco espaço deixa para respirar e processar os acontecimentos - isto em quase três horas (!).
A Selina Kyle e o Bane são personagens promissoras muito mal aproveitadas. A primeira - excelentemente interpretada pela sedutora Hathaway - dá a sensação de só estar lá para um final feliz. O Bane, apesar do notório esforço do Tom Hardy, não me convenceu o suficiente; não só foi tratado de forma superficial (como quase todos, verdade seja dita), como a voz, o factor-chave da personagem, foi mal conseguida - não gostei do tom e da forma de falar e não achei que estivesse de acordo com a sua linguagem corporal.
Pelo contrário, houve muito Bruce Wayne e pouco Batman, se é que me faço entender. É o filme que mais explora o homem por detrás da máscara, e isso é óptimo, mas sinto que não houve o equilíbrio entre ambas as personalidades, que vimos, por exemplo, no TDK.
E até eu que nem sou de valorizar excessivamente detalhes por explicar me senti incomodado com tantos "buracos".
O final... ainda o estou a processar. Estou com sérias dificuldades em assegurar se gostei ou não. Muito clichê, talvez? O herói acaba feliz com a namoradinha e afinal o Robin dá, de certa forma, ar da sua graça (quando o Nolan já tinha afirmado anteriormente que jamais colocaria a personagem na saga). Pergunto-me se este final não terá sido imposição da Warner.
Veredicto final: muita parra, pouca uva. O Nolan deixou-se levar pelo desejo de um final épico. Quis introduzir muitas novas personagens em cenários de proporções grandiosas sem pensar bem nas consequências. E eu que sempre o tive como um autor bastante equilibrado em termos cinematográficos.
SPOILERS
Identifico-me maioritariamente com o que já foi dito. É um bom filme muito mal polido. Um ritmo inicial demasiado lento que colapsa com a restante metade do filme, excessivamente apressada, que pouco espaço deixa para respirar e processar os acontecimentos - isto em quase três horas (!).
A Selina Kyle e o Bane são personagens promissoras muito mal aproveitadas. A primeira - excelentemente interpretada pela sedutora Hathaway - dá a sensação de só estar lá para um final feliz. O Bane, apesar do notório esforço do Tom Hardy, não me convenceu o suficiente; não só foi tratado de forma superficial (como quase todos, verdade seja dita), como a voz, o factor-chave da personagem, foi mal conseguida - não gostei do tom e da forma de falar e não achei que estivesse de acordo com a sua linguagem corporal.
Pelo contrário, houve muito Bruce Wayne e pouco Batman, se é que me faço entender. É o filme que mais explora o homem por detrás da máscara, e isso é óptimo, mas sinto que não houve o equilíbrio entre ambas as personalidades, que vimos, por exemplo, no TDK.
E até eu que nem sou de valorizar excessivamente detalhes por explicar me senti incomodado com tantos "buracos".
O final... ainda o estou a processar. Estou com sérias dificuldades em assegurar se gostei ou não. Muito clichê, talvez? O herói acaba feliz com a namoradinha e afinal o Robin dá, de certa forma, ar da sua graça (quando o Nolan já tinha afirmado anteriormente que jamais colocaria a personagem na saga). Pergunto-me se este final não terá sido imposição da Warner.
Veredicto final: muita parra, pouca uva. O Nolan deixou-se levar pelo desejo de um final épico. Quis introduzir muitas novas personagens em cenários de proporções grandiosas sem pensar bem nas consequências. E eu que sempre o tive como um autor bastante equilibrado em termos cinematográficos.