Fawlty Towers (BBC)
Moderator: JRibeiro
Fawlty Towers (BBC)

Depois de ter começado a regressar às origens do melhor da comédia inglesa e às aulas dos grandes "Professores" das artes da Gargalhada com o papanço completo dos primeiros 7 episódios do primeiro volume da coleção dos Monty Python (a sair com o Jornal Público), veio ao de cima a vontade de rever outra grande série de humor britânica que deu cartas em todo o mundo, e cuja popularidade (de gigantescas proporções) continua a dar que falar.
Esta pessoa que sou eu está a referir-se ao verdadeiro "must" que é a série «Fawlty Towers». Escrito por um dos Pythons (o Senhor John Cleese) em parceria com a sua mulher de então (Connie Booth), esta britcom segue um modelo tradicional da comédia de enganos, mas de uma forma completamente nova (muito graças à personagem de Cleese, o irritantemente divertido Basil Fawlty, que é o proprietário, com a sua mulher Sybil, do Hotel Fawlty Towers) e que arranca sorrisos, risos e explosões fatais de gargalhada que não deixam ninguém com o mesmo ar de tédio com que estava antes de pegar num episódio desta magnífica série.
«Fawlty Towers» desenrola-se no dito hotel, com as voltas e reviravoltas do casal Fawlty (que se muito bem, tão bem como Deus e os Anjos...) e dos seus empregados Manuel e Polly, nas mais diferentes situações, envolvendo clientes, turistas, empreiteiros, um rato de estimação, ou outras tantas peripécias, que inundam os doze episódios que constituem este marco da Televisão Britãnica, divididos em duas temporadas de meia dúzia (e acreditem: um único episódio desta série dá muito mais que uma temporada completa de muita sitcom que anda por aí...).
Embora goste bastante de toda a série «Fawlty Towers», quando peguei no DVD para a começar a re (re-re-re-re) ver, decidi que tinha de me iniciar com o último episódio da primeira temporada, intitulado «Os Alemães», e pude concluir que continua a ser o meu favorito. É comédia em estado puro. Acho que é um episódio que está tão bem escrito, tão bem interpretado e tão bem "timing"zado que supera todos os outros. John Cleese vai até aos limites da sua genialidade, com uma representação (sempre) hilariante de Basil Fawlty, que neste episódio, se vê com três problemas na cabeça: a chegada de um grupo de turistas alemães ao hotel, um exercício de prevenção de incêndios... e uma cabeça de alce. O que é que se pode estar à espera, vindo dessa mente inovadora e totalmente irredutível que influenciou para sempre a História da Comédia? Uma meia hora em que o espetador dará várias gargalhadas por minuto.
Apesar de eu achar que as duas temporadas são bastante diferentes entre si (também têm quatro anos de diferença, o que pode justificar essa diferença) e que a primeira está um pequeno patamar acima da segunda, penso que vale muito a pena ver os doze episódios. Não sairão defraudados, garanto! E mais! Garanto ainda que, quando chegarem aos créditos finais do último episódio de «Fawlty Towers», irá apetecer-vos voltar àquele hilariante universo e voltar a travar conhecimento com Basil, Sybil, Polly e Manuel, que são também auxiliados por uma mão cheia de personagens secundárias também bastante caricatas e marcantes. «Fawlty Towers» não é uma série comum, porque deixou o seu lugar na memória de sucessivas gerações, pelo facto de manter a mesma graça que sempre teve e por não ter perdido nada com o passar dos anos. Esta é uma grande lição para as cadeias de televisão dos nossos dias: talvez se se deixassem de queixar da crise e resolvessem apostar em formatos deste tipo, que não são muito dispendiosos (aliás, muito menos dispendiosos que a maior parte dos programas que passam agora nas generalistas, sítios onde trabalham os senhores que se queixam da falta de dinheiro), a caixinha mágica seria um lugar mais divertido para se visitar. E Basil Fawlty continuaria irrascível e stressado como sempre. Mas isso é outra história...
-
- Entusiasta
- Posts: 162
- Joined: February 16th, 2008, 8:31 pm
Re: Fawlty Towers (BBC)
A partir de hoje e até ao dia 7 de Dezembro, o público vem, às sextas feiras, com os dvds da versão remastered desta série. (+3,99€)
Re: Fawlty Towers (BBC)
O Fawlty Towers tem uma coisa fantástica. São apenas 12 episódios , mas todos eles com grande qualidade e podem sempre ser revistos. A televisão usada como meio para uma contar historia de comédia de forma finita.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Re: Fawlty Towers (BBC)
Há algo que me está a fazer confusão... se são apenas 12 episódios e metade já saíu no primeiro dvd, então amanhã com a saída do segundo dvd ficará completo, ou não? É que se referem a saída até dia 7 de Dezembro, faz pressupôr que ainda haverá outro dvd. A confirmar-se, será de extras?
Cabeças


Re: Fawlty Towers (BBC)
Cabeças, a edição que eu tenho cá por casa é exatamente esta que está a sair em volumes, com três discos no total. O terceiro disco é de extras, e penso que vai ser assim também com esta reedição do Público, a não ser que queiram dividir a segunda série em dois volumes (o que é um bocado estúpido, mas enfim...).
Re: Fawlty Towers (BBC)
Obrigado, Rui, deve ser isso mesmo então. 3 dvds, o último de extras.rui sousa wrote:Cabeças, a edição que eu tenho cá por casa é exatamente esta que está a sair em volumes, com três discos no total. O terceiro disco é de extras, e penso que vai ser assim também com esta reedição do Público, a não ser que queiram dividir a segunda série em dois volumes (o que é um bocado estúpido, mas enfim...).

Cabeças


- Paulo Sousa Dias
- Fanático
- Posts: 598
- Joined: February 20th, 2002, 1:28 pm
- Location: Lisboa / Portugal
Re: Fawlty Towers (BBC)
Cabeças,
A minha edição é esta e também vem com três discos, sendo o último o disco de extras:


Abs.
A minha edição é esta e também vem com três discos, sendo o último o disco de extras:


Abs.
Paulo Sousa Dias
Re: Fawlty Towers (BBC)
Pelo que eu vi hoje parece que dividiram a segunda série em dois DVD's, 3 episódios por disco... mas para compensar tem vários extras do disco que é só de extras da edição normal.