Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by rui sousa »

Image
Frozen: a tradição Disney ganha novos contornos
O universo Disney continua a ser o que sempre foi. Mas com Frozen – O Reino de Gelo, este ganha novos contornos tecnológicos e uma magia que dá à animação um toque cativante e muito especial.
Frozen é um filme de animação que se inspirou no famoso conto A Rainha de Gelo, de Hans Christian Andersen. E se bem que, como de costume, a Disney deturpa a história para poder aceder aos propósitos morais dos seus filmes, a intenção mantém-se igual: o filme é a história de Anna e Elsa, duas irmãs e princesas, separadas pelo poder mágico de Elsa (que transforma em gelo tudo o que toca), que destruiu a sua relação familiar e acabou com a estabilidade da cidade onde vivem. Elsa foge para as montanhas, conseguindo cada vez menos controlar o seu poder e os danos que causa, mas Anna quer encontrá-la e descobrir a solução para acabar com todos os males daquela situação. Pelo meio conhece algumas personagens que a irão ajudar nesta grande demanda musical, cómica e sentimental, ao melhor estilo da Disney.
No seguimento dos sucessos de animação por computador lançados pela Disney sem o apoio dos Estúdios Pixar (como Bolt e Entrelaçados), Frozen é mais uma obra que segue o espírito criativo e emocional da tradição da Disney, mas que nunca deixa de ser cativante e irresistível. É uma fantasia musical (sim, há por aqui muitas cantorias, algumas delas pouco suportáveis) que tem tudo o que podemos esperar de um filme dos estúdios de animação mais famosos do mundo. Contudo, não deixa de ser um regalo para o olhar e mesmo para o espírito, como só eles conseguem fazer.
Com personagens “fofinhas” que não podemos deixar de adorar, Frozen tem os temas e os valores que são associáveis aos filmes da Disney e que marcam o conjunto de obras dos Estúdios. Mas eles continuam a dar vida a esses “ensinamentos” de uma forma bonita, admirável e extremamente bem feita. É inegável.
Com efeitos especiais deslumbrantes, que melhoram de filme para filme (mas que, infelizmente e uma vez mais, não são bem aproveitados pelo 3D), Frozen é um filme muito divertido e que dá gosto de se ver, mesmo que tenha todas as coisas que esperamos encontrar numa produção Disney: uma mensagem bonita, momentos tocantes e, para alguns, propícias a soltar uma ou outra lágrima, bem conduzidas por uma série de músicas que acompanham a ação das personagens e que nos levam a admirar um nível de “piroseira” que não aceitaríamos em filmes de qualquer outro estúdio.
As vozes estão muito bem trabalhadas e acompanham uma grandiosa animação que dá ao espectador tudo aquilo que a “imagem real” nunca poderia captar de uma maneira credível e interessante. Eis a grande magia dos bons desenhos animados: suplantarem a realidade e dar à ilusão da realidade uma nova dimensão.
Frozen não é só uma história de princesas, centrando-se também no humor que as personagens secundárias podem trazer aos espectadores. São presenças assíduas nestes filmes, os “bobos” da corte que nos fazem rir pelas razões mais disparatadas, e aqui encontramos Olaf, um boneco de neve falante, a rena Sven e Kristoff, o seu dono. No meio do drama das duas irmãs, há sempre espaço para nos rirmos dos disparates cometidos por algum destes personagens, ou de muitos outros que pontuam o filme em muitos apontamentos cómicos que não podem escapar à atenção da plateia.
Algumas piadas são mais básicas e gastas do que outras, mas o charme das mesmas não nos deixa de encantar, porque Frozen não vive só de um “ingrediente”, mas da conjunção de vários elementos que fazem desta obra uma agradável experiência, tanto para os miúdos como para os mais velhos.
Uma nova aposta forte da Disney, Frozen está pronto para se tornar em mais um grande sucesso de bilheteira da marca, reactualizando os seus hábitos cinematográficos, introduzindo-lhes novos elementos que continuam a dar interesse às histórias e às personagens destas fitas. Não é para se ver e pensar que esta obra peca por não ser “como das que já não se fazem hoje em dia”. Esqueçam os saudosismos, porque Frozen é um filme para se disfrutar ao máximo, para divertir, para rir e para ligar os mais novos com aquilo que os adultos se habituaram a ver na infância. Porque o legado da Disney é mesmo transversal a todas as gerações.
Destacar também que, antes do filme, o espectador poderá ver um bónus adicional de seis minutos (e que será a única parte da sessão onde o preço do 3D valerá mesmo a pena): Get a Horse!, uma deliciosa aventura do Rato Mickey que mistura a animação tradicional a preto e branco (com a voz do próprio Walt Disney como Mickey) com as extraordinárias potencialidades da animação moderna, que dão uma vida nova e fenomenal às tropelias do rato e dos seus amigos. É uma óptima maneira de comemorar o 80.º aniversário da carismática personagem e de mostrar como o legado da Disney continua a ser incomparável, com ou sem computadores.
Frozen está disponível nas salas de Cinema do país na versão original em inglês (em que o Espalha Factos esteve presente) e na versão dobrada em português.
7.5/10
In http://www.espalhafactos.com/2013/11/28 ... contornos/
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by THX »

Fui ontem ver este filme com a família (versão portuguesa) e achei que a Disney fez mais um filme para adultos do que propriamente para crianças. Achei a primeira parte do filme muito chocha e não fosse a presença do boneco de neve Olaf (que toda a gente esperava ansiosamente a sua aparição) e as peripécias da rena Sven, o filme seria uma grande seca para toda a criançada que inundou a sala ontem à tarde.
É uma fantasia musical (sim, há por aqui muitas cantorias, algumas delas pouco suportáveis) que tem tudo o que podemos esperar de um filme dos estúdios de animação mais famosos do mundo.
Concordo. Quando começou a cantoria eu já estava a dizer mal da minha vida, e a pequenada já estava a ficar irrequieta.
A criação do palácio de gelo pela irmã rainha foi uma das cenas que eu mais apreciei no filme.
Tal como a magia de "Finding Nemo" estava na reprodução digital da água do mar em "Frozen" essa magia está na reprodução do gelo. Aliás é de admirar e apreciar o rigor da produção em querer imitar o gelo e a neve da forma mais realista possível, e de para isso, se terem dado ao trabalho de ir a alguns países nórdicos como a Dinamarca, Suécia ou Noruega apenas com o objectivo de colherem amostras e fotos de gelo para os animadores da Disney conseguirem dar ao gelo que aparece no filme mais umas imperfeições que o mesmo contém na vida real. Segundo os produtores, inicialmente o aspecto do gelo obtido em imagem era "limpo" de mais.

Obs: Vergonhoso o estado em que a sala ficou após a sessão. Só ouvia pacotes de pipocas a caírem no chão.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by No Angel »

Ainda nao vi o filme, mas adoro a musica:

Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by Grande Guru »

N me impressionou, ainda para mais numa animação nomeada aos óscares.

As cantorias serviram mais para encher chouriços do que para dar um enquadramento da obra.

A história é banal e com pouco momentos de humor, o q considero essencial nestas animações q são um pouco para adultos e crianças.

N desaconselho de forma alguma, mas esperava mais magia e pelo menos em mim n causou essa sensação.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by rui sousa »

O problema é que vai ser o vencedor certo dos Oscares, por ser o nomeado americano (e tenho a certeza absoluta que o filme do Miyazaki é muito melhor...).
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by Grande Guru »

Para já sem ver os outros n posso achar justo ou injusto se vier a ganhar, pq mesmo n o achando brilhante, pode ser assim mesmo melhor q os restantes.
diesel
Fanático
Fanático
Posts: 611
Joined: January 15th, 2001, 9:36 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by diesel »

EU tenho a certeza abosluta que este é o melhor filme de animaçao de sempre...absoluta
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by Grande Guru »

Estive a ver melhor a lista dos nomeados na animação, e para além deste, vi tb o "croods" e o "despicable me 2", e pelo menos o DM2 gostei mais q este Frozen.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by waltsouza »

É oficial. Frozen tornou-se na animação que mais receitas fez até hoje, batendo o Toy Story 3.

http://uk.ign.com/articles/2014/03/30/f ... f-all-time
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2068
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by Lorde X »

Se as reacções da minha filha (com 4 anos e meio) e sobrinhos (um menino com 4 anos e meio e uma menina com 5 anos e meio) servirem de barómetro, então este filme é um dos melhores de sempre!... Não querem ver outra coisa...

Para a minha pequenina, este filme tem muito daquilo que ela gosta e nada do que ela não gosta. Vou explicar melhor. Ela gosta de histórias com príncipes e princesas, irmãos e irmãs, aventuras com magia, momentos de humor e de músicas que fiquem no ouvido. E o filme tem isso tudo! Por outro lado, ela não gosta mesmo nada de histórias com bruxas, razão pela qual não quer ver muitos dos filmes da Disney mais antigos (Branca de Neve, Bela Adormecida, etc). Antes, ela ainda os via, mas pedia-me para passar à frente as cenas em que aparecesse a bruxa. Agora nem sequer os quer ver...

Este Frozen não é perfeito. Tem um enredo algo desiquilibrado, mas tem momentos muito bons. E apresenta uns twists que lhe permitem fugir à linha tradicional dos filmes da Disney, o que só o valoriza.
Neste, a princesa não fica com o príncipe, o qual se revela o mau da fita, mas sim com o rapaz humilde. Por outro lado, no final, é despertada do sono, não com um beijo de amor, mas sim com um acto de amor da sua irmã.
E tal faz muito mais sentido, e é muito mais realista, do que a tradicional história em que um príncipe e uma princesa sentem amor à primeira vista, casam e são felizes para sempre. Aliás, no filme tal chega a ser ridicularizado!

Quanto à animação achei-a tecnicamente muito bem conseguida. Os momentos de humor também, apesar de algo escassos.

Em suma, 9/10 (Muito bom).
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16383
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by mansildv »

rui sousa wrote: January 20th, 2014, 7:45 pm O problema é que vai ser o vencedor certo dos Oscares, por ser o nomeado americano (e tenho a certeza absoluta que o filme do Miyazaki é muito melhor...).
Dar o Óscar a este Frozen em detrimento do The Wind Rises é uma barbaridade teimoso-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16383
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm
Re: Frozen (2013) - Chris Buck, Jennifer Lee

Post by mansildv »

Frozen (2013) - 6.5/10

Visualmente é lindíssimo, mas a história pareceu-me pouco inspirada e bastante previsível, sem o encanto habitual dos filmes da Disney o-(

Post Reply