Locke (2014) - Steven Knight
Moderators: waltsouza, mansildv
- waltsouza
- Moderador
- Posts: 3698
- Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
- Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
- Contact:
Locke (2014) - Steven Knight

http://www.imdb.com/title/tt2692904/?ref_=nv_sr_1
TRAILER
Estreia dia 18 de Abril no Reino Unido e dia 25 de Abril nos E.U.A
- waltsouza
- Moderador
- Posts: 3698
- Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
- Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
- Contact:
Re: Locke (2014) - Steven Knight
O Locke está a obter classificações muito boas pela internet:
Rotten - 90% (neste momento)http://www.rottentomatoes.com/m/locke/
Metacritic - 79% (neste momento) http://www.metacritic.com/movie/locke
MRQE - 76% (neste momento) http://www.mrqe.com/movie_reviews/locke-m100107382
IMDB - 7.7 em 10.http://www.imdb.com/title/tt2692904/?ref_=nv_sr_1
Tom Hardy ao que tenho lido parece que está em grande forma.
Rotten - 90% (neste momento)http://www.rottentomatoes.com/m/locke/
Metacritic - 79% (neste momento) http://www.metacritic.com/movie/locke
MRQE - 76% (neste momento) http://www.mrqe.com/movie_reviews/locke-m100107382
IMDB - 7.7 em 10.http://www.imdb.com/title/tt2692904/?ref_=nv_sr_1
Tom Hardy ao que tenho lido parece que está em grande forma.
Re: Locke (2014) - Steven Knight
qdo estreia em portugal?
- waltsouza
- Moderador
- Posts: 3698
- Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
- Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
- Contact:
Re: Locke (2014) - Steven Knight
A estreia está prevista para o dia 19 de Junho.FelipePT wrote:qdo estreia em portugal?
Re: Locke (2014) - Steven Knight
In http://www.espalhafactos.com/2014/06/26 ... em-humana/Locke: uma misteriosa viagem humana
Tudo acontece dentro de um carro, a partir de vários telefonemas que acompanham o protagonista ao longo de uma viagem com destino secreto… e fatal. Locke pega numa pequena premissa e transforma-a numa reflexão sobre as interações humanas e os acidentes de percurso que acabam por destruir ou construir relações. E tem Tom Hardy em estado de graça.
É a história de Ivan Locke (Tom Hardy), um homem que trabalhou afincadamente para conseguir a vida que sempre quis ter. Dedica-se sempre ao emprego, na área da construção civil, e à família que adora. Mas no dia anterior ao maior desafio da sua carreira profissional, Locke parte numa viagem de carro (cujo fim, à partida, desconhecemos), e que vai desencadear uma série de consequências, que se refletirão nas várias chamadas que ele recebe ao longo do percurso. Esses acontecimentos problemáticos irão colocar em risco tudo aquilo que conquistou.
E Locke é isto: passa-se inteiramente dentro do carro do protagonista (com alguns planos ocasionais que mostram a auto estrada onde está a viajar – numa interseção de planos que, infelizmente, se assemelha a um qualquer anúncio de automóveis), e nele, Ivan discute com os seus colegas e familiares, luta contra os demónios do passado (que ainda o perturbam no presente) e tenta arranjar uma solução impossível para reconciliar todos os laços que quebrou, e todos os contactos que destruiu. E pode parecer pouco, ou até pelo contrário, pretensioso: mas Locke funciona muito bem, graças a esta premissa. E quando acaba, percebemos que esta história, que tem uma continuidade moral e humana tão idêntica a tantas outras clássicas e modernas, só poderia ser filmada através deste esquema cénico e narrativo.
Sentimo-nos sufocados com o constante desenvolvimento da decadência de Ivan Locke. E o argumentista Steven Knight (foi o autor de Estranhos de Passagem e Amazing Grace), neste segundo trabalho em que assume também a função de realizador, mostra como ainda se consegue contar uma boa história através de recursos técnicos minimalistas. O centro do filme está no argumento e na forma como Tom Hardy e os outros atores (ou seja, aqueles dos quais apenas conhecemos a voz) interagem com as decisões arriscadas tomadas por Locke nesta viagem, em que o drama e tragédia parecem não ter fim à vista.
Por isso é que Locke se revela uma enorme e agradável surpresa: por mostrar que o Cinema pode continuar a apresentar-se, também, nos pormenores mais minimalistas, totalmente afastados da vertente de espetáculo agressivo, massivo, despropositado e completamente tecnológico que parece querer dominar à força as salas, a cada semana que passa.
E ai daquele que pense que este conceito é nada mais do que uma tradição ultrapassada e um grito de apelo ao conservadorismo artístico por meia dúzia de Velhos do Restelo: a tensão que Knight consegue construir através desta história (tão aparentemente simples e simplista), e do ambiente que a ela é proporcionado, vale bem mais do que uma mão cheia de thrillers modernaços, cheios de “pinta”, em que o estilo se sobrepõe a todos os elementos fundamentais para a criação de um filme relevante.
Locke consegue ser um thriller por ir buscar a essência mais essencial do género: sufocar o espectador com a história que está a acompanhar, e que a cada momento lhe aumenta o interesse e o entusiasmo pelo destino das personagens que, habilmente, são manipuladas pela câmara, pelos diálogos, pelos nossos sentidos e emoções. Há que aclamar a realização, ainda algo ingénua (mas muito bem conseguida) de Steven Knight, e o talento enorme de Tom Hardy, que se revela, mais uma vez, um dos grandes atores de cinema do século (e esperemos que desta vez não continuem a aparecer céticos um pouco por todo o mundo cinéfilo).
Locke é uma viagem intimista aos dilemas da humanidade, presentes em todas as situações do dia a dia. De um momento para o outro, todos eles colidem na vida de uma só personagem, num único momento – e é raro conseguirmos encontrar um retrato tão incisivo, e ao mesmo tempo, tão fascinante, sobre aquilo que conhecemos tão bem: a pressão psicológica da vida urbana e a importância dos pequenos erros na criação de gigantescos e incontroláveis problemas. O percurso é mais longo do que a autoestrada parece prever – e somos todos convidados a compreendê-lo.
8.5/10
Re: Locke (2014) - Steven Knight
Vi hoje e também gostei.
Tudo se passa no carro de um homem que viaja à noite sozinho enquanto vai tentando resolver por telefone as confusões em que se meteu.
É fixe.

Tudo se passa no carro de um homem que viaja à noite sozinho enquanto vai tentando resolver por telefone as confusões em que se meteu.
É fixe.

Re: Locke (2014) - Steven Knight
Simples, mas eficaz. Não há muito a discutir sobre este filme, sem ser a forma como em 1h20 nos manteve colado ao ecrã com 2 dúzias de chamadas num carro em andamento. Foi o transpor de um quotidiano de uma pessoa normal, com todos os seus defeitos e virtudes, para o grande ecrã de uma forma muito boa.
7.5/10
7.5/10
Re: Locke (2014) - Steven Knight
A ideia em si já não tem nada de original.
Cheira-me a um "Phone Booht" do Schumacher, versão carro
.
Vou ver se irei gostar tanto como esse filme.
Cheira-me a um "Phone Booht" do Schumacher, versão carro

Vou ver se irei gostar tanto como esse filme.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Re: Locke (2014) - Steven Knight
Se formos por aí, há imensos filmes do género. Dentro de uma cabine, dentro de um caixão, dentro de uma pequena sala etc etc etc. Nem o Phone Booth se for precisso é assim tão "original".
Ainda assim, o conceito está muito bom e o Hardy dá vida ao filme. Mas literalmente.
Ainda assim, o conceito está muito bom e o Hardy dá vida ao filme. Mas literalmente.
Re: Locke (2014) - Steven Knight
Curto e grosso :
"Locke" = 5.5/10
"Phone Booth" = 7/10
A prestação do Tom é boa, mas só isso não salva o filme de ser irritante com tantas chamadas em espera e de toda a amena ação se resumir a uns diálogos pouco ou nada interessantes.
Se houvesse um acidente ali pelo meio, um imprevisto na autoestrada M6, sei lá...qualquer coisa que nos fizesse sair um pouco da letargia que resume o filme, teria sido muito melhor.
Resumindo, continuo a gostar e a preferir muito mais o "Phone Booth" de 2002 onde se consegue sentir muito mais adrenalina e suspense.
"Locke" = 5.5/10
"Phone Booth" = 7/10
A prestação do Tom é boa, mas só isso não salva o filme de ser irritante com tantas chamadas em espera e de toda a amena ação se resumir a uns diálogos pouco ou nada interessantes.
Se houvesse um acidente ali pelo meio, um imprevisto na autoestrada M6, sei lá...qualquer coisa que nos fizesse sair um pouco da letargia que resume o filme, teria sido muito melhor.
Resumindo, continuo a gostar e a preferir muito mais o "Phone Booth" de 2002 onde se consegue sentir muito mais adrenalina e suspense.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Re: Locke (2014) - Steven Knight
Calha bem que neste Locke não era para haver suspense (no modo que colocas), muito menos adrenalina. Se entrassem por aí ainda arruinavam algo tão bem conseguido. Simplesmente quiseram fazer a vida de alguém, que podia ser qualquer um de nós, numa viagem alucinante, neste caso pelos maus motivos, e nessa premissa simples conseguiram algo muito bom.
Re: Locke (2014) - Steven Knight
Não sei, provavelmente tinha as expectativas um pouco lá em cima relativamente a este filme...
Vou-lhe dar uma 2ª oportunidade e um dia irei revê-lo, sem o estar a comparar a outros do género.
Assumo que devo ter sido um pouco forreta na pontuação que lhe dei.
Vou-lhe dar uma 2ª oportunidade e um dia irei revê-lo, sem o estar a comparar a outros do género.
Assumo que devo ter sido um pouco forreta na pontuação que lhe dei.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728