Lucy (2014) - Luc Besson

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Lucy (2014) - Luc Besson

Post by Grande Guru »

"Mas também me custa a engolir a mim que um ser humano com acesso a 100% do seu cérebro se torne numa personagem da Marvel, com super-poderes maiores do que "Magneto". Transformar num dia uma simples mulher numa coisa mais poderosa do que a "Fénix Negra", dentro do contexto científico sobre qual o filme pretende explicar, torna-se de um momento para o outro muito surreal, fantástico levado ao exagero, e consequentemente minimamente credível. "

É exactamente isto q estraga o q o filme tem de bom...
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Para mim a imaginação não se pode confinar à incredulidade, não tem limites.
Estou-me a recordar de outro exemplo, em "Dune", quando introduzem aqueles módulos com a técnica do som, para muitos é ridículo (principalmente na altura em que vi no cinema). Hoje em dia já é possível mover objectos através de ondas sonicas.
A "sagrada" teoria da relatilivade também é refutada por novas teorias no campo da física quântica. Talvez num futuro não muito distante teremos computadores quânticos onde 0 é 0 e 1 é 1 já não se aplica, pode ser tanto 0 como 1 (se é que me faço entender).
Não quer isto dizer que acredite piamente no que acontece neste "Lucy", mas não é por isso que o vou deixar de apreciar (ou não).
"Fear is the mind killer..."
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

É exactamente isto q estraga o q o filme tem de bom...
Por isso eu achar que a primeira parte do filme não encaixa bem na segunda.
Havia ali muito potencial que poderia ter sido explorado de outra maneira, assim como a própria Scarlett poderia ter sido muito mais bem aproveitada.
Last edited by THX on September 19th, 2014, 4:00 pm, edited 2 times in total.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

bretes wrote:Para mim a imaginação não se pode confinar à incredulidade, não tem limites.
bretes, não sei se já viste o filme "Limitless" > http://www.imdb.com/title/tt1219289/?ref_=nv_sr_1.

É um filme dentro da mesma temática mas que quanto a mim está muito mais bem conseguido do que este "Lucy". Fala do poder do nosso cérebro quando usado ao máximo. Esse poder vem do saber mais, do saber melhor e do saber mais rápido do que é normal.

O conhecimento já por si próprio é poder, logo quem tiver acesso a 100% da capacidade cerebral irá ficar mais inteligente, muito mais inteligente do que as outras pessoas. Este é o enredo comum, o problema está na forma como isso é retratado em ambos os filmes.

Acho que vais entender quando digo que neste "Lucy" se levou esta coisa do saber ilimitado ao limite.
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Tens uma leitura do filme diferente da minha, isso eu percebo e aceito, como é óbvio.
Também vi o filme com o Bradley Cooper, a premissa é semelhante, mas na minha opinião, a última frase que aplicas acima encaixa precisamente ao "Limitless".
É como se te mostrasse uma mansão, mas ao abrir a porta desta, apercebes-te de que o interior corresponde a um pequeno apartamento... entendes?
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

THX wrote:
bretes wrote:Para mim a imaginação não se pode confinar à incredulidade, não tem limites.
bretes, não sei se já viste o filme "Limitless" > http://www.imdb.com/title/tt1219289/?ref_=nv_sr_1.

É um filme dentro da mesma temática mas que quanto a mim está muito mais bem conseguido do que este "Lucy". Fala do poder do nosso cérebro quando usado ao máximo. Esse poder vem do saber mais, do saber melhor e do saber mais rápido do que é normal.

O conhecimento já por si próprio é poder, logo quem tiver acesso a 100% da capacidade cerebral irá ficar mais inteligente, muito mais inteligente do que as outras pessoas. Este é o enredo comum, o problema está na forma como isso é retratado em ambos os filmes.

Acho que vais entender quando digo que neste "Lucy" se levou esta coisa do saber ilimitado ao limite.
Eu já vi Limitless e ainda não vi Lucy mas conheço bem a filmografia de Luc Besson, e o estilo.

Para começar Limitless não é um filme de ação, está muito mais perto do thriller. Lucy, pelo que vi dos vários trailers, dos clipes e por aquilo que conheço do cinema de Luc Besson, é mais um filme de ação, com cenas próprias de um filme de ação. Imagino que possa ter as tais cenas exageradas, nos trailers já se vêm algumas.

Como disse, já vi Limitless e a premissa base (génese) de ambos é muito parecida mas a nível de conteúdo eu não estranho assim tanto que haja mesmo uma separação na forma e no estilo entre o filme de Neil Burger e o de Luc Besson.

Eu até acredito que vá gostar mais de Limitless do que Lucy mas é tudo uma questão de "disbelief", uma pessoa tentar desligar-se da realidade e imaginar como poderia ser essa questão de termos total controlo sobre o nosso cérebro. Corrijam-me se eu estiver enganado mas sem ter visto Lucy, apenas apoiado em trailers e spots, eu quase aposto que Lucy é mais "frenético" do que Limitless. É mais Luc Besson. É mais ação. Pior filme? Talvez... mas diferente na abordagem.

Tenho que ver Lucy para poder confirmar o que disse e não estar só apoiado nos meus conhecimentos sobre Luc Besson. :-)))
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

bretes wrote:É como se te mostrasse uma mansão, mas ao abrir a porta desta, apercebes-te de que o interior corresponde a um pequeno apartamento... entendes?
Entendo perfeitamente.
Mas acredita que apesar de eu no inicio estar a contar mais com a tal mansão no fim fiquei a gostar muito mais do apartamento.

Neste "Lucy" estava à espera disto... :-)

Image

...e deparei-me com isto... :shock:

Image

Do you now what I mean??
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Várias das imagens que aparecem na parte inicial são tiradas dos documentários 'Home' de 2009 e também do 'Samsara' de 2011.
pedrojamess
Entusiasta
Entusiasta

Post by pedrojamess »

Vi o filme na estreia, inicialmente estava a gostar imenso de todo o suspense e ação envolvido mas na segunda parte tornou-se numa autêntica porcaria, esperava um filme repleto de ação mas inserido num contexto mais sério como o "Limitless" e deparei-me com uma espécie de sci-fi muito pouco desenvolvido.
Cinema, Música e outras cenas: https://umalienaos20.wordpress.com/
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Eu compreendo esse conceito do "mais sério", acredita... aliás, não desgostei do filme, também achei interessante.
Pessoalmente, prefiro a abordagem mais arrojada, "com tomates" do Besson.
THX, eu na segunda imagem até metia uma imagem/ilustração relativa ao cosmos, matéria-energia, mas seguindo o contexto da analogia foi muito bem escolhida (por uns breves momentos ainda pensei que fosse uma "homenagem" à Scarlett Johansson, eh, eh).
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

bretes, essa homenagem deverá ser feita unicamente pelo seu papel em "Under the Skin".

Se quiseres ver a Scarlett TODA nua, várias vezes, ao longo de um filme, tens mesmo de ver esse filme.
Olha eu babei-me todo (aquelas mamocas e aquele rabo... pato-) ...ho my God!!)

Só espero que façam uma sequela com ela outra vez :-D .
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Sim, onde ela interpreta um "Anunnaki", mas olha que a Mathilda May (Lifeforce) ou a Natasha Henstridge (Species), não lhe ficam atrás.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Esta semana revi o espectacular "Lifeforce" por tua causa.
Falas-te neste meu enorme "guilty-pleasure" (do qual ainda guardo o bilhete de cinema) no tópico dos "Vampire movies" e depois tive logo uma enorme vontade de ver novamente aquela boazuda da Mathilda May...Meu Deus do Céu...que obra-prima da Mãe Natureza.

Aqueles olhos, aquele cabelo, aquelas :shock: :shock: tão perfeitas.
Ainda não sei porque é que não existe uma foto dela no tópico sexy que o Lorde X criou.

E a BSO?
Só a música de abertura está qualquer coisa demais. Quando comecei a ver o filme pensei logo que me tinha enganado no filme e que estava a ver um filme do "Conan".

Esse filme já está a ter direito a um tópico próprio.
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Concordo, esse filme merece um tópico (apesar de provavelmente sermos os únicos a gostar do filme por aqui... o último tópico que criei foi sobre o "Killer Joe" e penso que só obtive feedback de ti e do samwise).
Agora fiquei confuso... a versão que tu revistes foi a theatrical ou a directors cut?
Lembro-me que quando vi no cinema (e mais tarde em VHS, já não me lembro se foi alugado ou gravado da TV), o filme começa com um arranjo musical mais misterioso, não me recordo de ter voice over (tinha um texto com uma breve explicação da missão), e ainda nos créditos iniciais eles já se encontram na nave alienígena.
Esse tema fabuloso do Henry Mancini aparece mas é nos créditos finais.
O problema é que não existe edição nacional em DVD, tive de comprar a edição UK, e esta só apresenta o directors cut já com os créditos iniciais com o tema do Mancini.
Não sei se é por nostalgia, mas prefiro aquele início (apesar de cortado) com uma ambiência, para mim, mais bem conseguida. Agora não consigo encontrar a theatrical cut, só me aparece a directors cut no youtube e afins...
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Agora fiquei confuso... a versão que tu revistes foi a theatrical ou a directors cut?
Pelo que dizes penso que foi a versão theatrical.

Post Reply