Interstellar (2014) - Christopher Nolan
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- Fanático
Re: Interstellar (2014) - Christopher Nolan
Para variar um pouco discordo do que tem aqui sido dito.
Penso que no que diz respeito aos aspectos científicos do filme pouco há a apontar. Pode haver um ou outro apontamento que não agrade a alguém, mas estamos a falar de ficção cientifica, ou seja a ideia deste tipo de filmes é abrir-nos a mente para novos conceitos científicos (e visuais) mesmo que eles não sejam totalmente correctos. Neste caso até está quase tudo (se calhar surpreendentemente) correcto.
No que diz respeito à imaturidade do filme e falta de lógica apontada por alguns de vocês discordo. Na minha opinião há por ai muito filme (alguns nomeados e a ganhar prémios) bem piores que este nesse aspecto. Está perfeito? Não está, mas está suficientemente interessante para ser considerado o melhor filme de ficção cientifica das ultimas duas décadas. O problema para muitos é a tendência para comparar com o filme "2001". Talvez por não o considerar o melhor filme de ficção cientifica e não o comparar logo com ele, me permita ter uma opinião diferente.
Para mim, o facto de ser tão raro nos dias de hoje encontrar filmes de pura FC com estes tipos de qualidade (e orçamento) faz-me dar mais valor a este filme.
Quanto a pontuação do imdb, relembro que os filmes sofrem de um ligeiro inflacionamento no primeiro/segundo ano em que estão cá fora. Certamente que daqui a dois ou três anos tenderá a estabilizar. Creio que acabara por estabilizar num 8.0 que, para mim, é uma pontuação justa para o filme.
Para concluir, deixo aqui um desafio: Encontrar filmes de FC tão bons ou melhores que este nestas duas ultimas décadas.
Penso que no que diz respeito aos aspectos científicos do filme pouco há a apontar. Pode haver um ou outro apontamento que não agrade a alguém, mas estamos a falar de ficção cientifica, ou seja a ideia deste tipo de filmes é abrir-nos a mente para novos conceitos científicos (e visuais) mesmo que eles não sejam totalmente correctos. Neste caso até está quase tudo (se calhar surpreendentemente) correcto.
No que diz respeito à imaturidade do filme e falta de lógica apontada por alguns de vocês discordo. Na minha opinião há por ai muito filme (alguns nomeados e a ganhar prémios) bem piores que este nesse aspecto. Está perfeito? Não está, mas está suficientemente interessante para ser considerado o melhor filme de ficção cientifica das ultimas duas décadas. O problema para muitos é a tendência para comparar com o filme "2001". Talvez por não o considerar o melhor filme de ficção cientifica e não o comparar logo com ele, me permita ter uma opinião diferente.
Para mim, o facto de ser tão raro nos dias de hoje encontrar filmes de pura FC com estes tipos de qualidade (e orçamento) faz-me dar mais valor a este filme.
Quanto a pontuação do imdb, relembro que os filmes sofrem de um ligeiro inflacionamento no primeiro/segundo ano em que estão cá fora. Certamente que daqui a dois ou três anos tenderá a estabilizar. Creio que acabara por estabilizar num 8.0 que, para mim, é uma pontuação justa para o filme.
Para concluir, deixo aqui um desafio: Encontrar filmes de FC tão bons ou melhores que este nestas duas ultimas décadas.
"CONTACT", que quanto a mim é superior a "Interstellar".Para concluir, deixo aqui um desafio: Encontrar filmes de FC tão bons ou melhores que este nestas duas ultimas décadas.
"Donnie Darko" - idem.
...
Mais haverão.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Eu nao considero o Donnie Darco ficção cientifica...THX wrote:"CONTACT", que quanto a mim é superior a "Interstellar".Para concluir, deixo aqui um desafio: Encontrar filmes de FC tão bons ou melhores que este nestas duas ultimas décadas.
"Donnie Darko" - idem.
...
Mais haverão.
Então qual achas ser o seu género??
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
-
- Fanático
Embora se possa chamar FC ao Donnie Darko, pessoalmente vejo-o mais como um filme de fantasia talvez?
Quanto ao Contact, nunca gostei muito desse filme... :D
Quanto ao Contact, nunca gostei muito desse filme... :D
Penso que seria um thriller sobrenatural/psicológico: uma combinação de drama, thriller e sobrenatural/fantasia.THX wrote:Então qual achas ser o seu género??
Não se se enquadram propriamente no mesmo género mas gostaria de referir estes que são do meu agradoBurnCycle wrote:Para concluir, deixo aqui um desafio: Encontrar filmes de FC tão bons ou melhores que este nestas duas ultimas décadas.

A. I. 2001
Minority Report 2002
Moon 2009
Alguns dos melhores filmes de ficcçao cientifica dos ultimos anos sao, para mim: Gravity, Inception e Hunger Games (o 1º).
Eu estou mais ou menos como o Elfaria: Spielberg for the Win, e com essas duas obras precisamente. Mas é como tudo, cada um tem os seus favoritos e esta vai ser mais uma conversa sem hipóteses de consenso.
Em todo o caso, parece-me que há um argumento falacioso na base da discussão, que é o seguinte:

Em todo o caso, parece-me que há um argumento falacioso na base da discussão, que é o seguinte:
É verdade que há muito filme bem pior, mas isso não invalida que as "faltas" estejam lá. Aliás, é pior quando apanhamos "faltas" num produto à partida melhor...No que diz respeito à imaturidade do filme e falta de lógica apontada por alguns de vocês discordo. Na minha opinião há por ai muito filme (alguns nomeados e a ganhar prémios) bem piores que este nesse aspecto

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
E curioso que no que diz respeito a argumentos, considero que os filmes do Spielberg mais recentes (incluindo AI) sofrem muito mais do efeito da "cliché infanto-juvenil hollywoodesca" (como o JoséMiguel referiu) que por exemplo este filme. Até no Contacto, na minha opinião, se nota mais isso.
Concordo com o Gaspar Garção quando ele diz que o filme não tem flagrantes incongruências. Talvez a grande expectativa que se criou a volta deste filme provoque uma reacção exageradamente critica ao filme que, na minha opinião, não é a correcta.
Concordo com o Gaspar Garção quando ele diz que o filme não tem flagrantes incongruências. Talvez a grande expectativa que se criou a volta deste filme provoque uma reacção exageradamente critica ao filme que, na minha opinião, não é a correcta.
Melhor que este Interstellar, sem contar com o brilhante Gravity só mesmo o Moon, que para mim a par com o Tree of Life foram os meus filmes preferidos desse ano.
Isto num contexto mais espacial, por assim dizer. Depois temos outros como o Under the Skin, Children of Men, The Man from Earth, Primer e um que apreciei bastante o 9 do Shane Acker.
Isto num contexto mais espacial, por assim dizer. Depois temos outros como o Under the Skin, Children of Men, The Man from Earth, Primer e um que apreciei bastante o 9 do Shane Acker.
É possível, não contesto.BurnCycle wrote:E curioso que no que diz respeito a argumentos, considero que os filmes do Spielberg mais recentes (incluindo AI) sofrem muito mais do efeito da "cliché infanto-juvenil hollywoodesca" (como o JoséMiguel referiu) que por exemplo este filme. Até no Contacto, na minha opinião, se nota mais isso.
Mas então temos os dois extremos - não só exageradamente crítica como também extremamente abonatória (a tal média no imdb assim o confirma). Repara que essa questão é uma teoria como qualquer outra - a minha é de que houve imensa gente a falar do filme, com a divergência de opiniões que se conhece a ter por seu lado mais incidências registadas nos dois extremos.Concordo com o Gaspar Garção quando ele diz que o filme não tem flagrantes incongruências. Talvez a grande expectativa que se criou a volta deste filme provoque uma reacção exageradamente critica ao filme que, na minha opinião, não é a correcta.
Quanto às flagrantes incongruências, para mim tem de facto umas quantas (que abordei no texto que escrevi), e o José Miguel pelos vistos tem outras para acrescentar - já mencionou uma delas, que é a perseguição suicida ao drone pelo meio do campo de milho que quase termina com a queda numa falésia - e dou-lhe razão nessa ideia, nenhum pai consciente arrisca uma coisa assim com dois filhos no carro. Mas essa até dou de barato, a mim não me faz confusão, porque ao mesmo tempo tem um certo encanto a ver com a magia que o cinema permite, é uma "brincadeira inconsequente" com um propósito emocional específico. Sabemos que aquilo não se passaria daquela maneira na vida, mas entramos no jogo porque estamos no cinema.
Mas vou tornar a um raciocínio que iniciei na thread do Fury: o que importa o que os outros achem de mal nos filmes de que gostamos? Não os continuamos a ver à nossa maneira? O facto de algumas pessoas manifestarem desagrado, ou apanharem os erros, ou fazerem listas de incongruências e parvoíces nos filmes de que gostamos altera em alguma coisa aquilo que nós achamos sobre eles? Tira-nos a razão e a autonomia sobre o nosso gosto? E, de outra forma, será que essas pessoas não podem à mesma ter essas opiniões sem que as nossas se sobreponham às deles? Será legítimo chamar à opinião de outra pessoa "exageradamente crítica" por ter exposto uma série de particularidades negativas que a nós não nos fizeram diferença? E não será que é a outra pessoa que tem razão e somos nós que estamos a ver o filme de forma muito benevolente? Ou será que nada disto é objectivo e todas as opiniões estão "correctas"?

Quando o THX se queixa da média "demasiado alta" do Interstellar no imdb, quem tem razão? Ele? A média? As pessoas que votaram no filme e lhe atribuiram a mesma nota que nós? Ou todos?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Outra coisa: alguém alinha numa votação para os melhores filmes de FC dos últimos 20/30 anos? Escolham o vosso top ten, ordenem-no do melhor para o pior, e partilhem-no aqui.
Eu vou pensar nas minhas escolhas.

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Concordo plenamente.Cada um de nós tem uma cultura cinematográfica diferente com algumas raras unanimidades e ninguém é detentor da verdade absoluta. Apenas vimos aqui debater as nossas opiniões sobre um determinado filme e nada mais. Relativamente a este Interstellar as espectativas eram elevadas (tal como com Prometheus) e nem toda a gente ficou satisfeita. A comparação que fiz com o 2001 foi infeliz pois são obras completamente diferentes: 2001 sugere...Samwise wrote:o que importa o que os outros achem de mal nos filmes de que gostamos? Não os continuamos a ver à nossa maneira? O facto de algumas pessoas manifestarem desagrado, ou apanharem os erros, ou fazerem listas de incongruências e parvoíces nos filmes de que gostamos altera em alguma coisa aquilo que nós achamos sobre eles? Tira-nos a razão e a autonomia sobre o nosso gosto? E, de outra forma, será que essas pessoas não podem à mesma ter essas opiniões sem que as nossas se sobreponham às deles? Será legítimo chamar à opinião de outra pessoa "exageradamente crítica" por ter exposto uma série de particularidades negativas que a nós não nos fizeram diferença? E não será que é a outra pessoa que tem razão e somos nós que estamos a ver o filme de forma muito benevolente? Ou será que nada disto é objectivo e todas as opiniões estão "correctas"?

Interstellar ao contrário farta-se de dar explicações detalhadas e pretensamente, cientificamente corretas sobre algo que mesmo a ciência atual mais avançada só pode especular, e teorizar (?) com equações matemáticas e visualizações gráficas esquemáticas de dados recolhidos a anos luz por radiotelescópios que "apalpam" mais do aquilo que veem (possibilitam ver). Enfim "Digest Cience"

Resumindo gostei, mas prefiro o John Carter pois esse é pura diversão sem qualquer pretensão que não seja a de fazer o espectador sonhar

Penso que o desafio merecerá um tópico próprioSamwise wrote:Outra coisa: alguém alinha numa votação para os melhores filmes de FC dos últimos 20/30 anos? Escolham o vosso top ten, ordenem-no do melhor para o pior, e partilhem-no aqui.

1 - Blade Runner
2 - 2001 Odisseia no Espaço
3 - Alien
4 - Terminator
5 - Inception
6 - Matrix
7 - The Thing
8 - Dark City
9 - District 9
10 - A.I.
11 - O Homem Bicentenário
12 - Screamers
13 - Moon
14 - La Planète Sauvage
15 - Avatar
16 - Altered States
17 - Impostor
18 - A Sound of Thunder
19 - Missão a Marte
20 - Natural City
Critérios? Sinceramente o impulso inicial, sem grandes pensamentos. Mas para mim é difícil ordenar estes filmes por uma ordem de grandeza. Com excepção do Blade Runner, que para mim estará sempre em primeiro.

Cabeças