Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by paupau »

Thief of Bagdad (1924) - Raoul Walsh

Existe a versão completa do filme em HD no Tube, que foi assim que vi. A segunda metade do filme entra nas rarefeitas obras que obrigaram a cunhar a expressão a magia do Cinema. Imprescindível a quem gosta de filmes de fantasia, a versão de 1940 do Michael Powell também é maravilhosa.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Gattaca (Andrew Niccol, 1997) - 9/10
Já é a 4ª vez que o vejo e continua a surpreender! Tem um tom melancólico fascinante, acentuado pela fotografia e banda-sonora.

Ascenseur pour l'Échafaud (Louis Malle, 1958) - 7.5/10
Bom noir na estreia de Louis Malle no cinema! Peca apenas pelo argumento demasiado fechado, que não permite explorar mais a história e pelo desenvolvimento excessivo de algumas cenas com menor importância. A Jeanne Moreau está muito bem, como sempre, e a banda-sonora do Miles Davis é genial!

Mysterious Island (Cy Endfield, 1961) - 6/10
Vê-se bem pela aventura, cenários e pelos desafios que as personagens enfrentam! Os efeitos visuais, apesar de não serem credíveis, não retiram valor ao filme!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

mansildv wrote:Hiroshima mon Amour (Alain Resnais, 1959) - 9/10
Absolutamente fabuloso, uma obra de arte! Penso que são raras as vezes em que as memórias e os sentimentos estão tão bem apresentados num filme. A Emmanuelle Riva tem um desempenho fantástico :shock:
Passei agora no The Big Screen (o livro que ando a ler) por uma secção de algumas páginas dedicada a este filme, que é um dos favoritos de David Thomson, e depois lembrei-me de um artigo que escreveu há uns meses sobre ele.
(...)
The start of Resnais’s film is peerless and piercing still. We are in a dark place where light falls on the bodies of two lovers. We see them without faces—it might be one body or many more in a heady tangle; and the images dissolve through stages in which the bodies are coated in thick dust, then the crystalline glitter that might be irradiated, and then the sweat of lovers on a hot night. The erotic stealth has never been surpassed on screen. It is made more beautiful by the call and response in which the man says, “You saw nothing in Hiroshima...,” and the woman makes her valiant claim, “I saw everything...” As the film breaks into a meticulous documentary on the Hiroshima museum, so a sparse, lyrical counterpoint flowers between woodwind and piano (music by Georges Delerue and Giovanni Fusco). Moving in so many directions, this was a remaking of cinema.
(...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Dois bons para começar o mês. Gostei muito dos dois.

- Relatos Selvagens
http://www.imdb.com/title/tt3011894/?ref_=nv_sr_1
http://www.rottentomatoes.com/m/wild_tales
É como se de um livro de contos se tratasse, está dividido em 5 ou 6 histórias independentes.
Não são propriamente comédias mas têm algum humor negro à mistura.

- Não Tenho Medo
http://www.imdb.com/title/tt0326977/?ref_=fn_al_tt_1
http://www.rottentomatoes.com/m/im_not_scared
Algures no sul rural da Itália (na Sicilia?) um rapaz de 10 anos descobre um outro que foi raptado e que é mantido num buraco.
Fantástica a musica.
João Ferreira
Iniciado
Iniciado

Post by João Ferreira »

Seul Contre Tous (1998)

Bom filme, muito dificil de explicar por palavras a qualidade do mesmo,um verdadeiro Tour de Force do actor principal, um filme um pouco na onda do Taxi Driver é um filme bruto de linguagem forte, não é para qualquer um claramente.

7/10

La isla mínima (2014)

Grande filme, grande mistério e prestação da dupla principal, um filme muito na onda da série True Detective, filme espanhol vencedor de 10 goyas recomendo

8/10
Asgaard
Iniciado
Iniciado

Post by Asgaard »

'71 (2014)

Um filme que nos ajuda a compreender as "politiquices" que regiam a Irlanda do Norte no auge da luta entre protestantes e católicos, dois soldados ingleses são abandonados na Belfast católica e o logo o trafico de influencias surge em catadupa para tentar remediar a situação.
Acho que está um thriller muito bem conseguido, gostei muito.
http://www.imdb.com/title/tt2614684/?ref_=nv_sr_1
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

The Memory of a Killer - 8/10

Bebe um pouco do Memento, além que leva a sua abordagem da perda de memória para outras paragens mais darks e uma possivel rendição de um hitman em relação ao seu passado. Posto isto, está aqui um thriller/acção acima da média do que se tem visto hoje em dia (além de já ser de 2003), com um acting sólido, uma trama bem montada e envolvente de inicio ao fim juntamento com os seus plots twists nada abusados.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Paraísos Artificiais
http://www.imdb.com/title/tt2102396/?ref_=fn_al_tt_1
Vi hoje, gostei bastante e penso que podia ter melhor nota no imdb.
Drogas, sexo e musica techno.
Salgueiro
Fanático
Fanático

Post by Salgueiro »

Knockabout (Hong Kong, 1979) - 8/10
Um clássico dos filmes de Kung Fu com Yuen Biao e Sammo Hung.

Love’s Whirlpool (Japão, 2014) - 9/10
Drama adulto Japonês sobre 8 estranhos - desde um homem de negócios a uma professora primária - que vão para um apartamento de luxo para ter sexo. Manter o anonimato, negar as emoções e desempenharem papéis torna-se mais difícil do que o esperado... Um filme muito bem feito com muito boas interpretações e um estudo social fascinante.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=67zajbSJkvE
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
pedrojamess
Entusiasta
Entusiasta

Post by pedrojamess »

Magic Mike

Antes de assistir não tinha nenhuma expetativa, mas as excelentes críticas levaram-me a esperar que fosse uma obra intensa, com uma excelente carga dramática e com um cheirinho a thriller. Os primeiros 20 minutos são engraçados e fornecem-nos uma breve contextualização das personagens mas depois não acontece mais nada no resto do filme, os atores fazem strip, falam sobre a vida, fazem uma festa com algumas mulheres, voltam a fazer strip e voltam a conversar sobre a vida até que o filme termina. Devo referir que não há romance ao contrário do que o trailer aponta.
Gostei das técnicas de realização, da edição sonora e de pouco mais mas aquilo que considero mais importante num filme, o argumento, não está presente, espero que a sua sequela seja mais filme e menos documentário sobre strippers.

Nota: 3.5/10

É o Spring Breakers das mulheres, enquanto que nesse são raparigas semi-nuas com armas num argumento totalmente vazio, aqui são homens semi-nús com acessórios de sex shop num argumento vazio mas que se esforça em certos momentos por ter alguma história.
Cinema, Música e outras cenas: https://umalienaos20.wordpress.com/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

The Maze Runner (Wes Ball, 2014) - 7/10

Surpreendeu-me! Não esperava um filme tão negro, com cenários tão bem criados e com uma história envolvente yes-)
Tenho pena que estes filmes estejam sempre sujeitos a sequelas... parecem incompletos! :doubt:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972) - 10/10

Uma das melhores obras da 7ª arte, e um dos meus favoritos (ao lado de The Godfather: Part II, Casablanca e Fight Club) :o
Parece que tudo neste filme funciona na perfeição. O desempenho do Marlon Brando tem de figurar entre os melhores de sempre!
Perfeito! Agora falta rever o 2º :-)))
israel-37
Novato

Post by israel-37 »

Acabei de ver "O Garoto da casa ao lado", o filme é muito monotomo... com uma história sem lógica, já me tinham falado q o filme não era interessante e q tinha muitos erros de raciocinio mas quiz comprovar... Bem e é verdade, as personagens são desinteressantes e, ao menos na minha opinião, o filme foi todo feito em redor do facto de Jennifer Lopez ainda estar em otimo estado mesmo com os seus 45 anos...
teimoso-) teimoso-) teimoso-) teimoso-)

hsintra
Entusiasta
Entusiasta

Post by hsintra »

Por manifesta falta de tempo, nem tenho visto muitos filmes, nem tenho vindo muito até aqui.
No entanto, como gosto sempre de participar, nem que seja através de uma curta referência, aqui estão os últimos que vi:

Birdman (2014) - ainda não o tinha visto, e já foi tudo dito acerca do mesmo...sou sincero, os primeiros minutos demorei um pouco a entrar no filme (talvez por ser 6a à noite, e estar extremamente cansado), mas depois de entrar, adorei! De todos os candidatos aos Oscars que vi, este foi, na minha modesta opinião, o melhor...a estatueta foi merecida. Para mim dos melhores de 2014. Nota: 9/10

Um à parte, adorava mesmo, num futuro próximo, ver um filme com o Micheal Keaton a contracenar com o Bill Murray.

Captain America: The Winter Soldier (2014) - tenho acompanhado os filmes do universo Marvel, sendo o melhor até à altura o Guardians of the Galaxy...estes ainda não tinha visto, e tinha uma certa curiosidade...não desgostei, achei-o melhor do que o primeiro. Nota: 6.5/10

The Ice Pirates (1984) - este é um dos meus maiores "guilty pleasures", um filme que adorei na minha juventude, um filme que tem uns efeitos espiciais bastante maus, os actores principais falam redondamente, mas exerce sobre mim um fascínio qualquer...infelizmente, é daqueles filmes que não envelhecem muito bem, mesmo assim, continua-me sempre a fascinar. Atenção, apesar da duvidosa qualidade do filme, tendo em conta que estamos a falar de um sci-fi dos anos 80, o filme tem uma boa surpresa, um jovem Ron Perlman (este num dos seus primeiros papéis) e uma também jovem Anjelica Huston (com algum "sexyness")...muito bom :-) Nota: 8/10 (por ser um guilty pleasure), para quem não conhece, e guilty pleasure à parte, Nota: 5.5/10

Image

The Machine (2013) - este vi por recomendação aqui no fórum...um filme que é pena ter o orçamento baixo que teve...com um orçamento grande, provavelmente teria sido um muito bom filme...a história está lá e faz algum sentido, o acting não é dos piores, e tem uma atmosfera daqueles sci-fi dos anos 80, inícios anos 90 (a banda sonora ajuda bastante nisso), fica é a sensação que poderia ter sido muito muito melhor, a base está lá. Nota: 6/10

Dawn Of The Planet Of The Apes (2014) - na minha infância era fã incondicional dos cinco filmes originais do Planeta dos Macacos (as cassetes VHS ainda estão religiosamente guardadas lá por casa, entretanto actualizadas para o formato dvd)...tenho acompanhado agora o "reboot", infelizmente sem o mesmo entusiasmo. Se o primeiro foi um bocado um tiro ao lado por parte do Tim Burton (apesar de ter gostado da atmosfera), descaracterizou os filmes originais, o segundo já foi um pouco melhor, e este terceiro ainda é melhor. E apesar de o filme até ser bom, como disse, não me tocou, nem causou tanto entusiasmo como o original...mas não significa que o filme não seja bom, que até o é. Nota: 7/10

(Aqui um à parte, os filmes originais do Planeta dos Macacos apresentam um dos maiores paradoxos no que diz respeito a viagens no tempo...o "macaco" que deu origem a toda a evolução dos macacos, foi o macaco Ceasar, cujos pais foram a Zira e o Cornelius que vieram do futuro para o passado...ora, se o Caesar deu origem à evolução dos macacos por descender de uns pais "inteligentes" que vieram do futuro, e se estes existem no futuro precisamente por causa dessa mesma evolução, como é que aparece o Ceaser em primeiro lugar, na primeira linha temporal? Caso contrário, gera-se aqui um ciclo temporal vicioso, que representa um verdadeiro paradoxo. No entanto, há um orangotango, Dr. Zaius se não estou em erro, que no primeiro filme dá uma explicação curiosa...o tempo é como uma auto-estrada, e a qualquer altura pode-se mudar de faixa, o que trará diferentes consequências, não sendo uma linha temporal pré-estabelecida...tudo isto leva à física moderna e à discussão se o universo é determinístico ou não...mas isso já é uma outra discussão, que deixarei eventualmente para um tópico próprio, ficou aqui apenas a curiosidade).

Red Dawn (2012) - Gostei bastante do original de 1984 (apesar de não ter envelhecido muito bem), que também foi um dos filmes que me acompanhou na minha juventude...fiquei com curiosidade para ver este remake, que, no entanto, fica muito, mas muito aquém do original...perdeu-se muito do ambiente e do carisma. Deu para ver e entreter um pouco, pouco mais...fiquei um pouco desiludido, estava à espera de mais. Nota: 5/10
Last edited by hsintra on March 5th, 2015, 10:25 am, edited 6 times in total.
João Ferreira
Iniciado
Iniciado

Post by João Ferreira »

Confessions (2010)

Image

A personagem principal é a professora Moriguchi (Takako Matsu), que está prestes a abandonar a escola. No seu último dia de aulas, confessa aos alunos da sua turma que a sua filha de 4 anos, Manami (Mana Ashida), não morreu acidentalmente, como concluiu a investigação policial. Ela foi assassinada por alunos da sua turma, aos quais passa ela passa a chamar de “aluno A” e “aluno B”. Apesar de não citar nomes, a descrição das características e feitos de cada um revela as suas identidades. O motivo que os levou a isso, bem como o envolvimento de parentes e amigos, são narrados sob a forma de confissões de 6 pessoas, tais como peças de um puzzle.

Obra-prima do cinema japonês contemporáneo, mostra bem uma pessoa é capaz de fazer para que reparem nela e mostra também o que uma mãe que,sofre após a morte da filha, é capaz de fazer para a vingar, as palavras faltam para falar deste extaordinário filme, bastante original e pouco convencional com grandes prestações e muitos momentos de imprevisiblidade, sinceramente nunca vi nada assim, um thriller Psicológico de grande grande nível dos melhores filmes que já vi, recomendo

9/10

Post Reply