Qual o melhor filme daquele(a) realizador(a)?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

waltsouza
Moderador
Qual o melhor filme daquele(a) realizador(a)?

Post by waltsouza »

Já devem ter uma ideia do pequeno desafio que nos espera. Escolher aquele que será para cada um de vocês o melhor filme de determinado(a) realizador(a). Mas desta vez, e apesar da pergunta estar feita no singular, vou deixar que a escolha possa ir até ao máximo de 2 filmes por cada realizador(a). Não mais. Se estão na dúvida entre 3 ou 4 filmes do mesmo realizador(a), façam um dó li tá, tentem um bem me quer mal me quer mas no fim só podem aparecer 2 filmes. :-D

Atenção que o ideal seria escolherem apenas e somente um filme. Portanto, se conseguirem achar que Scorcese, Tarantino, Bigelow, Stone, Nair, Coppola, Nolan, Fincher, Campion, Burton e por aí fora têm para vocês um filme que é superior a todos os outros, isso é fantástico. Digam qual é o filme (ou os 2 filmes, se for o caso) e expliquem em uma ou duas frases o porquê da vossa escolha. Tentem ser "Curtos e Grossos". Explicar o ponto forte que vos leva a pensar assim.

Vou deixar a minha primeira escolha. E não é necessário fazerem muitas escolhas de uma única vez. Não gastem as "balas" todas de uma vez. A ideia é deixar isto a "marinar". :-)))

Oliver Stone - Platoon (1986) - Um dos melhores filmes de sempre sobre a guerra do Vietname. Diz-se que Stone apoiou-se muito nas suas próprias vivências passadas no Vietname e que as transmitiu para o filme, tentando fazer um filme sincero.

Quem discorda de mim e acha que Oliver Stone tem um filme melhor do que Platton? :badgrin:
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual o melhor filme daquele(a) realizador(a)?

Post by lud81 »

Platoon, não Platton. :wink:

E aceito o teu desafio directo, pois na minha opinião o melhor filme do Stone é o JFK. É um filme tão complexo e abrangente, tanto no assunto que aborda, como na própria abordagem. A montagem é qualquer coisa de fenomenal, sendo (que eu saiba) o primeiro filme do Stone a usar aquele tipo de montagem (que depois tornar-se-ia imagem de marca dele com Natural Born Killers, Nixon, U-Turn, etc). O uso de diferentes tipos de película, montagem não linear, uso de som de uma cena por cima de outra, uso de imagens de arquivo de várias outras fontes, etc, etc. JFK é um filme de uma enorme complexidade, mas que nunca se perde dentro de si próprio. Um bombardeamento de imagens e informação à velocidade da luz durante 3h30 (director's cut) que nunca falha um beat.
Image
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

lud81 wrote:Platoon, não Platton. :wink:

E aceito o teu desafio directo, pois na minha opinião o melhor filme do Stone é o JFK. É um filme tão complexo e abrangente, tanto no assunto que aborda, como na própria abordagem. A montagem é qualquer coisa de fenomenal, sendo (que eu saiba) o primeiro filme do Stone a usar aquele tipo de montagem (que depois tornar-se-ia imagem de marca dele com Natural Born Killers, Nixon, U-Turn, etc). O uso de diferentes tipos de película, montagem não linear, uso de som de uma cena por cima de outra, uso de imagens de arquivo de várias outras fontes, etc, etc. JFK é um filme de uma enorme complexidade, mas que nunca se perde dentro de si próprio. Um bombardeamento de imagens e informação à velocidade da luz durante 3h30 (director's cut) que nunca falha um beat.
Já emendei. Não sei escrever "Pelotão" em inglês. Shame on me. oops:)

Neste caso nem é a questão de não estarmos de acordo. É que eu nunca tive grande paciência para ver JFK. Mas tenho que vê-lo, acaba por ser uma falha minha. E agora apoiado (e incentivado) pelas tuas palavras. Daqui a uns dias digo-te alguma coisa, e vamos ver se Platoon está (ou não) em perigo de perder o pódio. :wink:

Paul Verhoeven - Robocop (1987) - Este para mim é uma escolha "básica". Tornou-se num filme de culto para muita gente. Marcou o cinema de ação na sua época, e de certa forma a carreira de Verhoeven.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

O Platoon e o JFK são dois bichos completamente diferentes, apelam a partes distintas de uma pessoa. Por isso duvido um pouco que o JFK possa roubar o pódio na tua preferência. Mas nunca se sabe. Como disse, o JFK marcou um bocado uma mudança de estilo na realização de Oliver Stone. Platoon é um filme mais clássico na sua forma, JFK mudou a forma e redefiniu Stone, usando um estilo reminiscente de documentários (que curiosamente ele acabou por fazer vários desde o ano 2000 e que ainda não vi nenhum).
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

O Platoon é o filme mais emblemático, representativo e popular do Stone, segundo a percepção que tenho sobre a forma como foi recebido e como continua a ser lembrado. Quanto ao seu melhor, partilho da opinião do Lud: JFK.

Não sei se vi o Director's Cut (nem sei o que tem a mais em relação ao theatrical), mas concordo com as qualidades enunciadas pelo Lud. Ainda que aquilo possa não passar de uma grande teoria da treta, há ali muitas interrogações que, mesmo não tendo resposta, contrariam a versão "oficial" sobre o atentado, e ofercem pistas possíveis sobre aquilo que se desconhece publicamente. O discurso narrativo do filme todo, apesar de muito polémico (porque mistura ficção com imagens reais para vender melhor a teoria da conspiração, entre outros truques manipuladores), é coerente e está exemplarmente transmitido.
Last edited by Samwise on March 11th, 2015, 1:36 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

-On Topic-

Steven Spielberg: Schindler's List
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Hellz7
Entusiasta
Entusiasta

Post by Hellz7 »

John McTiernan:
-Predator
-Die hard
para quem gosta de cinema de acçao , e dificil encontrar filmes que estejam sequer a altura destes 2 . especialmente no Predator admiro muito como ele filmou a selva , tornando-a num dos protagonistas do filme.
Last edited by Hellz7 on March 11th, 2015, 1:53 pm, edited 1 time in total.
Image
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

Paul Verhoeven - Instinto Fatal (1992).
Sem nenhuma dúvida para mim!
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

Samwise wrote:-On Topic-

Steven Spielberg: Schindler's List
Concordo mas tenho de acrescentar Saving Private Ryan, pela forma como o ataque à Normândia é filmado. Foi inovador, ainda hoje é um marco.
Hellz7 wrote:John McTiernan:
-Predator
-Die hard
Tenho imenso respeito pelo Predator mas se tivesse que escolher um, escolhia Die Hard.

Wes Craven - Nightmare on Elm Street (1984) - Não é fácil criar um ícone de terror e Craven com Freddy Krueger criou o seu. A década de 80 (e as seguintes) no que filmes de terror diz respeito nunca mais foi a mesma depois de "Pesadelo em Elm Street".
Hellz7
Entusiasta
Entusiasta

Post by Hellz7 »

em relaçao ao Spielberg , talvez seja quase indiscutivel que filmes como o Schindler e o Ryan sejam os seus trabalhos de maior qualidade , mas para mim esses filmes sao um off topic deste realizador , Spielberg e cinema de aventura , fantasia , por isso escolheria qualquer um dos 3 primeiros Indiana Jones como o seu melhor filme .
Image
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

Steven Spielberg: Indiana Jones - Este sim, fresco e inovador
John McTiernan: Die Hard - O melhor filme de ação de sempre
Wes Craven: Nightmare On Elm Street - Acho que não tem mais obras de relevo sem ser o Scream

Eu acrescento:
Cohen Brothers: The Big Lebowski - Diferente e hilariante
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

John Carpenter

Ora aqui está um realizador onde não será assim tão linenar destacar o seu melhor filme. Podia falar em Halloween mas não sei porquê não gosto assim tanto do filme, é bom mas não ao ponto de ser o seu melhor filme. Qual escolher? Carpenter tem muitos filmes bons, o problema é mesmo escolher aquele mais "especial". Quer dizer, também não será assim tão complicado. Basta pensar em...

The Thing (1982) - Para mim não existe nenhum filme de Carpenter que esteja à altura deste The Thing. Gostei de tudo no filme, os cenários (a localização), o suspense, os efeitos.

Menção honrosa para: Big Trouble in Little China (1986) - Pela originalidade, pela audácia, pela diferença e por ser um filme extremamente "louco". Tão "louco" que ia dando cabo da carreira de John Carpenter. :-)))
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

John Carpenter - The Thing sem dúvida embora seguido de muito perto pelo New York 1997.
João Ferreira
Iniciado
Iniciado

Post by João Ferreira »

Steven Spielberg - Schindler's List
Quentin Tarantino - Pulp Fiction
John Carpenter - Halloween
Michael Mann - Heat
Wes Craven - A Nightmare on Elm Street
Paul Verhoeven - Total Recall
Danny Boyle - Slumdog Millionaire
Darren Aronofsky - Requiem For a Dream
António Pedro Vasconcelos - Os Imortais
Manoel de Oliveira - viagem ao princípio do mundo
Guilherme Del Toro - El laberinto del fauno
Asgaard
Iniciado
Iniciado

Post by Asgaard »

François Truffaut - Les 400 Coups
Jean Luc Godard - Une Femme et une Femme
Alain Resnais - Hiroshima mon amour
Eric Rohmer - Les Genou de Claire
Wong Kar Wai - In The Mood for Love
Pedro Almodover - Hable con Ella
Alejandro Amenabar - Abre Los Ojos
Irmãos Dardenne - Le Fils
François Ozon - Dans La Maison
Darren Aronofsky- Requiem for a Dream
MichelAngelo Antonioni - La Notte